Menino Recluso é um dos meus poemas, publicado no Livro Coração de Poeta da Editora All Print.
Faço uma reflexão sobre a repressão a qual submetemos nossa criança interior que guarda a nossa verdadeira essência.
O distanciamento de nossa essência pelo medo, crenças limitantes e dogmas nos transforma em seres artificiais moldados por padrões externos.
O reencontro com o nosso menino recluso nos causa comoção, alegria e paz.
Espero que todos tenham a felicidade de encontrar o seu ser fundamental recluso em um cantinho profundo do seu íntimo e que possamos libertá-lo para a construção de uma vida mais verdadeira e legitimamente feliz.
O que isso tem a ver com Liderança?... Só se é verdadeiramente um líder, aquele que consegue conduzir a si mesmo, enfrentando seus medos, crescendo com seus erros e resgatando sua essência verdadeira. O menino que esquecemos recluso em um quarto escuro no interior de nosso ser.
Libertar esse menino, é o início da nossa autocondução e um pré requisito para liderar movimentos de transformação.
Trata-se de um exercício de definição de prioridades com base no formato sugerido na estrutura SCRUM, onde a figura do Product Owner é responsável pela definição de prioridades do produto ou serviço com base nas demandas do mercado foco.
Esse exercício todavia é aplicável e recomendado para gestores e líderes em qualquer área ou negócio, pois trata de um tema fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, uma vez que o estabelecimento das prioridades definidas por qualquer gestor está diretamente relacionado ao êxito ou fracasso dos negócios.
A estrutura aqui exposta, recomenda a definição das prioridades alinhadas ao que de fato agrega valor ao público alvo, propondo lançamentos contínuos e incrementais associados a adaptações das prioridades com base na resposta dos clientes.