A nossa América Latina nem sempre foi dividida como é nos dias de hoje, e isso mudou ao longo do tempo por meio de guerras e acordos. No episódio dessa semana falo sobre justamente sobre a Guerra da Cisplatina, o conflito entre Brasil e Argentina (Províncias do Rio da Prata) pelo domínio do Uruguai. Venha entender um pouco mais sobre como o nosso vizinho do sul passou a existir!
Bibliografia:
https://www.fflch.usp.br/169728
SCHEINA, R. L. Latin America’s Wars: The age of the caudillo, 1791-1899. [s.l.] Potomac Books, 2003.
Música:
Hino do Uruguai
No episódio desta semana falo sobre o canal que mudou o comércio mundial: O Canal do Suez. Do sonho dos faraós à disputa entre impérios esse canal entrou para a história não apenas pela sua grandiosidade mas pela sua importância para o comércio global.
Bibliografia:
SCA - Canal History. Disponível em: <https://www.suezcanal.gov.eg/English/About/SuezCanal/Pages/CanalHistory.aspx>.
Constantinople Convention of the Suez Canal - Wikisource, the free online library. Disponível em: <https://en.wikisource.org/wiki/Constantinople_Convention_of_the_Suez_Canal>.
Suez Canal - History. Disponível em: <https://www.britannica.com/topic/Suez-Canal/History>.
BONIN, H. History of the Suez Canal Company, 1858-1960 : between controversy and utility. Genève: Droz, 2010.
Música:
Antigo hino do Egito - Salam Affandina
Neste episódio falamos de um grande conflito do século XIX: a Guerra Anglo-Zulu, o choque entre o poder do Império Britânico e a resistência dos zulus. Venha entender um pouco mais sobre como o imperialismo europeu redesenhou o continente, destruiu reinos inteiros e plantou as bases do que hoje é a África.
Bibliografia:
VANDERVORT, B. Wars of Imperial Conquest in Africa, 1830-1914. [s.l.] Routledge, 1998.
QUEEN VICTORIA’S WARS : british military campaigns,1857-1902. S.L.: Cambridge Univ Press, 2021.
MCKENNA, A. Anglo-Zulu War | South African History. Disponível em: <https://www.britannica.com/event/Anglo-Zulu-War>.
Música:
Roke’s Drift - Sabaton
Uma derrota nem sempre é esquecida, e a Itália jamais esqueceu o seu fracasso na Primeira Guerra Ítalo-Etiópe. No episódio dessa semana abordei o retorno da Itália, então sob o regime fascista de Mussolini, a Etiópia para avançar novamente com seus interesses imperialistas. Ao custo de milhares de mortos etíopes e o uso de armas químicas, a Itália consolidou o seu poder na região. Mas será que esse domínio realmente foi efetivo?
Bibliografia:
FABIO SAPPINO. Italo-Ethiopian Wars. Disponível em: <https://www.worldhistory.org/Italo-Ethiopian_Wars/>.
MCKENNA, A. Italo-Ethiopian War | Causes, Summary, & Facts, 26 abr. 2018. (Nota técnica).
Música:
Hino da Etiópia
O imperialismo europeu não poupou o Oriente Médio. No episódio desta semana falo como França e Reino Unido redesenharam o mapa do Oriente Médio por meio do Tratado de Sykes e Picot e outras ações. Se você tem interesse em entender um pouco como a região virou palco de disputas e guerras esse episódio é para você!
Bibliografia:
Constantinople Agreement / 1.0 / encyclopedic. Disponível em: <https://encyclopedia.1914-1918-online.net/article/constantinople-agreement/>.
TELL, T. Sykes-Picot Agreement / 1.0 / encyclopedic. Disponível em: <https://encyclopedia.1914-1918-online.net/article/sykes-picot-agreement/>.
ZEIDAN, A. Sykes-Picot Agreement, 13 nov. 2018. (Nota técnica).
BRITANNICA. Ḥusayn-McMahon correspondence | British-Palestinian history, 24 fev. 2012. (Nota técnica).
Música:
Hino da Palestina
A resistência africana tem muitos nomes, mas poucos são tão marcantes quanto Adwa. Nesta batalha, a Etiópia não apenas derrotou a Itália, mas também mostrou ao mundo que não se curvaria facilmente ao colonialismo. Neste episódio, você vai descobrir como um império africano se modernizou, uniu suas forças e preservou sua independência, tornando-se um símbolo de orgulho e de luta contra o imperialismo europeu.
Bibliografia
VANDERVORT, B. Wars Of Imperial Conquest In Africa, 1830-1914. [s.l.] Routledge, 2006.
BAHRU ZEWDE. A History of Modern Ethiopia, 1855-1991. [s.l.] James Currey Publishers, 2001.
Música:
Hino do Império Etíope - 1930
Colonização na Europa. Sim, você não leu errado. No episódio dessa semana falei um pouco sobre um país europeu que foi colonizado: a Irlanda. O passado irlandês é marcado pela repressão, ocupação e violência que são características típicas de processos coloniais, e causam consequências até os dias de hoje.
Bibliografia:
WALTER, R. Ireland | History, Map, Flag, Capital, Population, & Facts. Disponível em: <https://www.britannica.com/place/Ireland/The-14th-and-15th-centuries#ref22977>. Acesso em: 21 set. 2025.
Outline of Irish history. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.nli.ie/1916/exhibition/en/content/outlineirishhistory/index.pdf>.
DORLING KINDERSLEY, INC. History of Britain & Ireland : the definitive visual guide. London, New York: Dk Pub, 2011.
Música:
Hino da Irlanda
Cozida, sauté, frita ou a lionesa, essas são algumas formas que podemos preparar um dos alimentos mais famosos do mundo: a batata. Nativa da América Latina a batata conquistou o mundo e marcou a história da Europa. No episódio desta semana falo como uma crise na produção de batatas na Irlanda causou a Grande Fome no país afetando milhões de pessoas. Ao mesmo tempo, abordei como o governo britânico pecou em ajudar seu povo no maior momento de necessidade até então.
Bibliografia:
MOKYR, J. Great Famine | History, Causes, & Facts, 3 jan. 2019. (Nota técnica).
IRELAND'S GREAT HUNGER MUSEUM. Learn about the Great Hunger. Disponível em: <https://www.ighm.org/learn.html>.
Música:
Hino da Irlanda
A família real britânica também tem uma história secreta. No episódio desta semana abordei a Renúncia de Eduardo VIII da Inglaterra devido a sua relação com Wallis Simpsons, mas não apenas. Junto a isso comentei sobre a proximidade do então rei com a Alemanha de Hitler, e como ele é apontado como uma das pessoas envolvidas em um planejamento de um golpe de estado na Inglaterra.
Bibliografia:
THE EDITORS OF ENCYCLOPEDIA BRITANNICA. Edward VIII | Biography, Abdication, & Wife, 24 maio 2019. (Nota técnica).
George V | Biography, Successor, & Facts. Disponível em: <https://www.britannica.com/biography/George-V-king-of-United-Kingdom>.
SAUNDERS, T. F. The Duke, the Nazis, and a very British cover-up: the true story behind The Crown’s Marburg Files. Disponível em: <https://www.telegraph.co.uk/on-demand/0/duke-nazis-british-cover-up-true-story-behind-crowns-marburg/>. Acesso em: 7 set. 2025.
The Duke and Duchess of Windsor: A Dark Royal Secret? Disponível em: <https://warfarehistorynetwork.com/article/the-duke-and-duchess-of-windsor-a-dark-royal-secret/>.
KATZ, B. Newly Released Documents Reveal Churchill’s Efforts to Suppress Details of Nazi Plot. Disponível em: <https://www.smithsonianmag.com/smart-news/newly-released-documents-reveal-churchills-efforts-suppress-details-nazi-plot-180964131/>. Acesso em: 7 set. 2025.
EMMA.GOODEY. The Royal Family name. Disponível em: <https://www.royal.uk/royal-family-name>.
Música:
Hino Nacional Britânico
Como um único conflito conseguiu redesenhar o mapa da Europa?
A Guerra Franco-Prussiana não só derrubou Napoleão III, como também deu origem ao poderoso Império Alemão.
De um lado, um império ruía... do outro, um novo nascia.
No episódio dessa semana, conto os antecedentes, as batalhas sangrentas e as consequências dessa virada histórica.
Bibliografia:
BARKIN, K. Otto von Bismarck - Domestic policy, 21 abr. 2019. (Nota técnica).
SWIFT, J. Battle of Sedan | Summary. Disponível em: <https://www.britannica.com/event/Battle-of-Sedan>.
William I | emperor of Germany. Disponível em: <https://www.britannica.com/biography/William-I-emperor-of-Germany>.
BRITANNICA. Franco-German War, 3 abr. 2019. (Nota técnica).
EULER, H. G. Napoleon III | Biography, Significance, Death, & Facts. Disponível em: <http://www.britannica.com/biography/Napoleon-III-emperor-of-France>. Acesso em: 31 ago. 2025.
Música:
Hino da Prússia
Os Departamentos de Ordem Política e Social, os DOPS, foram marcas da violência da nossa ditadura, mas sua história vem de antes. No episódio dessa semana abordei como Minas Gerais criou sua polícia política, com qual objetivo e como ela deu origem ao DOPS/MG. Venha entender um pouco mais sobre esse violento capítulo da nossa história.
Bibliografia:
ASSUNÇÃO, Rosângela Pereira de Abreu. DOPS/MG: imaginário anticomunista e policiamento político (1935-1964). 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
AGÊNCIA BRASIL (EBC). Movimentos pedem que antiga sede do Dops em BH se torne memorial. Belo Horizonte, 3 maio 2025. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2025-05/movimentos-pedem-que-antiga-sede-do-dops-em-BH-se-torne-memorial
. Acesso em: 24 ago. 2025.
BRASIL. Lei nº 13.448, de 10 de janeiro de 2000. Cria o Memorial de Direitos Humanos de Minas Gerais. Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais – ALMG, 10 jan. 2000. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/LEI/13448/2000/?cons=1
. Acesso em: 24 ago. 2025.
Música
Para não dizer que não falei das flores - Geraldo Vandré
“Eles não passarão”, essa frase foi imortalizada como o lema da Batalha de Verdun. Por 303 dias soldados franceses e alemães se enfrentaram na mais longa batalha da Grande Guerra com determinação e sangue. No episódio dessa semana abordo um pouco sobre a batalha e suas consequências para a guerra e, obviamente, para as pessoas que lutaram ou foram afetadas pelas armas.
Bibliografia:
BIDOU, H. Battle of Verdun | Map, Casualties, Significance, & Facts, 14 fev. 2019. (Nota técnica).
IMPERIAL WAR MUSEUMS. What Was The Battle Of Verdun? Disponível em: <https://www.iwm.org.uk/history/what-was-the-battle-of-verdun>.
Música:
Fields of Verdun - Sabaton
Muitas pessoas comandaram exércitos ao longo da história, mas poucas se tornaram lendas. Ele liderou exércitos, foi um grande oponente de Roma e foi, até mesmo, capaz de levar elefantes do norte da África até a Península Itálica. Essa lenda tem um nome: Aníbal Barca, o general de Cartago. Venha entender um pouco mais sobre a história desse grande guerreiro.
Bibliografia:
THE EDITORS OF ENCYCLOPEDIA BRITANNICA. Second Punic War | Carthage and Rome [218 bce–201 bce], 24 jul. 2014. (Nota técnica).
Hannibal - Exile and death | Britannica. Disponível em: <https://www.britannica.com/biography/Hannibal-Carthaginian-general-247-183-BCE/Exile-and-death>.
Música
Lightning at the gates - Sabaton
Príncipe das Trevas, assim era chamado Ozzy Osbourne um dos maiores nomes do Heavy Metal mundial. No episódio dessa semana abordei um pouco a biografia do Ozzy, desde seus primeiros shows até sua grande despedida em 2025. Venha entender como o Black Sabbath surgiu e como ajudou a definir um gênero inteiro.
Bibliografia:
OSBOURNE, O.; AYRES, C. Eu sou Ozzy. [s.l.] Editora Belas-Letras, 2022.
Ozzy Osbourne | Biography, Music, & Facts | Britannica. , 2019. (Nota técnica).
WALSER, R. heavy metal | History, Music, Bands, & Facts, 9 out. 2018. (Nota técnica).
Músicas
Paranoid, Black Sabbath
Mama I’m Coming Home, Ozzy
Crazy Train, Ozzy
Muitos nazistas foram julgados e condenados na Europa, mas alguns escaparam da justiça por anos (ou até a morte). No episódio desta semana abordei justamente três nazistas que conseguiram fugir para a América Latina: Eichmann, Mengele e Schäfer. Venha entender um pouco mais sobre como chegaram aqui e o que fizeram
Bibliografia:
THE EDITORS OF ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA. Josef Mengele | Biography & Facts, 3 fev. 2019. (Nota técnica).
BERENBAUM, M. Adolf Eichmann | Role in the Holocaust, Trial, & Death, 14 dez. 2018. (Nota técnica).
Josef Mengele | Enciclopédia do Holocausto. Disponível em: <https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/josef-mengele>.
HTTPS://WWW.FACEBOOK.COM/BBCNEWS. Morre no Chile ex-nazista que fundou culto - BBC News Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/04/100424_chilemorteg>. Acesso em: 20 jul. 2025.
Paul Schäfer: Nazi colonel who established an anti-Semitic colony in. Disponível em: <https://www.independent.co.uk/news/obituaries/paul-schafer-nazi-colonel-who-established-an-antisemitic-colony-in-chile-after-the-war-1981014.html>. Acesso em: 30 set. 2023.
Música:
Operation Finale Orchestral
Muitas pessoas sonham com uma premiação: o Prêmio Nobel. Criado por vontade de Alfred Nobel o prêmio reconhece grandes avanços em 5 áreas diferentes, mas sua história vai além. Venha entender como um engenheiro suéco, tomado pela culpa, criou um prémio para mudar seu legado para a humanidade.
Bibliografia:
THE EDITORS OF ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA. Alfred Nobel | Biography & Facts, 8 mar. 2019. (Nota técnica).
TÄGIL, S. Alfred Nobel’s Thoughts about War and Peace. Disponível em: <https://www.nobelprize.org/alfred-nobel/alfred-nobels-thoughts-about-war-and-peace/>.
THE NOBEL PRIZE. Alfred Nobel’s will. Disponível em: <https://www.nobelprize.org/alfred-nobel/alfred-nobels-will/>.
Música:
Hino Nacional da Suécia
In a hole in the ground there lived a Hobbit. Poucas pessoas e poucas obras entram para a história com excelência, e esse é o caso de Tolkien. No episódio dessa semana abordei brevemente a história de um dos, se não o maior autor de fantasia da história, John Ronald Reuel Tolkien, a mente por trás de O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Venha entender um pouco mais da vida desse autor e de sua obra prima
Bibliografia:
DOUGHAN, D. J.R.R. Tolkien: a Biographical Sketch. Disponível em: <https://www.tolkiensociety.org/discover/biography/>.
CARPENTER, H. J.R.R. Tolkien. Uma biografia. [s.l.] HarperCollins Brasil, 2018.
Música:
The Shire de Howard Shore pela Orquestra Sinfônica de Zebrowski
The Bridge of Khazad-dûm de Howard Shore pela Orquestra Sinfônica de Zebrowski
A República Velha foi um momento extremamente conturbado da nossa história, e o governo de Bernardes é um exemplo disso. De um lado revoltas políticas de militares e civis, do outro censura e violência estatal acompanhados de uma série de estados de sítio. No episódio dessa semana abordo o autoritário, e infelizmente esquecido, governo de Arthur Bernardes comentando todas as violência realizadas pelo regime.
Bibliografia:
ROMANI, Carlo. Antecipando a era Vargas: a revolução paulista de 1924 e a efetivação das práticas de controle político e social. Topoi (Rio de Janeiro), [S.L.], v. 12, n. 23, p. 161-178, dez. 2011.
FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2237-101x012023009.
CARONE, Edgar. A República Velha II: evolução política (1889-1930). 4. ed. São Paulo: Difel, 1983.
ALVES, A. Dicionário histórico-biográfico da Primeira República (1889-1930). [s.l.] Editora FGV, 2015.
Música:
Aí seu mé - Francisco Alves
O Flagelo de Deus, assim era descrito o rei de todos os hunos: Átila. Filho de um rei foi capaz de expandir seus domínios criando um grande e poderoso império na Europa Ocidental, capaz de enfrentar os romanos de Roma e de Constantinopla. No episódio dessa semana abordei como Átila chegou ao poder e como ganhou sua fama, poder e a capacidade de gerar medo naqueles que o enfrentavam.
Bibliografia:
NERDOLOGIA. Atila, o Huno | Nerdologia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=q_kmOSNIWVI>. Acesso em: 22 jun. 2025.
PHILLIPS, Charles (org.). The encyclopedia of war: from Ancient Egypt to Iraq. London: Dorling Kindersley, 2008.
THOMPSON, E. A. Attila | Biography, Battles, Death, & Facts, 13 fev. 2019. (Nota técnica).
Música
Trilha de Total War: Atilla
Quando pensamos em impérios normalmente cometemos o erro de esquecer de um dos maiores: o Império Mongol. Pensando nisso, falei essa semana justamente sobre a curta porém interessante história desse império. Venha entender um pouco mais sobre a criação de Gengis Khan!
Bibliografia:
Mongol empire - The Il-Khans in Iran | Britannica. , 2020. (Nota técnica).
BRITANNICA. Decline of the Mongol Empire. Disponível em: <https://www.britannica.com/summary/Decline-of-the-Mongol-Empire>.
PHILLIPS, Charles (org.). The encyclopedia of war: from Ancient Egypt to Iraq. London: Dorling Kindersley, 2008.
Música:
Dschinghis Khan - Dschinghis Khan
Hordes of Khan - Sabaton