No ano de 1922, o Brasil se preparava para mostrar ao mundo uma nação moderna e civilizada durante as comemorações dos 100 anos de sua independência. No entanto, a realidade era de um país com sua população empobrecida, enormes desigualdades e sob a imposição de um estado de sítio, com inúmeras marcas de repressão. E no meio dessa efervescência social, se destaca Lima Barreto, uma das grandes vozes de seu tempo, denunciando o abismo existente entre o discurso oficial do centenário da Independência e a vida da população. Neste episódio do podcast História ao Pé do Ouvido, Vinicius Vieira, revisitando depoimentos de diversos pesquisadores, aborda a atuação de Lima Barreto a partir de suas crônicas que uniam uma ácida crítica social e a vivência negra e suburbana do Rio de Janeiro para denunciar a hipocrisia da elite brasileira e a violência contra a população vulnerabilizada da capital da República. (Temporada especial- Ep. 16 - 20/10/2025)
Formato popularizado a partir da segunda metade do século XX, as histórias em quadrinhos são uma forma leve e acessível para que as pessoas tenham contato com uma obra narrativa. E, observando a facilidade com que essas produções alcançam a população, a editora Ebal lançou mão desse recurso durante as comemorações dos 150 anos da Independência do Brasil, celebrados no ano de 1972, promovendo um concurso para comemorar a efeméride. Neste episódio do podcast História ao Pé do Ouvido, Gisele Teixeira Alves, mestra em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, recebe Carlos Henrique Mattos Prado, professor de Artes do Colégio Pedro II. Ele analisa os aspectos técnicos do uso dos quadrinhos nas comemorações do sesquicentenário da Independência e a busca pelo reforço de uma identidade nacional a partir da construção imagética de heróis e grandes feitos. (Temporada especial - Ep. 15 - 15/09/2025)
Os ideais da Ditadura Civil-Militar, que se estendeu por 25 anos da república brasileira, marcaram as narrativas construídas para as celebrações dos 150 anos da Independência. E de certa forma também serviram como inspiração para as comemorações do bicentenário da Independência, no ano de 2022. Com o país sendo governado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, um entusiasta declarado do período ditatorial, foi estabelecida uma relação direta entre as duas datas, pois em 1972 foi realizado o translado do corpo de Dom Pedro I de Portugal para o Brasil, e em 2022 o coração do primeiro imperador brasileiro foi trazido para as comemorações da Independência. Neste episódio do podcast História ao Pé do Ouvido, Luiz Thiago da Silva Gomes, pedagogo formado pela Uerj e mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação da universidade (ProPEd/Uerj) debate as correlações entre os dois fatos e a tentativa de uma narrativa alçando Dom Pedro a herói da pátria. (Temporada especial – Ep. 14 – 21/07/2025)
A história das mulheres no Brasil é a história da luta por direitos e, no contexto da Independência, não foi diferente. Para elas, o acesso à intelectualidade foi uma conquista recente, pois apenas com a cisão entre Brasil e Portugal foi possível o acesso à educação formal, fato que gerou reações de grupos conservadores e da Igreja Católica. Neste episódio do podcast História ao Pé do Ouvido Rodrigo, Martins Chagas, mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), entrevista Aline de Morais Limeira, mestre e doutora em Educação pela Uerj e professora adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A conversa aborda diversos aspectos sobre a instrução feminina no Brasil, desde o direito ao acesso ao ensino básico, à possibilidade das mulheres ingressarem no ensino superior no final do século XIX e ao ingresso delas no magistério, através das escolas normalistas. (Temporada especial – Ep. 13 – 31/03/2025)
Uma profissional amplamente reconhecida na área da enfermagem, que propôs inúmeras contribuições para o desenvolvimento da área tanto na atuação quanto na formação. Essa é Josephina de Mello, primeira enfermeira negra formada pela Universidade de São Paulo (USP) e que deixou um importante legado para a profissão na região Norte do Brasil, em especial no Amazonas, sua terra natal. Neste episódio do podcast História ao Pé do Ouvido, Selma Perdomo, doutora em Educação pela Uerj e integrante do Núcleo de Estudo e Ensino em História como Prática Social da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Sibila Osis, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Uerj e membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação da Uerj, apresentam a trajetória desta mulher que marcou seu nome nas ciências da saúde de nosso país. (Temporada especial – Ep. 12 – 22/01/2025)
Houve um grande esforço para que o 7 de setembro se legitimasse como uma data de referência no calendário nacional e suas comemorações acontecem, geralmente, com os desfiles cívicos de alunos e alunas uniformizados portando estandartes, hasteando a bandeira do Brasil, apresentação de bandas marciais tocando marchas e o hino nacional. Neste episódio do podcast História ao Pé do Ouvido, a professora Aline Morais Limeira, mestre em Educação pela Uerj e editora da coluna Bicentenário em Foco, do Jornal Pensar a Educação, explica os motivos para se festejar a independência e como essas comemorações se davam nas diferentes regioões do país. (Temporada especial – Ep. 11 – 18/03/2024)
A imprensa fez cobertura ampla dos festejos realizados pelas escolas, além de publicar análises da história brasileira que associavam o país à civilidade e ao progresso. No décimo episódio do História ao Pé do Ouvido, Diego Salgado, mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, explica como os jornais e as escolas contribuíram na construção de uma memória cívica para padronizar as ideias de pertencimento à nação. (Temporada especial – Ep. 10 – 15/09/2023) Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj
A arte litográfica, ou litogravura, é a impressão a partir de imagem desenhada sobre uma base de calcário. Criada pelo dramaturgo Johan Alois Senefelder, a técnica foi utilizada na imprensa brasileira durante o século 19, sendo fundamental para o sucesso da narrativa oficial da independência. No nono episódio do História ao Pé do Ouvido, Aline de Morais Limeira, professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Paraíba, nos explica como esse método de impressão facilitou a vida dos jornais, das revistas e de outros profissionais. (Temporada especial - Ep. 09 - 27/06/2023)
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj
Alexandre José de Mello Moraes foi médico, homem das ciências e da vida pública, mas, sobretudo, um acervo histórico inestimável para a historiografia brasileira. O hábito de colecionar, unido ao seu olhar crítico, fez com que o alagoano preservasse centenas de documentos e fosse um crítico feroz às narrativas oficiais da Independência brasileira. E quem explica melhor isso, neste oitavo episódio do História ao Pé do Ouvido, é Edgleide Clemente, Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e integrante do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE/UERJ). (Temporada especial - Ep. 08 - 20/05/2023)
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj
“Miserável neto da Rainha Ginga”, assim apelidaram Antônio Pereira Rebouças, homem preto, advogado autodidata e funcionário do império, por ousar lutar por igualdade racial e pela independência do Brasil em um período marcado pela dominação portuguesa e pela escravidão. Rebouças defendia a educação como caminho para o avanço e elevação da condição social dos indivíduos. No sétimo episódio do História ao Pé do Ouvido, Keila Grinberg, Doutora em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), explica como as ações de Rebouças e do movimento negro impactaram na luta antiescravagista do país no século 19. (Temporada especial - Ep. 07 - 20/04/2023)
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj
Você sabe em qual contexto foi construída a história do Brasil? Entende qual a importância dos acontecimentos que occoreram no processo de independência do país? Compreender como esse marco nacional impactou as camadas mais poderosas e as mais humildes da sociedade é de extrema relevância, principalmente, quando a história é contada a partir do olhar singular da icônica Madame Durocher. No sexto episódio do História ao Pé do Ouvido, Aline Machado, mestre do Programa de Pós-graduação em Educação (Proped) da Uerj, apresenta as contribuições dessa personagem em questões como escravidão, liberdade, representatividade feminina, e entre outros. (Temporada especial - Ep. 06 - 28/11/2022)
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj
Comemorar as datas da Independência do Brasil vai além de apenas ver que o país já possui dois séculos de existência. Quais são as reflexões por trás desses festejos? Eles representam uma noção de progresso do Brasil? No quinto episódio do História ao Pé do Ouvido, a proposta é refletir qual impacto desse evento na educação e na formação da nação brasileira. Para aprofundar melhor essa história, convidamos Luana Goulart, membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação da Uerj, graduanda em Pedagogia e bolsista CNPq. (Temporada especial - Ep. 05 - 21/11/2022)
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj
Você sabia que neste ano de 2022 o Brasil completou 200 anos de emancipação política? Este quarto episódio do História ao Pé do Ouvido revisita a cidade do Rio de Janeiro no século passado, falando sobre suas transformações sociais, culturais e tecnológicas. Além disso, fala sobre como aconteceram os festejos de comemoração da Independência do Brasil em meio à aprovação do estado de sítio pelo Congresso Nacional. Para aprofundar melhor essa história, convidamos Paulo Rogério Marques Sily, pesquisador do NEPHE/Uerj, que esclarece como se deu esse processo. (Temporada especial - Ep. 04 - 07/11/2022)
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj
Quando se fala em educação, qual é a primeira coisa que vem a cabeça? O que é necessário para uma boa formação? Na época do Império, mais especificamente na Assembleia Geral Constituinte e Legislativa de 1823 alguns deputados chamaram atenção para a educação do corpo como parte essencial de formação da mocidade brasileira. Para aprofundar melhor nessa história convidamos Felipe Lameu, professor de educação física do Colégio Pedro II, para bater um papo e falar um pouco sobre as propostas da Constituinte de 1823, no terceiro episódio do "História ao Pé do Ouvido". (Temporada especial - Ep. 03 - 22/10/2022)
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj
No segundo episódio do "História ao Pé do Ouvido", convidamos você para conhecer detalhes da coroação de D. Pedro I e o processo de independência do Brasil. Afinal, a separação entre Brasil e Portugal não foi tão simples assim como contam nas escolas. Teve briga, teve festa (ô, se teve!) e um pintor francês para lá de talentoso no meio disso tudo. (Temporada especial - Ep. 02 - 13/10/2022)
Agradecemos ao podcast "No Recreio" pela cessão de trechos dos professores João Paulo Pimenta, Marcus Carvalho, João Paulo Costa e Lúcia Bastos.
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj
Neste episódio de estreia do programa vamos embarcar em uma investigação sobre uma figura muito importante no processo de independência do Brasil, José Bonifácio. Começamos nossa busca histórica em 1872, cinquenta anos após a declaração da independência, quando foi inaugurada uma estátua em homenagem ao estadista. Qual foi o papel de José Bonifácio na independência? E por que ergueram uma estátua sua na época da comemoração dos 50 anos da Independência do Brasil? Essas e outras perguntas a gente responde aqui, no História ao Pé do Ouvido! (Temporada especial - Ep. 01 - 26/09/2022)
Conheça todos os programas da Rádio Uerj em: www.cte.uerj.br/radiouerj