Você sabia que a legislação brasileira sobre o exame toxicológico para motoristas profissionais mudou? E que isso impacta diretamente a segurança nas estradas e o papel dos laboratórios?
Neste episódio do podcast, a patologista clínica Bruna Dolci conduz uma conversa esclarecedora com Alvaro Pulchinelli — patologista clínico, toxicologista e atual presidente da SBPC/ML — para explicar tudo sobre o exame toxicológico de larga janela, feito com amostras de cabelo.
Neste episódio, Bruna Dolci, patologista clínica e mestre em patologia clínica, conversa com Alan Dias, possui mestrado em Ciências da Saúde pela UnB, MBA em Data Science e Analytics pela USP/ESALQ, e especialização como Black Belt Lean Seis Sigma. Além de ser vice-coordenador do Comitê de Intervalos de Referência da SBPC/ML, ele compartilha seu conhecimento sobre o tema, que também foi abordado em sua participação no EAD SBPC/ML, em 2024.
Os nossos Associados têm a oportunidade de aprofundar o aprendizado com o conteúdo exclusivo em nossa Biblioteca Digital.
Neste episódio, Bruna Dolci, patologista clínica e mestre na área, discute o processo criativo, os desafios enfrentados e as histórias marcantes da pesquisa deste projeto, ao lado de Mariana Dolci, graduada em História e doutora em Ciências pela USP, e Eduardo Piacsek, formado em Comunicação Social e História, com mestrado em História Social pela PUC-SP.
Bruna Dolci, patologista clínica e mestre em patologia clínica, conversa com Derliane Oliveira, graduada em Farmácia Bioquímica pela UEL, MBA em Gestão da Qualidade Total pela UFF e Mestrado em Gestão da Qualidade pela USMA. Atuou como Auditora PALC no período de 2002 a 2007 e de 2009 a 2013, além de ter ocupado o cargo de Gerente do PALC de 2007 a 2009, sobre este tema importante na área da qualidade!
Bruna Dolci, médica patologista clínica, conversa com José Eduardo Levi, diretor para América Latina, International Society of Blood Transfusion (ISBT), membro do Comitê Técnico Assessor de Diagnóstico e Monitoramento da Infecção pelo HIV/Aids, Hepatites Virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis - CTA-DIAG do Ministério da Saúde e Coord. do Comitê de Diagnóstico Molecular da SBPC/ML sobre esse tema tão importante.
No dia mundial do rim, a médica patologista clínica Bruna Dolci, conversa sobre o tema com Patrícia Ferreira Abreu, coordenadora nacional da campanha do Dia Mundial do Rim de 2024, preceptora da residência médica em Nefrologia pela UNIFESP e diretora financeira da Sociedade Brasileira de Nefrologia.
A médica patologista clínica, Bruna Dolci, conversa sobre o tema com Letícia Kolachinski Brandão, médica reumatologista, membro e comissão científica da Sociedade Brasileira de Reumatologia e Assessora médica do Laboratório Franceschi.
Bruna Dolci, médica patologista clínica, conversa sobre o tema com Régis Murilo, graduado em Biomedicina, e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, MBA Gestão Estratégica em Saúde e Auditor Interno PALC.
A médica patologista Bruna Dolci, entrevista Silvia Marli Magrin Saullo, especialista em Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial pela SBPC/ML, especialista em Clínica Médica pela SBCM/AMB, auditora Interna da Qualidade na Norma PALC pela SBPC/ML, psicanalista com formação pelo Instituto de Psicanálise de Campinas/SP
A médica patologista clínica, Bruna Dolci, conversa com Flavia Helena, Mestre, doutora, pós-doutora em genética e biologia molecular e product manager; e atualmente Gerente Sr de Data, Analytics, Produtos e Qualidade – Torre médica e técnica no Grupo Fleury.
A médica patologista Bruna Dolci, conversa com Maria Alice Willrich, PhD Diplomada, professora Associada de Medicina Laboratorial e Patologia, co-diretora dos laboratórios clínicos de imunologia e de espectrometria de massa na divisão de bioquímica e imunologia e Diretora do programa de pós-doutorado em bioquímica clínica.
As profissionais abordam neste episódio o que são as gamopatias monoclonais, quais os exames laboratoriais usados para as gamopatias monoclonais, onde entra e espectrometria de massa, como é a técnica de espectrometria de massa mass-fix e finalizam em quais as vantagens do mass-fix e como é a aceitação no meio clínico.
Annelise Wengerkievicz Lopes, médica patologista clínica e diretora de Comunicação e Marketing da SBPC/ML, conversa com o membro do comitê de imunologia da SBPC/ML e professor, Eduardo Emery.
Está disponível para você conferir a continuação do incrível episódio 41, “Desafios no dia a dia do imunodiagnóstico”.
Neste episódio, a médica patologista clínica e diretora de Comunicação e Marketing da SBPC/ML, Annelise Wengerkievicz Lopes, conversa com as especialistas Marileia Scartezini, professora mestre em bioquímica, doutora em genética, pós-doutora em hipercolesterolemia familiar e Maria Helane Gurgel, médica endocrinologista, doutora em ciências médicas, diretora médica na área de patologia clínica da DASA.
As profissionais iniciam o podcast abordando o que é Quilomicronemia e no decorrer da conversa você irá compreender, a classificação dos níveis de hipertrigliceridemia e sua importância, quais cuidados os laboratórios devem tomar para garantir a confiabilidade da dosagem dos triglicerídeos, o que pode causar aumentos extremos de triglicerídeos e quilomícrons. Finalizam com a jornada desses pacientes no Brasil e como os laboratórios podem auxiliar na condução destes pacientes.
A médica patologista Bruna Dolci conversa com Marjorie Paris Colombini, MD, PhD. Patologista Clínica e doutora pela FMUSP. Atuante na área de Hemostasia, hoje na rede DASA.
Neste episódio abordam sobre a definição do anticoagulante lúpico, contexto clínico, teste laboratorial para diagnóstico e quais pacientes é necessário investigar. Além disso, quais cuidados pré analíticos os profissionais devem se atentar, como deve ser processada a amostra para pesquisa de anticoagulante lúpico, e os principais aspectos na interpretação de laudo.
A médica patologista Bruna Dolci, conversa com Marcos Tambascia, professor doutor, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Neste episódio é abordado a atualização das diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, o jejum para diagnóstico e outras alternativas, ferramentas disponíveis para auxiliar os pacientes diabéticos, diabete gestacional, paciente com hemoglobinopatia, as complicações mais comuns no paciente diabético e como os laboratórios podem auxiliá-lo, e finaliza com a história sobre a descoberta da insulina!
Neste episódio, a médica patologista Bruna Dolci, conversa com a convidada Marina Campos, biomédica, com formação em gestão de pessoas e desenvolvimento humano.
As profissionais abordam sobre a definição de comunicação não violenta, como treinar o estado da mente para o dia a dia do trabalho, o que a ciência diz sobre Mindfulness na prática regular, práticas formais e informais de Mindfulness, meditação e recomendação de livros, aplicativos e sites para a melhora da prática no dia a dia.
Bruna Dolci, conversa com os profissionais Carlos Eduardo dos Santos Ferreira, Marileia Scartezini, Nairo Sumita e Pedro Saddi.
Os tópicos abordados são: História do jejum no laboratório clínico, orientações, dúvidas sobre o que pode ou não fazer e, consumir para não interferir nos resultados, variações laboratoriais, flexibilização, LDL, HDL e VLDL, e o tempo de jejum e seus critérios.
Neste primeiro episódio da terceira temporada, a médica patologista clínica e diretora de Comunicação e Marketing da SBPC/ML, Annelise Wengerkievicz Lopes, conversa com o membro do comitê de imunologia da SBPC/ML e professor, Eduardo Emery.
Os profissionais conversam sobre o que é uma reação imunodiagnóstica, como definir interferência analítica nas metodologias imunodiagnósticas, quais as implicações clínicas que um interferente analítico pode causar no imunodiagnóstico, qual a grande preocupação que o profissional que realiza um exame imunodiagnóstico deve ter e a qualidade dos kits empregados no imunodiagnóstico.
A médica patologista Bruna Dolci, conversa com a convidada Marina Campos, biomédica, com formação em gestão de pessoas e desenvolvimento humano, autora do livro "É possível?: Cultive a vida em alta performance".
O tema do episódio é “Produtividade sustentável: propósito, gestão do tempo e flexibilidade”, você vai conferir o que é, e como desenvolvê-los no seu dia a dia, e os excessos que podem afetar a produtividade. É importante criar um propósito e validar emocionalmente o que você considera importante!
Além disso, as 5 habilidades necessárias para 2023 e como colocá-las em prática, são elas: Comunicação assertiva, gestão do tempo, autoconhecimento, flexibilidade e inteligência interpessoal. E a conversa encerra em como a comunicação não violenta é importante nas empresas!
A médica patologista clínica Bruna Dolci, com os profissionais convidados, Adriano Basques, farmacêutico clínico, e o advogado Guilherme Rodegheri, conversam sobre o tema “LGPD e o impacto nos laboratórios”.
A LGPD é a lei geral de proteção de dados, e nesse episódio abordamos o impacto que esse assunto tem no seu dia a dia, e os desafios que os laboratórios podem enfrentar.
A compreensão da LGPD é importante para evitar riscos e garantir conforto e segurança aos clientes laboratoriais. Além disso, os entrevistados dão dicas de como cuidar dos seus dados pessoais e não ficar à mercê de golpes na internet.