Nesse bate-papo, Kika nos conta como foi criar seus 3 filhos com a ajuda da sua mãe, como foi a sua trajetória profissional até chegar à área social, onde trabalhou em projetos educacionais, e como resolveu aposentar-se e mudar-se para a Itália para, como sua mãe fizera, ajudar a cuidar dos seus netos. Agora com eles já crescidos, Kika tem vários planos futuros, que incluem escrever suas memórias, para deixar-lhes de presente.
https://instagram.com/ressignificando_lu
Nessa entrevista Cristina, uma incansável viajante, narra a sua diversificada trajetória profissional em dois grandes bancos, empresa de consumo e construtora e como depois mergulhou no mundo do voluntariado. Fazer o bem ao próximo, uma herança da família, é um objetivo que ela leva muito a sério, chegando até mesmo a trabalhar como voluntária no sudeste asiático e na Fundação Dorina Norwill para cegos, dentre outras instituições.
https://instagram.com/ressignificando_lu
Myriam, essa destemida italiana de Nápoles, nesse bate-papo nos conta que na rota inversa da maioria das pessoas, começou a trabalhar aos 50 anos e se encontrou na profissão de professora, tradutora e intérprete de italiano. Sua vida pregressa, recheada de mudanças de país e experiências como esposa de executivo e mãe, preparou-a para esse momento. Ela afirma que aos 84 anos se encontra no auge da sua trajetória profissional que culminou com a recente publicação do livro bilíngue que dá o título à sua entrevista.
O casal Cris e Réges, profissionais de educação física, nos contam num papo descontraído, como através da paixão pela profissão, realizaram o sonho de montar, numa casa confortável, o Espaço Forwell, um estúdio de atividade física voltado ao atendimento personalizado, com o objetivo de ajudar pessoas de todas as idades a melhorar sua saúde e qualidade de vida e especialmente o público sênior, a recuperar a sua autonomia e dignidade.
https://instagram.com/ressignificando_lu
A Dra. Karin, com mais de 30 anos de experiência com pacientes neurológicos adultos e idosos, nessa entrevista aborda os vários tipos de condições que trata, inclusive a afasia que levou Bruce Willis a se afastar da carreira de ator aos 67 anos. Faz avaliações da fala e da linguagem, que juntamente com os exames de imagem, servem para nortear o tratamento fonoaudiológico, que segundo ela, deve ser iniciado o mais breve possível após a ocorrência de qualquer lesão neurológica.
https://instagram.com/ressignificando_lu
Nessa entrevista Zezé nos conta sobre a sua experiência em Recursos Humanos de três grandes empresas e como enfrentou a aposentadoria, buscando atividades como voluntária.
Acabou enveredando pela área de solução de conflitos, onde depois de fazer um curso de capacitação e estágio, atua há quase 10 anos. Sente-se realizada devolvendo para a sociedade tudo o que recebeu através da sua educação pública e ajudando a pacificar as relações interpessoais como uma forma de contribuir para a paz.
https://instagram.com/ressignificando_lu
Henriqueta nos conta nesse episódio como foi a sua trajetória desde o seu casamento de princesa aos 18 anos até abrir o seu próprio negócio, a HH Rio Joias, ao qual se dedica até hoje. Seu percurso foi marcado por uma busca incansável de desenvolvimento pessoal e profissional e inclui 3 casamentos, 3 filhos e cursos de alemão, direito, gemologia e ourivesaria. O céu é o limite para essa mulher batalhadora e determinada.
Naza, nascida em uma família nordestina de 7 filhos, conta a sua experiência como produtora de elenco durante 30 anos e como se preparou ao longo desse período para dar vazão à conexão espiritual inata. Ela ressalta a importância do autoconhecimento que nos dá o poder para lidar com o medo e com a ansiedade. Segundo ela, a gratidão é a chave da aceitação e a liberação do viver o agora.
Marly, historiadora, mãe de 6 filhos, 8 netos e 3 bisnetos nos conta nessa entrevista, a sua história ao ficar viúva muito jovem e ter que usar a sua criatividade e tenacidade para garantir o sustento dos seus filhos. Ela nos fala ainda como foi a transição de gerenciar um pensionato e depois a Pousada Barthô, onde reside até hoje. E, finalmente, nos revela o segredo do seu bom humor, além da sua aparência muito jovem.
Nesse episódio, a Dra. Heloisa Collins traça a sua trajetória desde professora titular da PUC-SP até se tornar uma empresária rural de sucesso como queijeira, produzindo hoje 15 queijos artesanais e tendo recebido vários prêmios em concursos nacionais e internacionais. Ela pontua como foi importante se preparar para esse momento e como o rigor das pesquisas acadêmicas lhe ajudaram a sistematizar esse empreendimento em Joanópolis, que hoje inclui um restaurante, a criação profissional de cabras e a sua queijaria.
Lizia, psicóloga apaixonada pela profissão à qual se dedica há 28 anos, nos conta como através da escuta curiosa e empatia ajuda os seus pacientes a identificar e lidar com os pontos cegos da sua vida. A sua abordagem singular combina a experiência e especialização adquiridas em várias áreas desde a avaliação e reabilitação neurológica, terapia familiar e mediação de conflitos até a interpretação dos sonhos.
https://instagram.com/ressignificando_lu
Com entusiasmo e energia, Celinha nos conta como a educação sempre esteve presente na sua vida desde muito jovem, tendo ingressado no Colégio Dante Alighieri aos 17 anos e durante 32 anos exercido diferentes funções. A sua paixão pela educação levou-a a fazer várias especializações na área e a trilhar caminhos que ajudaram-na a avançar cada vez mais na profissão de educadora, sempre na firme crença de que a educação é capaz de mudar o mundo.
https://instagram.com/ressignificando_lu
Nessa conversa divertida e informativa, a Dra. Elizabeth conta como foi a sua trajetória até chegar à homeopatia, onde encontrou os seus pares e atende seus pacientes há quase 40 anos, desde recém-nascidos até 100 anos de idade. Ela diz ainda que a pessoa que teve uma vida adulta plena e alegre vai ter uma velhice boa e que o segredo é a leveza.
https://instagram.com/ressignificando_lu
A rica experiência adquirida por Tereza Sayeg no Brasil e no exterior serviram de ponta de lança para os seus vários projetos, desde a sua bem-sucedida carreira de intérprete de conferência, o seu blog, até a sua incursão na vida política. Mas não para por aí, ela continua dando vazão à sua curiosidade, aprendendo e lendo muito, além de nutrir a vontade de se dedicar à política como uma forma de contribuir para um mundo melhor.
https://instagram.com/ressignificando_lu
Seja profissional ou culturalmente, a vida de Maria Lídia se mistura à história do nosso país. Quando sua agitada vida profissional apontava para uma desaceleração, um novo projeto surge, transformar Tiradentes em um polo cultural e turístico, além de restaurar a casa dos seus sonhos de 1780. Outros grandes projetos para a cidade parecem não deixar espaço para aposentadoria na sua agenda.
https://instagram.com/ressignificando_lu
Se você pensa que a profissão de bibliotecária acabou, saiba que foi através dela que Claudia, em seus 47 anos de profissão, fez história. Com amor e dedicação também modificou histórias, transformando a vida de tantas crianças e adolescentes. E assim segue escrevendo a sua própria história mesclando trabalho, cultura e lazer.
https://instagram.com/ressignificando_lu
Nessa conversa o Dr. Bruno nos fala do amor que tem pela sua profissão inspirado pelo seu pai e ressalta a importância da prevenção em se tratando da saúde bucal, desmistificando a ideia de que o tratamento ortodôntico é demorado e incômodo e de que os pacientes “maduros” não se beneficiam dele. Ele também nos dá uma perspectiva do futuro revolucionário da ortodontia e pontua que o seu trabalho é o seu lazer, o seu hobby.
https://instagram.com/ressignificando_lu
Nesse episódio a Dra. Setsuko fala de sua vasta experiência como ginecologista há quase 50 anos e das importantes inovações introduzidas na sua especialidade ao longo desse período. Ela também aborda assuntos como menopausa, reposição hormonal, longevidade e a importância de manter uma vida ativa e preservar a autonomia.
https://instagram.com/ressignificando_lu
Nessa conversa bastante esclarecedora, Érika fala da sua vasta experiência, e de uma maneira leve e descontraída, desmistifica o tabu em relação ao trabalho de nutricionista, ressalta como é importante atrelar o emocional aos hábitos alimentares e conta como funciona o seu projeto Nutrihome.
Descrição: Nesse episódio a socióloga Marta Gil nos conta sobre sua trajetória, conquistas e sua incansável luta pela inclusão das pessoas com deficiência, iniciada no final dos anos 80, quando nem sequer havia informações organizadas sobre esse universo e também sobre parcerias e apoios. https://instagram.com/ressignificando_lu