O avanço na adoção de inteligência artificial (IA) enfrenta um paradoxo no Brasil. Enquanto a maior parte dos líderes de TI do país considera que a modernização da infraestrutura é uma prioridade, boa parte dela está chegando ao fim de sua vida útil.
O desafio esteve no centro da discussão com Spencer Gracias, diretor-geral da Kyndryl Brasil, que também abordou temas como o avanço da nuvem híbrida, da computação de borda e os desafios de segurança da era da IA neste episódio do IT Forum Líderes.
Na terceira temporada do IT Forum Líderes, exploramos como a computação de alto desempenho (HPC) está sendo transformada para atender às novas demandas da indústria de tecnologia.
Líder de HPC e Inteligência Artificial da Eviden na América Latina, Luis Casuscelli explica como as tecnologias HPC moldam o futuro da infraestrutura, comenta o impacto da inteligência artificial e das GPUs nos data centers, e discute como a refrigeração líquida será essencial para o avanço da IA e da sustentabilidade. Confira!
Observabilidade para garantir uma inteligência artificial proativa e previsível. Essa foi a estratégia da Athena Saúde para assegurar que seus sistemas, infraestrutura e dados estejam bem integrados e que seja possível identificar qualquer risco antes que se torne um problema.
Durante o IT Forum Praia do Forte, Antonio Vanderlei Soares, CIO da Athena Saúde, explicou detalhes sobre a estratégia da companhia.
Confira!
Reduzir camadas hierárquicas tradicionais para criar uma estrutura mais horizontal pode trazer mais agilidade ao negócio e autonomia aos colaboradores. Essa é a experiência do Nubank, um dos principais bancos digitais do país, que reinventou o papel de seus gestores para consolidar uma cultura mais ágil.
Durante o IT Forum Praia do Forte, Suzana Kubric, CHRO da instituição, compartilhou a estratégia da empresa para ganhar eficiência e impactar positivamente os clientes.
Confira!
Como diferenciar o que é hype do que realmente gera valor na tecnologia? Em conversa com o IT Forum, Luciana Povoa, CIO de Auto & RE da Bradesco Seguros, contou como a organização aplica uma abordagem estruturada para testar hipóteses rapidamente antes de investir em alguma solução. Confira!
Impulsionada por metas de eficiência e pela demanda por jornadas digitais mais inteligentes, a saúde tem acelerado sua transformação tecnológica nos últimos anos. No segundo episódio da temporada 2025 do IT Forum Series, discutimos como o setor redesenha a experiência do paciente enquanto enfrenta a onda de IA generativa e fortalece a segurança de dados.
A discussão foi conduzida por Déborah Oliveira, editora-chefe do IT Forum, CMO e CCO da Itaqui. Participaram Ailton Brandão, conselheiro consultivo da In2Life, e insights do analista de inteligência, Georges Nabahan.
Como podemos preparar uma nova geração de desenvolvedores para o futuro da programação com inteligência artificial?
Neste episódio do IT Forum Líderes, Cácio Costa, consultor técnico em educação corporativa da Alura, discute como os desenvolvedores precisam deixar de ser apenas “escritores de código” para se tornarem, cada vez mais, supervisores da IA — com ganhos de produtividade, mas sem abrir mão da segurança.
Confira!
Para Jorge Simões, diretor executivo da EDP, o papel dos líderes de TI modernos na relação com a IA é moderar as expectativas.
É preciso ter a tecnologia como prioridade, mas evitar expectativas infladas para não cair no conto de que a IA resolverá todos os problemas das organizações. Durante conversa no IT Forum Praia do Forte, o executivo contou detalhes sobre a abordagem da empresa em relação ao tema.
Confira!
A inteligência artificial geral (AGI, em inglês) é vendida como a promessa de sistemas com habilidades cognitivas capazes de rivalizar a mente humana. Mas para Gary Bolles, autor e especialista em IA, essa visão não passa de um golpe de marketing: um ‘falso deus’ criado pelo Vale do Silício para manter vivo o hype da tecnologia.
Em entrevista ao IT Forum, ele analisa os limites da IA e o que isso significa para empresas e executivos de TI. Confira a conversa completa!
O “vibe coding” está transformando a programação em uma forma de conversa. Mas quais são os desafios e as oportunidades dessa tendência para as companhias? Neste episódio do IT Forum Líderes, Kefreen Batista, executivo e especialista em IA, analisa o movimento e explica como a inteligência artificial está revolucionando o trabalho das equipes de TI. Confira a entrevista completa!
Para Regis Borghi, CIO da Cobasi, surge um novo papel relevante para o líder de tecnologia: atuar como verdadeiro interlocutor dos negócios. Mais do que focar apenas em sistemas e infraestrutura, o CIO precisa estar integrado às áreas estratégicas, compreender suas necessidades e apresentar soluções que efetivamente gerem valor. Durante uma conversa no IT Forum Praia do Forte, Borghi compartilhou detalhes sobre a jornada de transformação digital da Cobasi, os desafios de adaptar a cultura organizacional de uma empresa com 40 anos de história e como a tecnologia se tornou fundamental para integrar o físico e o digital no varejo. Confira a entrevista completa!
A inteligência artificial deve atuar como aliada da criatividade humana, e não substituir pessoas. Essa foi a defesa de Mayla Dornas, CIO da Naturgy, durante entrevista no IT Forum Praia do Forte. Para a executiva, a tecnologia pode potencializar talentos ao liberar tempo para atividades mais estratégicas e inovadoras, além de contribuir para a eficiência operacional dentro das empresas. Confira a entrevista completa!
Colonizar Marte é uma ilusão científica e cultural, e Elon Musk está equivocado sobre o futuro da humanidade. Essas são as provocações apresentadas pela futurista da Nike, Monika Bielskyte, em uma entrevista durante o IT Forum Praia do Forte. Em vez de perseguir fantasias ultrapassadas do século XX, Monika sustenta que o verdadeiro futuro está aqui na Terra, em nossa biologia e na inteligência da vida que nos envolve. Confira a entrevista completa!
Enquanto a abordagem multi-cloud traz mais resiliência e abre espaço para projetos avançados de inteligência artificial, a computação de borda se apresenta como a evolução natural para novas abordagens de TI. Durante o IT Forum Praia do Forte, Wilian Domingues, CIO da Tempo, compartilha as experiência da companhia com a transformação de sua infraestrutura para uma TI preparada para o futuro. Confira!
O CIO moderno precisa ir além da tecnologia. É essencial não apenas se manter atualizado dos desafios técnicos, mas também conhecer o negócio, produtos e mercado em que atua. Durante o IT Forum Praia do Forte, Dennis Milan, diretor de Tecnologia, Digital e Inovação da Tokio Marine, discutiu como líderes de tecnologia podem transformar a TI de um ponto de custo para uma área que gera valor e oportunidades reais. Confira!
No IT Forum Praia do Forte 2025, Daniel Bragion, CEO da Buildbox, compartilha os desafios de uma pequena empresa para conquistar grandes clientes: da construção de reputação e cases, à dificuldade de acessar CIOs e lidar com processos burocráticos de contratação. Ele mostra como relacionamentos estratégicos e foco no cliente ideal foram decisivos para crescer. Confira!
No IT Forum Praia do Forte 2025, Fernando Kontopp, diretor de Tecnologia do Itaú Unibanco, discutiu os cinco pilares que apoiam a estratégia data-driven do banco. Esses fundamentos têm guiado a transformação do Itaú para acelerar inovação, escalar o uso de IA e entregar mais valor aos clientes. Confira!
Em conversa durante o IT Forum Praia do Forte 2025, Etianne Torres, CIO do Grupo Leveros, destacou os desafios da implementação de inteligência artificial e reforçou a importância de não iniciar projetos em silos. Segundo ela, a IA deve estar conectada ao propósito e à estratégia empresarial, olhando sempre para a jornada do cliente. Confira!
O segundo episódio desta temporada do IT Forum Líderes traz Mariana Gaida, head de People da Uncover, para uma conversa sobre os impactos da inteligência artificial (IA) no trabalho e nas carreiras do futuro. Com ampla experiência em RH e forte atuação no ecossistema de startups e tecnologia, ela compartilha percepções sobre o papel humano diante da automação e da adoção acelerada de novas ferramentas.
Entre os pontos de destaque, Mariana reforça que a IA “não gera conhecimento no ser humano”. Para ela, embora a tecnologia ofereça velocidade e eficiência inéditas, o desenvolvimento profissional ainda depende de curiosidade, aprendizado contínuo e da capacidade de construir senso crítico a partir das interações humanas.
Maurício Prado, diretor-geral da Monday na América Latina, é o convidado de estreia da segunda temporada do IT Forum Líderes. A nova temporada do videocast explora como a inteligência artificial (IA) está transformando o setor de tecnologia. Neste episódio, Prado compartilha como a atuação da liderança executiva vem sendo impactada por essa evolução.
A conversa aborda o uso da IA na Monday, tanto nos produtos oferecidos quanto nos processos internos. Prado também fala sobre mudanças no dia a dia dos líderes, nos fluxos comerciais e no relacionamento com os clientes. Confira!