O mercado financeiro é um mundo fascinante com inúmeras possibilidades de carreira. Dessa vez, o UFMG Finance Club conversou com Rafael Lavrado, Analista Quantitativo na Itaú Asset e sócio-fundador da gestora Quantamental, para abordar os caminhos possíveis para quem pretende ser um profissional da área. Lavrado também nos contou sobre importantes experiências na graduação, pós-graduação e mercado de trabalho. Confira!
Muitas pessoas que querem construir uma carreira no mercado financeiro têm vontade de trabalhar em São Paulo, considerado o centro financeiro do Brasil, onde se encontram os Bulge Brackets nacionais e estrangeiros. No entanto, nem todos os estudantes e universidades estão nos arredores da "cidade que nunca dorme", o que felizmente não é um problema. Para chegar até lá, são valiosas as dicas de profissionais como Lucas Carvalho, graduado em administração de empresas no e ciências contábeis pelo Ibmec de Belo Horizonte. Lucas atua como analista de Investment Banking do Itaú BBA e conversou sobre a transição de carreira de Belo Horizonte para São Paulo com os membros do comitê de IB do UFMG Finance Club. Confira!
Perdeu o Spaces do UFMG Finance Club no Twitter? Fiquem tranquilos investidoras e investidoras, nós gravamos! Neste episódio, os resultados fiscais do Brasil em 2021 e perspectivas serão comentados por de Rachel de Sá, chefe de economia na Rico; Guilherme Tinoco, assessor especial da Secretaria de Fazenda de São Paulo; e Tiago Sbardelotto, economista na XP Inc. Confira!
Para iniciar 2022 do melhor jeito, o UFMG Finance Club buscou falar sobre uma área com grande potencial de disrupção no mercado financeiro, a análise quantitativa. Nós já conversamos com o gestor de um fundo quant, mas, dessa vez, focamos a conversa nas diversas possibilidades de carreira que a indústria fornece, além de algumas valiosas dicas para quem pretende ingressar nesse mercado. Nosso convidado foi André Bittencourt, quant analyst no Santander Brasil e que possui as certificações IMPA, CQF e CFA level 1.
Antes de uma empresa chegar à bolsa de valores, há um longo caminho para se percorrer. No início dessa jornada, empreendedores podem contar com ajuda de especialistas, ou Venture Builders, para alavancar o negócio ainda em estágio inicial, amadurecer a ideia e revolucionar a gestão, criando retornos extraordinários! O UFMG Finance Club conversou com a Trekken Ventures, que atua há mais de 20 anos neste segmento. Confira!
A prática de investir no exterior tem se tornado muito mais democrática nos últimos tempos, principalmente com a facilidade em abrir contas para investimentos fora do Brasil, porém, muitos investidores ainda têm receio em acessar outros mercados, em função do Home Bias. O fato de sempre achar o dólar "caro" ou acreditar em valuations atrativos na bolsa brasileira fazem com que muitos não invistam fora do país, o que se mostrou uma grande perda de oportunidade para os brasileiros, especialmente neste ano. O UFMG Finance Club conversou com Will Castro Alves, Sócio da Avenue, uma corretora que permite investimento direto a milhares de ativos no exterior a investidores em geral, para falar sobre as oportunidades existentes fora do Brasil. Confira!
Empresas de petróleo têm chamado atenção após um rali de alta da commodity, causado pelo descasamento de oferta e demanda, que levou a uma crise energética na China e Europa. Temos algumas representantes do setor na bolsa brasileira. Gabriel Passos, membro do UFMG Finance Club, possui uma relação especial com o setor e vai compartilhar sua experiência neste episódio, comentando sobre as petroleiras. Confira!
Nem só de bolsa, câmbio e juros vive o mercado. Depois deste episódio, você vai tirar todas as dúvidas sobre os Fundos de Private Equity, entidades que investem em empresas de capital fechado. Para falar sobre a classe de ativos, o UFMG Finance Club conversou com Filipe Caldas, fundador da Carbyne Investimentos. Confira!
Desde 2008, os governos têm elevado o nível de estímulos ao mercado de ações, especialmente em economias desenvolvidas como Estados Unidos, Europa e Japão. Na pandemia, tudo foi ainda mais intensificado, o que leva vários agentes a questionarem os efeitos causados pela massiva injeção de liquidez dos Bancos Centrais, dentre eles, a inflação de ativos. Confira a opinião de Edson Mineiro e Vitor Péricles, da Laic Asset Management, sobre o assunto!
A próxima divulgação do IPCA deve mostrar uma inflação na faixa dos 10% nos últimos 12 meses. O brasileiro sente o poder deste efeito toda vez que vai ao supermercado, paga a conta de luz ou abastece o carro. O UFMG Finance Club conversou com Edson Mineiro e Vitor Péricles, da Laic Asset Management, que alertam para a inflação desde 2019, mas projetam um cenário relativamente otimista para 2022, com o indicador em 4,80%. Confira o que eles têm a dizer sobre a economia brasileira para o próximo ano!
Nos últimos dois meses, os Precatórios da União e a Reforma Tributária do Imposto de Renda têm tomado conta do ecossistema financeiro no Brasil. Por isso, o UFMG Finance Club conversou com p especialista em Finanças Públicas Guilherme Tinoco, atualmente Assessor da Secretaria de Fazenda de São Paulo, para explicar como andam as contas do país e quais os impactos disso para o orçamento da União e estados.
Vamos tratar de um dos instrumentos mais polêmicos do mundo dos investimentos, com quem mais entende do assunto! Quando se trata de opções, o que não falta para César Frade é experiência. Além se der engenheiro pela UFMG e PhD em Economia com passagens em importantes instituições públicas, César possui mais de 20 anos de experiência com opções, tendo ministrado diversos cursos sobre derivativos. Atualmente, está à frente da área na Quantzed!
Macroeconomia, SP500, Ibovespa, IPOs, treasuries, inflação, cenário político, diversidade e inclusão, carreira, empreendedorismo e boas histórias de mercado financeiro. Tudo isso em menos de uma hora de conversa com Aline Cardoso, Gestora de Renda Variável da EQI Asset. Confira, neste episódio, quais são os rumos que todos os ativos do mercado devem ter nos próximos meses e como surfar essas tendências! Siga nossas redes sociais @ufmgfinanceclub
Quando a pandemia passar, o e-commerce brasileiro terá dobrado de tamanho. Quem antes tinha receio de aguardar meses por uma compra online, hoje recebe as mercadorias no mesmo dia, até mesmo, com frete grátis! Mas será que ainda há espaço para crescimento do setor? Quem responde essa pergunta é Larissa Quaresma, analista de investimentos da Empiricus, que também falou sobre as principais empresas deste segmento. Confira!
Neste episódio, convidamos dois membros do UFMG Finance Club e alunos do curso de Controladoria e Finanças da UFMG para analisar duas ações. Liliane Gouveia e Pedro Pereira trouxeram os cases de MDIA3 e PETZ3, respectivamente, para discutirmos sobre as ações e o cenário macroeconômico no qual elas se encontram. Confira!
Você sabia que oito dos dez maiores hedge funds dos EUA são quantitativos? Utilizando algoritmos, modelos matemáticos e tecnologia de dados para tomar decisões de investimento, os chamados "Quants" são fundos ainda pouco populares no Brasil, mas com um caminho muito promissor. Neste episódio, convidamos André Tavares, gestor do AF Invest Aconcágua Quantitativo FIM, que nos contou sobre o funcionamento de toda a estrutura do fundo e desenvolvimento de estratégias. Confira!
Depois de ouvir este episódio não restarão dúvidas! Buscamos as duas pessoas que mais entendem de SPACs dentro do UFMG Finance Club para explicar que tipo de business é esse, afinal, gostamos de saber de tudo sobre investimentos! Lucas Brum é estudante de Direito; e Rodrigo Rocha é estudante de Ciências Econômicas. Ambos estão escrevendo um artigo sobre o tema e vieram compartilhar tudo que sabem sobre as SPACs, ainda pouco conhecidas em terras brasileiras. Confira!
Felipe Pontes é a alma fundamentalista do TC, sendo um investidor que aposta em empresas de crescimento baratas e com bons fundamentos. Ele foi professor da UFPB, é PhD em Ciências Contábeis, gestor de um clube de investimentos, além de diretor das áreas de educação e P&D no TC. Neste episódio, ele falou sobre seu jeito de investir e como faz para escolher as ações que entregam os melhores resultados. Confira!
Um fundo no qual seleção de ativos e gestão são atividades plenamente diferentes, mas acima de tudo complementares. Perguntamos para Edson Mineiro e Vitor Péricles como funciona o fundo de ações Alphatauri Long Biased, fruto da parceira entre a Laic e a Eleven Research. Neste episódio, também conversamos sobre China, África e os preços do Minério. Confira!