E é já com saudades que nos despedimos desta segunda temporada, fechando com a chave de ouro, o número 9, que simboliza a morte e o renascimento, o fim e o princípio de todas as coisas.
O fim desta jornada brinda-nos com o regresso da Aura Sereno, a personagem mais mítica e badalada do projeto “Não Disfarces".
Aura representa o tipo de personalidade 9 e se tiver de identificar a sua profissão num qualquer formulário, escreverá com muito orgulho “energy healer”. É fortemente motivada para cultivar a harmonia entre todos os seres à sua volta, ainda que à custa do marasmo e da procrastinação.
Na verdade, assistimos, na primeira temporada, a uma situação pessoal da Aura minada de problemas práticos por resolver, mascarados por uma aparente calma e alienação. Na peça de teatro de 2024, Aura acaba por confidenciar a Vítor que é meia irmã da empresária Joana Máximo, a nossa personagem que representa o eneatipo 3. Vítor promete fazer a ponte entre as duas e é graças a este contacto, que Aura se vê mais empoderada do que nunca. Com o empurrão necessário de um tipo de personalidade 3 ao seu lado (o seu ponto de integração), esta personagem 9 está a realizar a ação certa.
Uma nova marca de cogumelos antioxidantes, uma meditação xamânica da sua autoria para encontrarmos o nosso vegetal de poder e uma proposta para integrar a sabedoria vegetal na raíz da Inteligência Artificial, eis algumas iniciativas que revelam em como a nossa Aura está imparável!
O tipo 9 tem de primeiro agir no ponto 3 para depois poder comunicar com autoridade no ponto 6, é este o percurso necessário para aceder à essência do Amor com maiúscula, não aquele que a Aura está convencida de que pratica quando diz que sim ou quando concorda com todos.
Analisamos também o papel das asas 8 e 1, como trampolins facilitadores desse voo necessário e traçamos o perfil das pessoas que o 9 precisa de atrair para os seus relacionamentos.
Exploramos rapidamente os 3 sub-tipos do perfil do Pacifista do Eneagrama e entendemos como aquele que tem o instinto social dominante funciona como contratipo, isto é, o que mais contraria o estereótipo do eneatipo 9.
E porque este é o último episódio alongamo-nos na leitura de um belíssimo poema de Alberto Caeiro - “Há metafísica bastante em não pensar em nada” – e algumas considerações finais acerca do significado do número 9 e de como este símbolo milenar do Eneagrama pode ser interpretado e extrapolado, para lá da mera categorização dos tipos de personalidade.
Este é o fim de um ciclo e o princípio de qualquer coisa nova que ainda não conhecemos. Uma coisa é certa, encontramo-nos por aí:)
9 - O PACIFISTA
Essência – Amor
Virtude – Ação certa
Fixação – Alienação
Paixão – Preguiça
Mecanismo de defesa – Narcotização / Dissociação
DESINTEGRAÇÃO NO PONTO 6
Sombra: Medo / Ansiedade
Desconexão: Comunicação
INTEGRAÇÃO NO PONTO 3
Brilho / Palco / Emoção
ASA 8
Retração: Raiva latente
Ativação: Energia do corpo
ASA 1
Ativação: Execução
Desta vez, Vítor Costa recebe no estúdio do SAPO, Leonilde Fortes, uma bombeira corajosa e intempestiva, tipo de personalidade 8, que não suporta injustiças, odeia falinhas mansas e tem umatendência natural para assumir os comandos e proteger os mais fracos, mesmo que isso implique o conflito. Foi vítima de maus-tratos na infância, tendo aprendido a mascarar a sua vulnerabilidade. Mas por trás dessa carapaça dura, Leonilde esconde uma enorme inocência, a virtude que tem de restaurar durante a vida para se aproximar da sua essência, a verdade.
Foi-lhe diagnosticada recentemente Hipertensão Arterial Pulmonar, uma doença mortal que põe a nu toda a sua fragilidade. Afinal de contas, a sua autosuficiência é em grande parte uma ilusão. Se ela deixar vir ao de cima a sua doçura, talvez consiga transmitir o quanto o outro é importante na sua vida. O trabalho de empatia e de serviço no ponto 2 do Eneagrama, torná-la-ão mais imune ao risco de cair em desintegração - o isolamento do ponto 5.
Ilustramos a influência das asas 7 e 9 neste processo de crescimento e relembramos o tipo de pessoa que o 8 precisa de ter ao seu lado nesse caminho. E dentro dos 3 subtipos deste tipo de personalidade, qual o contratipo do 8? Que instinto dominante acaba por funcionar como um disfarce, aparentando, muitas vezes, não ter aquele tipo de personalidade?
A ode ao nosso 8 fica completa com a leitura do poema“Porque” de Sophia de Mello Breyner Andresen, a cereja no topo do bolo que vem enaltecer as grandes qualidades deste perfil psicológico.
8 – O DESAFIADOR
Essência – Verdade
Virtude – Inocência
Fixação – Vingança
Paixão – Luxúria
Mecanismo de defesa – Negação
DESINTEGRAÇÃO NO PONTO 5
Sombra: Avareza
Desconexão: Reflexão
INTEGRAÇÃO NO PONTO 2
Vulnerabilidade
ASA 7
Retração: Excesso
Ativação: Leveza
ASA 9
Ativação: Gentileza
É o regresso da Mel Morango, uma micro influencer que acredita que tem de passar por cima da dor, numa pressa gulosa para sorver toda a felicidade que a vida lhe pode trazer.
Esta personagem representa o eneatipo 7, que pode ser considerado um dos tipos de personalidade mais doidos do Eneagrama! Uma espécie de Peter Pan que ainda acredita que vive na Terra do Nunca... e nunca cresceu.
Mas o tipo 7 tem também um lado B, porventura mais próximo da verdade acerca de quem é e de onde vem. A festa é apenas um disfarce para atravessar o medo da noite escura. Tanto na primeira temporada, como na peça de teatro ao vivo, Mel acabou por desfazer essa máscara, depois de um pico de euforia. Será que tem caminhado na direção da sobriedade, a virtude que deve alcançar para parar de resistir ao plano maior que a vida tem reservado para si? Estará Mel mais focada e seletiva, agora que se especializou em consultoria de relacionamentos?
A nova narrativa desta temporada serve como base para analisarmos, num segundo momento, a ligação do ponto 7 aos pontos 1 e 5, os quais correspondem, respetivamente, à integração e desintegração do tipo de personalidade do Entusiasta. Falamos também acerca da influência das asas 6 e 8, neste trabalho de crescimento interior.
Realçamos as qualidades dos entes queridos que um tipo 7 deve ter por perto e damos uma passagem pelos três sub-tipos, conforme o instinto dominante. Ao contrário do estereótipo do eneatipo 7, o sub-tipo social põe de lado apetites pessoais para se melhorar a eles próprio e ao mundo em seu redor, funcionando assim, como contra-tipo.
A nossa seleção literária recai, desta vez, para o poema “O caminho não trilhado” de Robert Frost, enaltecendo a capacidade que o tipo 7 pode tem de deixar para trás a paixão da gula, em movimento de auto-consciência e de superação daquilo que o distrai, à partida.
7 – O ENTUSIASTA
Essência – Plano
Virtude – Sobriedade / Gratidão
Fixação – Planeamento
Paixão – Gula
Mecanismo de defesa – Racionalização
DESINTEGRAÇÃO NO PONTO 1
Sombra: Ira
Desconexão: Compromisso
INTEGRAÇÃO NO PONTO 5
Profundidade e Especialização
ASA 6
Retração: Crítica
Ativação: Realismo
ASA 8
Ativação: Determinação
Para quem não consumiu sofregamente a primeira temporada, esta é a Bebita, uma “tia-bem-que-tinha-tudo-para-ser-frívola-só-que-não-tanto-assim”, consumida pela dúvida e pela ansiedade. No espetáculo ao vivo colapsou com um ataque de pânico, pois se não existem problemas, arranja logo vários cenários catastróficos para ocupar a sua mente. Como é que a nossa representante do tipo de personalidade 6 enfrentou este episódio?
Apesar de ainda cair no vício de mostrar que é ela a cuidadora e planeadora de tudo e de todos, Bebita está a evoluir para um território mais instintivo, assumindo corajosamente a dianteira de uma proposta que pretende curar as neuroses das pessoas: o Eneagrama Acamado!
Por trás de todo este nonsense, entendemos como a vivência de momentos em que o 6 se sentiu traído na infância, vem reforçar a motivação da segurança neste perfil do Eneagrama e analisamos a influência dos pontos 3 e 9 (desintegração e integração respetivamente) na desconstrução do seu estereótipo.
E quais as funções das asas vizinhas 5 e 7 em todo este processo?
Que tipo de pessoas precisa o questionador do Eneagrama de ter ao seu redor, numa relação de amizade ou de amor romântico?
Dentro dos 3 subtipos deste perfil do eneagrama, qual o contratipo do 6, isto é, aquele cujo instinto dominante acaba por funcionar como um disfarce, aparentando, muitas vezes, não ter aquele tipo de personalidade? Poderá confundir-se com um 8, o destemido por natureza? Onde reside o paradoxo deste subtipo, marcado por uma negação do medo?
Despedimo-nos do episódio com a leitura de “Cântico Negro” de José Régio, celebrando a contradição embebida neste perfil psicológico, entre Deus e o Diabo, entre a fé e o medo.
6 – O QUESTIONADOR
Essência – Fé
Virtude – Coragem
Fixação – Cobardia
Paixão – Medo
Mecanismo de defesa – Projeção
DESINTEGRAÇÃO NO PONTO 3
Sombra: Auto-engano (face ao medo)
Desconexão: Confiança
INTEGRAÇÃO NO PONTO 9
Presença (olhar para si próprio)
ASA 5
Retração: Dúvida
Ativação: Sabedoria
ASA 7
Ativação: Otimismo
Esta é uma autêntica expedição à mente brilhante e ao coração enregelado do eneatipo 5, cuja crença inconsciente para se sentir aceite, amado e respeitado é a de que tem de acumular toda a sabedoria do mundo.
Voltamos a fazer um zoom in à Professora Dra. Sofia Mestre, essa personagem que se refugiou na ciência e no especialismo para preservar a sua privacidade, já que, segundo ela, estassão, em geral, ignorantes e incompetentes. Sofia continua a investigar a cura para uma doença cardíaca mortal, esquecendo-se, por vezes, de que é o seu próprio coração avarento aquele que mais precisa de ser salvo. No entanto, jánão se encontra no mesmo lugar onde estava na primeira temporada deste podcast. Quem assistiu ao espetáculo ao vivo, bem sabe como ela se deixou arrebatar peloVítor e esse confronto desagradável com as suas emoções, leva-a, agora, a tomar contacto com a sua raiva e a exteriorizá-la publicamente, numa espécie de catarse contra a entidade que mais a irrita à face da terra (e quiçá a fascine!): o "shanti". Sofia sai finalmente do castelo da sua mente e recorre à energia do ponto 8, partilhando uma teoria passível de causar impacto no espaço público.
Falamos sobre a influência dos pontos 8 e 7 do Eneagrama na integração e desintegração do tipo de personalidade 5 e refletimos acerca do verdadeiro conhecimento, aquele a que acede, ainda que apenas por lampejos, através da intuição. Analisamos também a função das asas 4 e 6 no impulso necessário a uma evolução mais eficaz deste tipo de personalidade.
E que tipo de pessoas precisa o 5 de atrair numa relação de amizade ou de amor romântico, sem se sentir drenado?
Passamos pelos 3 subtipos deste perfil do eneagrama, econstatamos que a versão 5 sexual é o contratipo do 5, isto é, aquele cujo instinto dominante acaba por funcionar como um disfarce, aparentando, muitas vezes, não ter aquele tipo de personalidade, confundindo-se facilmente, neste caso, com um tipo 4, pela partilha da mesma expressividade romântica.
A nossa escolha poética recai sobre a letra da cançãode Tom Jobim “O Desafinado”, em jeito de homenagem ao tipo 5, que, sem dúvida, também tem um coração e todo o potencial dentro de si para se deixar abrir às alegrias e experiências da vida.
Eneatipo 5 – O OBSERVADOR
Essência – Conhecimento
Virtude – Desapego
Fixação – Mesquinhez
Paixão – Avareza
Mecanismo de defesa – Isolamento
DESINTEGRAÇÃO NO PONTO 7
Sombra: Gula (pensamentos dispersos)
Desconexão: Alegria
INTEGRAÇÃO NO PONTO 8
Manifestação (ação, corpo, rua)
ASA 6
Ativação: Compaixão
(ter fé na sabedoria do outro)
ASA 4
Retração: Elitismo
Ativação: Emoção
Este episódio é dedicado ao tipo de personalidade 4, o idealista por excelência.
Desta vez com bónus duplo, pois estreia também nesteepisódio a música “Meu Carrossel” de Maria Clementina, a autora deste programa e único cromo do “Não Disfarces” que não é fictício para representar um dos números do Eneagrama (já que também ela interpreta uma personagem, desenvolvidainconscientemente em tenra idade como estratégia para se sentir única e especial).
Em que ponto da trajetória se encontra a Clementina,depois de ter materializado o seu podcast e espetáculo ao vivo? Como é que a vergonha pode boicotar a apropriação do seu poder pessoal?
Analisamos o eneatipo 4 e respetivas ligações com opontos 2 e 1:
Na personalidade 4 - Eu paralizo na comparação comos outros perguntando porque nunca sou o suficiente.
Em desintegração no 2 - Eu paralizo na crença de quese eu me der mais aos outros, talvez seja valorizado.
Em integração no 1- Eu foco-me em encontrar soluçõescriativas, sem ficar bloqueado e paralizado pelas minhas emoções.
Analisamos a função das asas vizinhas 3 e 5, na aceleração do caminho de crescimento, que implica a manifestação palpável daquilo que existia apenas em potência.
Refletimos sobre a virtude da equanimidade neste processo, à luz da leitura de alguns excertos da obra “A Paixão segundo G.H.” de Clarice Lispector.
O IDEALISTA
Essência – Origem
Virtude – Equanimidade
Fixação – Melancolia
Paixão – Inveja
Mecanismo de defesa – Introjeção
INTEGRAÇÃO NO PONTO 1
Criação (versus potencial criativo)
DESINTEGRAÇÃO NO PONTO 2
Sombra: Orgulho
Desconexão: Tribo
ASA 3
Retração: Necessidade de aplauso
Ativação: Realização
ASA 5
Ativação: Profundidade mental
Este episódio é dedicado ao eneatipo 3, o ponto do Eneagrama que ilustra a tensão entre a virtude da veracidade e o vício emocional do auto-engano. A personagem Joana Máximo reaparece em força, não encarnasse ela o tipo de personalidade do conquistador, do performer, aqueleque acredita que para se sentir aceite, amado e respeitado em sociedade tem de ganhar, ter sucesso e ser o melhor entre os melhores.
A sua vida interior tinha sido atirada para uma espécie de sub-cave e só atrapalhava neste mundo material e competitivo cheio de exigências. Mas durante o espetáculo ao vivo em 2024, saiu-lhe o tiro pela culatra e as suas origens humildes são expostas em praça pública. Será que Joana acabou por tirar partido desta situação aparentemente danificadora da sua imagem? O que se passa na sua vida, agora em 2025? Conseguimos entender que esta mulher tem feito um esforço no sentido de se conhecer melhor e de integrar mais as suas emoções nas suas decisões. Quais as ligações desta trajetória aos pontos 6 e 9 do Eneagrama?
E quais as funções das asas 2 e 4 em todo este processo?
Que tipo de pessoas precisa o 3 de atrair numa relação de amizade ou de amor romântico?
Dentro dos 3 subtipos deste perfil do eneagrama, qual o contratipo do 3, isto é, aquele cujo instinto dominante acaba por funcionar como um disfarce, aparentando, muitas vezes, não ter aquele tipo de personalidade?
Concluímos o episódio com a leitura de “If” de Rudyard Kipling, um clássico intemporal, que resume de forma tão cabal toda a complexidade humana contida no ponto 3 do Eneagrama, entre duas polaridades que viajam entre a esperança absoluta e a identificação com a mera projeção da imagem externa.
Partindo do que já foi explorado acerca do Eneatipo 2 na primeira temporada do podcast e no espetáculo ao vivo, Maria Clementina reencarna a personagem Paula Carinho – esteticista super agradável e elogiosa que vive para cuidar dos outros à sua volta, esperando inconscientemente obter a aprovação e o amor que tanto deseja. Se na primeira temporada já tivemos um vislumbre do seu lado B (quando ao sentir-se rejeitada, tem tendência para ter pelo na venta) exploramos agora de forma mais aprofundada como a personagem 2 pode passar facilmente de gatinha amorosa a uma leoa feroz, quando não tem consciência dos seus pontos cegos. Percebemos também como a experiência da rejeição na infância molda o tipo de personalidade 2 e surpreendemo-nos sobretudo com o seu outro revés, em caminho de crescimento. É que agora a Paula descobriu o seu lado artístico e a sua individualidade e está a aprender a movimentar-se pelas águas profundas das suas emoções mais autênticas (integrando o ponto 4 na sua identidade). E quais as funções das asas 1 e 3 em todo este processo? Que tipo de pessoas precisa o 2 de atrair numa relação de amizade ou de amor romântico? Dentro dos 3 subtipos deste perfil do eneagrama, qual o contratipo do 2, isto é, aquele cujo instinto dominante acaba por funcionar como um disfarce, aparentando, muitas vezes, não ter aquele tipo de personalidade? Acabamos o episódio com a leitura do poema "Se me Esqueceres" de Pablo Neruda, que tão bem espelha o equívoco em torno do amor, tantas vezes confundido com apego, sentimento de posse, refém da expectativa inconsciente de receber em troca, de acordo com aquilo que se dá (ferida do ponto 2).
O PRESTATIVO
Essência – Liberdade/Vontade
Virtude – Humildade
Fixação – Agradar / Simpatia
Paixão – Orgulho
Mecanismo de defesa – Rejeição
DESINTEGRAÇÃO NO PONTO 8
Sombra: Luxúria
Desconexão: Poder pessoal
INTEGRAÇÃO NO PONTO 4
Criatividade / Individualidade / Emoções profundas
ASA 1
Retração: Compulsão
Ativação: Visão
ASA 3
Ativação: Inteligência emocional /Competitividade
Partindo do que já foi explorado acerca do Eneatipo 1 na primeira temporada do podcast e no espetáculo ao vivo, Maria Clementina ressuscita a personagem Felismina Perfeito, uma adorável velhota demasiado certinha, obcecada em corrigir-se aos outros e a si própria. Se na primeira temporada viajámos pela sua biografia e pelos mecanismos invisíveis que moldaram a sua personalidade perfecionista, é tempo de fazer um zoom in a uma parte de si que ela tenta disfarçar. Por trás desta pessoa rigorosa, disciplinada e autocrítica, existe uma criança sedenta de se permitir à leveza e aos maiores prazeres da vida.
O que é que a Felismina anda a fazer para se desconstruir? Será que ao integrar o ponto 7 no seu comportamento, irá conseguir, por sua vez, enfrentar a sua sombra, alojada no ponto 4, passando a agir a partir de um sentido de propósito mais profundo versus a partir de um sentido de mero dever?
E quais as funções das asas 9 e 2 em todo este processo?
Que tipo de pessoas precisa o 1 de atrair numa relação de amizade ou de amor romântico?
Dentro dos 3 subtipos deste perfil do eneagrama, qual o contratipo do 1 (aquele cujo instinto dominante acaba por funcionar como um disfarce, aparentando, muitas vezes, não ter aquele tipo de personalidade)?Terminamos com a leitura do poema “Depoimento” de Miguel Torga, cujo tom denuncia o sentimento de culpa tão característico deste tipo de personalidade.
O PERFECCIONISTA
Essência – Perfeição
Virtude – Serenidade
Fixação – Ressentimento
Paixão – Ira
Mecanismo de defesa – Reatividade
DESINTEGRAÇÃO NO PONTO 4
(autovitimização; sente que mais ninguém no mundo vê os erros que ele vê)
Sombra - Inveja
Desconexão - Alma
INTEGRAÇÃO NO PONTO 7
(pensa como é excitante e libertador não estar obcecado coma perfeição)
Felicidade
ASA 9
Retração: Procrastinação (pode conduzir o eneatipo 1 mais facilmente para o ponto de desintegração no 4, se não for devidamente ativada a asa 2)
Ativação: Relaxamento
ASA 2
Ativação: Coração Alegre
Um Sneak Peek daquilo que podemos descobrir ao longo da jornada destes 6 episódios.
O que é o Eneagrama e para que serve a nossa personalidade? É útil ou atrapalha-nos na nossa evolução interior? Maria Clementina partilha o que a motivou a lançar este podcast e apresenta o seu interlocutor Vítor Costa, o qual dará uma breve pincelada dos 9 perfis desta ferramenta de autoconhecimento. À medida que percorremos cada eneatipo, Maria transforma-se na personagem correspondente, apenas para um rápido olá, prometendo boas conversas (e disfarces) nos episódios seguintes. Assistimos a um jogo frenético de tira-e-põe máscara. Concluímos que o Eneagrama serve para unir, não para separar, nem compartimentar as pessoas em caixas. Por trás de uma personagem, existe um ator e por trás de um ator existe um autor. As essências associadas a cada perfil são nomes diferentes para designar aquilo que é puro e absoluto, o que muda unicamente é a perspetiva, essa parcial, neste mundo de dualidade.
Sugestões musicais da Maria:
(a propósito de cairmos no automatismo dapersonalidade)
https://open.spotify.com/track/3JOVTQ5h8HGFnDdp4VT3MP?si=lufOhHz8SauXsSO_qvI6Sg
https://music.apple.com/pt/album/mad-world/208118462?i=208118932
https://open.spotify.com/track/1rxoyGj1QuPoVi8fOft1Kt?si=lzQrQysmTYypG3fadcpDNg
https://music.apple.com/pt/album/because/1441164426?i=1441164590
Recomendações musicais do Vítor:
https://www.youtube.com/watch?v=BQnmM2XzLjk
https://open.spotify.com/track/32NF2Mhr65sUhcT2mNB2np?si=4lbyP1S9S4S9HYH1qJepvg
https://music.apple.com/pt/album/n21-n21bis/1531211481?i=1531211655
É a vez de Maria dar palco a Bebita (embora a Bebita não goste), protagonista do eneatipo 6, uma “tia-que-tinha-tudo-para-ser-frívola-só-que-não-tanto-assim”, consumida pela dúvida e pela ansiedade, fazendo planos para todos como mecanismo para se sentir segura. Já a nossa Joana Máximo adora a ribalta (ou não representasse ela o eneatipo 3), essa self-made-business-women de sucesso, uma típica doer orientada para a ação prática e para a imagem que projeta para os outros, iludida da sua própria identidade. Vítor continua a desempenhar um papel chave na condução destas conversas, desmontando o melhor e o pior de cada ponto.
Eneatipo 6: O Questionador, o Leal
Paixão (vício emocional): Medo/Ansiedade
Fixação (crença mental): Dúvida
Mecanismo de defesa: Projeção
Virtude a restaurar: Coragem
Essência: Fé
Se fosse um país: Alemanha
Celebridades: Woody Allen, Sigmund Freud, Luiz Felipe Scolari, Ellen Degeneres, personagem “George Costanza” da série Seinfeld;
Sugestões musicais da Maria:
“Age of Anxiety I”, Arcade Fire
https://open.spotify.com/track/76365icROsgrLvYVImAnyP?si=gk0-rgmLTuWcn-Lw2SWevw
https://music.apple.com/pt/album/age-of-anxiety-i/1613566080?i=1613566178
“Age of Anxiety II (Rabbit Hole)”
https://open.spotify.com/track/2z0nkZLzKp1IbZzdQCaD6Z?si=6cSBmO07Sa2bfJn7NSFe-A
https://music.apple.com/pt/album/age-of-anxiety-ii-rabbit-hole/1613566080?i=1613566183
Sugestão musical do Vítor:
“Perhaps, Perhaps, Perhaps”, Lila Downs
https://open.spotify.com/track/4WRdLh6kc09oE1wt28gepF?si=mL47TdyOQ82JsLekyyVrhw
https://music.apple.com/pt/album/perhaps-perhaps-perhaps/713526824?i=713527907
Eneatipo 3: O Bem-sucedido, o Concretizador
Paixão (vício emocional): Auto-engano
Fixação (crença mental): Vaidade
Mecanismo de defesa: Identificação
Virtude a restaurar: Veracidade
Essência: Esperança
Se fosse um país: Estados Unidos da América
Celebridades: César Augusto, José Mourinho, Oprah Winfrey, Lady Gaga, Elvis Presley, Deepak Chopra;
Sugestões musicais da Maria :
“Unstoppable”, Sia
https://open.spotify.com/track/1yvMUkIOTeUNtNWlWRgANS?si=rm1a_41RTLy21f6vOkEFTQ
https://music.apple.com/pt/album/unstoppable/1055074478?i=1055074639
“Billionaire”, Travie McCoy feat Bruno Mars
https://open.spotify.com/track/2qPUnoasNe4Ep43emVXEig?si=FuBlV8c8T6K96NdgCp4g8w
https://music.apple.com/pt/album/billionaire-feat-bruno-mars/374384305?i=374384335
Sugestão musical do Vítor:
We are the Champions, Queen
https://open.spotify.com/track/1lCRw5FEZ1gPDNPzy1K4zW?si=1nZiVkfqQWmZ8INp_K6YNg
https://music.apple.com/pt/album/we-are-the-champions/1440821736?i=1440822123
Se num primeiro momento, Maria contracena com Vítor como sendo Paula Carinho - a esteticista empática ficcionada para simbolizar o eneatipo 2, aquela que tudo faz para agradar as pessoas, que antecipa as necessidades dos outros, embora se recuse ela própria em pedir ajuda - já na segunda parte do episódio, abandona as máscaras e fala, por fim, na primeira pessoa, já que também ela representa uma personagem em si, desenvolvida inconscientemente em tenra idade para alimentar uma imagem parcial de si própria enquanto alguém que tem de ser especial e única para sobreviver neste mundo. É esta a motivação da personalidade tipo 4, assombrada pela sensação de carência e abandono, canalizando assim a vivência para as suas fantasias interiores e processos criativos, numa ânsia romântica e melancólica pelo que está em falta.
Eneatipo 2: O Prestativo
Paixão (vício emocional): Orgulho
Fixação (crença mental): Agradabilidade
Mecanismo de defesa: Rejeição
Virtude a restaurar: Humildade
Essência: Liberdade
Se fosse um país: Itália
Celebridades: João Paulo II, Desmond Tutu, Eleanor Roosevelt, Stevie Wonder, , Madonna, Roberto Carlos, Elizabeth Taylor, personagem “Melanie Hamilton Wilkes” (E Tudo o Vento Levou)
Sugestão musical da Maria:
“Amor I Love You”, Marisa Monte
https://open.spotify.com/track/5nwT95l5rMdQPaydjGh32q?si=XBojXx12QKGg1TNNNp3q5Q
https://music.apple.com/pt/album/amor-i-love-you-2004-digital-remaster/1512221572?i=1512221573
Sugestão musical do Vítor:
“Esse Cara Sou Eu”, Roberto Carlos
https://open.spotify.com/track/7oC2VUenqewyHV9q2hjlXk?si=GaNMVwq-Tr6qNyCOtTIGPw
https://music.apple.com/pt/album/esse-cara-sou-eu/569956550?i=569956553
Eneatipo 4: O Individualista, o Romântico
Paixão (vício emocional): Inveja
Fixação (crença mental): Melancolia
Mecanismo de defesa: Introjeção
Virtude a restaurar: Equanimidade
Essência: Origem
Se fosse um país: Portugal
Celebridades: Tchaikovsky, Gustav Mahler, Virginia Woolf, Frida Kahlo, Maria Callas, Bob Dylan, Leonard Cohen, Amy Winehouse, Kate Winslet, Johnny Depp, personagem “Jude”(do livro Uma Pequena Vida);
Sugestões musicais da Maria:
Creep, Radiohead
https://open.spotify.com/track/70LcF31zb1H0PyJoS1Sx1r?si=sGKd09IhTaq8D_KfMI6_ww
https://music.apple.com/pt/album/creep/1097862062?i=1097862231
From Now On (Live in Paris), Supertramp
https://open.spotify.com/track/0MJQNQ5EgzyiePbQmTDM7K?si=yUWPFWHOSXWj21YJekU87Q
https://music.apple.com/pt/album/from-now-on-live/1452799179?i=1452799662
Sugestões musicais do Vítor:
“Vida Tão Estranha”, Rodrigo Leão
https://open.spotify.com/track/4PdCnLiXZiMQBAg7A6rEI4?si=VmacqHglRiGEdXzeaJ0mEQ
https://music.apple.com/pt/album/vida-t%C3%A3o-estranha/1367990460?i=1367992311
“A Strange Kind of Love”, Peter Murphy
https://open.spotify.com/track/1zPAojZywAA8wCIScNMGK6?si=abc1WVqMTSm-98lrhn5AJg
https://music.apple.com/pt/album/a-strange-kind-of-love-version-1/251657582?i=251657685
Uma vez mais, Maria sai de si própria para personificar Sofia Mestre e Leonilde Fortes, as nossas representantes dos tipos 5 e 8 do Eneagrama, respetivamente. A primeira é uma investigadora brilhante que se refugiou na ciência e no especialismo para preservar a sua privacidade, já que as pessoas são, em geral, ignorantes. Ironicamente almeja descobrir a cura para uma doença cardíaca que afeta milhares de pessoas à escala global, esquecendo-se de que é o seu próprio coração ressequido aquele que mais precisa de ser salvo. A segunda é uma bombeira corajosa e intempestiva que, curiosamente, tem o condão de atiçar muitos incêndios nos seus relacionamentos. Antes de pensar já o fez, não suporta injustiças e tem uma tendência natural para assumir os comandos, mesmo que isso implique o conflito e, no limite, uma paragem cardíaca eminente. Vítor tem o condão de ir revelando, aos poucos, as virtudes a restaurar por trás de todas estas manias.
Eneatipo 5: O Observador, o Investigador
Paixão (vício emocional): Avareza
Fixação (crença mental): Mesquinhez
Mecanismo de defesa: Isolamento
Virtude a restaurar: Desapego
Essência: Conhecimento
Se fosse um país: Inglaterra
Celebridades: Albert Einstein, Stephen Hawking, Vincent Van Gogh, Jane Goodall, personagem John Nash (“Uma Mente Brilhante”)
Sugestão musical da Maria:
Hey You, Pink Floyd
https://open.spotify.com/track/5UJmwdqGP7RONuVzYnHjUp?si=lTe7U7UZR0KW0DY4SeiaxQ
https://music.apple.com/pt/album/hey-you/704273346?i=704273439
Sugestão musical de Vítor:
Nocturne Op. 9 Nº2In E Flat Major, Chopin
https://open.spotify.com/track/24nTZUgqU1P7fn074Pm3xZ?si=xiQvxk7SROCPu6uNRsG4kA
https://music.apple.com/pt/album/nocturne-no-2-in-e-flat-op-9-no-2/1452160503?i=1452160521
Eneatipo 8: O Desafiador, o Confrontador
Paixão (vício emocional): Luxúria
Fixação (crença mental): Vingança
Mecanismo de defesa: Negação
Virtude a restaurar: Inocência
Essência: Verdade
Se fosse um país: Espanha; Israel (contexto: a data da gravação deste episódio foi anterior a 7 de outubro de 2023, data que marca o despoletar do mais recente flagelo Israel-Hamas)
Celebridades: Winston Churchill, Martin Luther King, Pablo Picasso, Donald Trump, Jair Bolsonaro
Sugestão musical da Maria:
Eye of a Tiger, Survivor
https://open.spotify.com/track/2KH16WveTQWT6KOG9Rg6e2?si=adyXh-fZTeqx4viqohuj6w
https://music.apple.com/pt/album/eye-of-the-tiger/254685010?i=254685026
Sugestãomusical do Vítor: Main Titles (Game of Thrones), Ramin Djawadi
https://open.spotify.com/track/2q6fxAvSpqXR4jx9Ne7RGz?si=rN3d5XRBTwqY2Ls5hRp3_A
https://music.apple.com/pt/album/main-title/1440798940?i=1440799057
Agradecimento especial
Prof. Doutor Rui Plácido pela validação técnica das referências à Hipertensão Arterial Pulmonar no guião (personagem Sofia Mestre)
Chegou o momento de começar a fazer zoom in dos diferentes tipos de personalidade apresentados pelo Eneagrama. Neste episódio, Maria dá corpo e voz aos tipos 1 e 7 deste sistema, Felismina Perfeito - uma velhota autocrítica e ressentida, que desde sempre se pautou pelos padrões mais rigorosos do dever e da disciplina - e Mel Morango, uma influencer multitasking e hiper otimista, cuja estratégia para evitar a dor é saltitar de prazer em prazer. Em ambiente pseudo-terapêutico, Vítor vai desmascarando os pontos cegos destas personagens e fazendo-as tomar contacto com emoções há muito esquecidas no tempo.
Eneatipo 1: O Perfecionista, o Reformista
Paixão (vício emocional): Ira
Fixação (crença mental): Ressentimento
Mecanismo de defesa: Reação
Virtude a restaurar: Serenidade
Essência: Perfeição
Se fosse um país: Suíça
Celebridades: Gandhi, Nelson Mandela, Gwyneth Paltrow, Al Gore
Sugestão musical da Maria:
Let it Go, Idina Menzel
https://open.spotify.com/track/0qcr5FMsEO85NAQjrlDRKo?si=DxXJJ-1JQr-MGwKarxnERA
https://music.apple.com/pt/album/let-it-go/1440667994?i=1440668000
Sugestão musical de Vítor:
Les Tulipes De Mon Jardin, The Gift
https://open.spotify.com/track/6D9w5bsJVTOftGe70EzlJt?si=gmry-QWBQw2iZYOW8EiarA
https://music.apple.com/pt/album/les-tulipes-de-mon-jardin-the-perfect-you/1436507924?i=1436507989
Eneatipo 7: O Entusiasta, o Sonhador
Paixão (vício emocional): Gula
Fixação (crença mental): Planeamento
Mecanismo de defesa: Racionalização
Virtude a restaurar: Sobriedade
Essência: Plano Divino
Se fosse um país: Brasil
Celebridades: Mozart, Galileu Galilei, Leonardo Da Vinci,
Steven Spielberg
Sugestão musical da Maria:
Don’t Stop Me Now, Queen
https://open.spotify.com/track/0DrDcqWpokMlhKYJSwoT4B?si=CXmGhrcARj63pE431Bwxqw
https://music.apple.com/pt/album/dont-stop-me-now/1440821736?i=1440822107
Sugestão musical de Vítor:
O Que é, O Que é, Gonzaguinha
https://open.spotify.com/track/2CoKGyZavJWTFUPyvWoj0b?si=uvpMBOaXScCfqzo0MpB0Yw
https://music.apple.com/pt/album/o-que-%C3%A9-o-que-%C3%A9/713824237?i=713824260
Leitura recomendada:
"O Eneagrama Completo" de Beatrice Chestnut, Editora Govo
Maria dá vida a Aura Sereno, uma jovem energy healer, afável e de fácil convívio, que prioriza a harmonia entre todos os seres humanos, ainda que à custa do marasmo e da procrastinação. Mais uma vez, Vítor é certeiro no modo como toca na ferida desta personagem, desafiando-a à sua própria evolução, que implica a tomada de atitude e o confronto com o outro. Neste último episódio, reforçamos a complexidade e a diversidade que pode caber num mesmo eneatipo, consoante o nosso instinto predominante – autopreservação, social ou sexual – e as habilidades que somos capazes de ir buscar às asas dos nossos pontos vizinhos para mudanças mais táticas.Aproveitamos a pertinência do ponto 9 para concluir o nosso podcast, enquanto símbolo do princípio e do fim de todas as coisas. Todos vimos do Amor que energiza este ponto e estamos a vida inteira a tentar a voltar a Ele. Podemos e devemos nos envolver em pleno nesta peça de teatro que é a experiência humana, desde que nunca nos esqueçamos que estamos apenas a representar. A plenitude está do lado de lá da porta. Ou da cortina.
Eneatipo 9: O Pacifista, O Mediador
Paixão (vício emocional): Preguiça
Fixação (crença mental): Alienação
Mecanismo de defesa: Narcotização
Virtude a restaurar: Ação certa
Essência: Amor
Se fosse um país: Índia, Tibete;
Celebridades: Carl Jung, Audrey Hepburn, Ringo Starr, Barack Obama, Marie Kondo, 14º Dalai Lama, personagem “Super-Homem”;
Sugestões musicais da Maria:
“Imagine”, John Lennon (a propósito do eneatipo 9)
https://open.spotify.com/track/7pKfPomDEeI4TPT6EOYjn9?si=IRZHJdWvQwuAPMM5pljLZQ
https://music.apple.com/pt/album/imagine/1436922341?i=1436922357
"Breathe In" Daddy Was a Milkman (no seguimentodas conclusões finais)
https://open.spotify.com/track/0JD76XBC2uL6A5ZHTKIKHF?si=AhstvZ5_QzmQI8Grji2l4Q
https://music.apple.com/pt/album/breathe-in/1435420185?i=1435420192
...e ainda, em jeito de despedida “The Power is Here Now”, Alexia Chellun
https://open.spotify.com/track/3pP8pyWvQX6vbrpEcRYgqa?si=VdxyNbtIQjiPD9YUisnpzQ
https://music.apple.com/pt/album/the-power-is-here-now/1436932440?i=1436932441
Sugestão musical do Vítor:
“Paciência”, Lenine(a propósito do eneatipo 9 e de tudo o resto!)
https://open.spotify.com/track/6gBlkT2u5P7UyZUYH8WnKz?si=Yy_O1-NWQKG13fxeZTDeYA
A nossa playlist completa
(reúne todas as sugestões musicais dadas ao longo do Podcast):
https://open.spotify.com/playlist/37EVMUAq29XTQJhCjIgT3L?si=ahoXQCBnQ3yCw7oM1o0LKw&pt=d25dc2b8279e65703d460e18d288b0d7
https://music.apple.com/pt/playlist/n%C3%A3o-disfarces/pl.u-kv9lbKdCRlNka
Fontes Recomendadas:
Chestnut Paes Enneagram Academy
https://www.youtube.com/@ChestnutPaesEnneagramAcademy
The Enneagram Institute
https://www.enneagraminstitute.com/
The Narrative Enneagram
https://www.narrativeenneagram.org/
Livro "O Eneagrama Completo" de Beatrice Chestnut, Editora Govo
"Eneagrama, Guia para o Despertar" de Beatrice Chestnut, e Uranio Paes, Editora Self
AgradecimentosProdução: Transmissão Cápsula (Hugo Zagalo e Martim Torres)
Fotografia: José Luís Oliveira da Silva
Design Gráfico: Pedro B. Maia
Animação de Genérico: Pedro Cotter
... e a ti, Vítor por aceitares embarcar nesta viagem louca desde o primeiro dia!