Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Business
Society & Culture
Health & Fitness
Sports
Technology
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Podjoint Logo
US
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts125/v4/be/34/39/be3439b2-5276-8c57-4c8c-e185f31bb42c/mza_14086831562493647730.jpg/600x600bb.jpg
Arquitetos da Saúde
Arquitetos da Saúde
29 episodes
4 days ago
Entrevistas e bate papos realizados pelos Arquitetos da Saúde, Adriano Londres e Luiz Feitoza
Show more...
Management
Business
RSS
All content for Arquitetos da Saúde is the property of Arquitetos da Saúde and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Entrevistas e bate papos realizados pelos Arquitetos da Saúde, Adriano Londres e Luiz Feitoza
Show more...
Management
Business
Episodes (20/29)
Arquitetos da Saúde
A importância dos indicadores de sinistralidade para a gestão de saúde na prática

Nesta entrevista para a Wellbe, Health tech que atua no apoio a empresas na gestão da saúde dos colaboradores, o co-fundador da Arquitetos da Saúde, Luiz Feitoza, fala sobre a importância dos indicadores de sinistralidade para a gestão do benefício saúde na prática. Segundo ele a sinistralidade é uma boa medida de equilíbrio econômico financeiro e um dos desafios da gestão do sinistro passa pelo bom entendimento da população capaz de permitir a entrega da solução mais adequada.

Link para o vídeo: https://bit.ly/3lf3DlZ

Show more...
3 years ago
1 hour 9 minutes 5 seconds

Arquitetos da Saúde
Maturidade X Necessidade para a tomada de decisões sobre o plano corporativo

Existem dois fatores fundamentais que impactam diretamente a tomada de  decisões dentro da empresa quando o assunto é o plano de saúde coletivo:   a necessidade e a maturidade. A necessidade geralmente se dá diante da  urgência para a tomada de decisão, como a troca da operadora num  contexto de alto reajuste e o redesenho do benefício em resposta à baixa  retenção de talentos, entre outros. Já a maturidade está relacionada ao  impacto que a visão da empresa causa nas decisões estratégicas sobre o  benefício. Saiba mais.

Show more...
4 years ago
2 minutes 51 seconds

Arquitetos da Saúde
Os desafios do gestor no redesenho do plano médico.

Reestruturar os benefícios em uma empresa envolve rever questões  relacionadas a cargos, salários, políticas, interesses e custos  financeiros que precisam ser ajustados. Esta reestruturação acontece  muitas vezes em momentos de crise, mas também pode se dar em um contexto  positivo, quando é possível, entre outros, ampliar o escopo do plano  médico ou a elegibilidade dos beneficiários que podem ingressar no  plano. Um dos desafios é construir cenários financeiros com previsões de  curto e longo prazo em um ambiente geralmente de instabilidade, mas  quando existe uma população suficiente para diluir o risco, é possível  até projetar a despesa num contexto técnico. Saiba mais.

Show more...
4 years ago
4 minutes 27 seconds

Arquitetos da Saúde
O crescimento do número de beneficiários de planos de saúde no Brasil durante a pandemia

Há uma correlação direta entre economia, emprego e número de  beneficiários de planos de saúde. Quando tudo vai bem, o número aumenta e  ao contrário, cai. No início da pandemia esperávamos uma perda de até  1,2 milhão de vidas, mas o que aconteceu foi o contrário. Até vimos uma  queda até maio de 2020, mas após isso começou um período de recuperação  que chegou a um crescimento de 524 mil beneficiários puxados pelos panos  coletivos empresariais -  o primeiro crescimento efetivo do setor desde  2015. Na maior pandemia da história as pessoas se esforçaram para não  ficar sem o seu plano e, entre as diversas considerações que fazemos  aqui, destacamos que diante do aumento do número de beneficiários X a  diminuição da sinistralidade tivemos, pela primeira vez desde a  regulamentação do setor, uma VCMH negativa.

Show more...
4 years ago
6 minutes 59 seconds

Arquitetos da Saúde
A polêmica da suspensão do reajuste dos planos de saúde em 2020 pela ANS

A recente decisão da ANS de suspender o reajuste dos planos de saúde está certa ou justa? Na visão do consumidor talvez sim, diante de um cenário em que as pessoas tiveram ou estão tendo restrição de recursos. Mas faltou, por exemplo, dar a elas opção da não adesão à postergação, pois para muitos a incerteza de quanto e como irão pagar retroativamente pode não interessar. Outra opção talvez fosse o benefício da ampliação da data base, garantindo uma melhor sinistralidade, o que também poderia facilitar a vida das operadoras. Mesmo diante de uma situação extremamente nova, a forma como o tema foi tratado pode ter trazido mais dúvidas do que respostas.

Show more...
4 years ago
6 minutes 23 seconds

Arquitetos da Saúde
Impactos da corrupção e fraude na saúde

Desvios por corrupção e fraude na saúde ocorrem em todo o mundo, restringindo grandemente o acesso.  No Brasil, apenas um por cento destes desperdícios na saúde suplementar – com a participação de todos os seus elos – equivale ao custo anual de 472 mil vidas. Apesar disso, o tema não está em nenhuma pauta!

Show more...
5 years ago
6 minutes 4 seconds

Arquitetos da Saúde
Saúde Suplementar perde mais beneficiários

Segundo dados da ANS, entre março e maio de 2020, 283,7 mil pessoas deixaram de ter plano de saúde no Brasil. Caímos para um total abaixo de 47 milhões de beneficiários depois de muito tempo estabilizados neste patamar. Antes da última crise econômica no Brasil, entre 2014 e 2015, tínhamos mais de 50 milhões de beneficiários. Não dá para afirmar que vamos perder novamente três milhões de vidas porque dependerá da recuperação econômica e da taxa de desemprego, mas com certeza a queda do número de vidas será muito maior do que o medido de março até aqui.

Show more...
5 years ago
3 minutes 4 seconds

Arquitetos da Saúde
Plano de saúde empresarial: Implementando mudanças

Quando o RH vai propor uma mudança no plano de saúde, é quase sempre traumático! Isso acontece principalmente porque esse é um assunto que só vai adiante com o apoio da organização e muitas vezes falta entendimento. Além de ser um tema complexo, ele trata de questões difusas, como a saúde das pessoas. Outro aspecto importante é que é preciso tempo e disciplina para colher resultados. Há também o alinhamento entre a visão da empresa e a necessidade de se fazer mudanças. A apresentação das defesas precisa ser bem embasada, pois não fazer nada tem consequências mais sérias do que o risco de tentar fazer. Saiba mais sobre o tema!

Show more...
5 years ago
6 minutes 28 seconds

Arquitetos da Saúde
Reflexões da quarentena

Foi revogado judicialmente um parágrafo da RN 195 da ANS, que determina que contratos coletivos só poderiam ser rescindidos imotivadamente após 12 meses. Pode ser que a partir de agora as multas de rescisão em contratos coletivos deixem de existir. Analisando dados públicos referentes a 43,5 milhões de beneficiários, percebemos entre outras coisas que as segmentações exclusivamente ambulatorial ou exclusivamente hospitalar, apesar de serem opções interessantes de contratação, representam menos de 4% e menos de 1% dos contratos, respectivamente. Por que isso acontece?

Show more...
5 years ago
4 minutes 31 seconds

Arquitetos da Saúde
Conceito de avaliação em gestão de programas de saúde

Quando uma empresa decide implantar um programa de gestão de saúde para os colaboradores é importante que antes faça o mapa do perfil epidemiológico desta população. A partir daí é que se definem as prioridades de gestão, investimentos, roi, metodologia, taxa de adesão e outras considerações necessárias ao planejamento do programa. O resultado a ser medido será baseado naquilo que foi pactuado antes, oferecendo melhorias para quem aderiu.

Show more...
5 years ago
8 minutes 29 seconds

Arquitetos da Saúde
Desregulamentação do corretor de seguros

Recentemente o Governo Federal publicou a MP 905, que desregulamenta o corretor de seguros no Brasil. Na visão dos Arquitetos da Saúde, para o profissional que entrega bons serviços nada muda na prática. O que passa a valer é a qualidade do serviço prestado e não mais o registro para se iniciar a atuação.

Show more...
5 years ago
7 minutes 20 seconds

Arquitetos da Saúde
Reajuste dos individuais, segmentação e distribuição de faixas

 De um lado um consumidor de um plano de saúde individual e do outro uma operadora de planos de saúde. É certo, é justo que o agente regulador calcule o reajuste dos planos neste modelo de relação? E as discussões recentes para incluir novas segmentações assistenciais nos planos? É uma alternativa que vale a pena? E a distribuição das dez faixas etárias reguladas pela ANS mais o estatuto do idoso? É certo? Ou é justo? 

Show more...
5 years ago
5 minutes 1 second

Arquitetos da Saúde
A importância da política de benefícios

Qual a motivação de uma empresa para oferecer o benefício do plano de saúde aos seus colaboradores? Cumprimento de obrigações? Retenção de talentos? Para cada resposta existem caminhos a serem pensados. Uma política de benefícios oferece boa parte deles. Sem ela, ao contrário, o produto pode estar desalinhado com o que de fato se quer oferecer. Em outras palavras, a política é a oportunidade da empresa para a construção de um ambiente propício à gestão dos benefícios.

Show more...
5 years ago
13 minutes 9 seconds

Arquitetos da Saúde
Entrevista André Fusco: Primeiro, não prejudicar (Primum non nocere)!

Nesta entrevista, o médico do trabalho, André Fusco, aborda questões como o porquê das pessoas ainda adoecerem em suas relações com o trabalho, a importância do reconhecimento, engajamento, propósito, motivação e estímulo e também sobre a adaptação das empresas às pessoas. Será que o trabalho define tanto do que somos e de onde estamos?

Show more...
6 years ago
21 minutes 42 seconds

Arquitetos da Saúde
Revisão do Rol, Coparticipação e Contribuição Fixa

É justo que o consumidor se beneficie dos avanços da tecnologia, ciência e medicina  e certo que as operadoras atualizem os produtos refletindo nos preços? A aplicação de coparticipação pode contribuir para gerar acesso já que o preço de entrada menor viabiliza o produto, mas, em função da dosagem, pode se tornar um conceito injusto? A contribuição fixa também pode ajudar a viabilizar o plano de saúde ou até mesmo a mantê-lo no pós-emprego, desde que a política de benefícios seja praticada. Ou seja, em muitos casos, a dosagem é a medida e em temas complexos e delicados é fundamental alinhar o que é certo e o que é justo para evitar mal entendidos.

Show more...
6 years ago
9 minutes 23 seconds

Arquitetos da Saúde
Entrevista Leandro Fonseca

Em entrevista aos Arquitetos da Saúde, o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Leandro Fonseca, compartilha informações sobre atividades e eventos desenvolvidos pela agência reguladora com foco no setor corporativo, aborda o papel do financiador no processo da regulação e fala das iniciativas da ANS para o empoderamento do grande financiador da saúde suplementar, que são as empresas.

Show more...
6 years ago
11 minutes 37 seconds

Arquitetos da Saúde
Rol, reajuste, carência e rescisão

Temas polêmicos na área da saúde têm, por um lado, o aspecto técnico muitas vezes não compreendido. Por outro, a necessidade e o desejo. Afinal, em tudo isso, o que é certo e o que é justo? Sob esta ótica, os Arquitetos da Saúde fazem mais uma análise de temas delicados como o Rol de Procedimentos. Um marco regulatório que inclui expectativas e anseios? E o reajuste por faixa etária? O cumprimento de carências? A rescisão unilateral? São temas complexos e delicados, mas são certos? São justos?

Show more...
6 years ago
12 minutes 12 seconds

Arquitetos da Saúde
Repensando a Relação Operadora X Prestador

Nesta edição, “Repensando a Relação Operadora X Prestador” são discutidas, de forma simples e didática, questões que envolvem a cadeia produtiva do setor de saúde suplementar. Qual a dinâmica para uma melhor relação entre hospitais e operadoras, um exemplo desafiador e de pouca produção efetiva para o sistema. Como mudar? Como construir projetos de valor para quem paga a conta? É preciso ter confiança, competências específicas na gestão da assistência, introduzir políticas de saúde, coordenação do cuidado e acabar com a conjuntura de ineficiências que, no fim, acaba no colo de quem paga a conta.

Show more...
6 years ago
8 minutes 29 seconds

Arquitetos da Saúde
O papel dos hospitais

Este episódio, “O papel dos Hospitais”, traz o clamor do setor pela reestruturação da cadeia produtiva que necessariamente passa pelos hospitais. Estes, por sua vez, já repensam a estratégia em busca de uma evolução que passa pela entrega da assistência, pelo investimento em atenção primária, por um novo modelo de remuneração e também por assumir riscos. As empresas, pagadoras da conta, já perguntam quais são os melhores hospitais e baseado em quê? Cobranças já começam a ser feitas e não fazer nada é o pior cenário possível. Enfim, vivemos um momento de oportunidades e ameaças.

Show more...
6 years ago
7 minutes 39 seconds

Arquitetos da Saúde
Judicialização na saúde

Um estudo apresentado pelo Conselho Nacional de Justiça demostra que entre os anos de 2008 e 2017 as demandas em 1ª instância em saúde aumentaram em 130%. Por um lado, temos um consumidor mais empoderado, consciente dos seus direitos. Por outro lado, no entanto, existem as ações voltadas para que se dê o direito a alguma coisa que não está prevista em contrato. Neste vídeo, os Arquitetos da Saúde fazem uma reflexão sobre a importância de manter-se as regras para preservar os direitos do indivíduo e a sustentabilidade do sistema.

Show more...
6 years ago
7 minutes 23 seconds

Arquitetos da Saúde
Entrevistas e bate papos realizados pelos Arquitetos da Saúde, Adriano Londres e Luiz Feitoza