Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
News
Sports
TV & Film
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts115/v4/32/f7/8c/32f78c78-54ef-ec16-f603-727ed6e40f9e/mza_10648897578762992144.jpg/600x600bb.jpg
al.ma delas
Aline Souzza e Maurens Rosa
44 episodes
22 hours ago
Conversas difíceis e cheias de afeto por, Aline Souzza e Maurens Rosa.
Show more...
Self-Improvement
Education
RSS
All content for al.ma delas is the property of Aline Souzza e Maurens Rosa and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Conversas difíceis e cheias de afeto por, Aline Souzza e Maurens Rosa.
Show more...
Self-Improvement
Education
Episodes (20/44)
al.ma delas
Nosso corpo é nosso #44

Como vemos nosso corpo? Nossa imagem? Como isso na forma como nos relacionamos com algo tão precioso e básico, a alimentação. 

A ideia do papo de hoje, com a nutricionista comportamental Débora Correa, é entender como a mulher vê a si mesma em relação a 

autoimagem e inclusive o auto amor. Bora conversar e conhecer essa mulher incrível?

Show more...
3 years ago
28 minutes 38 seconds

al.ma delas
Maternidade atípica #43

A maternidade muda tudo, e o diagnóstico muda a maternidade!

Com a maternidade vêm o amor pleno e genuíno, e também o senso de responsabilidade. Com a palavra atípica que adicionamos, vêm o senso de urgência... urgência por informação, pela busca do tratamento, e a luta por direitos básicos que já deveria estar assegurados, mas que na prática não estão.

A maternidade atípica é antes de mais nada um exercício de desapego, um exercício diário de desapego, principalmente da ideia que tínhamos construído sobre o que é de ser mãe, suas fases, e seus retornos. Sim, seus retorno! Porque nós também esperamos retorno de nossos filhos, todo relacionamento é baseado em troca.

Trecho do texto escrito pela mãe atípica do Pedro Henrique, Patrícia Silva

No episódio de hoje a nossa podcaster Aline Souzza conversou com a Camila Sousa, Psicóloga e mãe atípica do Noah. A Camila falou um pouco sobre os desafios da maternidade atípica.

Bora escutar!

Show more...
3 years ago
39 minutes 55 seconds

al.ma delas
A Pauta é não ter pauta #42

Sabe aqueles dias que tu não está muito a fim de fazer nada, mas têm uma pauta para seguir, tarefas para entregar e mais um milhão de coisas pra fazer, pois é hoje é um destes dias, e nós resolvemos gravar o EP mesmo assim, missão dada e missão cumprida, mas será que tem que ser assim sempre? Bora refletir com a gente!

Show more...
3 years ago
24 minutes 11 seconds

al.ma delas
A liberdade do mundo # 41

A estrada do autoconhecimento é linear? É igual? Eu arrisco dizer que não. Mas, a inquietação de quem precisa olhar pra dentro, é um ponto incomum. A partir daí, coisas incríveis e jornadas únicas podem surgir. 

Desafiar a si mesma e ao mundo? Em conhecer novos lugares, nada familiares e muitas vezes nem tão inseguros. Que busca é essa que coloca a gente de frente com medos, angústias e riscos? Mas, que devolve com clareza, novos caminhos, conectam com a essência. 

Pra contar um pouco da sua experiência e de todo o gostinho dessa jornada hoje, vamos conversar com a Fê Pandolfi, que já circulou por 62 países, e é idealizadora e fundadora da plataforma de viagens Ida e Volta. Em 2021, lançou o livro “Quem é a Estrada?”, em que relata sua viagem de 270 dias pelo mundo, onde conheceu lugares incríveis dentro e fora. ;) 

Show more...
3 years ago
41 minutes 32 seconds

al.ma delas
Você tem coragem para ser ruim em algo novo? #40

Qual tua maior coragem e teu maior medo? Já pensou que teu medo de ser ruim em algo novo te bloqueia de ser alguém diferente, de ser melhor para ti e para o mundo!

Quantos sonhos ou vontades você abandonou? será que isso está ligado ao medo do julgamento! ao pavor de errar e ter que começar de novo, cada pessoa é diferente e estas questões aparecem de várias maneiras.

O que é ser bom ou ruim? Sob a perspectiva de quem? Tu já te fizeste estas perguntas? Ou nem ousa refletir sobre isso.  Temos que parar para pensar se estas questões são nossas ou dos outros.

No episódio de hoje te convidamos para refletir juntas sobre isso.

Show more...
3 years ago
31 minutes 18 seconds

al.ma delas
Empreendedorismo Materno, vontade ou necessidade? #EP.39

Empreender ou maternar, ou melhor as duas coisas!   

Tem gente que romantiza😍, tem gente que demoniza👿, apesar dessa polarização, o empreendedorismo materno está a pleno vapor, ainda mais depois da pandemia, um estudo da rede mulher empreendedora de 2019 já apontava que 68% das empreendedoras decidiram investir no próprio negócio após se tornarem mães. 

Muitos são os motivos que levam uma mãe a empreender, algumas por vontade, outras por necessidade, muitas vezes aliando a vontade e a necessidade, mas não dá para ignorar que o desafio delas é gigante. O modelo ultrapassado e sexista praticado pela maioria das empresas, que não acolhe a profissional após a maternidade também colabora para a escolha. 

A questão é, elas estão por aí maternando, empreendendo e sobrevivendo, não podemos fechar os olhos para o quanto a maternidade transforma uma mulher, e nem sempre essa mulher tem apoio ou uma paternidade ativa.  

🎙️No episódio da semana a nossa podcaster @eusouzzaaline conversou com a criadora da Jornada materna @jessikagob

Show more...
3 years ago
52 minutes 14 seconds

al.ma delas
Mulheres também mudam o mundo, e deveriam ser referência. #38

Queremos te fazer um convite para uma reflexão!

Você já parou para pensar em quem são as pessoas que te inspiram profissionalmente? Quem são as tuas referências, quais são as pessoas de sucesso que você admira?

Pense nisso... E agora reflita quantas destas pessoas são mulheres!

As mulheres, infelizmente, ainda são sub representadas em espaços de poder, e essa falta de representatividade leva a uma falta de referência. Aí você deve estar pensando, mas o que isso importa?!

Os seres humanos de modo geral são movidos para seus objetivos levando em conta suas referências, se não temos mulheres ocupando estes espaços, temos menos mulheres reivindicando seu lugar em um espaço que entendem  “não ser delas” por não se sentirem representadas.

Tu já tinha pensado por este prisma?

No episódio de hoje nossas podcasters Aline Souzza e Maurens Rosa debateram sobre o tema referências e representatividade feminina.

Bora escutar, e refletir com a gente!

Show more...
3 years ago
27 minutes 44 seconds

al.ma delas
Quem tem direito a ter direito? #37

Artigo 1º - Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Artigo 2º - Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.  (...)

🔥🔥🔥É com o primeiro e o segundo artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos que introduzimos o assunto que vamos abordar hoje. 

A nossa podcaster @maurensrosa  conversou com a  advogada Criminalista  Renatta Höher @renattahoher  que atua diariamente na garantia de direitos a cidadãos aqui no Brasil.

Show more...
3 years ago
38 minutes 39 seconds

al.ma delas
Já alimentou a tua síndrome da impostora hoje? #36

A síndrome da impostora é uma patologia que tem sido muito falada e discutida em vários ambientes profissionais e sociais, pois infelizmente trata-se de algo vivido por muitas mulheres que não conseguem ter vez, voz e espaço. É algo inerente a mulheres silenciadas, diminuídas e traumatizadas, e que por todos esses motivos acabam temendo alcançar lugares maiores do que os que ocupam.

A psicóloga e pesquisadora da USP, Maria da Conceição Uvaldo, afirma que a síndrome da impostora está interligada às ideias que o modelo de sociedade patriarcal construiu sobre a figura da mulher, alimentando o machismo e destruindo a autoestima feminina. O fato é que a síndrome está muito mais relacionada a questões estruturais do que à procrastinação, por exemplo. 

Na prática, isso significa que mulheres em cargos de gerência continuam sendo questionadas o tempo todo, como uma forma de colocar em prova se elas realmente merecem aquela posição. Além de estatisticamente ocuparem muito menos esses espaços de liderança, quando estão lá, seguem vivendo na corda bomba, com receio de serem descartadas caso escolham ser mães. 

As consequências disso às mulheres são desastrosas e é sobre isso que falamos falar hoje.

Show more...
3 years ago
26 minutes 43 seconds

al.ma delas
Privilégios, você tem! Mas o que faz com eles? #35

Quando você escuta a palavra privilégio, qual o teu sentimento? Algumas pessoas ficam extremamente desconfortáveis, talvez pelo fato de não compreender completamente o que significa ser privilegiado.

Ter privilégios não significa que você conseguiu as coisas de maneira mais fácil, nem que você é menos merecedor, significa que sua condição, classe social, raça, gênero, orientação sexual ou até mesmo sua religião, é aceita ou condiz com a estrutura da sociedade.

Significa que você não precisa se preocupar com algo que esteja ligado com a sua condição, por exemplo: Se você não precisa escolher entre se alimentar e pegar uma condução, provavelmente você tem um privilégio social, se você não precisa se preocupar em ser estuprado ao andar na rua a noite, provavelmente você tem um privilégio de gênero.

Ser privilegiado não significa que você é melhor ou pior, significa que você é naturalmente favorecido pela estrutura da sociedade, pela sua condição, isso não quer dizer que você não mereça ou que é uma má pessoa. Fica a pergunta qual é o teu privilégio? e como tu usa esse privilégio para melhorar o teu mundo e o de outras pessoas?

Para falar sobre o assunto convidamos a empresária Viviane Ruskowski, ela é apoiadora da causa LGBT, e fundou sua empresa com o intuito de criar um espaço mais seguro para essa comunidade.

Show more...
3 years ago
39 minutes 36 seconds

al.ma delas
Tudo Junto e Misturado. #34

Hoje a pauta é não ter pauta....

Sim, as vezes precisamos “nos dar o luxo” de falar de coisas aleatórias, sem um roteiro, apenas deixar o nosso coração quer falar.

No papo desta semana as nossas podcasters, Aline Souzza e Maurens Rosa, falaram de muitaaaaas coisas, um pouco da história delas, empatia, julgamento, privilégios, feminismo, e muito mais.

E essa junção de assuntos gerou uma reflexão muito oportuna e interessante!

Bora escutar...

Show more...
3 years ago
30 minutes 47 seconds

al.ma delas
Mulheres na educação. #33

Quando você pensa na sua educação básica, quem vem na sua cabeça? 🤔🤔

Na maioria das vezes a lembrança é daquela professora querida, não é mesmo? Pq quando pensamos em educação básica, professoras mulheres vem de primeira na nossa cabeça. Por que quando pensamos em graduação, ou num mba não localizamos tantas professoras mulheres?🔥🔥🔥 Sabemos que a base da nossa sociedade vêm da era grego-romana e por lá não era comum vermos mulheres no papel de pensadoras. Ainda hoje é perceptível que a pouca presença de mulheres na docência e na pesquisa, por isso convidamos a Cris de Luca @bycrisdeluca , é sócia e PR Strategist do Gengibre @gengibre.cc , Jornalista, Relações-Públicas e professora dos cursos de Comunicação da UniRitter

Show more...
3 years ago
44 minutes 9 seconds

al.ma delas
Crescimento Profissional. #32

Crescimento profissional? Mas pra onde e pra quem? Qual caminho? Nosso sucesso profissional é nosso ou foi o que determinaram pra gente? O que tem pra lá do sonho profissional? Seja ele um cargo, um negócio, uma rotina. 

Tão importante como o objetivo profissional, o foco, a disciplina e a busca por conhecimento técnico, comenta-se muito sobre a multidisciplinariedade e sobre como os soft skills serão as maiores exigências pro futuro das profissões. Mas, como tudo isso impacta a nossa carreira? 

As nossas podcasters Aline e Maurens  bateram um papo pra compartilhar as suas experiências e como o crescimento profissional aconteceu na vida delas, além de dar algumas dicas que elas  gostariam de te ter recebido ao longo da jornada. Bora conversar sobre isso?

Show more...
3 years ago
32 minutes 23 seconds

al.ma delas
Saúde Mental, precisamos falar sobre isso.#31

Saúde mental precisamos falar sobre isso!

Vivemos na sociedade da informação, da conectividade em rede, precisamos estar atentas a tudo, ter muitos amigos, ter a agenda lotada, ter sucesso, ser uma profissional exemplar, uma mãe e esposa perfeita, sim você tem que exercer seu “papel de mulher” na sociedade, se formar, casar e ter filhos, nessa ordem.

Ok, em que momento vamos parar e entender que não somos um robô, quando vamos nos priorizar, ter tempo para estar com quem amamos e fazer o que realmente gostamos, precisamos parar de nos cobrar e impor limites, falamos tanto em “buscar a felicidade”, mas a felicidade de quem a nossa ou a dos outros?

Esse emaranhado de situações e sensações afetam diretamente a nossa saúde mental, mas infelizmente esse assunto é um tabu, mesmo já sendo considerada oficialmente doença, a saúde mental é deixada de lado.

Precisamos falar sobre isso!  e nesse episódio a Maurens bateu um papo com a terapeuta Daya de Souza, sobre saúde mental, bem-estar e autoconhecimento, bora escutar?!

Show more...
3 years ago
52 minutes 42 seconds

al.ma delas
Limites, você conhece e respeita os seus? #30 #OPodcastÉDelas2022

Limites, você respeita os seus?! E o dos outros?!

Quantas vezes você fez algo que não queria por não saber dizer não, quantas vezes você aguentou coisas que não precisava aguentar, você já parou para pensar que pode não estar respeitando os seus limites.

Muitas vezes quando não respeitamos os nossos limites, podemos acabar não respeitando os limites dos outros!

Mas como saber se eu estou passando dos limites.

Te convidamos a fazer uma reflexão sobre este assunto e entender o que pode estar por trás disso?



Show more...
3 years ago
26 minutes 8 seconds

al.ma delas
Existe vida profissional depois da maternidade #29 #OPodcastÉDelas2022

Dizem que quando nasce um bebê nasce uma mãe, mas também nasce uma nova mulher e por conseguinte uma nova profissional, cheia de novas habilidades e experiências.

Entretanto as exigências da amamentação, a falta de rede apoio, a falta de políticas públicas, e até mesmo a disponibilidade para o bebê fazem com que seja muito complicado conciliar trabalho e criação. Por conta disso, muitas mulheres se veem forçadas a renunciar ao emprego e a renunciar à carreira, pelo menos temporariamente.

Uma pesquisa de doutorado acompanhada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) retrata bem isso: 40% das mulheres saem do mercado formal de emprego depois de serem mães e esse número se mantém por cinco anos após o nascimento dos filhos. (fonte: Agência Brasil)

Mas muitas delas se redescobrem em novas profissões, ou em novas empresas e até mesmo como empreendedoras! O importante é você saber que é possível sim ter vida profissional depois da maternidade

E para falar deste assunto convidamos Marjani L. Anschau, Bacharel em Direito, Técnica Judiciária do TJRS, Coach, Analista Comportamental, Palestrante, Escritora @escritasdefrida, Professora e Mãe do Matheus

Show more...
3 years ago
37 minutes 8 seconds

al.ma delas
Tira esse cropped e vai descansar! #28 #OPodcastÉDelas2022

Tira esse cropped e vai descansar! Vamos falar de vulnerabilidade?🔥

De acordo com o dicionário, Vulnerabilidade é a característica de quem ou do que é vulnerável, ou seja, frágil, delicado e fraco.

Como alguém vai querer parecer vulnerável com uma descrição dessas né?

Mas o fato é que ser vulnerável faz parte da nossa jornada, do nosso desenvolvimento, assumir nossas vulnerabilidades nos possibilita evoluir, é preciso muita coragem para ser imperfeito como diria nossa musa Brené Brow.

No episódio da semana as nossas podcasters @eusouzzaaline e @maurensrosa, abordaram o assunto, falando das suas próprias vulnerabilidades, Bora escutar?!  já tá no ar!

#podcast #mulheresempoderadas #mulherespodcasters

Este episódio faz parte da campanha #opodcastédelas2022 #opodcastédelas

@opodcastedelas

Show more...
3 years ago
35 minutes 48 seconds

al.ma delas
Política também é coisa de Mulher #27 #OPodcastÉDelas2022

Em pleno século 21 ainda precisamos discutir se política é coisa de mulher?! E infelizmente a resposta é sim!

Um estudo realizado pela União Interparlamentar, organização internacional responsável pela análise dos parlamentos mundiais, mostra que dentre 192 países, o Brasil aparece na posição 142 do ranking de participação de mulheres na política nacional.

Nas eleições de 2020 tivemos um recorde no número de candidaturas femininas, segundo o TSE 34% das candidaturas foram femininas, mas infelizmente o número de mulheres eleitas continuou sendo muito baixo, nas prefeituras as mulheres ocuparam apenas (12,1%) das cadeiras, Já para as câmaras municipais, foram 9.196 vereadoras eleitas (16%), contra 48.265 vereadores (84%).

Política é coisa de mulher, sim! e temos provas

Dados mostram que, na média, parlamentares mulheres produzem e aprovam mais projetos de lei do que os homens

Em 2020, a bancada feminina foi responsável pela aprovação de 24 projetos de lei, sendo que nove dessas aprovações se deram em um único dia. A presença de mulheres na política demonstra avanços consideráveis em temáticas de suma importância para o país como saúde e educação. Mesmo ocupando apenas 15% das cadeiras, as deputadas são responsáveis por 22% dos projetos relacionados à educação e 25% dos projetos da área da saúde.

Este episódio faz parte da campanha #OPodcastÉDelas2022.

Show more...
3 years ago
43 minutes 59 seconds

al.ma delas
Por que existe o dia Internacional da Mulher? #26

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa, que foi oficializada pela ONU na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres, para terem suas condições equiparadas às dos homens. 

No Livro " As origens e a comemoração do dia internacional da mulher" a Autora Ana Isabel Álvares Gonzáles, busca trazer fatos que colaboraram para a escolha da data comemorativa.

O Dia Internacional da Mulher existe, como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês etc. Essa mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta. A construção dessa data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos.

Bora entender como essa data foi instituída como Dia Internacional da Mulher!

Show more...
3 years ago
13 minutes 53 seconds

al.ma delas
Feminismo é só para mulher? #25

Pra quem é o feminismo? Desde quando surgiu, o conceito de feminismo foi deturpado por uma série de preconceitos e aspectos negativos que não correspondem ao que ele realmente é. O objetivo do movimento feminista é simples: alcançar uma sociedade em que homens e mulheres tenham direitos iguais, ou seja, sem hierarquia de gênero. “O feminismo é necessário, não apenas para que as mulheres tenham direitos iguais, mas também para que possam ser respeitadas em sua humanidade”, explica Djamila Ribeiro, filósofa e pesquisadora. Mas, então os homens também podem fazer parte do movimento? E aí vem uma pergunta importante: como envolvemos toda a sociedade nesse movimento? Qual o papel de cada um na busca por essa sociedade mais igual? É sobre isso e um pouco mais que vamos nesse episódio, junto com a Karina Pacheco, filósofa, empresária e feminista.

Show more...
3 years ago
45 minutes 27 seconds

al.ma delas
Conversas difíceis e cheias de afeto por, Aline Souzza e Maurens Rosa.