Leia esse artigo para entender essa nova temporada de conteúdos: https://bit.ly/3EhFtUp Meu LinkedIn pra você ficar por dentro de tudo: https://www.linkedin.com/in/lucas-conchetto/ Newsletter para não perder nada: https://www.linkedin.com/newsletters/7283657168187228160/ Amora Saúde: https://amoratecnologia.com.br/ Dorme Neném: https://dormenenem.app/
1:52 | 1 - Sobre a arte de viver - Roman Krznaric
3:50 | 2 - Armas, germes e aço - Jared Diamond
5:40 | 3 - Antifragil - Nicholas Nassim Taleb
8:28 | 4 - A única coisa - Gary Keller
9:50 | 5 - A sabedoria dos mitos - Luc Ferry
Você deveria perseguir números? Ler dezenas de títulos por ano, ou, mergulhar em poucos livros, densos e complexos?
Bora pensar!
Como desenvolver o hábito da leitura? Quais são os obstáculos?
Quanto mais conhecemos mais sofremos? Seria a ignorância um santo remédio?
Vem comigo nessa reflexão!
Esse episódio é um extrato da LIVE que aconteceu no Instagram e Youtube no dia 25/11 às 19h45.
Esse episódio é um extrato da LIVE que aconteceu no Instagram e Youtube no dia 18/11 às 19h45.
Fiz uma pesquisa no insta sobre ambição e não aguentei, tive que gravar uma reflexão sobre o assunto, confere aí!
Aqui eu falo da dureza da realidade e dos perigos de se tornar míope pros altos e baixos da vida.
Seguimos na nossa reflexão sobre o desenvolvimento pessoa. Nesse ep falo sobre a dopamina, o vício em concluir cursos e livros e o atoleiro de emoções que o processo gera.
Bora se machucar com a reflexão e a busca por autonomia de pensamento? rs
5 pontos para amarrar nossa reflexão:
1) Não existe uma quantidade de dias confirmada pela ciência para um hábito se formar; essa equação se dá através de dezenas de variáveis.
2) Disciplina é ato consciente. Exige esforço cognitivo, energia e repetição.
3) Hábitos são mecanismos automáticos do cérebro para poupar energia.
4) Todo ser humano tem hábitos, saudáveis ou não, desenvolvidos ao longo de sua vida, educação e convivência.
5) O desejo de desistir é um reflexo do instinto de sobrevivência já que o cérebro liga o alerta quando você se esforça demais (cansaço, falta de energia, força de vontade reduzida).
Dr. Gundry é um respeitado cirurgião cardíaco e pesquisador, formato com honras em Yale. Seu livro é um bestseller do new york times e suas ideias confrontam muito do que a nutrição e medicina em grande escala defendem como saudável. O autor trabalha cada uma das teses com pesquisa científica, testes laboratoriais, como também com o histórico de milhares de pacientes que tratou ao longo da última década e que fizeram uso da dieta do paradoxo vegetal no dia a dia.
Respire fundo.
Perceba. Você existe, você é real, você participa da vida.
A respiração é sua conexão com o divino, seu canal de introspecção e a única chave que o ser humano encontrou até hoje para adentrar nas mais profundas camadas do ser.
Viver é um grande desafio e ninguém nasce sabendo como fazê-lo. A educação é uma jornada sem fim, trazendo novos tons e habilidades para interpretar o real à medida que avançamos. A leitura, reflexão e filosofia são ferramentas para construção desse projeto de vida que é aprender a viver e encontrar a boa vida.
Em momentos de dor e ansiedade como o que experimentamos hoje, ideias filosóficas podem nos servir de apoio e instrumento para enfrentar o real.
Epicteto, célebre filósofo estoico, diz que “São as dificuldades que mostram os homens.”
Nos somos construímos através dos encontros com o mundo e nossa estrutura se fundamenta na maneira com que lidamos e interpretamos esses afetos.
Os estóicos nos ensinam a lutar com as armas que possuímos e não nos desgartarmos com aquilo que foge ao nosso controle. Não devemos depender de fatores externos e nem basear nossa felicidade naquilo que nos escapa.
Marco Aurélio diz que “Se você está sofrendo por coisas externas, não são elas que estão te perturbando, mas o seu próprio julgamento sobre elas. E está em seu poder anular este julgamento agora.”
O que podemos aprender com esses grandes mestres do passado? Em épocas de ansiedade e stress, de pânico e medo social, precisamos ver as coisas de uma ótica mais ampla. Ser criteriosos e construir nossa própria interpretação do que seria uma vida virtuosa e digna, afinal, vivemos sempre sobre incertezas. Não podemos ser tolos otimistas, nem um chatos pessimistas, mas realistas, que trabalham nas frentes que podem controlar, que entendem a natureza caótica da vida e se esforçam constantemente para alinhar sua vida à um projeto de potência.
Compartilho com vocês algumas reflexões sobre a ansiedade nesse momento delicado que vivemos como sociedade.
Você é um viciado em desenvolvimento pessoal?
O livro introduz o leitor à dieta paleo e ao conceito low carb. Nos dois últimos séculos tivemos uma atividade antropológica intensa. Muitos cientistas viajaram para tribos e sociedades tradicionais a fim de entender seu estilo de vida e hábitos. O conceito paleo é uma abordagem dietética à luz da evolução. Busca entender em qual contexto nossos ancestrais viviam e como sua estrutura genética foi moldada por essa dinâmica. Somos herdeiros desses seres pré-históricos e em nosso corpo expressa-se genes ancestrais que foram moldados num contexto selvagem, de períodos de escassez e abundância.
O livro “A vantagem humana” é uma jornada de exploração sobre o cérebro humano à luz da evolução. A cientista apresenta quais são as atuais hipóteses que sustentam a supremacia cognitiva humana e suas habilidades. Nesse livro conhecemos a história por trás de uma técnica inovadora desenvolvida pela Suzana Houzel, além de sua paciência e coragem para confrontar alguns dados de nomes consagrados da neurociência. Onde estaria o diferencial do poder cerebral do homo sapiens? Sua quantidade de neurônios, índice de encefalização, neuroanatomia, são tantas hipóteses possíveis e é nessa viagem que a autora nos leva, com muita ciência, pesquisa e humor inteligente.
Nesse papo levanto alguns pontos úteis para o desenho de uma estratégia profissional.