Já te recomendaram cortar a lactose em alguma dieta? Você desconfia que tem intolerância a lactose? Ou você apenas queria entender um pouco mais do assunto? Nesse pequeno episódio sobre o tema, eu falo sobre lactose, intolerância, níveis, tipos e ainda respondo perguntas dos seguidores!
E se você quer ver esse conteúdo em vídeo, é só correr no instagram @naocontocalorias ou no site: www.naocontocalorias.com.br
- Snack - pequenos episódios do Podcast do Não Conto Calorias. Aqueles bem curtinhos, como lanchinhos do meio da tarde: que não matam sua fome de aprender, mas mantém sua saciedade até a próxima pergunta! -
Informações no episódio:
- Sintomas: a partir do minuto 01:48
- Níveis: a partir do minuto 02:22
- Causas: a partir do minuto 02:52
- Exames: a partir do minuto 04:14
- Respondendo perguntas: a partir do minuto 05:16
Referências:
Sociedade Brasileira de Alimentação e nutrição
Savaiano DA, Boushey CJ, McCabe GP. Lactose Intolerance Synptoms Assessed by Meta-Analysis: A Grain of Truth That leads to Exageration. J. Nutr. 2006; 136:1107-13.
Szilagyi A, Galiatsatos P, Xue X. Systematic review and meta-analysis of lactose digestion, its impact on intolerance and nutritional effects of dairy food restriction in inflammatory bowel diseases. Nutr J. 2016 Jul 13;15(1):67
O que é esse tal de Comportamento Alimentar que as pessoas falam tanto? Será que é comer tudo que quiser, sem pensar, e assim se livrar das dietas? Nutricionista Comportamental não tá nem aí pra Carboidrato e Proteína? Eu já vi nutricionista que se diz comportamental falando de protocolo de Jejum Intermitente... dá pra ter as duas coisas juntas? Como a pessoa que quer mudar hábitos alimentares se beneficia dessa área da ciência e da nutrição? Eu conversei com o super @nutri_cesar, e ele explicou tudo isso - e muito mais - sobre o assunto! Um papo inteligente, leve... uma aula! Vale super a pena o play!
Além dessa conversa toda, nós também falamos sobre:
- Livro: O poder do Hábito - Charles Duhigg
- Livro: Ciência do Comportamento alimentar - Marle Alvarenga, Liliane Dahás e César Moraes
- Livro: Como Aprendemos a Comer - Bee Wilson
- Vídeo: A simple way to break a Bad habit - https://www.youtube.com/watch?v=-moW9jvvMr4
- Vídeo: A biologia humana no nosso melhor e pior - https://www.youtube.com/watch?v=wMsvY4SnizE
- Livro: Programa DBT® para o comer emocional e compulsivo - Debra L. Safer, Fellipe Augusto de Lima Souza e Sarah Adler
_
César Moraes é Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), Mestre em Nutrição Humana Aplicada (FEA/FSP/FCF-USP) e Doutorando em nutrição em Saúde Pública (FSP-USP). É pesquisador e atualmente está estudando sobre influência de perfis fitness de Instagram sobre as escolhas alimentares. Leciona para graduação e pós-graduação em nutrição desde 2017, sendo professor de psicologia aplicada ao Comportamento alimentar. Seu enfoque clínico se dá nas abordagens de mudança comportamento como ferramenta para desenvolvimento de uma relação mais saudável entre pessoas e a comida. Organizou e foi co-autor do livro Ciência do Comportamento Alimentar (2021).
"Eu vi a mulher preparando outra pessoa. O tempo parou pra eu olhar para aquela barriga". Gostaria que o corpo da gestante fosse apenas motivo de observação, como fez Caetano Veloso, e não espaço para mais angústia e enfrentamento pelas mulheres. Gestar alguém é realmente uma experiência muito linda para algumas, mas também sei de várias mulheres que sofrem com toda a transformação que o corpo passa nesse período. Acredito que uma mulher que inicia, atravessa e termina uma gestação mais consciente e em paz com o próprio corpo, tem um desfecho muito menos dolorido não só no puerpério, mas também na educação alimentar e emocional da criança que ela irá cuidar. Pensando nisso eu convidei para falar de corpo e gestação uma mulher que inspira a pergunta: "o que estamos fazendo com os nossos corpos?". Ela, the only and one: Daiana Garbin (@garbindaiana). Nesse bate papo ela conta um pouco de como fazer (ou viver fazendo?) as pazes com o corpo, como esse processo transformou sua vida e sua gravidez, fala também sobre aceitação e amor próprio, e como gestar e educar uma criança pode mudar a maneira de compreender o papel do nosso corpo no mundo. Conversar com a Dai (agora mamãe Dadai) é sempre gratificante. Esse foi o meu presente de dia das mães. Espero que também seja um presente para aquelas mães (atuais e futuras) que estão sob a angústia da transformação que seus corpos, inevitavelmente, irão passar. Aproveito para deixar aqui meu agradecimento a Daiana, que sempre atuou com tanto carinho, dedicação e respeito pelos transtornos alimentares e questões de imagem corporal: você é uma página eternizada nessa história. Tenho certeza que toda essa generosidade e saúde que você espalhou por aí será devolvida em dobro para você e para sua família. Ah, e recomendo também que leiam os livros da Daiana (já li os dois!): Fazendo as Pazes com o Corpo e A vida Perfeita não existe - além de assistir os vídeos no seu canal do youtube "EuVejo". Espero que gostem, um feliz dia das mães para todos! #naocontocalorias #eatgirl #ncc
Há algumas semanas falamos sobre culpa ao comer. E um dos combustíveis para a engrenagem da culpa está nas redes sociais, afinal, é lá que a comparação e a idéia de vida, corpos e alimentação perfeita ganha força. Como não se sentir culpadx se você não seguir tudo aquilo que é proposto (ou seria imposto?). Então decidi chamar a Patricia Gipsztejn Jacobsohn (@patriciagj_psicanalise) pra falar do tema.
Porque nos importamos tanto com a vida e com o olhar do outro sobre a nossa vida? Como melhorar nossa relação com as redes sociais? Como pais e educadores devem observar no uso do instagram, t1kt0k e afins? Ah, e perguntei também se adianta fazer detox das redes – ou um unfollow terapêutico já resolve o problema. Isso e muito mais nesse episódio, que é pra você ouvir sem ficar girando o feed eternamente, tá?
A Patrícia é psicóloga, psicanalista e professora, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e especialista em pré-adolescência e adolescência. Também é coordenadora da Ceppan - Clínica Cybelle Weinberg de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia - e membro do conselho técnico da da Astral - Associação Brasileira de Transtornos Alimentares.
Ah, e nesse episódio falamos de:
Intoxicações eletrônicas – o sujeito na era das relações – Angela Baptista e Julieta Jersalinsk
Episódio #313 - Filtros de fotos em redes sociais geram problemas de autoimagem? do Podcast @naruhodo
Texto nytimes - https://www.nytimes.com/2022/02/18/health/girls-eating-disorders-pandemic.html
Texto sobre a classe média brasileira - https://medium.com/startup-da-real/a-classe-m%C3%A9dia-%C3%A9-um-jogo-de-autoestima-ff96ac1dd967
Que fazer atividade física é essencial pra saúde, todo mundo já sabe. E que ele ajuda muito na perda e manutenção de peso também. Mas entre saber disso e virar um hábito há um caminho. Tem gente que não consegue nem pensar em entrar numa academia. Do outro lado, um grupo que não deixa de praticar exercícios nem sob restrições de circulação. Porque uns sofrem tanto pra praticar exercícios e outros simplesmente não vivem sem? É só questão de força de vontade? Tem jeito de fazer exercício sem sofrer? E qual emagrece mais? Pensando nessas e em outras questões, eu convidei a Paula do @exerciciointuitivo pra falar sobre o tema. A Paula Costa Teixeira é Profissional de educação física, Doutora em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da USP, onde também atua como professora associada. É também especializada em Cuidados Integrativos pela Unifesp e possui várias certificações como instrutora de Meditação. Atualmente é colaboradora do Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria da USP (AMBULIM), da Associação Brasileira de Transtornos Alimentares (ASTRALBR) e é a idealizadora da abordagem Exercício Intuitivo. Ela também está a frente do projeto @prevencao.sem.danos.Um bate papo gostoso e inspirador, que espero poder te convencer a mexer seu corpo não na força do ódio, e nem com força de vontade: mas na força DA vontade. Aperta o play!
Ah, nesse episódio nós falamos de:
- Livro Comer intuitivo - Evelyn Tribole e Elyse Resch
- Texto do NYtimes - Can ‘Body Neutrality’ Change the Way You Work Out?
- @prevencao.sem.danos
Quantas vezes você comeu e sentiu culpa depois? Ou até mesmo antes de comer, já se sente culpadx por consumir determinado alimento? Na reestreia do podcast, convidei a Nutricionista Carolina Costa para falar sobre esse tema. Porque sentimos culpa? Tem um jeito de viver sem esse sentimento? Como a auto compaixão pode nos ajudar a estabelecer uma melhor relação com alimentos que julgamos inadequados? Muitas perguntas e várias respostas nesse episódio!
A Carol é nutricionista supervisora do Programa de Transtornos Alimentares do IPq da USP (AMBULIM) - pra saber mais você pode seguí-la no @carolpcostanutri ou dar uma olhada no site dela www.comercompassivo.com. Ela já participou de outro episódio, sobre Mindful eating, aqui no podcast - recomendo!
Dá o Play!
Nesse episódio falamos de:
Ted Talks - Brené Brown: The Call to Courage - Netflix ou Youtube
Livro - Autocompaixão. Pare de Se Torturar e Deixe a Insegurança Para Trás - Da Kristin Neff
No Dia Internacional da Mulher, convidei a @dradianavanni para conversar comigo sobre saúde da mulher. Falamos sobre temas muito presentes em cada fase do desenvolvimento feminino, desde a menarca até a menopausa. Falamos sobre anticoncepcional, síndrome do ovário policístico, ganho de peso na gestação e mudanças físicas na menopausa... Também discutimos o quanto a preocupação exagerada com a beleza pode impactar na vida sexual, e se não estaríamos transferindo a ausência de prazer na cama para o excesso do prazer na mesa.
Foi um bate papo sensacional!
Então dá o play e compartilha com as amigas, irmãs, tias, primas e também com os homens ao seu redor - porque eles também tem que saber muito e mais do universo feminino!
Ah, e nesse episódio a Diana falou da série Period (netflix) e mencionou a @anacanosa (que eu também sou fã)!
Antes o ovo era péssimo pro colesterol, agora já pode comer. O leite já ajudou no emagrecimento, agora é inflamatório. A dieta da proteína já foi a salvação, mas hoje em dia o que se fala sobre as dietas restritivas é que elas são insustentáveis a longo prazo. Parece que a ciência muda o tempo todo de opinião. Mas será que é assim mesmo? A ciência não tem uma resposta única, mas ela é a grande resposta. No episódio de hoje eu conversei com a Desire Coelho (@desire.coelho), que trabalha com Nutrição, Esporte e Comportamento e faz parte do @cienciainforma (que eu adoro!). Falamos sobre esse vai e volta da ciência, como funcionam os estudos científicos, porque nem sempre dizer que tem um estudo comprovando um fato significa algo. E ainda sobrou tempo para falar de leite (é inflamatório?), BCAA e emagrecimento. Eu amei esse episódio, e acho que você vai amar também! Um episódio para lembrar que a ciência não tem uma resposta única mas ela continua sendo a grande resposta.
Dá o play!
No episódio de hoje, convidei a Ana Ana Bonassa, do canal @nuncavi1cientista para falar sobre o Jejum Intermitente. A Ana é formada em ciências biológicas na Universidade estadual de Maringá, mestre e doutora em ciências com enfâse em fisiologia humana no Instituto de Ciências Biomédicas da USP e pós doutoranda no no instituto de química da USP. Adivinha o tema que ela estuda com esse currículo todo? Sim, jejum intermitente. Nesse episódio discutimos como surgiu a 'moda' do Jejum, quais as vantagens e desvantagens, se ele realmente é eficiente para reduzir insulina, matar células cancerígenas, detoxificar e claro, emagrecer.
Vem ouvir esse episódio que tá legal demais!
Dá o play!
Você já pensou que tem questões com a alimentação, mas acredita não ser um transtorno alimentar? Se alimentar é algo que traz ansiedade e angústia? Você pode ter um comer transtornado. Mas calma... isso tem solução! Pra entender o que é, como tratar ou como ajudar quem tem, vem ouvir esse episódio! Conversei com a Mabel Pereira (@mabelpereirapsi), psicóloga clínica especialista em saúde mental, instrutora de Mindful Eating, especialista em neurociência e comportamento e aluna do curso de aprimoramento em Transtornos Alimentares do Ambulim.
Dá o play!
Você se sente maior do que realmente é? Pergunta para os amigos se é tão gorda como fulana, ou tem dificuldades de entender o próprio tamanho? Com essa sensação, você acaba vivendo de dieta?
No episódio de hoje, conversei com a especialíssima Bianca Thurm sobre Distorção da Imagem Corporal. O que é isso? Será que você tem? Qual a diferença entre Distorção e insatisfação física? O que causa essa distorção? E tem solução?
Respondemos essas e outras perguntas, nesse episódio incrível. Recomendo que você escute e recomende para pais, mães, avós, tios, tias e cuidadores de crianças e adolescentes. São nesses grupos que a distorção se inicia - e pode ser evitado com informação de qualidade!
O papo está delicioso, uma verdadeira aula. Ah, e no final do episódio, ela deixa um convite imperdível para quem está em dúvidas se deveria seguir um tratamento!
Para saber mais sobre o trabalho dela, você pode visitar o site https://biancathurm.com.br/ e o instagram @biancathurm
Espero que você goste!
Esse episódio serve de complemento ao último: É a (re)leitura de um texto que eu escrevi em 2018 e que gosto muito. Foi ele que me inspirou a gravar sobre Gordofobia no mundo da Nutrição.
https://www.naocontocalorias.com.br/naocontocalorias/nutricionistagorda