Quantas vezes nos pegamos com pensamentos que nos bloquearam na hora de tomar uma atitude para começar uma conversa, ir à frente na sala de aula apresentar um trabalho, colocar sua opinião ou dar um passo para uma oportunidade que se apresentou?
Até que ponto nossos pensamentos podem interferir na questão da nossa timidez, atrapalhando nosso desenvolvimento, colocando travas e obstáculos em nosso caminho?
Precisamos entender esse funcionamento e em como dominá-lo para superarmos essas dificuldades.
É um exercício de autoconhecimento, um retrato da sua vida interior despertando a sua autoconfiança, colocando livremente seus pensamentos, julgados somente por você, sem vergonha, sem censura, uma forma de higiene mental. Escrever um diário, serve para superar o receio de olhar para sua própria intimidade. Serve como um espelho! - Instagram: @ofernandocattony - Facebook: fb.me/ofernandocattony
O corre corre da vida, a velocidade das informações que não param de entrar no nosso sistema, fazendo com que nossa mente esteja sempre cheia de coisas. Padrões que nos encaixotam e oprimem para que tenhamos travas no nosso desenvolvimento. Coisas que fazem parte da nossa vida e são importantes, mas também muito lixo que vamos acumulando e armazenando, ocupando espaço e não deixando que tenhamos uma visão mais ampla da Real Realidade da Essência da nossa existência. Que é o de nos encontrarmos em um estado de conexão com o universo. - Instagram: @ofernandocattony - Facebook: fb.me/ofernandocattony
É um exercício de autoconhecimento, um retrato da sua vida interior despertando a sua autoconfiança, colocando livremente seus pensamentos, julgados somente por você, sem vergonha, sem censura, uma forma de higiene mental. Escrever um diário, serve para superar o receio de olhar para sua própria intimidade. Serve como um espelho!
Pra pessoas que sofrem com esses problemas, como sentir a sensação de ter pouco ar no pulmão na hora de falar pequenas frases ou de estar falando e ter que puxar o ar de forma brusca repetidamente a fim de aliviar a sensação de que falta oxigênio, existe uma solução: aprendizagem, prática e dedicação.
Sentir os efeitos das reações que a timidez causa em nosso corpo quando ela se manifesta, não é fácil! Falta de ar, coração batendo acelerado e tremedeira nas mãos, são exemplos de como ficamos. Mas você sabia que podemos controlar todos esses sintomas com a ajuda da respiração diafragmática para diminuir a ansiedade? Com o controle da respiração, nossa mente se aquieta e conseguimos manter o domínio e a segurança para nos sentirmos mais desinibidos.
O objetivo desse exercício é literalmente, soltar o verbo! Falar despreocupado o que quiser, como: uma chance de se colocar numa conversa e não conseguir, um posicionamento que diria muito quem você é e pensa, se declarar pra alguém e não ter essa coragem, pedir uma ajuda ou oferecer, situações em que fomos colocados na marca do pênalti e não tivemos coragem de chutar a bola, e querer explodir sem ter uma válvula de escape e colocar pra fora as pressões familiares e sociais que valorizamos muito pelo medo do que podem pensar da gente... As dores provocadas que geram traumas e ansiedades e que se não colocarmos esse sentimento para fora, acabamos adoecendo. Temos uma ferramenta que muito pode nos ajudar. A fala! Nossa fala é mágica, tem força criadora, é poderosa! E hoje vou propor um exercício, que já foi muito experienciado em laboratórios presenciais, onde resultou em grande leveza.
Você já reparou como algumas pessoas do seu círculo social parecem atrair atenção enquanto outras dificilmente são notadas? Existem formas de comunicação não verbais que muitas vezes anteveem a qualquer palavra dita. As expressões corporais são muito importantes para a comunicação como um todo. Nesse vídeo vou te mostrar quão importantes são eles e para isso, escolhi 4 que considero indispensáveis e são muito usadas, muitas vezes até de forma involuntária. Elas são: Movimento da sobrancelha levantada; movimentação de inclinação da cabeça; dar um sorriso verdadeiro e o olhar.
- Instagram: @ofernandocattony
- Facebook: fb.me/ofernandocattony
Fonte de pesquisa: Manual de persuasão do FBI - Jack Shafer
Nesse áudio vou mostrar um pouco do que aprendi na minha jornada como ator e artista circense. Apresento um exercício para você experimentar os movimentos que são fora do padrão do seu dia a dia, trazendo diversão e reflexão para sua quarentena.
Segundo o filósofo grego Aristóteles, grande influenciador da civilização ocidental, reafirma que o homem precisa pensar nas questões “Quem sou eu?”, “Quem quero ser?” e “Como vou alcançar isso?”
Hoje vamos criar um plano de ação 5W2H que aproxima você de suas metas, e o melhor: não importa qual seja o grau de timidez. Essa é uma ferramenta de gestão empregada no planejamento e no alcance de objetivos pessoais. Ela parte de uma meta para organizar as ações e determinar o que será feito para alcançá-las. Funciona como uma espécie de guia, permitindo elencar passo a passo a estratégia a adotar.
Nesse vídeo vamos dar o passo a passo de como você utilizar a ferramenta 5w2h. E assim, traçar um caminho para desinibição tão desejada.
- Instagram: @ofernandocattony
- Facebook: fb.me/ofernandocattony
- 5W2H
Excel: https://bit.ly/39Pk14g
PDF: https://bit.ly/2UV5WOD
- Vídeo: AUTOCONHECIMENTO - Dicas para desconstruir o corpo mecanizado.
Link: https://youtu.be/L52VYMuIje4
-Instagram: @ofernandocattony
-Facebook: fb.me/ofernandocattony
-Link do Vídeo mini hábitos Canal Ilustradamente: https://www.youtube.com/watch?v=j12jHsNxAqU
-Calendário Mini hábitos PDF e Excel PDF: https://bit.ly/3boABco
Excel: https://bit.ly/3bqVyDt
-Instagram: @ofernandocattony
-Facebook: fb.me/ofernandocattony
Matriz Swot Pessoal:
- PDF: https://bit.ly/33ukJlT
- Excel: https://bit.ly/2IYZKyg
Vídeo: Timidez: GENÉTICA ou CONVÍVIO SOCIAL? Saiba os 4 níveis dos sintomas da timidez!
Link: https://youtu.be/aFkiT8Kx7KA
Timidez!! Você não está sozinho!! Timidez: GENÉTICA ou CONVÍVIO SOCIAL? Saiba os 4 níveis dos sintomas da timidez! A timidez atua no silêncio e assim permanece. O tímido não quer mostrar suas fraquezas. Um dos primeiros passos é o de se tornar consciente das causas que nos afetam na família, educação, amigos... Todos nós sofremos traumas no passado. Não podemos mudá-lo, mas sim a partir de agora, diminuir ou se livrar dessas dores. É a partir dessa consciência, das relações causadoras, podemos mudar nossas condutas para não causar ou mesmo diminuindo as dores dos terceiros que convivem conosco: filhos, sobrinhos, colegas de trabalho, familiares, amigos...
-Instagram: @ofernandocattony
-Facebook: fb.me/ofernandocattony
-Quiz sobre Timidez:
https://bzfd.it/3cU6GdA
https://bit.ly/33e4dpV
https://bit.ly/38NVXy4