Em clima de festa e muita emoção, a comunidade da Uerj celebrou a entrega do título de Doutor Honoris Causa a Gilberto Gil, um dos maiores símbolos da cultura brasileira. Para ele, mais uma vez, o tempo foi rei. A honraria é a maior conferida pela instituição e é atribuída a importantes personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham se destacado pela contribuição à cultura, à educação ou à humanidade. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (18/6), no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã da Uerj.
Confira a matéria completa no nosso site: www.cte.uerj.br/radiouerj
O campus Maracanã da Uerj está arrecadando doações para as vítimas das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. O ponto de coleta fica no hall dos elevadores do Pavilhão João Lyra, Filho, ao lado da EdUerj.
Estão sendo recolhidos:
Água
Roupas de cama e banho, como cobertores e toalhas
Alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, leite em pó e outros da cesta básica.
Ração para animais
Produtos de limpeza (sem composição inflamável)
Materiais de higiene, como sabonete, pasta e escova de dentes, fraldas.
Em uma tarde de celebração, a Uerj concedeu ao professor Pedro Pinchas Geiger o título de Doutor Honoris Causa. A honraria é a maior premiação concedida pela universidade e homenageia a vida e obra do geógrafo carioca, pioneiro em descrever os processos de urbanização e industrialização do Brasil. O evento foi realizado na Capela Ecumênica, campus Maracanã da Uerj, e contou com a participação da reitora da instituição, Gulnar Azevedo e Silva, Marcio Pochmann presidente do IBGE, onde Geiger trabalhou por 42 anos, e de outras autoridades e convidados.
Em sua carreira, Geiger buscou interpretar e analisar a transformação do país. Sua história se confunde com a do IBGE, instituto em que trabalhou entre as décadas de 1940 e 80, onde propôs uma nova divisão regional do Brasil na década de 1960, no livro “Redes Sociais do Urbano Brasileiro”. Em sua abordagem, Geiger dividiu o país em três regiões, Amazônia, Nordeste e Centro-Sul, e sua leitura permitiu uma maior compreensão das desigualdades e das relações sociais e políticas desses espaços geográficos.
Um auditório lotado para debater e inspirar novos cientistas em todo mundo. Assim foi o Diálogo Nobel Brasil 2024, evento organizado pela Academia Brasileira de Ciências em conjunto com o Nobel Prize Outreach, no dia 15 de abril.
O Teatro Odylo Costa, filho, da Uerj, foi o palco que recebeu três ilustres convidados: Serge Haroche, vencedor do Nobel de Física, em 2012; May-Britt Moser, ganhadora do Nobel de Medicina, em 2014 e David MacMillan, eleito Nobel de Química, em 2021. O evento, em inglês, contou com tradução simultânea.
Em uma cerimônia repleta de diversidade e discursos emocionados, Keila Simpson recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na Capela Ecumênica no campus Maracanã, no dia 18 de abril. Keila é travesti, ativista dos direitos LGBTQIAPN+ e presidente fundadora da Associação Nacional de Travestis e Transexuais. Com esta concessão, ela se torna a 16ª pessoa trans no Brasil com doutorado, segundo dados da Antra.
A Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) realizou a 3ª Semana da Qualidade de Vida no Trabalho. A edição deste ano ocorreu entre os dias 1º e 5 de abril, e contemplou, além do campus Maracanã e do Instituto de Aplicação da Uerj, o Hospital Universitário Pedro Ernesto e a Policlínica Piquet Carneiro. As atividades ofertadas aos servidores e público em geral incluíram oficinas de auriculoterapia, meditação, ginástica laboral, entre outras, que também alcançaram os outros campi pelo atendimento híbrido.
O incentivo ao ensino, pesquisa e extensão universitária está diretamente ligado ao investimento em inovação e ao estabelecimento de parcerias estratégicas nacionais e internacionais. Estes pontos foram norteadores do “Simpósio de Cooperação Internacional, Inovação e Propriedade Intelectual” que aconteceu no dia 17 de abril, na Capela Ecumênica, no campus Maracanã da Uerj.
A cerimônia contou com a presença dos representantes das pró-reitorias e diretores de centros setoriais, personalidades da esfera federal e estadual, das forças armadas e especialistas de fora do país. Além disso, o simpósio foi palco do lançamento da Cartilha de Propriedade Intelectual e de Direitos da Personalidade.
Em entrevista à Rádio Uerj, Bianca Gama idealizadora do Uerj Summit e professora de Inovação e Empreendedorismo do Instituto de Matemática e Estatística da universidade, explica o que é o Simpósio Internacional de Digitalização e Inovação.
O que você pensaria caso visse uma enorme mancha branca num dos maiores cartões postais do Rio de Janeiro?
Em janeiro de 2023, um grupo de montanhistas notou um líquido escorrendo pelo morro do Pão de Açúcar, o que gerou estranheza em quem viu a cena, tenha sido presencialmente ou pelas redes sociais. Questionada sobre o que se tratava aquilo, a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa que administra o monumento, informou que se tratava de um resíduo natural, proveniente de uma obra para a construção de 4 tirolesas que ligarão o Pão de Açúcar ao Morro da Urca.
Os vice-diretores das unidades acadêmicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro tomaram posse na última segunda-feira, dia 1º de abril, em cerimônia realizada na Capela Ecumênica, localizada no Campus Maracanã. Os profissionais foram eleitos para os cargos nas eleições gerais da instituição, em novembro de 2023, que definiram as novas chefias de cada uma das faculdades e institutos. E agora, assumem oficialmente as posições para um mandato de quatro anos junto aos diretores.
“Magistério feminino no Direito Uerj: presenças e ausências” esse é o título do livro lançado na manhã do dia 27 de março, na sala professora Carolina Ferri, no Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito (Ceped), no bloco A no campus Maracanã. A obra foi conduzida por Kayê A’nu Ozorio, pessoa trans não binária, doutorande de Teoria e Filosofia do Direito da Uerj, que organizou um extenso estudo, entre os anos de 2021 e 2023, sobre a trajetória das docentes mulheres da Faculdade de Direito da instituição.
É impossível pensar comunicação no Brasil sem referenciar Muniz Sodré, um dos maiores pesquisadores na área das ciências aplicadas na América Latina e professor emérito da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
No dia 21 de março, o intelectual foi recebido na Uerj, com o Teatro Noel Rosa lotado, para ministrar uma aula magna sobre “Cultura Digital”, considerando a hipótese que “Nenhuma cultura tradicional resiste à sua digitalização, e se ela não for forte o suficiente, deve morrer”. O evento aconteceu no campus Maracanã, e foi organizado pela Faculdade de Comunicação Social, junto ao Laboratório de Comunicação Integrada, marcando o início do semestre letivo.
Ter uma alimentação saudável durante a vida, fazendo as melhores escolhas dentro das possibilidades existentes e viáveis. Talvez isso seja mais real do que se imagina. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro recebe a 1ª Conferência Internacional sobre Saúde e Nutrição Sustentável durante o Ciclo de Vida. O evento conta com a presença de pesquisadores, estudantes e profissionais de nutrição e outras áreas da saúde, do Brasil e do mundo, e tem o objetivo de propor alternativas para o alcance desse objetivo.
Em seus três dias de realização, de 19 a 21 de março, a conferência apresenta estudos recentes sobre como a alimentação influencia na vida pregressa, desde a concepção até a fase adulta, e demonstra que com mais informação e educação podemos mudar hábitos e prevenir uma série de problemas de saúde.
A Uerj foi palco da retomada dos trabalhos para a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a CNCTI, o mais importante evento voltado ao debate de políticas públicas para o setor, que acontece em junho, em Brasília.
Após uma pausa de 14 anos, a quinta edição, em fase de preparação, discutiu as necessidades da área, com destaque para a participação feminina. Nos dias 15 e 16, a programação ficou por conta da conferência “Mais Meninas e Mulheres na Ciência: por uma agenda de equidade e interseccionalidade”. Os encontros contaram com mesas e grupos de trabalho sobre a inclusão de gênero no campo científico.
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj
Celebrando o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Uerj realizou um evento para debater a equidade étnico-racial e de gênero no ambiente universitário. A conferência contou com docentes da Uerj, ativistas das questões de raça e gênero, artistas, além da reitora Gulnar Azevedo e Silva, e autoridades femininas, como pró-reitoras e diretoras de departamentos da universidade. Agora ficou mais fácil ouvir a Rádio Uerj no seu celular! Baixe o app: radiouerj.com/app
Os novos diretores das unidades acadêmicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tomaram posse na última sexta-feira, dia 1º de março. A cerimônia aconteceu no Teatro Odylo Costa, filho, localizado no Campus Maracanã da Uerj. Os profissionais foram eleitos com maioria de votos pela comunidade acadêmica de cada uma de suas faculdades e institutos, nas eleições gerais da instituição, que ocorreram em novembro de 2023. E, ao lado dos vice-diretores, serão responsáveis por um mandato de quatro anos.
A dengue, uma velha inimiga do Rio de Janeiro voltou com força total neste ano de 2024. Dados oficiais da Secretaria de Saúde do Estado revelam que vivemos o pior ano da doença. Esse ano já há registro de dez mortes e mais de 82 mil casos prováveis da doença. Em 2023, o estado registrou 51 mil casos com 36 óbitos confirmados.
A tendência é que o cenário piore. A previsão é de uma pesquisa desenvolvida pelo professor, Antonio Carlos da Silva Oscar Júnior, do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com o professor Francisco de Assis Mendonça, da Universidade Federal do Paraná e docente visitante da Uerj.
Na manhã do dia 27 de fevereiro, o campus da Uerj em Cabo Frio iniciou suas atividades com a aula magna “O Valor da Ciência e o Ensino Médico”, ministrada pela Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Margareth Dalcolmo, abrindo o primeiro semestre letivo do curso de Medicina na Região dos Lagos. Além disso, houve a entrega das outorgas referentes ao Programa de Apoio à Recuperação e Modernização da Infraestrutura de Hospitais Universitários Sediados no Estado do Rio de Janeiro, concedido pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Em cerimônia realizada na Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Centro do Rio, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro celebrou, na tarde do dia 19 de fevereiro, o repasse de verbas para setenta projetos científicos do Programa de Apoio à Jovem Cientista Mulher com vínculo em Instituições de Ciência e Tecnologia do Estado. No total, o edital disponibilizou R$ 13 milhões em recursos, um dos maiores investimentos destinados exclusivamente ao público feminino.
Você sabe o que são águas de reuso? São águas captadas poluídas e tratadas dentro das Estações de Tratamento de Esgoto, que podem ser utilizadas para inúmeras finalidades não-potáveis, como na irrigação industrial e na limpeza. Mesmo não sendo muito comum falar desse tipo de água, pelo menos no cotidiano, seu uso é bastante pensado quando o assunto é a economia dos recursos hídricos.
Atualmente, segundo a companhia Águas do Rio, estão em operação 16 Estações de Tratamento de Esgoto, que têm a capacidade de gerar cerca de 9,7 mil litros por segundo de água de reuso. Com a expansão do sistema de esgotamento sanitário com novas estações, prevista para ser concluída até o ano de 2056, a empresa planeja atingir um valor aproximado de 20 mil litros tratados por segundo.