Vídeo integrante do Programa de Treinamento Comportamental HumanaMente60+, trata da identificação e construção de um "espaço ideal" chamado Lugar Seguro, que permite colocar-se, a si mesmo, em contato com o mais profundo de sua mente - a sua essência. Elaborado para atender aos pedidos feitos durante o período de quarentena, que já avança nos meses de março/abril, até este momento, com possibilidades de alongar-se até maio de 2020, na cidade de São Paulo, este vídeo apresenta uma construção modelada para oferecer uma prática prévia, de fácil acesso, usando recursos de Imageria e Imagética para o acesso a uma experiência, vívida e eficaz, direcionada a estabelecer um EMC (estado modificado de consciência). Tem sido uma constante, o questionamento e, a alegação de que é "difícil" entrar-se em transe e auto-transe. Essa, a nossa principal motivação para produzir este material. Este vídeo, o segundo publicado neste canal, instrumentaliza o praticante a reconhecer-se capaz; e, detentor de competência e estratégias humanamente possíveis, portanto, ilimitado em suas ações intelectuais e de controle emocional.
Créditos e Direitos Autorais
Música:
Titulo - Gymnopedie nº 1 - Satie - YouTube Audio Library
Autoria Textual, Montagem e Locução:
Alexandre Albizzati
O conteúdo deste exercício de treinamento convida a conhecer o funcionamento e a mecânica de absorção da energia disponibilizada ao nosso corpo pela respiração. Não nos damos conta, frequentemente, da função existente por trás do simples ato de respirar. Simples? Entende-se, normalmente, como simples, pois foi esse nosso primeiro movimento involuntário... e será, sem dúvida, o último a deixarmos de exercer. Entre esses dois pontos, entretanto, ao longo de nossa existência, esse "simples ato" de respirar, movimenta, supre, regenera, e reequilibra as funções celulares - para citar apenas alguns dos inúmeros atributos da respiração. Permita-se experimentar essas sensações... beneficie-se... aproveite! Conheça mais e melhor nossos materiais. Inscreva-se no Canal HumanaMente60+. Você é, sempre, a nossa razão de existir.
Vídeo integrante do Programa de Treinamento Comportamental HumanaMente 60+, que discorre acerca da importância das práticas comportamentais de controle da ansiedade para redução do estresse. Exercícios de Mindfulness, meditação, relaxamento e auto-hipnose, propiciam o acesso e o diálogo interior com as células, tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano, e uma sincronia interior que restabelece energias e fortalece o sistema imunitário.
Este vídeo se refere a um exercício inicial, direcionado a um público com pouco ou nenhum conhecimento acerca das práticas de relaxamentos que HumanaMente60+ adota nos seus variados programas de treinamentos comportamentais. É uma prática introdutória às rotinas dos encontros, palestras, cursos de aplicação e atendimentos personalizados(em grupos, ou individualizados - presenciais ou online). Uma abordagem que acompanha o modelo de atenção e enfoque em direção à Consciência, segundo as orientações da Medicina Comportamental. Concilia no escopo do modelo desenvolvido, fundamentos da Gerontologia Social, aliada à metodologia própria para processos de LifeCoaching, nominados - HumanaMente Coaching.
Chegamos ao final de 2020!
No limiar do ano, avaliando retrospectivamente os resultados positivos apurados junto aos participantes, tanto do Canal de Youtube - Humanamente60mais, quanto do Canal PODCAST Humanamente60mais, surge uma novidade: a integração dos Canais Humanamente60mais (Podcast e Youtube).
A integração, que agora se inicia, tem por objetivo fortalecer vínculos e ampliar o universo atendido; estamos nos dedicando ao incremento de procedimentos de "crossmedia" - reunindo a princípio nossos dois canais existentes (youtube e podcast). Outros projetos estão sendo elaborados para o ano de 2021.
O início efetivo, então, ocorre com esta RETROSPECTIVA 2020, onde estamos com o Projeto CROSSMEDIA, apresentando 4 (quatro) episódios que trazem do Youtube, áudios na integra, com as abordagens do Treinamento Comportamental.
Aqueles episódios, foram desenvolvidos (com anterioridade ao surgimento de nosso Canal Humanamente60mais-Podcast) para esclarecer e preparar cada um dos participantes das nossas atividades voluntárias junto aos assistidos pelo CONVITA Patronato Italiano, para que, com o resgate das suas habilidades e maestrias, pudessem assumir e controlar as circunstâncias que surgiriam face ao quadro de isolamento e ante os desafios advindos da pandemia. E, foi um SUCESSO!
Foi considerada a nossa preocupação em fortalecer os assistidos ante às possíveis Fragilidades dos Idosos; para tanto, enfatizamos as questões fundamentadas nos aspectos da Gerontologia Social e relacionadas com a maximização da qualidade de vida, do bem-estar físico, mental e emocional, para além de resgatar e promover a elevação da resiliência - uma competência estratégica, potencial e humanamente possível - premissa básica do nosso Treinamento Comportamental.
Alerta: Veiculado, concitando a todos os ouvintes, vencerem suas fragilidades emocionais e imbuirem-se da seriedade, da gravidade e do risco que todos correm em função das possíveis aglomerações causadas pelas festividades de Final de Ano.
Este exercício, criado para você, atende aos pedidos de ouvintes praticantes dos nossos relaxamentos, reivindicando, na sua grande maioria, o desejo de poder expandir os momentos prazerosos dos estados de relaxamento...
Desenhei este relaxamento para que seja adotado como rotina de treinamento, em beneficio do bem estar físico e mental, além de configurar-se como prática introdutória aos próximos treinamentos comportamentais que estão sendo preparados.
Certamente é muito bom... permitindo que o silencio interior se alongue pelo tempo que a mente julgar necessário e conveniente.
Situações adversas como as que vivemos durante o isolamento social, corretamente exigem que os cuidados preconizados sejam adotados , contudo, o ser humano, um ser social por excelência, ressente-se de tais medidas, experimentando episódios de intensa ansiedade, dadas as ocorrências de solidão, restrições da mobilidade, incertezas, além das desinformações alarmistas veiculadas; a falta de informações concretas e substanciais, o impedimento do contato humano resulta em quadros de estresse, ensejando estados depressivos e, sobretudo, reduzindo a capacidade de manter níveis ideais de resistência acarretando baixa de imunidade e aumento substancial das fragilidades, tanto no idoso quanto no jovem adulto e crianças.
Este episódio não possui, evidentemente, uma linguagem que alcance crianças, contudo, temos relato de pais que acompanham seus filhos nestes exercícios, imprimindo-lhes uma roupagem mais lúdica, sem contudo, minimizar suas vantagens.
Pedro Balse, professor, músico, youtuber, podcaster e produtor de eventos é o nosso interlocutor nesta conversa, entre Portugal, Brasil e o mundo....
Surge um episódio diferente (talvez um modelo novo de interação) que acontece a partir da gentileza e da camaradagem de Pedro Balse em aquiescer ao meu pedido...
Sim! Aquiesce, envolvendo-se; dando-me uma aula nos bastidores... empenhando o seu tempo para que eu possa reiterar junto a você, seguidor, ouvinte e amigo de Humanamente60mais, sobre a facilidade disponível no ANCHOR que permite a você GRAVAR uma mensagem de voz, externar sua opinião, fazer uma pergunta, um comentário, esclarecer dúvidas e, também, como ele mesmo o fez, deixar um comentário ou uma observação. LEMBRE-SE: A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE E SEU APOIO, MOTIVADOR.
Você pode encontrar os canais de Pedro Balse em Vídeo no Youtube: PRODUÇÕES BALSÂMICAS e, também DINÃMICAS BALSÂMICAS:
https://youtube.com/c/produçõesbalsâmicas
https://youtube.com/c/dinâmicasbalsâmicas
E, ainda, áudio no Anchor, com o PODCAST PRODUÇÕES BALSÂMICAS:
https://anchor.fm/producoesbalsamicas
Neste Episódio Chamada, um convite para você ouvinte Humanamente60mais.
Entrevistamos Pedro Balse, nosso ouvinte e divulgador, através de seus canais, desde a cidade de SINTRA em Portugal.
Conheçam o entrevistado!
A entrevista foi realizada com o Aplicativo DISCORD e em conjunto com o Aplicativo Craig.
No episódio de hoje, com bom humor comento sobre como são os bastidores da Produção de um Podcast: com seus erros, acertos, situações engraçadas e também alguma tensão, afinal, o propósito é fazer chegar até você a possibilidade de vivenciar a mais agradável e proveitosa experiência em podcast.
A entrevista na íntegra com o Prof. Pedro Balse, vai ao ar no próximo dia 22 de dezembro no Podcast humanamente60mais .
Conheçam os canais do Professor Pedro Balse:
Produções Balsâmicas e Dinâmicas Balsâmicas no Youtube; e,
Podcast Produções Balsâmicas no Anchor. (links na entrevista)
Até lá... siga-nos nos melhores agregadores.
No dia 27 de novembro, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer, campanha que remonta a 1988, informações importantes são destaque na prevenção, a começar por adotar e praticar hábitos saudáveis. Em outros episódios abordamos os temas acerca do Câncer. e, hoje, damos ênfase a importante comunicado que recebemos e repassamos no Podcast Humanamente60mais.
Transcrição Literal de Alerta do Dr. Ronaldo Laranjeira, diretor-presidente da SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.
Presidente da SPDM reforça a importância dos cuidados contra a COVID-19, para colaboradores da Instituição e ao Público em Geral.
Conforme já foi constatado no Brasil e principalmente em São Paulo, o aumento de casos de COVID-19 é uma realidade. Por isso, é fundamental que todas as medidas de prevenção sejam mantidas pela população em geral e em especial pelos profissionais de saúde. “Esse é o momento em que devemos tomar um cuidado redobrado em relação ao vírus. É necessário evitar aglomerações, higienizar as mãos adequadamente e usar máscaras o tempo todo. Aliás, a máscara é como um símbolo de resistência a esse vírus”, comenta Ronaldo Laranjeira, diretor-presidente da SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.
A SPDM, que está atuando desde o início da pandemia no enfrentamento ao novo coronavírus, atualmente, gerencia mais de 1213 leitos de UTI e enfermaria, destinados ao combate de COVID-19, em todo o país, em estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará.
Veja o o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=E3PC0_rVRdQ
Neste episódio, como divulgador e apoiador das Campanhas pela Saúde, Bem-estar, Qualidade de Vida e Felicidade, além daquelas em prol da Defesa do Meio Ambiente - "a casa de todos nós", o Podcast Humanamente60mais traz, no dia de hoje, o enfoque no Dia Mundial do Diabetes.
Apresentamos os links do áudio do Presidente da SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes, e endocrinologista Dr. Domingos Augusto Malerbi, comentando sobre o Lançamento da Campanha Novembro Diabetes Azul de 2020.
https://novembrodiabetesazul.com.br
https://diabetesplay.com.br
Também, observando o objeto de atenção do Podcast Humanamente60mais, que é o de alcançar o aprimoramento do Comportamento Humano para a evolução do homem, e portanto, gerador de bons padrões Qualidade de Vida, Saúde, Bem-estar e Felicidade, incluímos aqui, uma pequena mensagem adaptada para este Momento de Pandemia, que ajuda muito no equilíbrio das relações pessoais durante o isolamento social. A mensagem original, adaptada para nossa versão é de autoria do nosso professor, Dr. Stephen Paul Adler, publicada em Agosto de 2015.
NOTA IMPORTANTE:
Divulgação de Utilidade Pública e Humanitária.
Assine, Siga, Inscreva-se no Podcast Humanamente60mais.
anchor.fm/humanamente60mais
www.humanamente60mais.com.br
humanamente60mais@gmail.com
Neste episódio nosso Podcast apoia e divulga, em seu canal, a Campanha da SOBRAC - CORAÇÃO NA BATIDA CERTA 2020.
Dia 12 de Novembro - Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita.
www.sobrac.org/campanha
Conteúdo de áudio da Campanha Sobrac - CORAÇÃO NA BATIDA CERTA - 2020.
NOTA IMPORTANTE:
Divulgação de Utilidade Pública e Humanitária.
Assine, Siga, Inscreva-se no Podcast Humanamente60mais.
anchor.fm/humanamente60mais
www.humanamente60mais.com.br
humanamente60mais@gmail.com
Aqui, o link para o artigo completo na publicação Portal do Envelhecimento
Neste E 9 - Entre Tempos - tomamos de empréstimo artigo publicado em 10/11/2020, pelo Portal do Envelhecimento e Longeviver, de que somos leitores assíduos.
Fica a recomendação e o convite para conhecerem.
Alexandre
Este pequeno intervalo, chamado de Entre Tempos, traz episódios de reconhecimento e gratidão a você, nosso ouvinte.
A Temporada 1 foi um sucesso. Ultrapassamos os 1200 ouvintes, e estamos preparando, especialmente para você, a Temporada 2, que irá ao ar em breve.
Este intervalo tem uma ação didático-pedagógica e, que se identifica com uma função biológica... que existe para o bem estar da saúde mental.
É algo assim como uma boa noite de sono depois de um dia produtivo e de muito aprendizado...
É o momento da organização interior, da retenção e da assimilação dos conhecimentos para, no momento oportuno, constatar na prática os benefícios alcançados.
E, para ajudar você, o Podcast Humanamente60mais, sob a orientação de Anima Comportamento Humano, vai publicar, neste intervalo Entre Tempos, alguns episódios que utilizam essas e outras práticas para a conquista da Qualidade de Vida, Saúde, Bem-estar e Felicidade possível.
Metaforicamente, podemos dizer que são como o Sol e a Lua, para a astronomia, ou, como o dia e a noite para a percepção humana, uma maravilha!
Uma maravilha... que configura um fenômeno natural, trazendo nos raios da aurora o convite para acompanhar o trajeto do Sol ao longo do dia, em direção ao crepúsculo que prenuncia a chegada da Lua acolhedora, que dá guarida, conforto, descanso... e, silencio para a reflexão... diálogo interior... e possibilidades de retenção e assimilação das experiências adquiridas...
Ouça o breve exercício de hoje preparando-se para o próximo.
Esperamos que você continue, como na temporada anterior, prestigiando-nos, e se estiver sentindo-se bem e à vontade, compartilhe com seus amigos, ajudando-nos a levar cada vez mais, a outras pessoas que também possam usufruir de nosso trabalho.
Sempre pode enviar através do próprio podcast Humanamente60mais, uma mensagem gravada, basta seguir os links e indicações.
Também, se quiser, pode nos enviar um e-mail: humanamente60mais@gmail.com
Que bom ter você aqui, dou as boas vindas de coração!
Antes de tudo, quero deixar aqui os indicativos que fiz referência no Episodio 7, comentando sobre a mensagem da ouvinte e seguidora, Maria Eugênia Meireles. Ela é a fundadora e organizadora do canal ORGULHO60MAIS. Pode conhecer o trabalho que tem feito em:
Facebook e Instagram: @orgulho60mais
Youtube: youtube.com/orgulho60mais
Site : www.orgulho60mais.com.br
E-mail: orgulho60mais@gmail.com
Muito interessante, com matérias, entrevistas e apresentações importantes e pertinentes com a nossa realidade 60mais.
Este episódio complementa o anterior, e convida você a colocar-se num estado de muito conforto para aproveitar o exercício a seguir:
- neste exercício, tem a propriedade é dar a você a opção de reunir, de forma integrada, todos os seus aprendizados, experiências e conquistas.
Pratique, perceba como lhe fará bem.
Simples assim! Acredite em você.
Abraços
Alexandre
Recomendações para você:
- Respirar... respirar corretamente, como treinou nos nossos encontros. A Respiração é a primeira manifestação de vida no meio extra uterino ... Você veio ao mundo, e respirou! .... Respirou, e continua respirando...
- Reconhecer suas emoções e aceitá-las (você é um ser emocional). Proteja-se evitando o sofrimento desnecessário. Seja exigente, seja inteligente e use critérios lógicos.
- Evite buscar informações excessivas. Informações não confiáveis podem aumentar a desinformação. Informe-se através de fontes confiáveis, em sites e canais de órgãos oficiais ou de autoridades sanitárias reconhecidas. Deixe de lado a turma do “quanto pior, melhor”.
Muitos problemas da desinformação em relação ao Corona vírus, deve-se a pseudocientistas. Informações irresponsáveis sugerem que você acredite (mas, nada está comprovado) que a existência do vírus é responsabilidade de um ou outro país ou nação. Informações e notícias alarmantes e catastrofistas, apenas geram pensamentos desconfortáveis.
- Pensamentos repetitivos, pensamentos baseados nas notícias sobre doenças podem causar sintomas que aumentam seu sofrimento emocional como: nervosismo, agitação ou tensão, sensação de perigo iminente, aumento da frequência cardíaca, suor, tremores sem justa causa, ansiedade e frustração.
Ansiedade intensificada causa estresse e pode gerar medo infundado.
- Somos idosos, somos um dos grupos de risco. Isso é um fato. Estamos mais sujeitos por razões naturais, pela idade ou por doença preexistente.
Então, devemos nos informar, a partir de fontes confiáveis – seu médico, seu dentista, seu educador físico, por exemplo. Converse com quem sabe, com quem possa lhe instruir corretamente, e, sobre os cuidados necessários diante da pandemia.
- No seu grupo familiar (em sua casa) se houver crianças, encontre formas positivas de falar sobre o vírus e dê a elas meios e canais para expressar suas fantasias, falar dos medos e preocupações em relação ao tema, ouça, entenda a posição da criança e explique. Trate de forma natural a existência desses medos e converse de forma lúdica e simples sobre como ela pode se proteger, bem como proteger os amigos e amigas.
- As atividades físicas também são importantes para evitar estresse e diminuir a ansiedade, observando-se realizar essas atividades em ambientes protegidos, desde que longe de aglomerações ou de espaços com muita circulação de pessoas.
- Ter fé, praticar suas atividades religiosas e/ou espirituais, caso elas façam parte da sua rotina, também se mostra útil e importante para sua saúde mental.
- Praticar a Empatia e amar ao próximo é também cuidar da sua saúde e do bem estar coletivo. Para todos, o contato afetivo e a sociabilidade são importantes, especialmente na nossa cultura ocidental.
Vivemos, sob essa condição, experiências difíceis. Devemos reagir com positividade e confiança ante nossas fragilidades e vulnerabilidades. Temos de aceitar o inevitável, a nossa finitude.
- Evite banalizar a situação atual tentando evitar o medo ou a apreensão sobre a doença. Mas ao invés de entrar em pânico, podemos aproveitar esse mal estar para fortalecer a percepção da nossa interdependência, criar vínculos e processos de solidariedade mútua, utilizar nossa competência e habilidades na produção de conhecimento, para o nosso cuidado e do coletivo.
- Procure realizar atividades que tranquilizem, e ante a hipótese de tratar disso, solitariamente, busque apoio em alguém de sua confiança ou um profissional de saúde para uma conversa. Um bom aconselhamento é confortador.
O medo e o pânico neste momento não nos ajudam individualmente nem coletivamente.
É importante lembrarmos o tempo todo que isso vai passar. Respire com intenção de levar para dentro de você, doses de energia disponíveis no Universo.
Brevemente, novidades!
Outubro se vai... foi bom, trouxe mais visibilidade ao Outubro Rosa, não só pela consagrada importância da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, em mulheres e homens, como pela ênfase no Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa e ainda pelo Dia da Saúde Mental...foi rico, de fato.
E eis que vem chegando Novembro... um novembro diferente... que tradicionalmente é conhecido como Novembro Azul, com barba e bigode - pretendendo indicar que é masculino... contudo, esse AZUL não contempla apenas a campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata, traz também, e dá colorido à mensagem da Prevenção e Cuidados com o Diabetes... campanha essa que é de interesse de todos, homens e mulheres, jovens, adultos e idosos, indistintamente.
Novembro Azul assume também um colorido dourado... e apresenta seu irmão, o Novembro Dourado, símbolo da Campanha de Prevenção ao Câncer Infanto-Juvenil, com objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce em crianças.
A essa força de expressão e representatividade, que defende, divulga e que mobiliza fortemente, tanto entidades não governamentais, empresas, hospitais, clínicas, instituições de ensino e população em geral, quanto à mídia séria e comprometida, para dar visibilidade às cores e aos nomes dos meses representativos dos interesses de muitas campanhas, nós, ANIMA Comportamento Humano, através do Podcast Humanamente60mais, juntamos nossa voz para contribuir, engrossar fileiras e, talvez, fazer chegar mais longe e mais claro esse propósito humanístico.
Ajudar a divulgar, esse é o nosso compromisso.
Com este penúltimo episódio desta Temporada, já nos aproximando do final, apresento um exercício de Treinamento Comportamental, para retenção da psicoeducação e das habilidades necessárias para a qualidade de vida, saúde e bem-estar.
No último episódio, na próxima sexta-feira, dia 30/10/2020, fechamos este ciclo.
Teremos um breve intervalo, para preparação da Temporada 2 - onde teremos um Curso que trata de Ansiedade - abordando o controle como ferramenta para redução dos episódios de estresse.
Nesse intervalo entre temporadas, apresentarei alguns programas sobre assuntos variados.
Alexandre
Olá a todos!
Quero iniciar com palavras de agradecimento a todos aqueles que no dia-a-dia ajudam este podcast a chegar mais longe.
Este é um Programa de Alegria, de Agradecimento e de Entusiasmo que dedico a você ouvinte seguidor.
É um momento de alegria. Alegria experimentada quando vejo, no painel administrativo, as informações e estatísticas apresentadas pelo ANCHOR - que é a plataforma gratuitamente disponibilizada pela Spotify.Inc, e que utilizo para fazer e distribuir o PodCast Humanamente60mais.
É um momento de Agradecimento à sua audiência: em apenas dois meses, desde 18 de agosto de 2020 quando postei o Episódio Trailler, até o momento presente, o podcast obteve números expressivos, ultrapassando a marca de 840 ouvintes.
É um momento de Entusiasmo: o Podcast Humanamente60mais, procura levar a você a mensagem de que todos, indistintamente, podem experimentar desenvolver uma melhor Qualidade de Vida, com benefícios à Saúde ampliando seu Bem-estar, além de promover a felicidade possível, a sua Felicidade Verdadeira.
Humanamente60mais é um projeto humanitário, e traduz uma experiência pessoal deste produtor e apresentador, é uma forma de contribuir, para o bem comum.
Confesso, para minha surpresa, as estatísticas do ANCHOR, indicam que o podcast Humanamente60mais está presente e, foi escutado por pessoas em 10 países. E, isso, traz uma grande alegria e implica em reiterar meu compromisso pessoal de fazer mais e melhor na expectativa de poder continuar ajudando, conquistando e cultivando amizades.
Um abraço carinhoso a todos,
Alexandre
Na continuação das atividades do OUTUBRO ROSA, com ênfase na Prevenção do Câncer de Mama, em mulheres e homens, apresento este episódio para fixação do aprendizado, onde utilizo uma parábola cuja autoria desconheço, entretanto, agradeço pela sua sua criação, tão rica e preciosa, quanto clara e didática, enfatizando o quanto ela se ajusta ao tema de que temos tratado até agora. Meus respeitos e reconhecimento ao autor.
Tenha um bom proveito desse ensinamento.
Alexandre