A história da Maçonaria é repleta de tradições, rituais e, muitas vezes, uma aura de mistério. No entanto, há um capítulo excepcional que destoa das convenções estabelecidas ao longo dos séculos - a notável figura de Elizabeth Aldworth, conhecida como Lady Freemason ou Senhora Maçonaria. Seu papel pioneiro na Maçonaria, sendo uma mulher inserida
No dia 18 de novembro, a Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES) encerrou as festividades em comemoração aos seus 53 anos de fundação, em uma celebração grandiosa realizada em Vitória. O evento reuniu mais de 500 Irmãos, cunhadas e sobrinhos, solidificando os laços de fraternidade que há décadas unem a família maçônica no estado.
Por Hilquias Scardua
Quando descobrimos a importância de nossos nomes, seus significados e o quanto influenciam socialmente, emocionalmente e até espiritualmente em nossas vidas? Alguns questionam mais cedo que outros os motivos e a origem de seus nomes, tanto o nome que precede a existência como os sobrenomes que carregam a herança cultural familiar e o "rótulo" social ao longo do tempo e das civilizações.
Por J.A.P. Filho (*)
A imagem de BAPHOMET, bode andrógino e alado, certamente consiste em uma das figuras mais controversas do ocultismo moderno. Diversos estudiosos demandam grande parte de suas pesquisas no intuito de explicar o significado dessa esfinge, a qual desperta em cada pessoa, sentimentos que variam desde às trevas à luz.
Dessa forma, justifica-se a importância desta peça de arquitetura. Explicar o significado dessa figura tão explorada, muitas vezes de forma temerária, consiste em uma tentativa de combater superstições e incentivar os irmãos a manterem sempre abertas suas mentes. Destaco que um símbolo nada significa para àquele não detém a chave para interpretá-lo e, deixar que outras pessoas o interpretem em seu lugar, consiste em renegar o dever mais básico do maçom, o de pensar.
No entanto, julgo importante que, antes de começarmos a interpretação da tradicional e horripilante imagem, primeiramente devemos recorrer ao estudo da etimologia da palavra BAPHOMET. Ressalto que os significados que serão apresentados decorrem de diversas linhas filosóficas e explicações de antigos e modernos ocultistas.
Na histórica jornada da caravana "Colmeia Operativa" em direção à ARLS Fraternidade Iconhense, Nº 3.888, sob o amparo do VM.’. Charles Marcon Almeida, as ásperas pedras, firmemente enraizadas no solo, longe de sua inanição, metamorfosearam-se em peregrinos maçônicos em busca de fortalecimento fraternal e respaldo filosófico em 20/11/2023. A tripulação da caravana fora preenchida por 15 (quinze) valorosos IIr.’. Kheytte Vasconcelos Gomes; Wildelson Nascimento de Faria; Carlos Alberto Conde Santos; Antonio Eugenio Polessa de Castro; Arlivaldo Guimarães dos Santos; Carlos Eduardo Mofati Andrade de Oliveira; Celso Machado Castellan; Marcelo Paiva Santos; Manoel Guimaraes; Phelippe Zanotti Giestas; Vitor Andrade de Oliveira; Marcelo Luiz Rosas Barbosa; Ormindo Affonso Neiva Pinto; Washington Agripino Da Silva Habbib; Jose Carlos Federici.
Em uma visão geral e ampla, o trabalho é muito desejado pelo homem, cultivado e exercido pelo ser humano em geral. Na Maçonaria, é enfatizado no Grau de Companheiro, sendo uma constante nos demais Graus simbolizado pelo uso do Avental.
Na visão dos alquimistas, os três elementos mais importantes para o desenvolvimento do Ser humano e da humanidade como um todo são: o sol, a inteligência e o trabalho. Na verdade, tanto o sol quanto a inteligência estão intrinsicamente relacionados ao trabalho como passo a apresentar nessa minha singular explanação.
Por Pablo Henrique Hubner de Lanna Costa
Livro de Amós, Capítulo 7, versículos 7 e 8
7. Mostrou-me também isto: eis que o Senhor estava sobre um muro levantado a prumo; e tinha um prumo na mão. 8. O Senhor me disse: Que vês tu, Amós? Respondi: Um prumo. Então, me disse o Senhor: Eis que eu porei um prumo no meio do meu povo de Israel; e jamais passarei por ele.
No entrelaçamento do tempo e do destino, onde o futuro se desdobra em um mosaico de possibilidades, nos deparamos com uma reflexão sombria: a possível extinção da Maçonaria. Imaginemos um mundo onde o silêncio ressoa em nossos templos maçônicos, e as colunas que sustentam nossas lojas desmoronam, não sob o peso do tempo, mas sob o fardo do esquecimento. Esta imagem evoca uma dor aguda em nossos corações, pois simboliza a perda de algo que transcende o físico, algo que reside no domínio do espírito e da moralidade.
O Natal é uma época do ano marcada por celebrações, festividades e uma atmosfera de confraternização. Enquanto muitas pessoas associam essa festividade principalmente a tradições religiosas, há uma dimensão menos conhecida, mas fascinante, que envolve a Maçonaria. A Maçonaria, uma antiga ordem fraterna que remonta a séculos, tem uma relação interessante e multifacetada com o Natal.
Por Massimo Introvigne
Não é porque a Maçonaria seja anticatólica (o que, em muitos países, não é) que os católicos não possam aderir a ela, diz o Vaticano, mas porque ensina um método onde não há lugar para dogmas inquestionáveis.
Uma fascinante viagem no tempo entre gravuras religiosas e teorias misteriosas
Royston, Inglaterra – O ano é 1742 quando um comerciante local, com a intenção de melhorar a localização da sua loja, faz uma descoberta surpreendente: uma pedra de moinho enterrada que esconde uma incrível caverna artificial.
A Caverna Royston, cujas origens remontam a épocas anteriores, revela-se um tesouro de inestimável valor histórico e arqueológico. A imagem da capa
Por Massimo Introvigne
Para surpresa de alguns, em 13 de novembro foi confirmada uma antiga proibição que remonta a 1738. Mas embora a proibição seja a mesma, as motivações são diferentes.
Salvador Allende, segundo o biógrafo Mario Amorós: ‘Um maçom elegante, longe da imagem típica de um revolucionário socialista’.
Uma biografia atualizada descreve com nova documentação a vida e a trajetória política do ex-presidente chileno.
Por Hilquias Scardua
A liberdade nos parece tão próxima quanto distante. É antagônico pensar no que nos faz considerar nossa liberdade e o quanto somos livres diante da imensidão de possibilidades da escravidão. É sob a condição dos Homens Livres e de Bons Costumes que ensaio o pensamento, ousando afirmar que nenhum desses ousaria dizer que é livre, senão por um argumento qualquer justificando-se pela ideia de posse. A razão falha sobre suas Virtudes e por condições débeis de uma colocação social que enche de ego qualquer um desses Operários.
Quem já se julgou livre o suficiente para não assistir a imputável razão dilacerar a sua condição existencial? Antes de avançarmos, devo tomar nota de que a reflexão não volta o simples olhar para as nossas condições básicas e necessidades fisiológicas puramente animais. Esses critérios nos tornam incapazes de pensar a liberdade. Não nos cabe relacionar a necessidade humana orgânica e natural como sinônimo de prisão para encontrar diante disso uma possibilidade de tornarmos livres. Aqui, a Liberdade e seus conceitos operam em âmbitos mais metafísicos e imputam o caráter singular do filósofo, o de refletir.
Em diversas ocasiões, os proclamadores da liberdade exerceram a pauta de discursos deturpados, buscando iludir e conquistar, de maneira perversa, a maioria leiga e incapaz de compreender seus princípios e direitos fundamentais - O Trivium, um recurso intelectual que antes era mérito para aqueles que serviam de um cérebro, hoje passou a ser sinônimo de uma mente nobre, dada a superficialidade desses dias.