
Olá você que chegou e você que voltou para ouvir mais um episódio do Obra Fechada. Eu sou Marcelo Fonseca, autor, host e faz tudo nesse espaço.
Esse é o meu podcast dedicado a livros, discos e audiovisuais e que chega ao seu terceiro ano de atividade.
No episódio de hoje retornaremos a cidade de São Paulo, especificamente no começo do século XX. Uma cidade menor, que estava em franco processo de crescimento e já era expert em excluir e expulsar os despossuídos. Relegando-os a uma existência subalternizada mas ao mesmo tempo de resistência.
É nesse contexto duro da selva de concreto e aço, que falo junto do meu amigo e convidado Lucas Lutero, que retorna ao programa, sobre Quarto de Despejo, leitura obrigatória para se entender o Brasil, escrito pela grandiosa Carolina Maria de Jesus e publicado em 1960.
Programa gravado em 14/mar./2023.
#obrafechada #podcast #livro #diário #autobiografia #quartodedespejo #carolinamariadejesus #literatura #literaturabrasileira #literaturamarginal #diariodeumafavelada
REFERÊNCIAS
Quarto de despejo: A escrita como arma e conforto à fome - Silvana José Benevenuto
Quarto de Despejo: uma análise acerca do racismo e da branquitude - Jorge Luis Felizardo dos Santos
Pesquisa Fapesp - Poética da diáspora
QUARTO DE DESPEJO: FATO E FICÇÃO NO ESPAÇO AUTOBIOGRÁFICO - Letícia Pereira de Andrade
A centralidade da linguagem e do trabalho em Quarto de Despejo - Carla Prado Vilela
A obra QRevisitando a Cinderela Negra: Literatura e História em Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesusuarto de Despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus como caminho para abordar o tema Racismo Ambiental na Educação em Ciências - Araújo, Bruna Elisa