Como interpretar quando um gestor assume atividades e olha para outras áreas que não a sua quando o trabalho sob sua responsabilidade deixa a desejar? O que isso significa e como resolver?
Saiba mais no novo episódio do GestãoCast!
Atrair o cliente certo é um dos principais propulsores do crescimento da sua empresa. E como fazer para avaliar se você está com os clientes certos?
Nesse episódio, trago quatro indicadores que podem ajudar sua empresa a captar e manter os clientes certos, que vão trazer crescimento e resultados para a sua empresa.
Neste episódio, converso sobre estratégia, posicionamento e marca com Josival Junior, CEO da Buzz Lab e com o consultor de marketing Kassius Leandro.
Trouxemos conceitos, referências e exemplos práticos de nossas experiências, tratando o tema de forma leve e descontraída.
Esse episódio trata da implantação e uso adequado do Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) e Balanço Patrimonial. É uma conversa prática e com exemplos com dois convidados: Francisco Gondim e Yury Rodrigues, da AGR Contábil.
O crescimento é necessário não só pelas questões financeiras, mas também por outros ganhos para a saúde empresarial:
Tudo isso só acontecerá no ambiente de uma empresa com um bom processo de planejamento, monitoramento, coordenação e execução.
Confira algumas formas de pensar os caminhos para o crescimento da sua empresa e os aspectos fundamentais de uma boa execução neste novo episódio do GestãoCast!
A gestão do caixa e do lucro para a saúde empresarial passa por seis grandes pontos:
Confira o que fazer sobre cada um desses pontos, na prática, em sua empresa, nesse novo episódio do GestãoCast.
A saúde empresarial começa com a escolha do cliente, que depende de um posicionamento estratégico da empresa.
Para que grupos de pessoas a entrega da sua empresa é mais desejável, diferenciada e competitiva, de forma que você não precise entrar na armadilha de concorrer de forma indiferenciada, focando em preços?
A saúde empresarial de qualquer organização pode ser avaliada considerando quatro grandes aspectos:
Neste diálogo com Sérgio Fausto, presidente da Fundação FHC, conversamos sobre os principais pontos de atenção para próximo ano:
Os primeiros meses serão cruciais para estabelecer a qualidade da gestão pública e das políticas públicas federais. O Brasil precisa rapidamente vencer a desconfiança e incerteza, mas num cenário completamente diferente de 2002, menos favorável política, social e economicamente.
Neste episódio do GestãoCast, entrevisto o ex-Ministro da Fazenda, sócio da Tendências Consultoria e colunista da revista Veja, Maílson da Nóbrega.
Falamos sobre os cenários para 2022, numa ótica política, econômica e social.
Abaixo, alguns tópicos que abordamos:
Economia.
Política.
Mundo.
O lado positivo.
O Marketing Ágil é o funcionamento em times descentralizados e multifuncionais para desenvolvimento de produtos e campanhas em entregas modularizadas, com um forte componente de experimentação e aprendizado, funcionando em iterações com idas e vindas em vez de uma sequência em cascata.
As aplicações da abordagem ágil ao marketing podem incluir:
O Marketing Aumentado é o uso da tecnologia para potencializar as equipes criativas e de atendimento, aumentando a sua produtividade.
Saber precisamente o que e como ensinar computadores possibilita que as pessoas desbloqueiem seu potencial pleno. Essa premissa leva a um movimento conhecido como amplificação da inteligência (IA, em inglês / AI em português).
A inteligência artificial (IA) tenta replicar capacidades humanas. A amplificação da inteligência (AI) tem como objetivo ampliar as habilidades e inteligência humanas com a tecnologia. As pessoas permanecem tomando decisões, mas com apoio de análises computacionais robustas.
O Marketing Contextual é a identificação de perfis de acordo com interações personalizadas com sensores e interfaces digitais no espaço físico. É a junção da Internet das Coisas com a Inteligência Artificial.
A IoT consegue captar os gatilhos: o perfil certo, a pessoa certa, no lugar certo, no momento certo e com o humor certo. A IA consegue definir as respostas a estes gatilhos: a experiência certa, a mídia certa, a promoção certa, o produto certo e a mensagem certa.
A partir das próprias informações do cliente, é possível criar a melhor experiência de marketing e compra para aquela pessoa naquele momento.
O marketing preditivo trata do uso de analytics e aprendizado de máquina para prever resultados de campanhas, potencial de sucesso no lançamento de produtos e preferências de compra do cliente.
A capacidade de detectar com antecedência a evasão de um cliente a partir de suas interações ou de definir qual a melhor recomendação de produto para um cliente também exemplificam essa aplicação.
O marketing de alto nível vem de insights de alto nível. Ao longo das últimas décadas, o diferencial foi o entendimento e pesquisa de um modo que os concorrentes não o fazem, combinando aspectos quantitativos e qualitativos. O big data é uma oportunidade de sistematização e consolidação de dados em volumes e velocidades antes inacessíveis.
O marketing data driven explora alternativas para tirar vantagem competitiva dos dados. A chave é entender o que buscar no oceano de informação. Afinal, nem todos os dados são relevantes. É necessário definir que dados serão coletados e analisados.
Neste episódio, trago a jornada do cliente sob a ótica do Marketing 5.0 e algumas das inúmeras oportunidades de aplicação da tecnologia nos pontos de contato do cliente com sua marca e sua empresa.
Neste terceiro episódio, um pouco mais denso, trago dois checklists: (1) sobre a aptidão da empresa para a tecnologia e (2) sobre a aptidão dos clientes para a tecnologia. Também abordo as "Next Tech" e as possibilidades que elas geram para os negócios.
Dando sequência ao episódio anterior, eu complemento os significados do Marketing 5.0 para as empresas, trazendo uma visão sobre seus objetivos e suas principais aplicações.
Inaugurando a terceira temporada, numa abordagem especial sobre o novíssimo lançamento de Philip Kotler, Marketing 5.0, ainda não lançado no Brasil, trago algumas reflexões sobre o que é o Marketing 5.0 e seus significados para as empresas.
Voltar de férias pode ser algo extremamente estressante se os devidos cuidados não forem tomados.
Neste episódio do GestãoCast, trazemos recomendações para que você não perca toda a energia que foi recarregada nas férias logo nos primeiros dias de volta ao trabalho.