O público 60+ já é mais de 17% da população em alguns lugares do país, deve dobrar até 2050e chegar a 40% até 2070. Cada vez mais saudáveis e dispostos, são um público exigente e que sabe de seus desejos e necessidades. E devem ser um dos focos mais importantes para o mercado imobiliário da nova década.
“O envelhecimento populacional é a maior mudança demográfica do século. Quem não seadaptar, ficará para trás.” A frase é de Daline Hällbom, 17 anos de mercado imobiliário, CEO da Söderhem, empresa que acaba de chegar ao Brasil com a proposta de unir o jeito escandinavo de construir com o calor humano brasileiro.
O mercado imobiliário adora falar em luxo, mas pouco discute o que ele realmente significa hoje. O novo luxo não está no mármore importado ou na assinatura de um arquiteto famoso — está na experiência, na personalização e na inteligência do espaço. Incorporar tendências sem entender o comportamento das pessoas é apenas seguir moda.
O desafio dos incorporadores agora é outro: antecipar o desejo antes que ele se torne padrão. E foi assim com esta linha de pensamento que conversamos com Guilherme Gregori, CEO da Paes&Gregori.
Arquitetura e incorporação precisam voltar a conversar, mas sob uma nova linguagem — aquela que entende o luxo como propósito, não como preço. Porque a pergunta não é apenas “para onde o mercado está indo”, mas “quem está, de fato, conduzindo o caminho?”.
Vinho e Mercado Imobiliário — Tudo começa na terra. Uma aula de empreendedorismo e liderança com Susana Balbo.
O mercado imobiliário e o mundo dos vinhos têm muito mais em comum do que parece?
Neste episódio especial, gravado no espaço do Grupo Estrutura dentro da ExpoGestão, evento que acontece anualmente em Joinville, Gustavo Zanotto e Tiago Antunes (diretor de incorporação do Grupo Estrutura) cruzaram fronteiras (e setores) para trazer uma conversa inspiradora com Susana Balbo, a primeira enóloga da Argentina, fundadora da premiada Susana Balbo Wines e uma das mulheres mais influentes no empreendedorismo da América Latina.
Susana nos mostra que tudo começa na terra — para cultivar uvas de excelência ou para desenvolver empreendimentos imobiliários que se conectam com propósito, identidade e legado. Falamos de terroir, marca, posicionamento, experiência do cliente e a visão de longo prazo que conecta grandes líderes.
Prepare-se para uma verdadeira aula sobre como empreender com coragem, liderar com sensibilidade e transformar um território em marca de valor global.
Da vinha ao tijolo. Do campo ao cliente.
Este episódio vai te fazer olhar para o solo sob os seus pés de um jeito completamente diferente.
Dá o play e vem com a gente!
#PropTalks #SusanaBalbo #VinhoEInovação #MercadoImobiliário
Mercados globais se conectam e o assunto imobiliário sempre estará na pauta do dia.
Essa é a premissa do nosso episódio mais recente — e talvez um dos mais relevantes do ano.
Recebemos Gustavo Favaron, CEO Global do GRI Club, para uma conversa profunda e instigante sobre os movimentos do Real Estate no Brasil e no mundo. E junto de Marconi Bartholli CEO do Grupo Estrutura, refletimos sobre o momento atual e os caminhos que estão sendo traçados para o futuro dos investimentos imobiliários, das dinâmicas de mercado e da governança entre players nacionais e internacionais.
Com os mercados cada vez mais integrados, entender os sinais globais deixou de ser luxo — é uma necessidade estratégica. E quem está à frente de decisões e conexões como Favaron traz uma visão privilegiada para quem quer antecipar tendências e agir com inteligência.
Está no ar um episódio que é convite à escuta atenta, à provocação e à ação. Se você trabalha com incorporação, investimentos, urbanismo ou simplesmente quer entender para onde está indo o jogo imobiliário, este papo é pra você.
Gravado no Espaço Grupo Estrutura, dentro da ExpoGestão em Joinville, uma conversa muito interessante sobre o mundo da hotelaria.
Neste episódio, Nubio Gadelha e Ricardo Sanson descomplicam o universo da hotelaria e do empreendedorismo hoteleiro com uma conversa leve, prática e cheia de insights.
Se você é gestor, investidor ou simplesmente apaixonado por hospitalidade, aqui é o seu ponto de partida para entender como funciona — de verdade — a engrenagem de um hotel.
Sem jargões, sem enrolação. Só o que realmente importa para quem quer entrar ou evoluir nesse mercado.
Investir em imóveis pode ser uma excelente forma de construir patrimônio e gerar renda. Existem diversas estratégias, desde a compra para aluguel até a especulação imobiliária.
E neste episódio gravado na Expo Gestão, no espaço Grupo Estrutura, Gustavo Zanotto (PROPTALKS) e Marconi Bartholi (CEO - Grupo Estrutura) conversam com Pedro Camara, fundador da Escola de Imóveis sobre investimento, como escolher bem seu imóvel para renda e como ter um empreendimento de sucesso para locações short-stay.
O arquiteto moderno não é mais o bastidor técnico do processo. Ele é o autor de uma experiência, o roteirista de uma vida que vai ser vivida — e exibida.
É isso que os grandes arquitetos estão fazendo hoje: projetando espaços que falam antes de qualquer palavra.
Um bom arquiteto não desenha apenas paredes.
Ele constrói desejo. E onde não há narrativa, resta apenas metragem bem distribuída.
Hoje, a estética não é mais um diferencial. É o próprio produto.Não se trata apenas de fachada bonita ou lobby espelhado. Estamos falando de uma mudança cultural profunda: o comprador contemporâneo está cada vez mais guiado por valores intangíveis — e o design, quando bem feito, comunica valor antes mesmo da tabela de preço.
Você já reparou como, hoje em dia, as pessoas não apenas moram em suas casas e apartamentos, mas os utilizam como cenários para suas vidas digitais?
O lar deixou de ser apenas um espaço de conforto para se tornar um palco onde cada canto pode ser compartilhado, curtido e comentado.
A estética do ambiente ganhou um novo valor: o de moeda social. E é sobre esse tema que que comento aqui neste novo episódio do PROPTALKS.
Se você acha que um edifício de escritórios é só um monte de portas, mesas e cadeiras, prepare‑se para repensar tudo o que você sabe sobre workplace.
Imagine chegar ao escritório e, em vez de passar por uma recepção genérica, ser recebido por um concierge, com lobby decorado como um lounge de hotel cinco estrelas. Imagine agendar sua sala de reunião pelo app, tomar um café especial preparado na hora, deixar o carro na valet, levar o pet para o day care e, quem sabe, até experimentar uma aula de yoga no rooftop — tudo isso sem sair do prédio.
Parece sonho? Essa é a nova realidade de empreendimentos comerciais que estão indo muito além dos metros quadrados.
O mercado imobiliário brasileiro precisa o quanto antes de uma renovaçào em sua maneira de atuar e entregar imóveis, precisa de uma transformação significativa.
Com o aumento dos preços de aluguel e a mudança nas preferências dos consumidores, modelos de moradia como Coliving e Flex Living estão ganhando destaque.
CX não é moda. É o que vai separar as empresas que vão liderar daquelas que só vão sobreviver.
E no mercado imobiliário, onde confiança é tudo, experiência é o que transforma uma venda em relacionamento — e um relacionamento em reputação.
O sentido do morar ganha novos contornos e relevância jamais tida anteriormente. Saimos do pensamento de apenas ter um "teto para chamar de seu" para algo maior e que considere todas as necessidades e desejos de quem vive um imóvel sendo respondidos em tempo real, sem grandes deslocamentos, em um lugar único, provavelmente com um apertar de botão. Entramos na era do Living as a Service.
O que define o luxo? Uma marca? Um material nobre? Ou uma história que não se repete?
Neste episódio do PROPTALKS, mergulhamos em um território onde o mercado imobiliário encontra a sofisticação em seu estado mais puro.
Vamos discutir o conceito de luxo para além dos clichês — analisando sua origem, evolução e como ele começa a ganhar protagonismo em projetos que não vendem apenas metragem, mas estilo de vida, escassez e legado.
Se você acha que vender imóveis caros é vender luxo… talvez seja hora de repensar.
O wellness real estate é uma tendência do mercado imobiliário que prioriza o bem-estar das pessoas. É uma forma de incentivar hábitos de vida saudáveis e está em crescente expansão. Os números impressionam, segundo o Relatório do Global Wellness Institute estima-se o crescimento de 57% até 2027, quando o faturamento deve chegar a R$ 41,7 trilhões.
Saúde agora é um desafio também do mercado imobiliário. Como você tem acompanhado esse tema?
Existe uma incorporadora que conseguiu atingir um nível inimaginável para muitos: ela é objeto de desejo para corretores que preferem vender seus empreendimentos, para os clientes que querem morar nos seus empreendimentos e para os vizinhos que querem ter seus empreendimentos valorizando o bairro.
Além disso, eles fazem o maior evento imobiliário de vendas do país que já movimentou mais de 300 milhoes em vendas em um só dia e faz com que clientes queiram amanhecer na fila para participar.
Preciso te contar que essa é uma parte só da nossa conversa com Felipe Melnick, diretor comercial da Melnick, maior incorporadora do Sul e uma das principais do Brasil.
Pegue seu café e dá o play!
Nesta conversa analisamos a evolução dos modais de transporte e seu impacto nas cidades, mostrando como cada um moldou o consumo de imóveis ao longo do tempo. Com dados atualizados e exemplos reais, discutimos como os veículos elétricos influenciam a valorização de empreendimentos, a infraestrutura urbana e a percepção dos consumidores.
Imagine o seu negócio imobiliário ser atemporal e sempre estar na vanguarda das novidades. Isso seria ótimo, não é?
Bom, é isso que os cases analisados de hoje fazem e JOTA Baptista nos trouxe uma visão bacana de como eles fazem isso e quais insights podemos tirar desses negócios.
Pegue o seu cafézinho e dê o play no episódio de hoje.
Casos analisados:
Incorporadora: AG7
Imobiliária: Refúgios Urbanos
Corretor: Zé Neto
Cases de IA: Murilo Arjona e Many Imóveis
Não deixe de seguir nas redes sociais @proptalks @ojotabaptista
O mercado imobiliário tem evoluído consideravelmente, e empreendimentos que integram lazer e entretenimento ao seu conceito têm se destacado por oferecer uma experiência de vida mais completa e atrativa para os moradores e investidores.
Empreendimentos que integram experiências, lazer e storytelling atraem compradores, aumentam seu valor e transformam localidades em destinos desejados.
Hoje é dia de programa do JOTA trazendo análises sobre casos reais de inovação (nem sempre tecnológicas).
Neste episódio, JOTA falou sobre construção de marca no mercado imobiliário e trouxe uma análise aprofundada sobre "branded buildings", os empreendimentos assinados por marcas de fora.
Para fechar, foi apresentado duas aplicações de IA para o dia a dia.
Empresas citadas no episódio:
- Incorporadora HStation, de João Pessoa PB
- Quadra Engenharia, de Belém PA