- Sabes o que são CRAS?
Uma das valências mais relevantes da Quercus Associação Nacional Conservação da Natureza (ANCN).
Nesta entrevista, tens oportunidade de ouvir uma visita guiada pela Carolina Nunes, ao Centro de Recuperação de animais Selvagens de Santo André, (CRASSA). Na qual podemos conhecer, ainda, a realidade do Centro e um pouco da Carolina Nunes que é, desde 2024, coordenadora dos CRAS da Quercus ANCN. Bióloga, estudou Ciência e Tecnologia Animal, com Mestrado em Biologia da Conservação.
Entrevista com o Pedro e o Gustavo, as pessoas que criaram um novo canteiro, cozinha vegana de pratos portugueses . Uma experiência nova e inesquecível um espaço que tem que conhecer onde o ativismo se faz reduzindo o consumo de água e a pegada carbónica através das escolhas alimentares ., em setembro vamos ter dia 13 de setembro uma workshop de cozinha para aprender alguns truques desta chefe magnífica Venham daí nesta próxima hora,
“Quercus VOZ Activa” - T2EP5 – Pedro Flores da Quercus ANCN, Entrevista com Rita Martins, Coordenadora do projeto ‘Educar para Cuidar’, da Associação Quercus –Associação Nacional de Conservação da Natureza, vamos falar sobre o projeto intitulado ‘Educar para Cuidar’, no Bairro dos Navegadores, em Porto Salvo, Concelho de Oeiras. -, em parceria com a C.M.Oeiras. ‘Educar para Cuidar’ conta com atividades de cariz ambiental, atividades de limpeza dos espaços do bairro e da margem da ribeiralocal, ações de sensibilização junto de crianças e jovens, plantações de espécies vegetais autóctones. Já foram dinamizadas 48 atividades, envolvendo cerca de 300 participantes da comunidade.
O programa Quercus Voz Ativa aborda a polémica exploração de lítio em
Boticas, região classificada pela FAO como Património Agrícola Mundial devido
às suas práticas sustentáveis e biodiversidade. Com o realizador Paulo Carneiro,
discute-se o impacto ambiental e social da mineração, a resistência das
comunidades locais e a falta de transparência do Estado. O filme "A Savana e a
Montanha" retrata o medo e a luta dos habitantes para preservar seu modo de
vida tradicional. A Quercus alerta para a urgência de proteger este património
único, questionando as prioridades políticas face à crise climática.
Na nova peça de teatro de Jessica Athayde, com Pedro Vasconcelos, Joana Pais de Brito, Vasco Pereira Coutinho e Hugo Mestre Amaro.
Entrevista com Paula Nunes da Silva engenheira florestal responsável pelo projeto
“Criar Bosques “ onde falamos das questões do uso do solo em Portugal, flexibilização
de Lei dos Solos e resposta para proteção e crescimento de ares florestais em Portugal.
Este é mais um programa em que mostramos os projetos Quercus e como pode
participar neles. Venham dai nesta próxima hora
Crónica sobre a peça "Sonho de Uma Noite de Verão"
Quercus VOZ Activa” - T2EP2 – Pedro Flores da Quercus ANCN, entrevistou Paulo Pimenta de Castro especialista em floresta portuguesa. Falámos essencialmente sobre o PARADOXO, das politicas de ordenamento do território, em que todos nós pagamos para que várias industrias Extrativa de Recursos Naturais, destruam o nosso património arbóreo, hídrico e bio diverso.
Também abordámos temas sobre o que nos espera no ano 2025 em termos de politicas ambientais, como a lei dos solos e na necessidade de mobilizar a população para defender a nossa vida.
Entrevista com Pedro Sousa, mais uma das pessoas que fazem a Quercus, neste caso vamos falar sobre o projeto Green Cork e de como as rolhas se transformam em floresta.
Miniflorestas! Se queres saber o que são? Então não deixes de ouvir esta entrevista…
Com Pedro Flores em representação da Quercus ANCN, no programa “Quercus Voz Activa”, na Radio VOZonline da Fundação Guilherme Cossoulo.
Numa entrevista com o biólogo António Alexandre, doutorando na tese sobre miniflorestas, um dos fundadores do projecto HortaFCUL e membro da direção da URBEM. Em que a Quercus ANCN já teve a oportunidade de realizar várias acções de parceria, com a associação Urbem.
Durante a entrevista falámos sobre a problemática da florestação, e do conceito Akira Miyawaki miniflorestas. Ao longo da conversa o biólogo realçou que além da implementação das miniflorestas, são fundamentais tomar em conta a importância do solo e a vertente social, no sentido da participação comunitária…
Links uteis:
https://quercus.pt/wp-content/uploads/2022/08/Espac%CC%A7os-Verdes-Biodiversos-e-Multifuncionais_2022-compactado.pdf
https://ciencias.ulisboa.pt/pt/fculresta
Este é o primeiro de uma seria de programas em que vamos falar com as pessoas que dedicam o seu trabalho à Quercus. Neste primeiro programa falamos com Margarida Monteiro a pessoa que está por trás do e-mail Quercus@quercus.pt e muito mais Agradecemos o envio do link logo que colocado .
Mulher da rádio, frequentadora de casas de Fado e contra estrangeirismos, Teresa Rouxinol entra em cena com “Dead Poets Society” (Peter Weir, 1989). Falamos das colectividades culturais de direita, dos polivalentes e feriados escolares, do conservadorismo alentejano, da rejeição e da aceitação, e de memórias radiofónicas. Há Cossoul, name dropping e algum choro. Lá para o fim, também conseguimos conversar um pouco sobre o filme.
Neste episódio encontramos kinkiness e rambóia em “The Neverending Story” (Wolfgang Petersen, 1984). Com a amiga Mariana percebemos que ninguém se lembra do que acontece neste filme, mas que, por alguma razão, é bastante emocional e nostálgico. Também falamos sobre a primeira vez no Cinema, do Rocky Horror, e dos dentes tortos do Tom Cruise.
Neste oitavo episódio, “Quercus Voz Activa”, esteve como entrevistador Pedro Flores em
representação da Quercus ANCN e entrevistada Catarina Rosa, uma Bióloga evolutiva,
bailarina, professora e membro da direção da associação Dunas Livres.
A Catarina, nesta entrevista descreve as dunas selvagens, dando uma imagem paradisíaca da
nossa Costa, que se encontra ameaçada…
Links importantes:
https://www.youtube.com/watch?v=2Ugpdqxd0Nc&t=1s
https://quercus.pt/2022/07/21/contra-a-betonizacao-da-peninsula-de-troia/
https://dunaslivres.pt/
As dunas entre Troia e Melides estão ameaçadas pelo betão!
Caso seja possível acrescentar:
A Catarina é uma Crente na harmonia do bem-estar humano em ecossistemas saudáveis e
desenvolve ações holísticas mobilizando cidadãos na defesa da Natureza. A Quercus ANCN faz
parte da plataforma Dunas Livres que congrega várias ONGAs, no qual temos trabalhado em
conjunto, em manifestos e acções no terreno.
Não podíamos terminar Outubro sem visitar o terror e encontrar uma mestra do género. Convidámos Sandra Henriques, que nos trouxe mais uma obra de Cronenberg. Desta vez, falamos de "The Fly" (David Cronenberg, 1986), o filme que não venceu o Fantasporto, e onde Jeff Goldblum também faz de Jeff Goldblum. Dissertamos sobre a experiência da dor adulta ao rever um filme após 20 anos, retomamos a velha discussão sobre a misoginia dos anos 80, e descobrimos uma fábrica de moscas na Camacha, que poderá ter servido como parte de um esquema de lavagem de dinheiro para financiar mais um túnel na ilha da Madeira. Ainda tivemos tempo para cozinhar bifes, evitar sentir pena de homens desmembrados e experimentar uma boa dose de agonia com donuts regurgitados.
Começamos Outubro de forma séria, sombria e quase depressiva com “The Crow” (Alex Proyas, 1994). A verdade é que, assim como o actor principal, também parecemos ter 'morrido' durante a gravação do episódio, tal foi o tom monocórdico e o entusiasmo com que falámos sobre o filme.
Esperávamos um dark joker, um personagem going full crazy no papel de um baterista assassinado por não pagar o IMI do seu apartamento degradado. No entanto, o que encontramos foi um filme encharcado, um protagonista fraco e uma miúda que andava de skate à chuva com os seus Doc Martens.
Nesta nova viagem lusófona estivemos com a cantora luso -caboverdiana, Elisa Varela! Do Rap ao RnB e Soul, passando para o Gospel! Uma história de vida , entre a luta pela arte e a conversão a Jesus, a artista revela pormenores da sua carreira! Com uma mixtape e uma EP editada, Elisa Varela deixa a sua mensagem de salvação, cura e Amor... Como sempre trazemos a rubrica dedicada aos louvores "El Shaddai" e, às novidades de expressão portuguesa!
Como já somos ouvidos por todos os portugueses, neste início de temporada resolvemos arriscar no inglês e internacionalizar o podcast. Recebemos o amigo Vish e o seu filme favorito, aquele que ele já viu 57(!) vezes, “Get Shorty” (Barry Sonnenfeld, 1995). Depois de algumas dificuldades em conseguir ver o filme até ao fim e em explicar o conceito ao convidado, optamos por viajar pela India e pelos EUA e permitimos o desabafo sobre a Netflix e o negócio do streaming.