No dia 30/09/2025, o Bueno Tax, em parceria com a Systax e a Compliance, realizará um encontro online para discutir um dos temas mais relevantes do novo modelo tributário:
“Cálculo do IBS e da CBS na prática | O preço e impactos sobre as demonstrações financeiras”
Temas em destaque:
Impactos sobre o budget 2026
Tributação por fora
Método “imposto contra imposto”
Reflexos contábeis
Formação de preço
Split payment
No mais recente episódio do podcast da SEIDOR, Matheus Bueno (Bueno Tax Lawyers) participa de um debate essencial ao lado de Ana Garini, Francisco Olivares e Franklin Bruno. Eles discutem as primeiras ações práticas que as empresas devem tomar frente à Reforma Tributária: desde o mapeamento de talentos internos até a alocação de recursos e investimentos estratégicos.
A Reforma Tributária virou lei! No episódio do SEIDOR Podcast, Eduardo Cunha recebe Danilo Martins (Viatris) e Fernanda Lains (Bueno Tax Lawyers) para discutir os efeitos imediatos da nova legislação para as empresas. Com um olhar estratégico e atual, eles analisam os desafios e oportunidades trazidos pelas mudanças — especialmente na transição para os novos tributos IBS e CBS. Imperdível para quem busca clareza e segurança na adaptação às novas regras!Boa tarde, tudo bem? Estou encaminhando as descrições dos podcast e banners para aprovação.
No episódio do BM&C Talks, o especialista Matheus Bueno e José Sabino discutem os impactos da nova regulamentação do IOF para investidores, com foco nos riscos fiscais que o Brasil pode enfrentar já em 2025. Um bate-papo essencial para quem quer entender como essa norma afeta a rentabilidade e as estratégias de investimento. Assista e mantenha seu portfólio à prova de surpresas!
Confira o Webinar disponível na íntegra sobre os Impactos da Reforma Tributária no Agronegócio.
Os temas passaram por: transferência de créditos de ICMS entre estabelecimentos do mesmo titular; panorama das teses filhotes da "Tese do Século"; julgamento do "Sistema S" e ICMS-Difal, e, é claro, a tão aguardada reforma tributária.
Mas o que isso significa na prática? O que isso afeta de verdade na realidade da sua empresa? Em 2025, o que vem por aí?
Venha descobrir num bate-papo descontraído com os nossos sócios Matheus Bueno e Fernanda Lains.
Bueno Tax sempre direto ao ponto.
Nossos sócios abordaram os pontos da reforma, cuja regulamentação já foi aprovada na Câmara dos Deputados, que demandam ação imediata de sua empresa, independentemente do seu setor de mercado:
• Revisão de contratos com fornecedores;
• Revisão de contratos com clientes;
• Aprovação de orçamento para investimento em tecnologia;
• Adequação do compliance tributário.
Nossos sócios exploraram a perspectiva das teses tributárias envolvendo PIS/COFINS e os principais aspectos da transição para a CBS.
Nossos sócios exploraram as alterações da Lei nº 14.789/2023 e responderam dúvidas sobre o novo modelo de tributação das subvenções e as medidas cabíveis para afastá-lo.
É com imenso prazer que anunciamos nosso último e tradicional evento "Retrospectiva Tributária 2023 & Perspectivas para 2024". O ano de 2023 foi, sem dúvidas, bem movimentado na área tributária. O ano das Reformas. Não para menos, tivemos a aprovação da tão esperada Reforma Tributária, reforma no Preço de Transferência e diversos julgamentos que acabaram por reformar também importantes temas tributários. Mas o que isso significa na prática? O que isso afeta de verdade na realidade da sua empresa? E em 2024, o que vem por aí? Venha descobrir num bate-papo bem descontraído com os nossos sócios Matheus Bueno e Fernanda Lains, que vão explorar os principais acontecimentos tributários em 2023 e fazer suas apostas para 2024. E como tem que ser: direto ao ponto.
Em nosso último evento realizado no dia 20.09.2023, falamos a respeito das importantes mudanças pretendidas pelo governo federal na legislação do IRPJ e da CSLL.: 1. Subvenções = incidência de tributos federais sobre incentivos estaduais (MP 1185). Um tema ímpar para qualquer empresa que conte com benefícios de ICMS; 2. Fim dos Juros sobre Capital Próprio - JCP (PL 4258) = implicações do possível fim de uma das poucas formas de remuneração de acionistas por sociedades lucrativas; 3. Nova tributação de investimentos offshore por indivíduos (PL 4173): tópico fundamental para investidores individuais cuja carteira está cada vez mais globalizada; 4. Mudanças na tributação de fundos (onshore), especialmente os fechados (MP 1184): mais uma questionável tentativa de impor come cotas, além de tributar o estoque de rendimentos. Bueno Tax sempre direto ao ponto.
Em 22.06.2023 retomamos nossos eventos presenciais e recebemos clientes e colegas para comemorar o 4º aniversário do Bueno Tax Lawyers. O evento contou com a participação do economista Roberto Troster para um bate papo descontraído sobre as perspectivas da reforma tributária. Roberto Troster é doutor pela USP, foi economista chefe da FEBRABAN e do Banco Itamarati, lecionou na USP e na PUC-SP e é consultor de empresas, governos e instituições financeiras. Agradecemos a participação de todos que estiveram conosco nesse dia especial! E aguardamos vocês para as próximas edições do Tax & Wine que agora está de volta!
No evento "Coisa Julgada Tributária: Ainda Existe?", realizado no dia 22.03.23, nós tratamos sobre (i) a decisão do STF no RE 955227 e no RE 949297; (ii) cenários e riscos; (iii) coisa julgada e rescisória; (iv) modulação e insegurança jurídica; (v) efeitos sobre o passado e o futuro; e (vi) reflexos sobre provisões, operações societárias e em outras áreas. Nesse evento contamos com a presença especial do convidado Professor Rodrigo Brandão (Sócio Fundador de Rodrigo Brandão Advogados, Procurador do Município do Rio de Janeiro e Professor da UERJ).
No evento "O Futuro do ICMS nas Transferências Interestaduais", realizado no dia 10.08.22, nós tratamos sobre (i) o que foi julgado na ADC 49; (ii) como ficam os créditos de ICMS; e (iii) como as empresas devem se preparar em relação aos efeitos do julgamento. Nesse evento contamos com a presença especial do convidado: Argos Campos Ribeiro Simões (Juiz Presidente do Tribunal de Impostos e Taxas e Mestre e Doutor em Direito pela PUC-SP).
No evento "Impactos do julgamento da norma geral antielisão pelo STF na ADIN 2446", realizado no dia 18.05.22, nós tratamos sobre a instituição e tentativas de regulamentação do parágrafo único do artigo 116 do CTN, bem como sobre o entendimento aplicado no CARF até o julgamento do caso pelo STF. Nesse evento contamos com os convidados: Caio Quintella (ex-vice-presidente da 1ª Seção de julgamento do CARF e ex-conselheiro da CSRF); e Fabrício Sarmanho (Procurador da Fazenda Nacional em atuação no CARF).
No evento "ADIN 4980 e a Representação Fiscal para Fins Penais: O que mudou?", realizado no dia 16.03.22, nós tratamos sobre o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4980 que tratava sobra a possibilidade da Receita Federal encaminhar ao Ministério Público a Representação Fiscal para Fins Penais antes de decisão final no procedimento administrativo fiscal. Nesse contexto, analisamos a importância desses institutos para os contribuintes e como a Fazenda Nacional vem agindo para ter mais relevância na busca da recuperação de créditos tributários, especialmente com a edição da Portaria PGFN 12.072/2021.
No evento "Reforma do Imposto de Renda aprovada pela Câmara: e agora?" realizado no dia 20.10.21, nós discutimos o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados, com destaque para: (i) tributação de dividendos; (ii) tributação de lucros de controladas estrangeiras de pessoas físicas; (iii) tributação de fundos; e (iv) impactos na tributação internacional.
No evento "LGPD - Implementação e Impactos Tributários" realizado no dia 09.06.21, nós discutimos sobre a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), abordando especialmente o seu objetivo, conceitos, as principais figuras trazidas pela lei e os impactos tributários decorrentes de sua implementação.
No evento "Reforma do Imposto de Renda: pontos de atenção e cautela" realizado no dia 11.08.21, nós discutimos as principais alterações na legislação do imposto de renda propostas no Projeto Lei n. 2337/2021, dividindo o evento em três blocos: (i) pessoas físicas e wealth planning; (ii) pessoas jurídicas e dividendos; e (iii) investimentos e internacional.