Olá você que chegou aqui. Sinta-se à vontade aqui no Obra Fechada, um podcast sobre livros, discos e audiovisuais e de discussão sobre essas peças tão presentes em nossas vidas.
O episódio de hoje me é muito especial. Primeiro porque fiz parte do tema do programa. Segundo porque dois de meus grandes amigos estão aqui hoje para relembrar não só o contexto, mas como foi gravar esse disco.
O tema de hoje é "Um fio de vida no círculo da morte", álbum da banda Constrito, lançado em 2001.
E para relembrar tantos momentos especiais, estão comigo aqui hoje, Gabriel Castanho e Pierre Kerchove.
Programa gravado em 20/fev./2023.
Contribua com nosso financiamento coletivo para lançar a versão em vinil!
#obrafechada #podcast #disco #cd #hardcorepunk #metal #umfiodevidanocírculodamorte #constrito
Olá todos e todas. Eu sou Marcelo Fonseca e esse é o Obra Fechada. Um podcast dedicado à conversa, leve e às vezes um pouco mais aprofundada sobre os produtos culturais, seu contexto de produção e o que eles nos dizem no mudo em que vivemos.
No programa de hoje falaremos de um filme atualíssimo. Uma obra audiovisual que vai no âmago da exploração do trabalho, mediada por aplicativos. Como fica o novo trabalhador, cada vez mais alienado? Como se organizar politicamente em mundo cada vez mais incerto e guiado por amarras neoliberais? Como sobreviver e se humanizar em um mundo que cada vez mais nos desumaniza?
O tema do episódio de hoje é "Você não estava aqui", longa metragem de 2018 do diretor inglês Ken Loach.
E para fazer a outra ponta da mesa comigo, eu convidei o meu amigo de muitos anos, sociólogo e professor - Danilo Amorim.
Programa gravado em 12/mar./2023.
REFERÊNCIAS
Ken Loach: Keir Starmer Is Mr Bean Trying to Act Like Stalin
At Age 83, Ken Loach Is Still Dangerous
Você não estava aqui, e jamais estará - Paloma Franca Amorim
“Devemos atacar as próprias bases do livre mercado”. Entrevista com Ken Loach
(Des) subjetivaçãopelo trabalho na era da uberização em Você não estava aqui, de Ken Loach
“VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI”: AS CONSEQUÊNCIAS DO ESVAZIAMENTO DOS
POSTOS DE TRABALHO FORMAL NA INGLATERRA - Lucas Barroso
Devemos atacar as bases do livre mercado - Entrevista Instituto Humanitas Unisinos
At Age 83, Ken Loach Still Dangerous - Jacobin - Dawn Foster
#obrafechada #podcast #filme #movie #socialismo #trabalhismo #uberização #precariado #marxismo #sorrywemissedyou #vocênãoestavaaqui #kenloach
Olá todos e todas, eu sou Marcelo Fonseca e esse é o Obra Fechada. Um podcast sobre livros, discos e audiovisuais, que tenta entender esses itens,através de seus autores, em seu contexto de criação e também os sentidos que podem ser transmitidos.
No episódio de hoje voltamos a falar de literatura. Falando de uma obra fundamental para a literatura latino americana, e que mistura o mágico com o histórico. Que discute a importância da luta e da liberdade em um contexto de escravidao e negritude.
O tema de hoje é "O reino deste mundo", romance de Alejo Carpentier, publicado em 1949.
E hoje, eu não tenho apenas um convidado, mas dois!
Sejam bem vindos Fábio Souza e Victor Garofano!
Programa gravado em 14/mai./2023.
REFERÊNCIAS
Entre desastres e transgressões, a chegada dos imigrantes haitianos no “reino deste mundo amazônico”
O REINO DESTE MUNDO - A história do ponto de vista dos oprimidos
O REINO DESTE MUNDO: REVOLUÇÃO E RELIGIOSIDADE ESCRAVA ENTRE REPRESENTAÇÕES E CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS
#obrafechada #podcast #livro #book #realismomágico #realismomaravilhoso #realmaravilhosoamericano #negrismo #afrocubanismo #afrofuturismo #haiti #cuba #elreinodestemundo #oreinodestemundo #alejocarpentier #revoluçãocubana #revoluçãohaitiana #decolonialidade
Olá a todos e todas! Eu sou Marcelo Fonseca e esse é o Obra Fechada!
Avançamos aqui no ano de 2023, falando de discos, livros e audiovisuais, mas principalmente conversando. Acreditando na construção do diálogo e buscando significado nesses construtos culturais que tanto gostamos.
No episódio de hoje voltamos nossos olhos para o Chile, um vizinho que passou por uma ditadura sangrenta, opressiva e assassina tanto quanto o Brasil, só que diferente de nós, soube lidar, exigir seus direitos e fazer as reivindicações das ruas se tornarem leis.
E para pensar sobre a história recente de nosso país irmão do outro lado da cordilheira, o tema de hoje é um clássico chileno e latino americano: El Derecho de Vivir en Paz, sexto álbum do músico, poeta, professor, dramaturgo e mártir revolucionário, Victor Jara, lançado em 1971.
E para pensar a importância dessa obra magnífica da música latinoamericana, eu trouxe de volta ao Obra Fechada, o meu amigo e apresentador dos programas Ako Bah Ho & Sonidos Latinos, pesquisador da música e vocalista do Ornitorrincos - Daniel Villaverde
Programa gravado em 13/abr./2023.
#obrafechada #podcast #disco #vinyl #nuevacancionchilena #novacançãochilena #vinilo #vinil #victorjara #elderechodevivirenpaz
REFERÊNCIAS
Victor Jara: El derecho de vivir en paz | Documental en Español
Quem matou Victor Jara? - Paul Cantor
HISTÓRICO DA DITADURA CIVIL-MILITAR DO CHILE
Victor Jara: El derecho de vivir en paz | Documental en Español
Olá todos e todas! Eu sou Marcelo Fonseca e eu estou mais uma vez aqui à frente do Obra Fechada, para falar de filmes. Como vocês sabem, o projeto tem o foco de falar também de livros e discos, buscando entender o contexto de criação destas obras da cultura e também o que elas têm a nos dizer.
Hoje em especial eu resolvi pensar um pouco sobre educação, revendo um de meus filmes prediletos lançado ali na primeira década dos anos 2000. Um filme que fala de violência, do ofício do professor, das relações de poder, de preconceito e principalmente direitos humanos e formação de futuro.
O tema de hoje Entre les Murs, ou em bom português “Entre os muros da escola”, longa metragem lançado em 2008, do diretor francês Laurent Cantet E que apesar de ser um filme francês traz assustadoras similaridades com os problemas enfrentados pelos professores no Brasil
E para fazer a conversa comigo, retorna ao Obra Fechada, a minha amiga, socióloga, mestre em sociologia e professora: Marcela Rufato.
Programa gravado em 10/mar./2023.
#obrafechada #podcast #filme #cinema #longametragem #entrelesmurs #entreosmurosdaescola #cinemafrancês #laurentcantet #fraçoisbégaudeau #bncc #escola
REFERÊNCIAS
Olá você que chegou e você que voltou para ouvir mais um episódio do Obra Fechada. Eu sou Marcelo Fonseca, autor, host e faz tudo nesse espaço.
Esse é o meu podcast dedicado a livros, discos e audiovisuais e que chega ao seu terceiro ano de atividade.
No episódio de hoje retornaremos a cidade de São Paulo, especificamente no começo do século XX. Uma cidade menor, que estava em franco processo de crescimento e já era expert em excluir e expulsar os despossuídos. Relegando-os a uma existência subalternizada mas ao mesmo tempo de resistência.
É nesse contexto duro da selva de concreto e aço, que falo junto do meu amigo e convidado Lucas Lutero, que retorna ao programa, sobre Quarto de Despejo, leitura obrigatória para se entender o Brasil, escrito pela grandiosa Carolina Maria de Jesus e publicado em 1960.
Programa gravado em 14/mar./2023.
#obrafechada #podcast #livro #diário #autobiografia #quartodedespejo #carolinamariadejesus #literatura #literaturabrasileira #literaturamarginal #diariodeumafavelada
REFERÊNCIAS
Quarto de despejo: A escrita como arma e conforto à fome - Silvana José Benevenuto
Quarto de Despejo: uma análise acerca do racismo e da branquitude - Jorge Luis Felizardo dos Santos
Pesquisa Fapesp - Poética da diáspora
QUARTO DE DESPEJO: FATO E FICÇÃO NO ESPAÇO AUTOBIOGRÁFICO - Letícia Pereira de Andrade
A centralidade da linguagem e do trabalho em Quarto de Despejo - Carla Prado Vilela
A obra QRevisitando a Cinderela Negra: Literatura e História em Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesusuarto de Despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus como caminho para abordar o tema Racismo Ambiental na Educação em Ciências - Araújo, Bruna Elisa
Olá todos e todas, eu sou Marcelo Fonseca e este é o Obra Fechada, um podcast semanal, que discute as obras culturais (ou contra culturais) como uma grande desculpa para reunir amigos, fãs e entusiastas a falarem de discos, livros e filmes.
A gravação de cada episódio deste projeto, exige preparo, pesquisa, e organização para que tudo dê certo. De qualquer maneira, a desculpa da conversa, é também um ponto comum entre eu e os convidados.
E por pensar nessas coisas, que chego a conclusão deste episódio me é tão importante.
Em 1986 eu era um pré adolescente de 12 anos e estudava num colégio público da periferia de São Paulo. Eu ouvia o que aparecia no rádio e as músicas que meus pais gostavam em casa. Alguns amigos no colégio gostavam de Michael Jackson, Madonna, e outros de Iron Maiden.
Um ano antes, o Rock in Rio tinha acontecido e toda juventude brasileira, que via a ditadura militar ser desfeita, vislumbrava um mundo de possibilidades novas, com visual, estilo e música que fossem suas. Eram os anos de estouro do que ficou conhecido posteriormente como B-ROCK. E mau sabia eu, que naquele ano de 1986, sairia um disco que mudaria a minha vida.
O tema de hoje é “The Queen is Dead”, disco da banda inglesa “The Smiths”. E para fazer a conversa, eu trouxe um amigo, que eu sei que tem um apego emocional tão grande quanto o meu, em relação a esta banda e esta obra - como vocês o meu amigo Francisco, ou para os mais íntimos - Loly.
Programa gravado em 15/mar./2023.
#obrafechada #podcast #disco #musica #album #postpunk #vinil #vinyl #thequeenisdead #thesmiths #mikejoyce #andyrourke #morrissey #johnnymarr #manchester
REFERÊNCIAS
The Untold Truth Of The Smiths (grunge.com)
http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/reconcavos/article/download/1107/674
Um conto de três cidades: música e sensibilidades culturais urbanas | E-Compós
Além-da-estereotipia-o-modelo-de-fã-criativo-a-partir-do-percurso-de-Morrissey
DIÁLOGOS ENTRE A REBELDIA E A ANDROGINIA | Diversidade e Educação
Olá a todos e todas. Eu sou Marcelo Fonseca e esse é o Obra Fechada, um podcast sobre livros, discos e audiovisuais e principalmente pessoas. Pessoas que fazem as obras da cultura e também as pessoas que se interessam e pensam sobre essas obras.
Como já é costume eu agradeço você que chegou aqui no programa e que tem se mantido presente através das audições que já foram disponibilizadas. Reforço que, caso você seja novo por aqui, navegue pela nossa playlist, pois muita gente boa passou por aqui falando de coisas legais.
E hoje falaremos sobre uma obra importantíssima para a construção e percepção de uma ideia de humanidade em um determinado tempo. Uma peça de teatro que já foi encenada um incontável número de veze e que mesmo que não tenhamos lido ou assistido, conhecemos frases tiradas de seu texto. Uma peça do século XVII, que vem permanecendo, intrigando, tanto por seu conteúdo, quanto por seu autor, que sabemos muito pouco.
O tema de hoje é Hamlet, a tragédia do príncipe da Dinamarca, escrita por William Shakespeare e datada de 1600.
E para me ajudar nessa conversa, pensando junto sobre essa Obra que diz tanto, eu trouxe o meu amigo e professor Leandro Tibiriçá Bastos.
Programa gravado em 26/mar./2023.
REFERÊNCIAS
A GÊNESE DE UM CLÁSSICO: POR QUE A PEÇA HAMLET DE SHAKESPEARE REVOLUCIONOU O TEATRO - Gabriela Guidi Trovó
O Bazar do renascimento: da rota da seda a Michelangelo - Jerry Brotton
Olá a todos e todas. Eu sou Marcelo Fonseca, e este é o Obra Fechada, um podcast dedicado às obras da cultura, em especial, discos, livros e audiovisuais. Eu estou aqui mais uma vez, entregando semana a semana, discussões que tentam pensar esses produtos em seu tempo, em seu espaço, o que nos fazem pensar, e o impacto que tem no mundo em que vivemos.
No episódio de hoje voltamos nossa atenção a um anime, que durante pouco mais de 20 episódios traz discussões morais e psicológicas profundas, travestido em desenho de robôs gigantes lutando contra alienígenas. Uma série que usa de signos, símbolos, tecnologias, misticismos variados, para trazer uma história de trama política, abandono parental, conspiração, luta pelo poder, traição, trauma, autodescoberta adolescente e muitos outros temas.
O tema desse episódio é Neon Genesis Evangelion, anime de Hideaki Anno lançado no ano de 1995. E para fazer a conversa comigo, volta ao programa, o meu amigo, designer e ilustrador de mão cheia Thiago Cutovoi.
Programa gravado em 18/mar./2023.
REFERÊNCIAS
“DA TERRA VERMELHA VÊM OS HUMANOS”: COMUNICAÇÃO
INTER-RELIGIOSA NA SEMIOSFERA XINTO-BUDISTA-CRISTÃ DE NEON
GENESIS EVANGELION - JOSIELDO SILVA PEREIRA
IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE ASUKA LANGLEY - Maicon Cyrilio Galdino Pereira
O Crepúsculo na Terra do Sol Nascente - Ian Rodrigues Birnbaum
CENAS DE UMA NOITE TRISTE - Yan Nery Vieira
A REPRESENTAÇÃO DE DILEMAS MORAIS E EXISTENCIAIS EM NEON
GENESIS EVANGELION - Kaio Felipe
Christian Dunker - Neon Genesis Evangelion: anime revela a nossa passagem para o mundo adulto
#obrafechada #podcast #anime #manga #neongenesisevangelion #hideakianno #audiovisual #animação #animation #mecha #giantrobots #motimunderground #shinjihikari #unit1 #tokusatsu
Olá para você que chegou até aqui. Esse é o Obra Fechada e estamos no nosso terceiro ano falando de discos, livros e audiovisuais, sempre buscando uma abordagem que traga novos olhares sobre os produtos culturais que tanto gostamos.
No episódio de hoje falaremos de uma pedra fundamental da música underground brasileira. Um disco que atravessou as barreiras nacionais e se transformou em um marco internacional de seu estilo ao mesmo tempo que consolidou Belo Horizonte como a meca do metal extremo brasileiro.
O tema do episódio é INRI, primeiro disco de estúdio dos pioneiros do Death Metal brasileiro - Sarcófago.
E dividindo a mesa comigo, para falar desse petardo, eu trouxe o meu amigo e uma das mentes atrás do Motim Underground - Balthasar
Programa gravado em 26/fev./2023.
REFERÊNCIAS
A rare interview with Sarcofago - Kim Kelly
#obrafechada #podcast #disco #metal #sarcófago #inri #deathmetal #blackmetal #brazilianmetal #metalbrasileiro #cogumelorecords #motimunderground #undergroundmusic #metalbrasileiro #metalmineiro #metaldasminas
Olá você que chegou. Esse é o Obra Fechada, um podcast sobre livros, discos e audiovisuais e de discussão sobre essas peças tão presentes em nossas vidas. Nesse episódio falaremos da construção de narrativas que vêm acompanhadas de produtos culturais. Como nossos sentimentos são moldados através dos filmes que assistimos? Como nosso entendimento da história, dos eventos da humanidade podem ser alterados, dependendo da perspectiva do diretor em determinado filme? É possível que exista alguma obra cultural completamente isenta de ideologia?
O mote para tentar responder essas questões é provavelmente o filme de guerra definitivo. Uma película que mostra uma realidade brutal e violenta, e deixa um grito de nunca mais no ar. O tema de hoje é "Idi i smotri" ou em bom português brasileiro "Vá e veja" longa metragem soviético, dirigido por Elem Klimov e lançado em 1985. E para fazer o bate bola comigo, eu trouxe o meu amigo e mente por trás da Aetia Editorial e Doenças Tropicais Podcast : Felipe Jacó.
Programa gravado em 22/fev./2023.
REFERÊNCIAS:
Come and See (1985): Klimov's Intimate Epic - Lloyd Michaels (Quartely Review of Film and Video)
Klimov’s “Come & See” as a Work of Cinematic Response - Laura Brubaker
Interview with Elem Klimov by Ron Holloway - Kinema
Come and See? The Power of Images and International Criminal Justice - Immi Tallgren
#obrafechada #podcast #filme #cinema #elemklimov #vaeveja #cinemasoviético #sovieticmovie #comeandsee #váeveja #uniaosoviética #urss #grandeguerrapatriótica #antifascismo #idriismotri #aetiaeditorial #doençastropicais
Olá a todos e todas! Sejam bem vindos e bem vindas ao Obra Fechada. E nessa volta para as novas temporadas, posso dizer que tem sido uma ótima experiência dividir esses momentos com os convidados e ouvintes. Fazendo o meu pedido frequente, peço que se for de seu interesse acesse a nossa playlist, navegue pelos conteúdos produzidos e se quiser compartilhe com seus amigos e contatos.
Temos nossas redes sociais, Instagram, Twitter e Facebook, para contato e possíveis parcerias.
Hoje faremos um episódio muito especial, pois são raras as vezes que temos a oportunidade de perceber o impacto de uma obra em tempo real, e que consiga juntar olhares positivos de público e crítica. Hoje falaremos de Torto Arado, romance de 2019 de Itamar Vieira Junior, lançado pela Editora Todavia e vencedor de três importantes prêmios literários: Oceanos, Leya e Jabuti.
Obra ímpar que discute as relações raciais e de terra no Brasil, Torto Arado encanta, mostrando numa narrativa melodiosa um Brasil profundo, ligado a várias chagas do passado. É um livro que trata de relações familiares, de ancestralidade, de fé, esperança e redenção, da posse de terra no país e também diz muito dos diferentes Brasis que existem em nosso território múltiplo, principalmente aqueles que são ostracizados.
Para essa conversa temos o retorno do meu amigo, Doutor em História Social e professor Rafael Dias.
Programa gravado em 02/abr./2023.
#obrafechada #podcast #livro #literatura #itamarvieirajunior #tortoarado #literaturabrasileira #literaturacontemporânea #premioleya #premiojabuti #premiooceanos #leitura #brasil #brazil
Olá todos e todas! Eu sou Marcelo Fonseca e esse é o Obra Fechada!
Chegamos em 2023 e falaremos de uma importante obra. Monumento fundamental de um artista que deixou uma marca profunda no jazz, e na construção da música vanguardista. Um artista único, inquieto e inovador, que teve a chance de estar ao lado dos grandes nomes de sua área em sua época.
O tema de hoje é Giant Steps, disco do lendário saxofonista John Coltrane, lançado em 1960.
E para falar desse disco tão importante cheio de histórias eu trouxe o meu amigo, publicitário e podcaster Diego Fernandes.
REFERÊNCIAS:
How John Coltrane made Giant Steps
The most feared song in jazz, explained
John Coltrane - Giant Steps - Circle of Fifths Diagram
#obrafechada #podcast #disco #música #johncoltrane #giantsteps #jazz #avantgarde #beebop #coltranechanges #music #disc #classic
Olá a todos e todas! Eu sou Marcelo Fonseca e esse é o Obra Fechada!
Seguimos aqui com o terceiro ano do podcast, discutindo livros, discos e audiovisuais que nos marcam como indivíduos e dizem muito das pessoas, e do entendimento da sociedade ao seu redor.
No programa de hoje, falaremos como as marcas da ditadura militar-empresarial brasileira são profundas e afetam diferentes indivíduos. Também pensaremos como era fazer cinema no Brasil nos anos 1990 em especial no final da década. E sobretudo, o que essa arte, e em especial esse filme tão particular, tem a dizer sobre memória, ressentimento, moral, democracia 25 anos após ter sido lançado.
O tema de hoje é Ação entre Amigos, longa metragem do cineasta brasileiro Beto Brant lançado em 1998.
E para fazer esse episódio, volta ao programa, a minha amiga, historiadora e entusiasta do cinema, Priscila Xavier.
Programa gravado em 30/jan/2023.
REFERÊNCIAS:
Cinema em Cena - Pablo Villaça
VINGANÇA, JUSTIÇAMENTO: UMA ANÁLISE DO FILME AÇÃO ENTRE AMIGOS - Cássio Santos Melo
Entrevista Marçal Aquino e Beto Brant - Itaú Cultural
Figuras do ressentimento no cinema brasileiro dos anos 1990 - Ismail Xavier
#obrafechada #podcast #filmes #cinemanacional #betobrant #açãoentreamigos #ditaduramilitar #marçalaquino #cinemabrasileiro #filmebrasileiro #brazilianmovie #cinema #movie
Olá a todos e todas! Eu sou Marcelo Fonseca e esse é o Obra Fechada!
Começamos o ano de 2023 com uma nova leva de episódios, com um clima político ainda conturbado mas que pelo menos aponta para um futuro minimamente possível.
E enquanto eu tiver forças e amigos que me apoiem, continuarei aqui falando de livros, discos e filmes papeando sobre isso com diferentes amigos e amigas.
E hoje voltamos a falar de literatura. Em especial, literatura mexicana contemporânea, com um livro visceral, violento e intenso, que esmiuça os dramas e preconceitos de um pequeno vilarejo mexicano, a margem de tudo, dos acessos, do dinheiro enquanto se afoga num espiral de ódio, violência e misoginia.
O tema de hoje é Temporada de Furacões, ou como dito no original Temporada de Huracanes, da escritora e jornalista Fernanda Melchor, lançado em 2017.
E para falar desse petardo literário eu trouxe a minha amiga, podcaster, blogueira e coordenadora do Leia Mulheres - Michelle Henriques.
Programa gravado em 18/jan/2023
REFERÊNCIAS:
Quería contar una historia muy obscura y de mi tierra: Fernanda Melchor
O CASO DA TEMPORADA DE FURACÕES DE FERNANDA MELCHOR
Capitalismo global e petroficção na temporada de furacões de Fernanda Melchor
El chisme como representación histórica de la ausencia en Temporada de Huracanes de Fernanda Melchor
No coração do crime sempre há um silêncio
#obrafechada #podcast #livros #literaturamexicana #leiamulheres #temporadadefuracões #temporadadehuracanes #fernandamelchor #editoramundaréu #mexico #books #reading #leitura
Olá!
Eu sou Marcelo Fonseca e estou mais uma vez por aqui para te fazer um convite!
Nesse ano de 2023 teremos mais uma temporada do Obra Fechada. Caso você não conheça, esse é o meu podcast, dedicado a falar das criações culturais, seus autores e contexto, e como impactam em nossas vidas, com foco especial em discos, livros e audiovisuais.
O projeto é pequeno em extensão, mas grande em propósito.
Ele me traz muita alegria, pois consegui sobreviver a pandemia e ao holocausto político brasileiro, me amparando no diálogo com amigos e amigas que tem tanto apreço por esses materiais culturais quanto eu.
Agradeço também a todos amigos, que escreveram, que cobraram episódios ou deram sugestões de pautas que foram inclusive aproveitadas, para as gravações que vocês ouvirão esse ano.
O projeto não teria razão de ser, se não existisse quem ouvisse. E se torna relevante fazer, pois seus números, mesmo em períodos de entressafra, continuam crescendo.
Por isso tudo, separe um tempo. Veja o que for de seu interesse e nos faça companhia nessas rodadas de conversa, pensando juntos sobre tudo isso que a gente gosta tanto.
Então estou esperando que você passe por aqui mais vezes. Reforço o pedido de sempre, que se for de sua vontade, compartilhe os episódios em suas redes e contatos.
Logo mais tem mais e até!
Olá todos e todas, sejam bem vindos ao Obra Fechada, eu sou Marcelo Fonseca e depois de mais de 50 episódios venho aqui pensar com vocês, sozinho em mais um episódio especial.
Desde de criança me interesso, me envolvo e tento entender os filmes e demais audiovisuais que gosto. Minha mãe sempre comenta que quando eu era pouco mais que um bebê, que mesmo antes de andar, eu ficava em pé, segurando a grade do berço, encantado e magnetizado com os filmes da TV.
Com isso, já fica claro que o meu interesse por essas obras culturais já vem de um tempo. A única coisa que mudou, foi a percepção e entendimento sobre elas, conforme fui crescendo.
Quer saber mais?
Clique aí para ouvir e boa audição.
16/dezembro/2022
REFERÊNCIAS
O MUNDO DISCURSIVO NO CINEMA: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Cinema, Interculturalidade e Transformação Social
Imagem, cinema e psicologia: compondo aproximações entre arte e ciência
Esculpir o tempo - Andrei Tarkovski
#filmes #movies #cinema #audiovisual #séries #crítica #obrafechada #podcast #análise
Olá todos e todas! Eu sou Marcelo Fonseca e estou mais uma vez aqui para falar de livros, nesse espaço que tem sido não apenas de troca, mas também de muito aprendizado.
O Obra Fechada surgiu com a proposta de juntar pessoas que gostam de livros, discos e audiovisuais, mas também para ser um espaço de desanuviar as ideias no contexto da pandemia. Com o aumento de audições, acabei vendo que era possível cada vez mais ampliar diálogos, usando dessa ferramenta e criando conteúdo relevante.
E por conta disso, eu agradeço antecipadamente a você que chegou agora e principalmente, você que tem retornado. Se for de seu interesse, compartilhe esse podcast para seus contatos, em suas redes, para que cheguemos a mais e mais interessados.
No episódio de hoje, falaremos de um livro que conta as mazelas da desigualdade social brasileira, e que apresenta a experiência da vida nas margens da metrópole paulista.
Quais os efeitos do capitalismo, que oferece tudo e entrega nada, na mente da população mais pobre? Quais desafios diários são apresentados, aqueles que são destinados a uma vivência de exclusão e de uma condição subalternizada?
E principalmente como sair de um ciclo intermitente de morte, exclusão e miséria?
O tema do episódio de hoje é "Capão Pecado'', segundo livro, do escritor e ativista Ferréz, lançado em 2000. E para fazer o bate-bola comigo, eu trouxe o meu amigo, corredor e professor, formado em Letras pela Universidade de São Paulo, Lucas Lutero.
Marcelo Fonseca
09/dezembro/2022
#ferréz #capãopecado #livro #literatura #literaturamarginal #capãoredondo #obrafechada #podcast
REFERÊNCIAS:
Literatura marginal e culta da periferia – Vanessa Bastos Lima e Roberto Henrique Seidel
Litera-Rua: a cultura de periferia em Capão Pecado de Ferréz
Violência, criminalização e genocídio em Capão Pecado
Capão Pecado e a construção do sujeito marginal
Figurações da periferia em Capão Pecado
Reflexões sobre estilo em sociolinguística: um estudo sobre o livro Capão Pecado
Desvelando a periferia: ficção e história em Capão Pecado
A escrita da cidade partida: identidade e alteridade em Capão Pecado
Olá a todos e todas, sejam bem-vindos e bem-vindas ao quinquagésimo episódio do Obra Fechada. Um projeto que nasceu para que eu pudesse lidar com a pandemia de covid-19 e que no seu avançar leve e despretensioso, chega agora a essa marca que me é tão importante. Nos 49 episódios anteriores pudemos falar de livros, discos e audiovisuais que fazem parte da minha vida, e também tocaram diferentes convidados e nossa audiência.
Amigos e amigas, que passaram por aqui, com suas diferentes formações e que deixaram não apenas, seu conhecimento e paixão pelas obras, como também um pouco de experiências de vida, ao se relacionarem com elas. E seguindo nosso caminho coletivo, falaremos de um marco duplo do cinema nacional. Por um lado, uma obra clássica de horror, com o jeito e trejeito únicos do cinema brasileiro e por outra, a fita onde acontece a estréia de uma personagem emblemática e mitológica de nossa cultura. Hoje é dia de falar de "À meia-noite levarei a sua alma", terceiro longa-metragem do diretor José Mojica Marins e primeiro filme com o niilista e bestial Josefel Zanathas ou como conhecido do grande público: Zé do Caixão, lançado em 1964.
E para o diálogo sobre esse filme cultuado e antológico, eu recebo meu amigo, jornalista, crítico de cinema: Gabriel Carneiro.
Marcelo Fonseca
02/dezembro/2022
#zédocaixão #josémojicamarins #horror #terror #ameianoitelevareiasuaalma #cinema #movie #obrafechada #podcast #coffinjoe
Olá todos e todas! Começarmos mais um episódio do Obra Fechada, onde voltamos a falar de música. E não só música em seu sentido estrito, mas uma pedra angular de um momento da música subterrânea que definiu caminhos e estabeleceu formatos.
Um disco de uma banda que continua ativa em nossos dias, praticamente com a mesma formação que o gravou e que continua tão atual e fundamental como no dia que foi lançado.
Falaremos de Jane Doe, quarto álbum de estúdio da banda estadunidense Converge. Um clássico hardcore punk, e que definiu o que seria o metalcore no correr dos anos 2000. E ainda assim, uma obra que se construiu sobre inovações experimentais e a expiação emocional de relacionamentos rompidos. Misturando dissonâncias, agressividade, vocalizações ferozes, com poesia e arte gráfica autêntica e ao mesmo tempo icônica.
E para falar de um de meus discos prediletos da vida eu trouxe o meu amigo Hélio Siqueira-Simôes.
Participações especiais de: Cauê Nascimento, Marcelo Papa e Luiz Mazetto.
Boa audição.
Marcelo Fonseca
25/novembro/2022
#converge #janedoe #hardcorepunk #equalvision #deathwish #godcity #metalcore #obrafechada #podcast