Doutor em Ciências Sociais e professor da Universidade de Vila Velha (UVV), Pablo Ornelas Rosa vem aprofundando seus estudos e publicações em torno da internet e seus impactos em nossa sociedade. Na Entrevista do Século, ele aponta o papel das grandes corporações e sua relação com a profusão dos discursos de ódio.
Pablo ainda explica conceitos como redpill, incel, MGTOW e blackpill, aponta a influência do mundo gamer na profusão desses discursos e pontua que novas gerações podem ser mais misóginas que as anteriores.
O programa Política ES recebe Ueber José de Oliveira, doutor em Ciência Política e professor do departamento de História da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele comenta sobre o julgamento de Jair Bolsonaro e seus aliados acusados por tentativa de Golpe de Estado e avalia o cenário político nacional.Uber também analisa os impactos deste panorama para a política capixaba, destacando a corrida eleitoral para 2026 e os políticos que vem se movimentando para tentar ocupar os postos mais importantes em disputa.
Recém-lançado, o filme "Onde está Zumbi?", conta a história do início do movimento Hip Hop no Espírito Santo a partir do primeiro disco de rap do Estado, "Tributo a Zumbi", uma coletânea lançada em 1996.Na Entrevista do Século, Luiz Eduardo Neves, jornalista e diretor do filme, e L Braun, DJ, beatmaker e produtor musical, um dos personagens centrais da obra, comentam sobre as curiosidades, as dificuldades e a politização envolvidas nesse disco histórico da música capixaba.
Um ato na semana passada mobilizou centenas de servidores públicos estaduais, culminando em frente ao Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo. A ação faz parte da campanha salarial e pela estruturação de carreiras do Sindicato dos Servidores Públicos do Espírito Santo (Sindipúblicos).A presidente do sindicato, Renata Setúbal, explica quais as reivindicações, o tamanho das perdas salariais nas últimas décadas e os impactos disso, como a evasão e a piora de condição de vida dos trabalhadores. Renata conta sobre o andamento da campanha, as estratégias para conversar com trabalhadores e com a sociedade civil e as respostas do governo sobre as questões propostas.
Fotógrafo e cicloviajante, Helson Moura percorreu praticamente todo o contorno das divisas do estado do Espírito Santo.
A expedição serviu de preparativo para outra viagem, em que percorreu sete países entre Europa e Ásia. Mas a aventura em território capixaba virou até um livro, "Pedala e confia", lançado pela Editora Cousa, que traz um diário de bordo de seu percurso, com texto, fotos, orçamento e boas histórias.
No programa Raiz Capixaba, Helson fala de seu trajeto, dos lugares visitados, de desafios que quase o fizeram desistir e da solidariedade e apoio encontrados pelo caminho.
A Entrevista do Século recebe Renato Sophia e Daniela Rosa, respectivamente diretor Institucional e diretora Administrativa e Financeira do Vitória Down. Renato fala sobre sua trajetória pessoal e profissional e de sua formação como autodefensor nacional de pessoas com Síndrome de Down, que o levou a discursar em conferência realizada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York (EUA).
Ele e Daniela também falam sobre os desafios da inclusão e combate ao capacitismo, das atividades realizadas pela entidade para desenvolvimento de habilidades e orientação a familiares, e da Caminhada pela Inclusão, que acontece no próximo domingo (24), a partir das 8h30 na Praia de Camburi, em Vitória, com concentração em frente ao Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).
A arqueologia é uma ciências que estuda as sociedades a partir da análise dos vestígios materiais do passado. No Estado do Espírito Santo existem hoje mais de 600 sítios arqueológicos. Como eles contribuem para entender nossa história?
A Entrevista do Século recebe o arqueólogo e professor Henrique Valadares para ajudar a compreender a questão. Ele fala sobre os registros mais antigos no território capixaba, sobre profissão e suas técnicas, do impacto dos licenciamentos ambientais e do 5º Encontro Capixaba de Arqueologia (Enca), que acontece nos dias 20 e 21 de agosto no Museu Capixaba do Negro (Mucane), em Vitória.
Vereador de Porto Alegre (RS) e dirigente nacional do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Roberto Robaina, esteve em Vitória para o lançamento de seu novo livro: A ascensão da extrema direita e o freio de emergência.
No programa Política ES, Robaina fala dos motivos da escrita da obra, após a segunda eleição de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos; da força política que Jair Bolsonaro (PL) continua mantendo; da importância da atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF); do papel do PT na gestão do Estado; e da importância de ter uma esquerda anticapitalista.
Doutor em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Amarildo Mendes Lemos estudou a relação entre o empresariado industrial, a coalizão desenvolvimentista nos governos petistas entre 2003 e 2016 no Brasil.
No programa Política ES, Amarildo analisa a aproximação de uma fração do empresariado com o Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2022; as contradições geradas para governos e setor produtivo; o pragmatismo petista e pressão empresarial em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Cariacica é um reduto importante do congo, expressão tradicional da cultura capixaba. O programa Raiz Capixaba recebe Mestre Ezequiel, da Banda de Congo Mestre dos Mestres Prudêncio Regaste Cultural, e Vinícius Caloti Aguiar, professor e pesquisador de cultura popular
Na conversa, Mestre Ezequiel conta sobre sua trajetória desde criança no congo e da atuação de seu pai, Mestre Prudêncio. Junto com Vinícius, ele fala também sobre as tradições do congo da região, o personagem João Bananeira e o tradicional Carnaval de Congo de Roda D'água, que acontece no município.
Liderança da ocupação Vila Esperança, em Vila Velha, e do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM), Adriana Paranhos, a Baiana, é a convidada da Entrevista do Século. Ela fala sobre a organização dos moradores da ocupação, os interesses envolvidos que ameaçam as famílias de despejo e dos diálogos ou falta de escuta dos órgãos públicos a nível municipal, estadual e federal.
Uma história que começa na década de 1950 e continua até os dias de hoje. O livro "A luta pelo cinema: Memórias do cineclubismo no Espírito Santo", escrito por Lucas Schuina, jornalista e integrante do Cineclube Jece Valadão, relata alguns momentos do movimento cultural e social construído em torno do audiovisual, que tem o território capixaba como um dos locais mais férteis do Brasil em suas práticas.Fruto de pesquisas da Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa) e de sua dissertação de mestrado, a obra está disponível em e-book e será lançado em formato impresso em agosto. Na entrevista, Lucas Schuina explica o que são os cineclubes, suas formas de organização e quais as críticas que eles trazem ao cinema tradicional, além de abordar a história do movimento cineclubista capixaba desde a ditadura militar até os tempos atuais.
Na Entrevista do Século, Leomar Lirio, militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), fala um pouco da história das lutas camponesas no Brasil e dos desafios colocados para os camponeses nos dias atuais. Ele comenta sobre a atuação do movimento na produção de alimentos com foco na agroecologia e na soberania alimentar, além de atividades formativas da organização política em torno de um projeto de país.
Doutor em História, Leonardo Nascimento Bourguignon é autor do livro "Piúma: mais de 2 mil anos de história", publicado pela Editora Cousa. Com uma escrita leve, ele passa por momentos históricos e personagens que marcam a construção do município até os dias de hoje.
No programa Raiz Capixaba ele fala sobre os povos originários, a chegada dos jesuítas na região, os ônus e bônus da modernização, as belezas naturais, e patrimônios históricos como o artesanato de conchas e o famoso carnaval do município.
Economista e líder comunitário no bairro Maria Ortiz, Raniery Ferreira (PT) assumiu uma cadeira de vereador na Câmara de Vitória. Sua presença no legislativo municipal será, porém, provisória: ele é suplente de Karla Coser (PT), vereadora mais votada nas últimas eleições, que entrou em licença maternidade.
Na entrevista, o petista fala um pouco sobre sua trajetória, dos acordos feitos com Karla para a substituição por seis meses, e das principais pautas de seu mandato "test drive", como definiu. Raniery também respondeu sobre suas relações com o deputado estadual Denninho (União), sua posição em relação ao prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), e os planos para o futuro na política.
A convidada da Entrevista do Século é a assistente social Monique Cordeiro, integrante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e coordenadora da Universidade Aberta da Pessoa Idosa (Unapi).Na conversa, ela fala sobre etarismo, saúde física e mental das pessoas idosas, acolhimento em espaços institucionais e políticas públicas que são necessárias para essa população. Monique ainda conta sobre como funciona a Unapi, experiência com quase 30 anos de existência que acontece na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a epidemologista Ethel Maciel tornou-se uma referência para muitos durante a pandemia de Covid-19. Representante de um grupo de trabalho da Organização Mundial de Saúde (OMS), ela comenta a apreensão no órgão internacional a partir do retorno de Donald Trump à presidência do Estados Unidos e os riscos para a saúde planetária diante disso.
Ex-Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente no Ministério da Saúde, no início do terceiro mandato de Lula (PT), ela comenta como encontrou o sistema vacinal brasileiro pós-governo de Jair Bolsonaro (PL) e as medidas que foram tomadas para tentar combater o negacionismo e a desinformação. Também analisa novos desafios colocados e o lugar do Brasil na geopolítica internacional da saúde.
Ethel ainda relembra a sua não indicação para a reitoria da Ufes, mesmo tendo vencido as duas consultas internas na universidade, e fala sobre sua visão sobre futuras candidaturas na universidade ou nas eleições para o legislativo.
Jornalista e pós-graduado em História do Brasil, Namy Chequer é o convidado do Política ES. Na conversa, ele fala sobre os ciclos da política no Espírito Santo, apontando continuidades, transições e rupturas.Ele fala de características dos políticos capixabas que considera que se consolidam ao longo da história e analisa o atual ciclo iniciado em 2003, tendo desde então apenas dois governadores: Renato Casagrande (PSB) e Paulo Hartung (hoje no PSD).
* Siga já nosso canal para acompanhar as novidades.
** Para notícias diárias sobre o Espírito Santo, acesse www.seculodiario.com.br.
Reunindo 14 artigos que analisam experiências de luta diversas, o livro "Consequências dos movimentos sociais nas políticas públicas: diversidade teórica e de casos", publicado pela Edufes, será lançado na próxima quinta-feira (26), às 18h, no Centro Cultural Triplex Vermelho, no Centro de Vitória.Para falar sobre o tema, a Entrevista do Século recebeu uma das co-organizadoras do livro, Euzeneia Carlos, professora de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A docente e pesquisadora comenta como movimentos sociais podem contribuir para a expansão da democracia e redução das desigualdades, contribuir para organizar agenda política e propor formas de resolver problemas de interesse público.
O documentário "Fubica, o Filme" conta a história de um mini trio elétrico que é marca do carnaval e festejos da vila de Regência Augusta, na foz do Rio Doce, em Linhares. Para falar desse verdadeiro patrimônio da região, o programa Raiz Capixaba conversa com o diretor da obra, Daniel Bittencourt sobre o filmes, a histórias e os causos relacionados com a Fubica.O longa-metragem será lançado na sexta-feira, 20 de junho, às 19h, no Cine Ritz Conceição, em Linhares, com direito a show com Weverson Pessoti e do Trio Fubica após a exibição do documentário.