Os bilionários são motivo de curiosidade e admiração. Afinal, eles vivem o sonho de milhões de pessoas de ter uma conta recheada de dinheiro.
Mas, e quando um bilionário decide doar praticamente toda a sua fortuna? Isso aconteceu neste mês, quando o magnata Charles Feeney decidiu que era a hora de repartir quase tudo o que possuía com o mundo.
Mas quem é Charles Feeney? Como ele se tornou um bilionário? E por que ele tomou essa decisão? Charles F. Feeney nasceu em 23 de Abril de 1931 na cidade de Elizabeth, Nova Jersey nos Estados Unidos.
Curiosamente, o homem que um dia seria extremamente próspero, nasceu no apogeu da maior crise dos Estados Unidos, logo após o Crash da Bolsa em 1929. No período, seus pais também foram afetados. Sua mãe era enfermeira, e seu pai corretor de seguros, atividade que foi muito afetada na ocasião.
Aos 10 anos, Chuck, como também é conhecido, já vendia cartões de Natal de porta em porta. A atividade ajudava na renda da família e deu as primeiras valiosas lições sobre vendas ao futuro magnata.
Na adolescência, ele se alistou no Exército Americano e lutou na Guerra da Coréia. Após o conflito, ele conseguiu uma bolsa de estudos governamental e conseguiu ser o primeiro de sua família a cursar uma Universidade.
Após se formar no curso de Hotelaria, ele começou a vender produtos para Soldados Americanos que iriam para missões na Europa. O nicho era pouco explorado e aos poucos se tornou um negócio consolidado para o jovem Feeney. Por lá, ele descobriu que havia a possibilidade de vender itens para viajantes, em espaços dentro dos portos e aeroportos que eram considerados zonas internacionais, e que portanto, não estavam sujeitas a uma série de impostos destinados aos governos de cada local.
A junção desse seu primeiro comércio e dessa informação relevante foi o embrião do que evoluiu para a Duty Free Shoppers, conhecida como DFS, uma empresa que atua nas áreas internacionais, onde é permitido vender produtos para viajantes sem a cobrança de impostos; prática conhecida como Duty Free, ou sem obrigações.
A tradicional lista dos Bilionários da Revista FORBES traz o nome das pessoas mais ricas do Brasil e por conta disso, é motivo de enorme curiosidade. No Mês de Setembro a publicação trouxe uma nova lista, que contém novidades e surpresas. E nela estão os 9 bilionários mais jovens do Brasil. Para a Revista, são considerados jovens, os bilionários com menos de 40 anos de idade. Dentre eles, 4 herdaram suas fortunas, enquanto os outros 5 construíram através de participações em negócios. Nesse vídeo, trouxemos a lista de acordo com a fortuna dos integrantes, da menor para a menor.
Existem várias teorias e informações sobre quem são as pessoas mais ricas do mundo. Por conta disso, algumas publicações e grupos de mídia tem setores específicos que contabilizam e analisam a fortuna de inúmeras personalidades do planeta. Entre elas, a Bloomberg expôs uma lista atualizada em 7 de outubro de 2020, contabilizando as maiores fortunas do mundo. E segundo a publicação, este é o Top 10 das fortunas mundiais:
Os Bilionários geram curiosidade em todo o mundo, e o que dizer da empresa que é considerada a fábrica de bilionários brasileiros?
A Weg é uma fábrica catarinense que colocou 10 dos 33 novos bilionários da Revista Forbes, e por conta disso, a empresa gerou enorme curiosidade sobre sua história e trabalho.
Para completar, suas ações tiveram uma valorização de mais de 120 por cento nos últimos doze meses, se tornando a nova queridinha do mercado.
A trajetória da empresa começou em 1961 quando Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus fundaram uma fábrica de motores elétricos na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina; que começou com o investimento referente a três Volkswagens Fusca.
Os três reuniam habilidades distintas; Werner era um especialista em motores elétricos, Eggon tinha o perfil gerencial, enquanto Geraldo era mecânico. E assim, os três se completavam no negócio, que desde o começo teve como presidente Eggon da Silva.
O nome inicial era Eletromotores Jaraguá, mas tempos depois o trio decidiu mudar o nome da companhia. O nome escolhido veio da junção das iniciais dos fundadores: WEG, acrônimo que também forma a palavra que em alemão significa ‘’caminho’’.
Nem tudo que é feito por uma Gigante é certeza de sucesso. E nesse vídeo, reunimos 6 grandes fracassos da indústria e do mercado digital que provam que nem sempre as gigantes estão certas. Então, sem mais delongas, vamos a lista:
Uma verdadeira potência nascida no Nordeste, a M. Dias Branco é uma das empresas mais admiradas do Brasil e também uma das queridinhas dos investidores.
Tudo começou em 1936 com o imigrante português Manoel Dias Branco, que veio para o Brasil em busca de oportunidades e abriu uma padaria na cidade de Cedro, no Ceará. A Padaria recebeu o nome de Imperial.
O empreendimento se destacava não só por seus pães, mas também por vender biscoitos e macarrão artesanais. Elementos que eram diferenciais da padaria, e que chamavam a atenção na cidade.
Em 1940, foi a vez de Manoel se juntar a seus irmãos José e Orlando, dando início a fábrica de macarrão Imperial, formando assim a sociedade M.Dias Branco e Irmãos. Para completar, a Padaria mudou para a capital e foi renomeada para Fortaleza, e depois foi transformada em Fábrica Fortaleza.
Após anos de sucesso, a sociedade entre os irmãos foi desfeita, e Manoel precisava de ajuda, já que passou a tocar sozinho a empreitada. Foi assim que em 1953 ele convidou seu filho, Francisco Ivens de Sá Dias Branco, ou simplesmente Ivens Dias Branco, que foi um dos principais atores de transformação do negócio. Além da nova configuração no comando, a empresa passou a se chamar simplesmente M. Dias Branco; como se mantém até hoje.
Uma das marcas mais prestigiadas do Brasil, a Arezzo surgiu do sonho de dois irmãos e se tornou um dos maiores complexos de calçados do mundo; e que promete voos ainda mais altos.
Tudo começou em Belo Horizonte, Minas Gerais, quando Jefferson Birman, então com 21 anos, teve um encontro casual com um fabricante que queria usar seu sapato como molde para a produção de um calçado. Em troca, o garoto poderia escolher um modelo de sapato da fábrica como pagamento.
A partir dali, além de ceder o calçado, Jefferson frequentou durante 2 meses as instalações da calçadista; enquanto durou o processo de modelagem. O evento incomum abriu os olhos do jovem para o mercado calçadista, e diante desse insight ele se juntou ao seu irmão mais novo, Anderson, então com 18 anos. Os dois, desde cedo, foram incentivados pelo pai a terem um empreendimento que fosse capaz de atender demandas e necessidades comuns das pessoas. E que fosse também um negócio perene, que poderia prosperar independente do momento em que o país estivesse vivendo. Ou seja, que atendesse a alguma necessidade permanente das pessoas.
Diante da oportunidade, os irmãos conseguiram um empréstimo para darem início à produção de 50 pares de sapato masculino, que foram feitos na garagem da casa da família. Foi assim que em 1972 eles batizaram o negócio de Arezzo. O nome foi inspirado na cidade italiana de mesmo nome, que possui pronúncia Arezzo.
A NBA é hoje um enorme fenômeno financeiro e de mídia. O torneio leva o Basquete americano para todo o mundo, e faz com que milhões de pessoas conheçam um dos esportes mais populares dos EUA. Com lendas como Magic Johnson, Michael Jordan, Shaquile O ‘Neil e Kobe Bryant, a liga é responsável por expressivas médias de audiência, por movimentar uma infinidade de produtos e gerar ídolos mundiais ano após ano, como atualmente LeBron James e Stephen Curry. Porém, nem sempre esta foi a realidade da NBA, e tudo mudou graças ao trabalho de um empreendedor visionário, que transformou para sempre a principal liga de basquete do mundo: David Stern. Stern foi o responsável por transformar a NBA de uma liga falida e com perspectivas de esquecimento, em uma das ligas mais famosas de todos os esportes no mundo. Conhecido como Comissário da Liga, uma espécie de presidente, ele esteve à frente da liga entre 1984 e 2014.
Nesse vídeo você irá conhecer a história de Arri Coser, o gaúcho que foi de churrasqueiro a dono de uma rede internacional de churrascarias, a Fogo de Chão.
MOSTRAR MENOSEmpreendedorismo é um dos melhores caminhos para quem quer ter uma vida melhor. Através dele, diversos empresários conseguiram conquistar fortunas e criar impérios mesmo tendo começos pouco glamurosos ou com profissões de baixa remuneração. Nesse vídeo, traremos uma lista com seis empreendedores que antes de faturarem milhões de reais todos os meses, tinham de sobreviver com apenas algumas centenas de reais. Essa lista foi publicada originalmente no site da Revista Infomoney, e as histórias desses empreendedores podem ser conhecidas no podcast da revista, Do Zero ao Topo, que traz entrevistas com esses grandes nomes do empreendedorismo nacional. História de Arri Coser - Fundador do Fogo de Chão: https://www.youtube.com/watch?v=MbmS2... História de Caito Maia - Fundador da Chilli Beans: https://www.youtube.com/watch?v=X01XW...
Considerado um dos homens mais influentes de todos os tempos, Dale Carnegie é o autor do livro ‘’Como fazer amigos e Influenciar Pessoas’’ e um dos empreendedores mais notáveis quanto o assunto é Desenvolvimento Pessoal. Considerado um dos homens mais influentes de todos os tempos, Dale Carnegie é o autor do livro ‘’Como fazer amigos e Influenciar Pessoas’’ e um dos empreendedores mais notáveis quanto o assunto é Desenvolvimento Pessoal. Livro ''Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas'': https://amzn.to/2s0k0KY Nascido em Maryville, Missouri, em 24 de Novembro de 1888, Dale Carnegie foi um empreendedor notável e responsável por ajudar milhões de pessoas em todo o mundo. Em sua infância, Dale viveu uma vida pacata no interior dos EUA, em uma vila pequena e pobre. Por lá, ele começou desde cedo a trabalhar como agricultor, junto aos seus familiares. Apesar da infância pobre e com poucos recursos, seu pai lhe deu valores que seriam fundamentais em sua trajetória: a valorização do trabalho duro e a persistência, para nunca desistir de seus objetivos. Um dos lemas de Carnegie era: ‘’Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso.” História de Andrew Carnegie: https://www.youtube.com/watch?v=zzVkm...
Irineu Evangelista de Sousa nasceu em 28 de Dezembro de 1813, em Arroio Grande, distrito de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai. Filho de camponeses, Irineu viveu em uma região agrícola até que uma tragédia mudaria sua vida para sempre. Quando tinha seis anos, seu pai, João Evangelista de Ávila e Sousa, que era criador de gado, foi assassinado por ladrões. A ausência do pai, mudaria sua trajetória por completo. Nos dois anos seguintes, sua mãe o alfabetizou, e lhe deu as primeiras lições de Matemática e Português. Mas, o contato com a mãe durou pouco. Em 1921, sua mãe se casou novamente, e seu novo marido não aceitava que a esposa mantivesse seu próprio filho no lar da família. Sujeita ao novo esposo, a mãe de Irineu mandou o jovem garoto para o Rio de Janeiro, para que lá pudesse viver com um tio, Manoel José de Carvalho. Porém, a cidade fluminense mudaria a vida de Irineu para sempre. Em seu auge, ele controlou 8 das 10 maiores empresas do país; sendo as outras 2 empresas estatais. Em um total de 17 empresas, com filiais em 6 países, Mauá atingiu um orçamento anual em 1867 de 115 mil contos de réis, um valor incrível na época. Para se ter ideia, o orçamento de todo o império era de 97 mil contos de réis. Para muitos, Mauá teria sido o maior empreendedor da história do Brasil. Além disso, o Barão foi um verdadeiro visionário, e tentou trazer desenvolvimento ao país, criando estradas, encanamentos, industrias, empregos e trazendo iluminação para o país. Sua história foi muito bem contada no filme ‘’Mauá, o Imperador e o Rei’’. Em que foi interpretado pelo ator Paulo Betti. E sua trajetória pode ser conhecida com mais detalhes no livro ‘’Mauá: empresário do Império’’ de Jorge Caldeira. - Link para o livro: https://amzn.to/2t3chvK
Amado por muitos e odiado por outros, George Soros é um mega investidor e bilionário que causa arrepios, e desperta a curiosidade de milhares de pessoas. Famoso por sua atuação no mercado financeiro, e por ter se tornado mundialmente conhecido como o ‘’Homem que quebrou o Banco Central da Inglaterra’’, Soros permanece como sendo uma das figuras mais influentes da economia global, despertando todo tipo de sentimento em pessoas de todo o mundo. Batizado como György Schwartz, o investidor nasceu na data de 12 de agosto de 1930, na cidade de Budapeste, capital da Hungria. Atualmente, George Soros é um dos homens mais ricos do mundo, e é considerado por muitos um dos maiores especuladores do planeta. O Bilionário é responsável pelo Quantum Fund, um fundo de investimentos famoso por sua alta rentabilidade e é também o criador da agência filantrópica Open Society Foundation. Livro de Karl Popper: A sociedade aberta e seus inimigos: https://amzn.to/2OWLWbv Livro biografia de Soros: https://amzn.to/33TMnHN The Alchemy of Finance (Livro escrito pelo próprio Soros): https://www.amazon.com.br/Alchemy-Fin...
Howard Schultz é o empreendedor responsável por transformar a Starbucks na maior rede de cafeterias do mundo. Apesar de não ser o fundador da marca, Howard conseguiu transformar uma pequena rede de venda de cafés ensacados em um dos maiores colossos empresariais do mundo. Por conta disso, a História do Starbucks se confunde com a história do próprio Howard. Livros de Howard Schultz (em português): Dedique-se de coração: https://amzn.to/2YnnRAHEm Frente: https://amzn.to/2yyZD7k
O Autor Roberto Shinyashiki tem uma emocionante história de superação que foi impulsionada principalmente pelo amor do empreendedor por seu filho mais velho, Leandro. Ao longo dos anos, Roberto não apenas se tornou um médico bem-sucedido, mas foi muito mais além. Primeiro se tornou um dos palestrantes mais bem pagos da Medicina, depois do ramo de Desenvolvimento Pessoal. Anos depois, se tornou Autor Best Seller, e hoje é dono da Editora Gente e de muitas outras empreitadas.
MOSTRAR MENOSNesse vídeo contaremos com detalhes a história de Francesco Antônio Maria Matarazzo, ou simplesmente Conde Francesco Matarazzo, o maior empreendedor do Brasil. Responsável por mais de 200 fábricas e indústrias, o empresário italiano imigrou para o Brasil e criou a partir do absoluto zero o maior complexo industrial da América Latina no século XX, começando como mascate depois de perder tudo o que tinha ao chegar ao Brasil. O empreendedor transformou o nome Matarazzo em sinônimo de sucesso e chegou a ser o sexto homem mais rico do Mundo no começo do século XX, sendo superado apenas por lendas como John D.Rockefeller e J.P. Morgan.
Nesse vídeo contamos a história da marca carioca Reserva, criada por dois empreendedores: Rony Meisler e Fernando Sigal. A Reserva hoje é uma das empresas de moda mais admiradas do Brasil. Sua história foi criada a partir de situações inusitadas, e aproveitando de diversas polêmicas, transformando adversidades em oportunidades; e transformando limões em limonadas. Canal da Oficina Reserva: https://www.youtube.com/channel/UCFGT... Livro Rebeldes Tem Asas: https://amzn.to/2KjoKkD Resenha do Livro Rebeldes Tem Asas: https://www.youtube.com/watch?v=9wgTY...
Nesse vídeo contamos a história de Mark Zuckerberg e do Facebook. Desde a origem do empreendedor, até o início da maior rede social do mundo. Mark Zuckerberg é um dos homens mais ricos do planeta. E tudo começou quando ele conseguiu surpreender o mundo ao conquistar a internet e criar uma das ferramentas mais poderosas da história: O Facebook. Mark Elliot Zuckerberg nasceu no dia 14 de maio de 1984, na cidade de White Plains, no Estado de Nova York, nos Estados Unidos.
Nesse vídeo, descrevemos a história de Jack Welch, e porque ele se tornou o maior executivo do século XX, após assumir a General Eletric e transformar a empresa. História da Guerra das Correntes: https://www.youtube.com/watch?v=XUzzi... História de J.P. Morgan: https://www.youtube.com/watch?v=K5mg8... Aula sobre PDCA: https://www.youtube.com/watch?v=QUHoj... Livros do Empreendedor: MBA da Vida Real: Paixão Por Vencer: https://amzn.to/36HCIqr Paixão Por vencer - As respostas: https://amzn.to/2PSQ2lt Jack Definitivo: https://amzn.to/34CGcIW
MOSTRAR MAIS
MOSTRAR MENOSNesse vídeo contamos a história de Carlos Slim, o quinto homem mais rico do mundo e o homem mais rico da América Latina. Conhecido por transformar empresas decadentes em lucrativas, o empresário mexicano Carlos Slim é hoje um dos homens mais ricos do mundo. Carlos Slim Helú nasceu na Cidade do México, em 28 de janeiro de 1940. Descendente de libaneses, Slim é o quinto de seis irmãos. Todos tinham o hábito de anotar seus gastos em uma caderneta e submetê-los ao patriarca semanalmente. “Dinheiro que não vai para os negócios evapora”. Dizia o patriarca da família. Aos 10 anos, Carlos Slim já tinha uma conta corrente. Aos 12 anos começou a trabalhar na empresa da família, onde recebia cerca de 200 pesos mexicanos por semana. Desde cedo, Slim aprendeu que deveria juntar seu dinheiro para futuramente multiplica-lo. Por conta desse pensamento ele passou a investir seu dinheiro desde a adolescência. Livro citado: How to be Rich: https://amzn.to/2N5GXEd