Você sabe o que é violência baseada no gênero? O nosso Judiciário é reflexo da nossa sociedade: machista, homofóbica e patriarcal. Por este motivo, ainda vemos inúmeras situações nas quais as mulheres são violentadas simplesmente por serem mulheres.
Não apenas no Judiciário, mas em todas as esferas do Poder Público, ainda majoritariamente composto por homens brancos e héteros, a luta por respeito é contínua.
Para conversar sobre violência de gênero no âmbito do setor público, convidamos no episódio de hoje no nosso #podcast a Professora Ludmila Ribeiro, professora da UFMG e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública.
Uma maior liberdade na disposição dos bens para além da morte requer um planejamento efetivo, o que pode gerar dúvidas e desafios.
Dentre as várias possibilidades de planejamento sucessório, há a partilha em vida, prevista no artigo 2.018 do Código Civil de 2002, tema do nosso episódio de hoje.
Conversamos com Felipe Quintella, Doutor em Direito pela UFMG, professor da Milton Campos e Ibmec. Sócio fundador do Quintella & Righetti Advocacia e Consultoria.
A pandemia do COVID-19 trouxe impactos significativos nas relações sociais. Mas qual será o impacto dessas transformações na advocacia cível?
Enquanto alguns alegam que a crise financeira impactará a advocacia, outros afirmam que algumas demandas apresentarão um imenso crescimento.
Conversamos sobre essas e outras questões com a advogada e professora da PUC Minas, Simone Reissinger, no episódio de hoje do nosso podcast.
No contexto de pandemia e Home Office, temas como gestão de tempo, produtividade e saúde mental se tornaram pilares de um bom planejamento profissional.
Nós temos recebido diversas dúvidas e comentários a respeito de dificuldades vivenciadas nesse contexto de trabalho remoto, não só pelos profissionais do Direito, mas por todos em geral.
Por isso, no novo episódio do nosso podcast, convidamos a Daniele Pena (@daniellecoach) para falar um pouquinho sobre a temática, seus desafios e o que podemos fazer para driblá-los.
Em 2018, através da ADI 4.275, o Supremo Tribunal Federal reconheceu o direito à alteração do nome e do gênero no registro civil sem necessidade de cirurgia de redesignação sexual.
No mesmo ano, o Conselho Nacional de Justiça editou o Provimento de nº 73, visando conformar o procedimento cartorário à decisão da Suprema Corte.
Contudo, será que a decisão é efetivada sob os parâmetros adequados? O Provimento de n. 73 realmente preparou os cartórios para um procedimento tão sensível?
No episódio de hoje do nosso podcast, conversamos com a advogada e professora Laura Brito a respeito dos resultados práticos da decisão do STF e do provimento do CNJ, 2 anos após a mudança.
Muito é questionado pelos acadêmicos e advogados sobre como ingressar no mestrado em Direito e a importância do título para a carreira jurídica.
Hoje a nossa conversa foi com a mestranda Maria Clara Alencar sobre os desafios do mestrado na área jurídica e suas perspectivas profissionais.
A necessidade do marketing na advocacia hoje é inquestionável: o advogado é, acima de tudo, um vendedor.
Por isso, compreender conceitos e saber como aplicá-los na prática faz toda a diferença para aqueles que procuram se destacar.
No episódio de hoje conversamos com a publicitária Larissa Santiago a respeito do desenvolvimento de estratégias de marketing na advocacia.
É possível constar, em uma certidão de nascimento, o termo "sexo não especificado"?
No episódio de hoje conversamos com o professor Alexandre Bahia acerca do reconhecimento dos direitos das pessoas não-binárias, aquelas que não se identificam nem com o gênero masculino e nem com o gênero feminino.
Na pandemia da Corona Vírus (COVID-19) houve um aumento significativo da violência contra os idosos. Uma das perspectivas mais importantes, nesta seara, é o abandono afetivo inverso – isto é, o abandono dos pais idosos por parte dos filhos.
No intuito de compreender mais sobre a temática, convidamos a professora e advogada Thais Câmara para falar sobre a problemática.
A pandemia do Corona vírus trouxe consigo inúmeros desafios, sobretudo no âmbito privado, considerando as medidas de isolamento social.
Nos condomínios, os desafios foram muitos, como, por exemplo, compatibilizar restrições com interesses privados ou conciliar em um só espaço ambientes de lazer e de trabalho/estudo.
No episódio de hoje do nosso podcast, conversamos com o Allan Milagres sobre os desafios atuais dos condomínios durante a pandemia do COVID-19.
Você provavelmente soube do anúncio do Programa de Trainee 2021, da Magazine Luiza, que aceitará apenas candidatos negros, gerando uma enorme discussão a respeito do critério de admissibilidade e uma possível prática discriminatória da empresa, como alguns chegaram a afirmar.
Será que, de fato, a Magazine Luiza praticou racismo?
No episódio de hoje do nosso podcast, conversamos com Ary Fernando, professor e advogado, a respeito das ações afirmativas, a fim de compreendermos melhor a atual discussão e a polêmica em torno dela.
Com a pandemia do COVID-19, muitos foram os impactos no ordenamento jurídico brasileiro, inclusive no Direito das Sucessões.
O episódio de hoje é sobre um dos instrumentos mais importantes para fins de planejamento sucessório: o testamento.
Conversamos com a Professora Maria Goreth Macedo Valadares sobre as problemáticas e soluções na realização do testamento em tempos de pandemia.
No direito processual contemporâneo (e na Teoria do Direito como um todo) a temática dos vieses cognitivos e possíveis interferências subjetivas na construção de decisões judiciais conferiu ainda mais importância na discussão acerca da politização do Judiciário no país.
Neste episódio do nosso novo podcast, conversamos com Carolina Castello Branco, professora e advogada, acerca do fenômeno e suas implicações no Direito brasileiro.
No atual cenário em que vivemos, imersos na pandemia do novo Coronavirus, muitos foram os impactos. Sofremos na economia, nas relações de trabalho, no convívio com os entes queridos, na vida como um todo. Mas o maior impacto, certamente, foi este: a própria vida!
Além daqueles que estão seguindo suas vidas “apesar do covid-19”, os dramas maiores são das pessoas que foram acometidas pelo vírus, e de suas famílias. Hoje, conversaremos um pouco sobre um tema que tem gerado muitas discussões: o Direito de dizer Adeus àqueles que amamos.
Hoje o nosso episódio é um pouco diferente. Parte da equipe da Papel se reuniu para falar sobre um tema que tem sido muito discutido no universo jurídico. Como estamos inseridos nesse mercado de inovação do Direito, decidimos fazer um episódio breve para compartilharmos algumas das nossas experiências sobre Inovação e Marketing Jurídico.