Uma recente pesquisa realizada pelo FGV In Company mostra como as organizações estruturam e implementam seus programas de desenvolvimento de lideranças. O estudo, realizado com mais de 70 empresas de diversos setores da economia, revela que 71% das organizações já possuem algum tipo de programa, mas ainda há um grande espaço para aprimoramento e desenvolvimento em suasmetodologias.
Nesse episódio do FGV In Company Insights conversamos com Karen Spencer, psicóloga, mestre em Administração de Empresas pela FGV EAESP e professora nos cursos FGV In Company e Carolina Araújo, mestre e doutoranda pela FGV EAESP.
Além de apresentar dados inéditos, as autoras da pesquisa falam sobre as competências prioritárias, as práticas de sucesso e os desafios enfrentados pelas organizações.
A digitalização e o crescimento das plataformas de comparação de produtos contribuíram para uma mudança radical na jornada de compras. Mas, com toda essatecnologia e informação, qual será o papel do vendedor nessa nova era digital?
Nesse episódio do videocast FGV IN Company Insighs conversamos com Leandro Guissoni, coordenador mestrado profissional em marketing FGV EAESP e Rodrigo Farinha, consultor e doutor em Administração pela FGV EAESP.
Os especialistas explicam sobre o novo perfil do vendedor e a importância da integração entre a equipe de vendas e o marketing para identificar o nível de informação do cliente e o grau de apoio consultivo necessário. Para ajudar gestores a avaliar como ajustar o papel do vendedor, Rodrigo apresenta um framework com cruzamento de dados sobre o consumidor e a complexidade da solução. A matriz servecomo um guia para as organizações sobre o novo papel do vendedor nos diferentes pontos da jornada do cliente, e para apoiar os gestores com questões sobre autonomia do cliente, a confiabilidade das informações disponíveis e o perfil dos compradores atendidos pela empresa.
Nesse episódio do FGV In Company Insights vamos falar sobre as mudanças no ambiente de negócios e futuro da gestão. Paul Ferreira, coordenador do mestrado e doutorado profissional na FGV EAESP e Francisco Figueira de Lemos, professor de Estratégia Internacional da FGV EAESP explicam quais são as grandes tendências que estão impulsionando essa transformação aqui no Brasil. Os especialistas destacam o papel das empresas na aplicação e no uso da inteligência artificial e as habilidades e competências que os profissionais devem desenvolver para se adaptar a este novo cenário de negócios. Os professores abordam ainda temas como a importância da cultura, ESG e lucratividade e apresentam insights para que a liderança possa conduzir essa transformação com sabedoria, coragem e visão clara dessas grandes tendências transformadoras.
Leia o artigo que deu origem ao episódio: https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/93595
Transformações tecnológicas aceleradas, mudanças nas expectativas dos profissionais e lacunas de formação têm intensificado a escassez de talentos no Brasil. No novo episódio do FGV In Company Insights, Ianaira Neves, coordenadora na Linha de Gestão de Pessoas do Mestrado Profissional da FGV EAESP e professora do FGV In Company, explora como esses fatores estão remodelando o mercado e quais competências se tornam decisivas para o futuro das organizações. Abordaremos desde os riscos e oportunidades trazidos pela inteligência artificial até a necessidade de desenvolver destreza digital, práticas alinhadas ao ESG e habilidades comportamentais, além de discutirmos caminhos estratégicos para que empresas invistam em reskilling e upskilling e fortaleçam seu potencial competitivo.
Leia o artigo que deu origem ao episódio: https://educacao-executiva-in-company.fgv.br/insights/artigos/escassez-de-talentos-e-competencias-do-futuro-o-papel-central-da-lideranca-para
A economia circular é um tema central para as empresas que desejam alinhar suas operações a práticas sustentáveis. Nesse episódio do FGV In Company Insights, vamos falar sobre as iniciativas de algumas empresas para incentivar seus consumidores a reutilizar e descartar adequadamente os produtos. E quais são os principais desafios e práticas que estão funcionando para engajar os clientes. As nossas convidadas são: Juliana Boteon - doutoranda em administração pela FGV EAESP e Tânia Veludo– chefe do Departamento de Marketing e professora da FGV EAESP. As especialistas apresentam cases de grandes empresas e discutem sobre fatores psicológicos que ajudam impulsionar o engajamento dos consumidores, apresentando um framework prático para gestores.
Leia o artigo que deu origem ao episódio: https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/91873
A polarização está mudando a forma como as empresas operam e interagem com o mundo. Esse fenômeno exige uma liderança proativa, com uma abordagem abrangente e responsabilidade corporativa. Nesse episódio do FGV In Company Insights vamos discutir como as empresas podem avaliar o impacto da polarização em suas próprias organizações e em seus stakeholders. Daniela Hennemann Maia – doutoranda em administração (DBA) da FGV EAESP e conselheira, explica como construir relações resilientes com funcionários, consumidores, investidores e comunidade em um ambiente cada vez mais intolerante. A especialista fala sobre os desafios e, também, como as práticas positivas podem ajudar na atração e retenção de talentos e na construção de um relacionamento mais transparente e forte com os clientes e acionistas, gerando mais valor para toda a organização.
Leia o artigo que deu origem ao episódio: https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/93157
Com aumento da competitividade no mercado, as organizações precisam de times cada vez mais eficientes. Mas, como capacitar equipes com habilidades técnicas e cognitivas para solução de problemas? Nesse episódio do FGV In Company Insights, vamos falar quais são os fatores críticos para o sucesso da capacitação, da requalificação e dos projetos de melhoria de performance. O nosso convidado é Fernando Barrichelo, doutorando do programa profissional em administração da FGV EAESP, sócio da consultoria Reasonhub. O especialista explica como as empresas devem agir para desenvolver habilidades críticas para o futuro de seus colaboradores.
Até 2030 o Brasil precisa reduzir em 50% suas emissões de gases efeito estufa em comparação com os volumes de 2005. E o mercado de carbono pode ter um impacto muito importante na agenda do clima. Nesse episódio do videocast FGV In Company Insights vamos falar sobre as iniciativas para regular o mercado de carbono no Brasil. Os especialistas Guarany Osório, professor e coordenador do Programa Política e Economia Ambiental do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP (FGVces) e Guilherme Lefevre, gestor do Programa Brasileiro GHG Protocol do (FGVces) apresentam uma pesquisa aplicada e explicam quais são os elementos necessários para criar e implementar um sistema de comércio de emissões.
Nesse episódio do videocast FGV In Company Insights, falamos sobre o assédio e a manipulação psicológica que muitas mulheres enfrentam no ambiente de trabalho. Como identificar esses sinais e quais são os impactos na vida profissional das vítimas e nas organizações? Esse fenômeno, conhecido como gaslighting, entendido como a manipulação de chefes, gera desequilíbrio nas vítimas que tendem a não se desenvolver na empresa ou a pedir demissão. Quem explica sobre esse assunto é Antônio Camargo - mestre em gestão de pessoas pela FGV EAESP e advogado. Antônio apresenta um estudo sobre a dinâmica do gaslighting para facilitar a identificação de sua ocorrência.
A integração de princípios e práticas de sustentabilidade no processo estratégico é um desafio para a maioria das organizações. Nesse episódio do videocast FGV In Company Insights, Adriano Bertoldo Alves, doutor em Administração pela FGV EAESP, mestre Controladoria e Contabilidade pela FEAUSP e executivo do Grupo Maringá apresenta um estudo de caso e conta como a pesquisa-ação possibilitou o aprimoramento das estratégias corporativas em sua organização. O executivo revela os principais passos implementados para garantir uma gestão sustentável, alinhando objetivos econômicos e socioambientais.
Nesse episódio do videocast FGV In Company Insights vamos falar sobre ética e Inteligência Artificial. Como saber se a IA está sendo conduzida de maneira ética e responsável dentro das empresas? E qual o papel dos comitês de ética em IA? O Nosso convidado é Guilherme Forma Klafke, professor de direito da FGV SP e líder de projetos no CEPI - Centro de Ensino Pesquisa e Inovação - da FGV SP. O especialista explica como estruturar os comitês de ética e ainda apresenta um framework com ferramentas que ajudam a mitigar riscos e alinhar inovações tecnológicas aos princípios éticos organizacionais.
A Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta estratégica para as finanças sustentáveis, que oferece recursos para otimizar processos de análise e alocação de capital, além de aprimorar a capacidade preditiva relacionada aos riscos que envolvem a sustentabilidade. No episódio do FGV In Company Insights de hoje vamos falar sobre o uso IA nas finanças sustentáveis. Quais os impactos, riscos e vantagens da utilização da tecnologia nos investimentos e práticas ESG. Para tratar desse assunto recebemos: Eduardo Chukr, Executivo de Finanças e Planejamento Estratégico e Doutorando em Administração pela FGV EAESP e Helena Margem, Executiva do Mercado Financeiro e Doutoranda em Administração pela FGV EAESP. Os especialistas explicam como superar os desafios e ter sucesso no uso da IA em ESG.
Nesse episódio do FGV In Company Insights vamos falar sobre a transformação digital na indústria. As dificuldades, os processos e as ferramentas que podem ser usadas para que essa transformação possa trazer mais inovação e eficiência. Nossos convidados são: Gustavo Salomão, mestre em Gestão para a competividade pela FGV EAESP e João Luiz Becker - professor titular do Departamento de Tecnologia e Data Science da FGV EAESP. Os especialistas apresentam um estudo de caso sobre como a integração de Business Process Management (BPM), Indústria 4.0 e Inteligência Artificial (IA) pode promover inovação, eficiência e aumento de competitividade, auxiliando na jornada de transformação digital industrial das empresas.
No episódio de hoje vamos discutir sobre a mobilidade urbana nas cidades brasileiras. As alternativas para diminuir a dependência dos carros e aumentar o uso de transporte coletivo e como melhorar o modelo atual com a integração dos meios de locomoção, com qualidade e sustentabilidade. Quem conversa com a gente sobre esse assunto é Ciro Biderman - professor da graduação e pós-graduação da FGV/EAESP e pesquisador no centro de estudos da política e economia do setor público da FGV.
Leia o artigo que deu origem ao episódio:https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/91999
Cada vez mais as grandes empresas vêm buscando a colaboração com start-ups para acelerar o seu processo de inovação. No episódio de hoje vamos falar como como a colaboração entre corporações pode gerar valor para empreendedores. Os fatores de sucesso, os desafios que os gestores enfrentam para a navegar nas complexidades desse ecossistema. Quem conversa com a gente sobre esse assunto é Mariela Fontenelle de Assis, consultora de empresas e pesquisadora associada da FGV EAESP.
Leia o artigo que deu origem ao episódio:https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/90761https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/90761
Promover o desenvolvimento econômico local é fundamental para promover a qualidade de vida nas cidades. No episódio do FGV In Company Insights de hoje vamos discutir como implementar políticas públicas para promover o emprego, a geração de renda e a inclusão social nos municípios. E ainda, quais os fatores de sucesso influenciam a eficácia dessas iniciativas. Para discutir esse assunto conversamos com Eduardo Grin, professor do Departamento de Gestão Pública da FGV EAESP e pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da FGV (FGVceapg). O professor explica sobre a capacitação profissional, incentivos para empreendedores e a importância da participação da comunidade nesse processo.
Leia o artigo que deu origem ao episódio: https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/91597
Novas tecnologias e startups estão mudando a forma como os clientes pensam e agem. As empresas tradicionais precisam se adaptar e encontrar formas de criar valor real para seus clientes. Nesse episódio, do FGV In Company Insights, Leandro Guissoni, professor e coordenador do mestrado profissional em Marketing da FGV e Luiz Fernando Machado, doutor em Administração pela FGV EAESP discutem sobre a centralidade no cliente e o papel da liderança nessa jornada. Os professores também explicam sobre a importância do mapeamento da cadeia de valor, da identificação dos problemas e as novas estratégias de vendas.
Leia o artigo que deu origem ao episódio: https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/91198
As alterações climáticas representam desafios para os negócios para toda a sociedade e diante desse cenário, o setor privado precisa olhar para os riscos e desenvolver estratégias de prevenção e respostas impactos da mudança do clima. No episódio de hoje, vamos falar sobre o que as empresas brasileiras estão fazendo para se adaptar as mudanças climáticas. Sobre esse assunto, eu converso com Deborah Batista, mestre Gestão para competitividade da FGV EAESP e Jorge Soto, professor do mestrado profissional da FGV EAESP.
Em um mundo em constante transformação, os executivos enfrentam vários dilemas. Desde como lidar com o uso da Inteligência Artificial até questões relacionadas à crise climática. Nesse cenário, o movimento de ciência aberta oferece importantes insights para a gestão executiva. Nesse episódio do FGV In Company Insights conversamos com Henrique Martins e Wesley Mendes professores e pesquisadores de Finanças da FGV EAESP. Os especialistas explicam como a ciência aberta pode gerar oportunidades para governos, empresas e instituições.
O papel dos líderes é essencial para combater ambientes de trabalho estressantes e apoiar a saúde mental dos trabalhadores. Apesar disso, pesquisas mostram que mais da metade dos novos gestores se sentem desamparados no início da carreira. Nesse episódio do FGV In Company Insights recebemos Stênio Nordau, doutorando em Administração na FGV EAESP e CEO da ONmnia, para falar sobre o isolamento da liderança. O executivo explica as causas e as consequências dessa solidão para os líderes e para as organizações. Stênio também aborda sobre o papel do RH para ajudar a resolver essas questões.