Encontra a gente nas outras redes sociais!
Discord: https://discord.gg/7FgHVYWrY4
Twitch: https://www.twitch.tv/devtalkbr
Instagram: https://www.instagram.com/devtalkgames/
Spotify: https://open.spotify.com/show/3ukpldDXbaKN57VNWSHIZd
Instagram do Diogo: https://www.instagram.com/diogopavan86/
Em tempos tão sinistros com as informações são disseminadas na internet e de pessoas que toleram o intolerável, existe um público que devemos nos preocupar mais do que todos, quando tratamos sobre influência da informação, as crianças e os adolescentes.
A forma como crianças e adolescentes consomem informação sempre foi uma discussão importante para a sociedade. Eles são "o futuro" e durante a fase de desenvolvimento do corpo, do cérebro e da personalidade, TUDO, pode ser muito mais impactante nesta idade.
Livia é Mestre e Doutoranda em Psicologia pela UFSCar e desde a graduação estuda os impactos dos games na prossocialidade e empatia dos jogadores. Nas horas vagas, faz divulgação científica sobre seu projeto de estudo no instagram através de desenhos 2D vetorizados. Acredita muito nos games como ferramenta de transformação social, como arte e como ciência.
Natália Borges é Game Producer na Afterverse, responsável pelo gerenciamento das operações de LiveOps no PK XD. Bacharel em Design com pós graduação em Desenvolvimento de Jogos, trabalha há mais de 6 anos na indústria de games no Brasil.
NFT está na boca do povo e toda discussão de bar acaba pelo menos citando o seu nome. Mas, fora dos bares, nas grandes empresas, esse tema também não para quieto e cada uma começa a dizer sua posição referente as artes em blockchain. Já tivemos Ubisoft, EA, Steam, Epic e agora a SEGA.
Links das Notícias:
https://www.istoedinheiro.com.br/aquiris-passa-de-fase/
https://www.gamedeveloper.com/business/sega-says-it-will-walk-away-from-nfts-if-the-response-is-poor
Por aqui nós nos envolvemos muito com outros devs. Convidamos, conversamos, ouvimos, discutimos, o que não falta são oportunidades de conhecer um pouco mais sobre o GameDev brasileiro. Porém, aqui no Devtalk nós também gostamos de falar de negócio! Como transformar o seu jogo na sua fonte de renda e também no que vai sustentar todos os seus próximos jogos.
Por isso, convidamos Paulo Espanha, Presidente da RIOGAMES e Startup Venture Advisor para mudar um pouco os ares do nosso bate papo e nos mostrar como um dos lados da moeda pensa sobre o GameDev.
Links:
https://youtu.be/N05m5a1mQsc
O Desenvolvedor brasileiro sofre demais com a quantidade de taxas pagas quando lança um jogo, sejam os impostos para o governo do Brasil, para o governo dos EUA e até para as próprias plataformas, nós sempre perdemos um muitinho antes de receber o nosso dinheiro. Por isso, sempre que tem uma notícia sobre redução de taxas, nós achamos importantíssimos avisar! Seja para você ficar feliz que tem que pagar menos ou então para ficar atento quando for lançar o seu jogo e fazer o cálculo de quanto vai ficar no seu bolso.
Último GameDev Trends do ano e post que faremos em 2021 também! Até o Ano que vem galera! E Feliz Ano Novo!
Link da Noticia: https://www.gamesindustry.biz/articles/2021-10-22-google-lowers-play-store-subscription-share-to-15-percent
Neste episódio de final de ano convidamos pessoas MUITO especiais para nós e para o mercado de jogos.
Quem são elas? O que é ser uma Atriz de Voz? Até o motivo do nome dessa profissão é novidade para gente e a cada vez que descobrimos mais sobre a importância, o impacto e a qualidade de um jogo que contrata o trabalho deles, bom, não queremos mais parar.
Convidamos toda a equipe da Voz Indie para nos apresentar o trabalho deles, bater papos filosóficos do mercado e até contar umas piadas nesse último episódio do Devtalk desse ano.
Abaixo vocês podem encontrar a rede social deles e o episódio do Youtube!
Links:
https://www.instagram.com/vozindie/
https://youtu.be/w-1E0jaIed8
Cada vez mais nós vemos jogos surgirem e decaírem numa velocidade insana. Foi assim com Among Us, Fall Guys e muitos outros, some isso ao sentimento gigantesco que os jogadores de MMO tem por serem "órfãos" de WOW, EVE e Ragnarok, bom tudo de bom ou tudo de mal pode acontecer. No caso do New World, a fórmula se repetiu, sucesso estrondoso no começo, decaimento igualmente grande depois de um mês... mas é só isso? Como isso impacta a forma que desenvolvemos jogos? Vem discutir com a gente no GameDev Trends dessa semana!
Link Notícia:
https://www.pcgamesn.com/new-world/player-count-loss
A Magazine Luiza, plataforma digital de varejo multicanal, anunciou recentemente a entrada no mercado de jogos e um edital para financiar jogos hipercasuais. É claro, que ninguém reclamará de uma empresa desse porte querendo investir dinheiro no mercado brasileiro, mas é importante entender quem realmente pode aproveitar esta oportunidade e não tentar agarrar qualquer oportunidade que aparecer. Isso e muito mais aqui no GameDev Trends
Link da Notícia:
O mercado de NFT está aquecidíssimo! Para o bem e para o mal, o NFT tem causado muitas discussões em todos os setores e é claro que um dos maiores mercados do mundo não ficaria de fora. Jogar para ganhar, jogos blockchain, jogos NFT, jogos pirâmide... tem de tudo! E é claro que quando a maior plataforma de venda de jogos para PC anuncia que não haverão jogos deste tipo em sua loja nós não poderíamos ficar calados.
Link da Notícia:
A mais nova aquisição da Unity mostra que ela não quer ficar para trás! Depois de algum tempo após o lançamento gigantesco das tecnologias da Unreal 5, vide Nanite e Lumen, todos nos perguntávamos qual seria a resposta da Unity e como ela faria para não ficar para trás. Finalmente a resposta veio e a compra da Weta Digital promete colocar a Unity de volta na disputada dos gráficos 3D e também caminhar para o tão falado Metaverso. Será que é o suficiente? Vamos discutir neste episódio!
Link da Notícia:
https://blog.unity.com/news/welcome-weta-digital
Uma das dúvidas que está mais presente no caderninho de dúvidas do GameDev é como estimar os prazos e os escopos dos seus projetos. Seja por inexperiência com desenvolvimento de jogos no geral ou nesse jogo em especifico, estimar é um desafio.
Mas isso não se limita aos iniciantes, porque até mesmos as grandes empresas de jogos falham, e muito, nessa estimativa, então quem somos nós para acertar de primeiro, não é mesmo!
Neste episódio, nós reanalisamos um episódio antigo, gravado em Mesa Redonda e buscamos perceber quais são as diferenças que surgiram ao longo do tempo na nossa jornada como GameDev desde a gravação do episódio ouvido.
Acessibilidade, inclusão, diversidade... são várias as palavras que se tornam mais presentes no dia a dia de um Game Designer preocupado em abranger todos os jogadores do seu público alvo. Seja qual for a palavra que escolher não basta apenas fazer um ajuste ou outro, é importante pensar no Por quê de estar fazendo está mudança no seu jogo para então pensar no Como.
Tornar o jogo fácil realmente resolve o problema de game design do jogo ou a partir do momento que o jogo não consegue ensinar ao jogador como superar o level podemos dizer que o jogo já tem um problema de design?
Isso e muito mais com os Game Designers da WildLife, Fanatee e Izyplay! Acompanhados do nosso host Miguel Paolino.
O investimento feito ao longo do desenvolvimento de um jogo é muito mais do que você geralmente imagina. As horas trabalhadas, o número de pessoas da equipe, os equipamentos utilizados, os softwares pagos e as contas não divididas não entram no nosso cálculo e somados chegam a valores... no mínimo, fora da nossa realidade indie.
Mas, gerenciar os riscos, gerar renda com o jogo e planejar o futuro são etapas que vêm depois que o jogo está pronto e são tão importantes quanto o período de desenvolvimento dele. Para isso a Steam pode ser uma ótima ferramenta de publicação do seu jogo, mas também de previsão de lucro que seu jogo terá ao longo da vida dele.
Link das Notícias:
https://www.gamedeveloper.com/blogs/analyst-your-first-week-and-first-year-s-steam-sales-might-be-correlating
https://www.gamesindustry.biz/articles/2021-09-21-inside-the-ambitious-indies-raising-the-bar-on-what-small-teams-can-do-the-genre
Nessa gigantesca batalha que cria novos debates todas as semanas, nós levantamos uma pergunta: Quem é o verdadeiro vencedor dessa guerra? A Apple que será ressarcida com milhôes e milhôes pela EPIC pelas vendas feitas fora da App Store? A EPIC que conseguiu a liberação de plataformas externas como venda de produtos? Ou... bom, vamos ouvir!
Links da Notícia:
https://www.gamesindustry.biz/articles/2021-05-07-epic-vs-apple-what-weve-learned-so-far
Nos últimos anos a Microsoft tem investido bastante na aquisição de empresas de jogos. Algumas grandes, outras pequenas e outras...como a Bethesda. Preparem-se porque ainda tem muito vindo por ai e neste episódio conversaremos sobre quais os impactos que podem surgir dessas compras para nós desenvolvedores, para os consumidores e para essas empresas adquiridas.
Link da Notícia:
https://www.gamevicio.com/noticias/2021/09/microsoft-fara-outra-enorme-aquisicao-com-o-mesmo-nivel-da-bethesda-segundo-informacoes/
Recentemente saiu uma notícia falando sobre quais as principais engines usadas pelos devs na Steam e os números são...previsíveis e assustadores! Porém, será que isso é uma dica de por qual engine começar? Ou será que isso mostra uma estatística que não paramos para pensar antes?
Além disso, a Vale anunciou o que o Steam Deck Dev Kit está disponível. O que isso pode trazer de bom pros devs?
Link das notícias:
https://www.gamedeveloper.com/production/you-can-now-request-a-steam-deck-dev-kit
https://www.gamedeveloper.com/business/game-engines-on-steam-the-definitive-breakdown
Mais um GameDev Trends saindo do forno! Dessa vez vamos falar sobre um assunto que foi muito discutido no Discord! As recentes noticias de países querendo regular o mercado mobile, e de alguns que já estão caminhando pra isso, com um grande experimento na Coreia do Sul. E os menores de 18 anos na China só podem jogar agora 3 horas por semana.
Link das Notícias:
Todas as semanas trazemos assuntos diversos sobre o desenvolvimento de jogos, principalmente para que eles sejam eternizados aqui no Spotify como conteúdo de qualidade para as pessoas acessarem. Mas nem todo conteúdo precisa ser assim, existem discussões que são sobre o AGORA e como ele impactará o futuro. Por isso, lhes apresento o GameDev Trends, onde conversaremos sobre assuntos que estão na boca do povo e todo mundo quer falar e saber um pouco mais.
Primeiro vamos com essa notícia que saiu em vários lugares, e vale passar um pouco sobre. Afinal, qual a taxa de reembolso esperada para um índie? Será que é verdade que isso traz prejuiízo, ou será que na verdade é justamente o contrário?
Link da Notícia: https://www.tecmundo.com.br/voxel/223977-reembolsos-steam-levam-estudio-indie-deixar-mercado-jogos.htm
Alou alou COMUNIDADE!!!
Já começa a preparar sua cadeira que MAIS UM DEVTALK VAI ACONTECER!!!
Para a felicidade de muitos e da minha também muitas recomendações maneiríssimas foram chegando para gente e por isso este talk também é uma delas! Deste vez trouxemos o @André Schenini Moreira advogado, mestre em direito, sócio fundador do FMA - Feoli e Moreira Advogados, escritório especializado em atender negócios envolvidos com mercados tecnológicos e criativos. André é responsável por atender aos clientes dos mercados de TI, Games e Esports, haja vista seu background acadêmico e experiência profissional em áreas como Propriedade Intelectual, Direito do Entretenimento e Direito Digital.
Neste novo formato de episódio o nosso host de áudio Bruno Mend, faz uma exposição contundente sobre como utilizar o game áudio para criar jogos que sejam acessíveis para todo mundo.