
Quando você escuta a palavra privilégio, qual o teu sentimento? Algumas pessoas ficam extremamente desconfortáveis, talvez pelo fato de não compreender completamente o que significa ser privilegiado.
Ter privilégios não significa que você conseguiu as coisas de maneira mais fácil, nem que você é menos merecedor, significa que sua condição, classe social, raça, gênero, orientação sexual ou até mesmo sua religião, é aceita ou condiz com a estrutura da sociedade.
Significa que você não precisa se preocupar com algo que esteja ligado com a sua condição, por exemplo: Se você não precisa escolher entre se alimentar e pegar uma condução, provavelmente você tem um privilégio social, se você não precisa se preocupar em ser estuprado ao andar na rua a noite, provavelmente você tem um privilégio de gênero.
Ser privilegiado não significa que você é melhor ou pior, significa que você é naturalmente favorecido pela estrutura da sociedade, pela sua condição, isso não quer dizer que você não mereça ou que é uma má pessoa. Fica a pergunta qual é o teu privilégio? e como tu usa esse privilégio para melhorar o teu mundo e o de outras pessoas?
Para falar sobre o assunto convidamos a empresária Viviane Ruskowski, ela é apoiadora da causa LGBT, e fundou sua empresa com o intuito de criar um espaço mais seguro para essa comunidade.