Essa Tostão, Dirceu Lopes e Alex cabeção não mereciam!
Crises e mais crises. Esse é o Cruzeiro das últimas temporadas, que no ano de seu centenário vive, com toda a certeza, o pior momento de sua história.
Para falarmos um pouco sobre os bastidores e tudo que cerca esse período turbulento da Raposa, os jornalistas Eduardo Bento e Rafael da Roza conversaram, de uma forma leve e precisa, com a jornalista e setorista do clube mineiro pelo site Futebol Na Veia, Izabela Avelar.
Um bate-papo bem informativo sobre as dívidas, ações na justiça, influência dos famosos mecenas, projeções de futuro para o clube a curto e longo prazo e muito mais. Vem com a gente!
(Mais uma) conversa sobre futebol.
Mais um episódio no ar e, hoje, com os nossos amigos jornalistas Cristian Martins e Leonardo Couto. Falamos de tudo que está no título e mais algumas zoeiras. Vem com a gente!
Chegamos a mais um episódio do Nascidos com uma discussão sobre jogadores que "deram certo na Europa".
Vem com a gente.
No formato que conhecemos hoje, os estaduais mais atrapalham do que ajudam em qualquer aspecto do futebol brasileiro (quando falamos em times grandes, obviamente). A preparação dos clubes jogando com times muito inferiores, em campos que não favorecem a prática e em início de temporada, escondem algumas deficiências que vão ser sentidas ao longo da temporada e, muitas vezes, são um prato cheio para a imprensa destilar suas teses de que as coisas não funcionam.
Em tempos de discussão sobre a superliga europeia, o Nascidos de hoje fala de estaduais mas não pede o fim deles. Pede uma reformulação para que eles não acabem.
Uma conversa sobre futebol. É isso!
O que jogadores como Zico, Sócrates, Rivelino, Alex Cabeção, Rivaldo, Ronaldo, Denílson, R10 e Neymar tem em comum? Todos eles tiveram seu início no Futsal.
O Brasil é o país com o melhor futsal do mundo e isso se deve, não só aos craques que produzimos mas, também, os treinadores. A escola de técnicos de futsal brasileira é muito rica e recheada de bons nomes. Cacau, Marquinhos Xavier e Ricardinho são nomes que demonstram essa qualidade. Na nova geração, um nome é citado em todas as conversas sobre futsal no Rio Grande do Sul: Adão Ricardo Vilanova. E ele é o convidado desse episódio do Nascidos. Atualmente na Uruguaianense, Adão conversa com a gente sobre a influência do futsal na formação do jogador de futebol e sobre muitos outros assuntos.
Vem com a gente nessa conversa que vale muito a pena escutar até o final.
Domingo, 21/02/2021, 16h, Maracanã, Rio de Janeiro. A espera de mais de 40 anos do torcedor colorado pode terminar por volta de 18h deste dia. Flamengo x Internacional é a final de pontos corridos que o Brasil vai assistir.
Só o colorado pode ser campeão nesse domingo. Quem é o favorito? Quem tem melhor time? Quem é melhor treinado? O Nascidos do Tetra debate a final entre Inter e Flamengo e projeta o que pode acontecer. Vem com a gente.
Te liga no convidado dessa semana:
Cesar Grafietti:
Quais as saídas para clubes como Cruzeiro e Botafogo, que devem muito mais do que arrecadam? Clube-Empresa no Brasil, funciona? Quais os modelos adotados com sucesso na Europa e se isso pode ser traduzido para o Brasil? Grupo City?Esses são alguns questionamentos que estão respondidos nesse episódio muito esclarecedor de Nascidos do Tetra.
Acompanhe com a gente e ture muitas dúvidas sobre o dinheiro no futebol.
Dando início ao ano de 2021 do Nascidos do Tetra, começamos em grande nível o debate e a discussão sobre o campeonato brasileiro. O Internacional "rasgou a camisa do São Paulo e pisou em cima dela" e assumiu a liderança do certame.
7 vitórias seguidas, individualidades estão surgindo, algumas reaparecendo e o Abelão, cheio de paixão, na casamata, são ingredientes que permitem ao torcedor colorado acreditar no título brasileiro que não vem desde 1979.
Vem ouvir mais um episódio e, conta pra gente, o Inter vai sair campeão??
Volta e meia vem a tona uma discussão que tenta dar conta de quem é mais preparado pra comentar futebol: jornalistas ou ex-jogadores.
Neste episódio, recebemos o treinador das categorias de base do EC Novo Hamburgo, Vinícius Nascimento pra conversar com a gente e colocar a visão sobre assunto de quem faz o futebol acontecer.
Além desse tema, tratamos sobre como os atletas em formação recebem críticas e o que eles fazem com elas. Vem com a gente em mais um episódio muito legal!
O Nascidos do Tetra deseja a todos um feliz ano novo e que 2021 seja MUITO melhor do que foi esse 2020.
Mais uma atuação lamentável de um time sem alternativas e, porque não dizer, sem treinador... (sim, quem escreve esse texto é o @rafaeldaroza)
O Grêmio sucumbe na Libertadores (outra vez) para o Santos. 4x1 para os meninos da vila que não tomaram conhecimento dos guri do Grêmio. Agora, é o fim do ciclo de Renato a frente do Tricolor?
Vem com a gente nessa pra debater e ficar brabo, ou dar risada.
Quando falamos de treinadores sul-americanos, os primeiros que vem a cabeça são os argentinos. E é inevitável. Afinal, Simeone, Pocchetino e Marcelo Bielsa são expoentes na Europa. Cada um com sua filosofia, cada um com suas ideias, os hermanos fazem trabalhos espetaculares no velho continente.
Mas porque isso acontece? O que faz com que o profissional argentino se diferencie no mercado europeu? Não é só a língua, é muito mais do que isso. E quem explica pra gente é o coordenador de cursos da ATFA no Brasil, Leo Samaja. O treinador conta pra gente o que faz o sucesso de treinadores argentinos através das gerações, de nomes como José Pekermann, passando por Bielsa e Gallardo e chegando até as promessas Coudet e Heinze.
É mais um grade episódio que o Nascidos do Tetra traz pra você que gosta de futebol assim como a gente e entende que o esporte mudou em seus aspectos que fazem o jogo.
Vem com a gente aprender junto com Leo Samaja!
Quando falamos com técnicos, analistas de desempenho, preparadores físicos, psicólogos e outros profissionais relacionados ao futebol é recorrente que se diga que há pouca literatura sobre o esporte mais popular do país. Mas será que isso é verdade?
Convidamos o idealizador do projeto @literaturaefutebol e escritor Leo Lyra para conversar conosco sobre esse assunto e tentarmos entender aguns outros aspectos da literatura e do esporte.
Vem com a gente que o papo tá bem legal e, como não poderia deixar de ser, bem didático.
Na semana passada debatemos as saídas de Domenéc e de Coudet, especialmente. No episódio dessa semana, convidamos o treinador Maurício Burzlaff pra conversar conosco sobre futebol. Isso mesmo, bem simples. O futebol mudou e a gente sabe bem disso mas, ele mudou tanto assim?
A qualidade do elenco, as escolhas do treinador, a fisiologia e os métodos de conhecimento dos atletas, os scouts e tudo que rodeia esse novo futebol foram colocados em pauta nessa conversa muito esclarecedora com um treinador da nova geração e de muito futuro.
Vem com a gente pra tentar entender como o futebol mudou e as mudanças que realmente afetam dentro de campo. Novas ideias e novas soluções para novos problemas!
O internacional vive um ano eleitoral e o pleito entrou de vez no vestiário colorado. Com a diretoria rompida, o treinador Eduardo "Chacho" Coudet deixou (pulou da barca?) o comando técnico do clube e foi para o Celta de Vigo, da Espanha. Ninguém esperava o movimento do treinador argentino, nem a direção colorada e nem os jogadores do Internacional, que viram o comandante dar adeus após o empate com o Coritiba pelo Brasileirão. Abel Braga foi anunciado como novo técnico Colorado.
Em outro movimento de dança de treinadores, o Flamengo demitiu Domenéc Torrent e contratou Rogério Ceni para o cargo. No Nascidos do Tetra dessa semana convidamos o treinador e analista de desempenho Jefferson Vargas, e o jornalista e repórter da Rádio Gaúcha Raphael Gomes. Conversamos sobre o que pode representar essa mudança no Internacional e o que aconteceu, de fato, na saída de Coudet.
Vem com a gente (tentar) entender porque o homem do cachecol abandonou o então líder do Campeonato Brasileiro para assumir o 17º colocado na La LIga.
Uma das ideias iniciais desse projeto de Podcast chamado Nascidos do Tetra era tratar de temas sensíveis no mundo do futebol. No último episódio falamos do ambiente hostil para as mulheres e, no episódio de hoje, vamos falar sobre o negro no futebol.
Convidamos o presidente do Observatório da Desigualdade Racial no Futebol para conversar com a gente sobre como o racismo estrutural da sociedade se apresenta no esporte. Falamos de como os clubes podem (e devem) combater o preconceito, sobre posicionamento de jogadores e pessoas ligadas ao futebol e outros assuntos. O historiador e especialista em história e cultura afrobrasilera, professor Orson Soares, participou conosco com uma breve história do futebol brasileiro e o negro e, ainda, indicou alguns livros sobre o tema.
Vem com a gente nesse episódio bem legal e com um tema muito importante.
Precisamos falar sobre isso pra que não precisemos mais falar sobre isso!
Em um tempo onde o futebol é ocupado por Robinhos, Jeans e Brunos, a imprensa esportiva vem sendo ocupadas por mulheres que entendem sim se futebol e que não precisam provar isso!
Conversamos com a jornalista Mari Rios, assessora de imprensa do Ceará, que foi uma das tantas mulheres agredidas no exercício da profissão. Qual o papel do jornalista homem pra não reproduzir esse machismo? Porque o ambiente de estádio é tão hostil para as mulheres? Como explicar que agressores, estupradores e assassinos continuem jogando? Essas foram algumas das perguntas que a Mari respondeu.
Durante esse episódio, colocamos depoimentos de mulheres (torcedoras e profissionais do futebol) falando sobre o que elas acham do meio do futebol para elas.
É um episódio bem longo mas MUITO NECESSÁRIO!
Vem com a gente que tá muito legal o episódio. É por temas como esse que a gente faz esse podcast! A gente gosta de rir, de fazer piada e tudo, mas esse é o nosso principal papel enquanto jornalistas: dar voz e escancarar esse mundo sujo, podre e, infelizmente, real do futebol!
Começaram as eliminatórias sul americanas pra Copa do Catar em 22 e, junto com ela, a esperança do Hexa começa a ganhar forma. O Nascidos do Tetra dessa semana fala sobre o que esperar dessa seleção, de Neymar, de Tite e de alguma peças que podem entrar nesse time.
Vem com a gente pra falar sobre a única seleção pentacampeã do mundo.
Já são 10 clássicos de invencibilidade do Grêmio. Renato Portaluppi vive seu momento de maior turbulência nesses 4 anos a frente do tricolor.
O que acontece com o Internacional de Odair e Coudet? O que tem faltado para o colorado superar o Grêmio no clássico? Quem são os responsáveis por essa série? Treinadores, joagdores, direções...?
Os jornalistas Rafael da Roza, Eduardo Bento e Victor Furtado debatem nesse episódio quais as causas de, nos últimos 20 grenais, o Grêmio ter vencido 9 e o Inter apenas 3. A competitividade de Geromel, Kaneman, Maicon e cia. tem feito a diferença frente a falta de competitividade do lado vermelho.
Vem com a gente nesse episódio que tenta entender o que está acontecendo no maior clássico do Brasil!