Com a crescente digitalização, as ameaças cibernéticas tem se intensificado, e a necessidade de ambiente seguro também. Neste episódio, a conversa gira em torno do papel do Centro Integrado de Segurança em Sistemas Avançados (CISSA), criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) para impulsionar pesquisa de ponta, capacitação de pessoas e aceleração de staturps, para o enfrentamento desses desafios à segurança cibernética.
O trabalho de enfrentamento ao cibercrime decorre da parceria e colaboração entre a academia e setores público e privado. Os convidados, Georgia Barbosa, gerente-executiva do CISSA|CESAR, e Valdir Assef Júnior, gerente de Segurança Cibernética da Febraban, debatem com a jornalista Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban, sobre os riscos impostos pela inteligência artificial e a computação quântica e a importância de formar uma nova geração de especialistas.
Abordam ainda as sinergias entre o Laboratório de Segurança Cibernética da Febraban e o CISSA, e a necessidade de conscientização do usuário final para prevenir ataques.
Ouça e descubra como a cooperação e a formação de talentos são fundamentais para enfrentar as ameaças do futuro.
A jornalista Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban, conduz uma conversa provocadora sobre o futuro das organizações com especialistas que participaram do Febraban Tech:
Georgia Barbosa, gerente-executiva do CISSA|CESAR
Valdir Assef Júnior, gerente de Segurança Cibernética da Febraban
Acompanhe também os canais da Febraban em outras redes:Instagram
Neste episódio, exploramos uma nova fronteira da Inteligência Artificial: os agentes autônomos. Diferente da IA Generativa, que cria conteúdo, a chamada IA agêntica observa o ambiente, toma decisões e executa ações — muitas vezes sem qualquer intervenção humana.
Como essa tecnologia transforma o trabalho, os processos e a governança nas empresas? Quais são os riscos e as oportunidades que ela traz?
A jornalista Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban, conduz uma conversa provocadora sobre o futuro das organizações com especialistas que participaram do Febraban Tech:
Marcelo Braga – Presidente da IBM Brasil e líder da IBM Technology
Diogo Cortiz – Professor da PUC-SP e colunista do UOL
Francesco Di Marcello – Diretor-executivo do Bradesco
Rafael Rovani – Head de Inteligência Artificial, Dados e Analytics do Banco do Brasil
O episódio também traz reflexões sobre como orquestrar milhares de agentes, os desafios da governança distribuída e a necessidade de revisitar estruturas organizacionais diante dessa nova era.
Confira também o painel completo realizado durante o Febraban Tech 2025
O Dia dos Pais está chegando e o melhor presente nem
sempre vem em uma caixa. Que tal demonstrar todo o
seu amor e admiração com gestos que valem mais que
qualquer valor?
A Beatriz Barbiero, da Febraban, traz dicas incríveis
para você celebrar essa data especial com muita
criatividade e carinho, sem estourar o orçamento. De
um café da manhã especial a um álbum de fotos
marcantes, o que importa é a intenção e a presença.
Quer saber como montar um presente inesquecível e
cheio de significado? Dê o play e confira as sugestões.
Em muitos casos, o problema vai além do aperto no orçamento. Às vezes, as dívidas podem levar ao comprometimento de necessidades básicas. Essa situação é chamada de superendividamento.
Viver assim é muito complicado. Mas saiba que, com organização, planejamento e apoio dos órgãos de defesa do consumidor é possível sair do superendividamento. Quem dá as dicas é Alessandra Camargos, gerente de Normas e Relacionamento na FEBRABAN.#educaçãofinanceira #planejementofinanceiro #meubolsoemdia #sairdasdividas
Quais são os sinais do futuro? Para onde eles nos levam?
A futurista Monica Magalhaes, especialista em tecnologias emergentes, mais conhecida por @shelovesfuture, acredita que seguimos em direção a uma sociedade cada vez mais híbrida, numa colaboração crescente entre humanos e máquinas.
Inteligência artificial, computação quântica e transição energética foram os principais temas da conversa com Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban. Monica comentou, ainda, o “skill” que vai moldar a próxima era de cooperação homem-máquina. E destacou, também, a habilidade humana que, segundo ela, nenhuma inteligência artificial é capaz de superar.
Ouça a entrevista completa e aproveite para compartilhar seus comentários por aqui. Não esqueça de avaliar o Febraban News com 5 estrelas para nos apoiar a atingir mais pessoas com esse conteúdo.
Acompanhe também os canais da Febraban em outras redes:
Neste episódio, a jornalista Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da FEBRABAN, conduz uma análise abrangente de dois debates centrais do Febraban Tech 2025 sobre a Inteligência Artificial Generativa. Você vai descobrir os reais custos socioeconômicos dessa tecnologia, por meio das perspectivas de quem explora os desafios regulatórios e éticos, bem como as oportunidades estratégicas para a transformação social.
Os convidados compartilham insights valiosos sobre como a GenAI está moldando a economia, o direito e a política, e discutem maneiras de direcionar essa inovadora ferramenta para um desenvolvimento mais justo e inclusivo.
Aperte o play para ouvir um resumo das discussões que marcaram a Febraban Tech, o maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro.
Participam do episódio:
Glauco Arbix, professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo.
Lenon Medeiros, diretor da Visão Coop
Gabriela Tourinho, head de Inteligência Artificial do BTG Pactual
Alexandre Del Rey, fundador da I2AI e da Enegrama
Carla Lopes de Moraes, IT Senior Head de Contas, Investimentos e Seguros do F1rst (Santander)
Rafael Zanatta, co-diretor do Data Privacy Brasil
Seisa Harada, gerente Jurídico do Banco BV
Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban
Acompanhe também os canais da Febraban em outras redes:
Instagram: (Instagram)
LinkedIn: (FEBRABAN: administrador da Company Page | LinkedIn)
Cuidar da saúde é um investimento a longo prazo que traz resultados positivos à medida que o corpo envelhece. O melhor é que praticar esporte ou alguma atividade física pode ser mais acessível do que parece: é possível colocar o corpo em movimento sem pesar o bolso.
Uelton Carvalho, gerente de Cidadania Financeira da Febraban, traz algumas dicas de como começar a se exercitar de forma leve e que combine com o seu estilo de vida.
Acompanhe os canais do Meu Bolso em Dia para mais dicas e conteúdos como este.
Inundações varrendo cidades inteiras do mapa e atingindo centros urbanos. Onda de calor sufocante na Europa. Frio polar no hemisfério sul. Secas mais severas, alimentando grandes incêndios e destruindo biomas. O aquecimento global é uma realidade. Cada vez mais frequentes e intensos, os eventos extremos escancaram a falta de preparo do mundo no enfrentamento às novas condições climáticas.
No ano passado, considerado o mais quente da história, a temperatura média do planeta ultrapassou em 1,5 º C os níveis pré-industriais. E, no começo deste ano, atingiu 1,75º C, chegando muito perto do limite do Acordo de Paris, cuja meta é manter o aquecimento global abaixo dos 2º C.
Se até recentemente, os esforços se concentravam na redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, agora, a palavra de ordem é adaptar-se às novas condições para abrandar danos e salvar vidas. Mas, especialistas alertam: a adaptação tem limites! Não adianta, apenas, se prevenir, sem atacar a causa do problema. As estratégias de adaptação e mitigação devem caminhar juntas.
Roberto Klabin, empresário fundador da Caiman, da SOS Mata Atlântica e da SOS Pantanal, Natalie Unterstell, articulista de políticas públicas e presidente do Instituto Talanoa, e o paisagista e botânico Ricardo Cardim, integrante da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de São Paulo conversam com Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban sobre o que esperam da COP30, dão sua visão sobre o status do Brasil no quesito sustentabilidade e falam de como mitigar ou prevenir desastres ambientais e incêndios, como o fogo que atingiu a reserva Caiman, bioma mais bem conservado do Brasil, patrimônio da Humanidade.
Além de comentar algumas soluções adaptativas possíveis em centros urbanos e em biomas ameaçados, eles também falam sobre os desafios e as expectativas em relação à COP 30 em Belém. Segundo eles, vai ser o momento da verdade para o Brasil e para o planeta.
Junte-se a nós em mais este episódio do podcast Febraban News. Toda quinta-feira um novo episódio.
Acompanhe também os canais da Febraban em outras redes:
Instagram: https://www.instagram.com/febraban_oficial/
LinkedIn: https://www.instagram.com/febraban_oficial/https://www.linkedin.com/company/febraban/?originalSubdomain=br
Metade do ano já passou, e pode ser que algumas metas pessoais tenham saído um pouco do trilho nesse período. A boa notícia é que ainda dá tempo de se reorganizar até o fim de 2025.
Quer saber como? Confira alguns passos para recalcular a rota e se planejar para os próximos meses.
Quem traz as dicas é Melloryn Andrade, estagiária de Cidadania Financeira na Febraban.
Acompanhe os canais do Meu Bolso em Dia para mais conteúdos como este.
#MeuBolsoEmDia
Neste episódio, você vai entender as diferenças entre privatização, concessão e parcerias público-privadas, além da interseção desses instrumentos para financiar grandes projetos de infraestrutura e o novo mercado de carbono.
A jornalista Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban, recebe os Fernando Pieroni, consultor em concessões e parcerias ambientais, e Renato Rosenberg, diretor de concessões no Serviço Florestal Brasileiro, e se aprofunda em exemplos de como concessões e PPPs têm sido usadas para implementar inovação, promover a eficiência e restaurar ecossistemas, gerando créditos de carbono.
Eles também conversam sobre o papel do sistema financeiro nessas iniciativas, além das oportunidades que o mercado de carbono oferece para investidores e governos. Assim como as melhores práticas e as lições aprendidas até aqui.
Junte-se a nós em mais este episódio do podcast Febraban News. Toda quinta-feira um novo episódio.
Acompanhe também os canais da Febraban em outras redes:
Instagram: https://www.instagram.com/febraban_oficial/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/febraban/?originalSubdomain=br
Para amenizar impactos do efeito estufa e das mudanças climáticas, todos podem fazer sua parte. No dia a dia, a economia circular é uma solução que pode parecer simples, mas é muito eficaz. A proposta é adotar um estilo de vida focado em reduzir ou evitar desperdícios, reaproveitar materiais, utilizar produtos por mais tempo e reciclar itens que seriam descartados.
Descubra como você pode reduzir impactos ambientais e financeiros com as explicações da Thais Tannus, assessora de Sustentabilidade da Febraban. E acompanhe os canais do Meu Bolso em Dia para ficar por dentro de mais conteúdos como este.
#MeuBolsoEmDia #EconomiaCircular
Nas férias escolares, também é importante curtir o tempo de descanso e os encontros com familiares e amigos.
Você já planejou o que fazer com as crianças nesse período? Organizar atividades pode ser um desafio para pais, avós e cuidadores, mas existem diversas opções para aproveitar com os pequenos sem pesar no bolso. Descubra algumas dicas compartilhadas pelo Uelton Carvalho, gerente de Cidadania Financeira da Febraban.
Acompanhe também os canais de Meu Bolso Em Dia em outras redes:
#MeuBolsoEmDia #FeriasEscolares #PlanejamentoFinanceiro
Você sabia que a COP 30, programada para novembro no Pará, tem um Campeão de Alto Nível do Clima? É o empresário Dan Ioschpe, vice-presidente da FIESP e presidente do Conselho de Administração da Iochpe Maxion, que já liderou, este ano, o B20, o braço empresarial do G20. A missão dele, agora, é mobilizar e articular a participação da sociedade não governamental na convenção, com o objetivo de ampliar e fortalecer iniciativas e ações climáticas voluntárias para a implementação do Acordo de Paris.
O time de 80 especialistas, liderados por Ioschpe, analisou mais de 470 iniciativas climáticas, em curso em várias partes do planeta, e deve apresentar as soluções com maior potencial de resolução de problemas. E, nessa agenda climática, o Brasil tem muito a mostrar e a oferecer.
Na entrevista especial a Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais, e João Borges, diretor de Comunicação da Febraban, Ioschpe revela os bastidores dessa mobilização, comenta algumas das soluções que serão levadas à conferência e afirma que a sociedade não governamental vai surpreender e fazer a grande diferença na COP de Belém.
Acompanhe também os canais da Febraban em outras redes:
Instagram: https://www.instagram.com/febraban_oficial/
Linkedin:https://www.linkedin.com/company/febraban/
No terceiro episódio da Série Especial - Cibercrime você vai entender as diferenças de incidente, emergência, crise e desastre; como se dá essa escalada de eventos negativos no mundo virtual; e como uma gestão eficiente da cibersegurança pode amenizar riscos e prevenir prejuízos.
Para falar dos desafios desse cenário, que envolvem desde capacitar emocionalmente as equipes para os momentos de crise e tensão, até como lidar com a chegada da computação quântica, a jornalista Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban, conduz a conversa com especialistas que estiveram na segunda edição do Congresso de Prevenção e Repressão a Fraudes, Segurança Cibernética e Bancária. São eles:
Marcos Lima, head de Cibersegurança do Santander Brasil
José Luiz Santana, chefe de Segurança Digital do C6 Bank
Renato Opice Blum, sócio-fundador e chairman do Opice BlumAdvogados
Rodrigo Colossi, superintendente de Prevenção a Crimes Financeiros do BV
Fabio Maia, pesquisador do CESAR – Centro de Estudos e SistemasAvançados de Recife e coordenador do CISSA – Centro Integrado deSegurança em Sistemas Avançados
Febraban News, toda quinta às 12h um novo episódio disponível.Acompanhe também os canais da Febraban em outras redes:
Instagram: https://www.instagram.com/febraban_oficial/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/febraban/
A Aceleração do Setor Financeiro na Era da Inteligência é o tema central desta nova edição do Febraban Tech 2025. Há poucos dias do evento, o episódio traz as novidades da 35ª edição, a maior em termos de inovação e tecnologia do setor financeiro. O conteúdo do ano passado, quando a IA era percebida como algo futuro pra se pensar, evolui em 2025 e ganham destaque as aplicações práticas da tecnologia que já impactam nosso dia a dia.
Nesse cenário, os CEOs dos principais bancos brasileiros estarão reunidos para falar sobre os avanços da economia e dos novos negócios que estão redefinindo o mercado e o papel das instituições financeiras, segundo contam Denise Perotti, diretora-adjunta da Presidência e de eventos da Febraban, e Rodrigo Mulinari, diretor de tecnologia do Banco do Brasil e integrante do Conselho do Febraban Tech.
Eles dividem com a jornalista Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban, detalhes dos bastidores da organização, as expectativas em relação aos palestrantes e dão dicas para quem vai enfrentar a maratona de aprendizado, entre os dias 10 e 12 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Para saber mais sobre o evento acesse: www.febrabantech.com
Acompanhe também os canais da Febraban em outras redes:
Instagram: https://www.instagram.com/febraban_oficial/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/febraban/
Cartão, empréstimo, financiamento?
Tudo isso aparece no SCR, um relatório do Banco Central com seu histórico de crédito. Aprenda a consultar e entender esse relatório.
No segundo episódio da série Cibercrime, reunimos as principais funções sobre o uso da IA, que foram debatidos no 2º Congresso de Prevenção e Repressão a Fraudes, Segurança Cibernética e Bancária.
Entre eles estão: mensagens de alerta via WhatsApp, identificação por composição multibiométrica, incluindo a biometria comportamental; troca de dados e inteligência para mapear a tendência dos criminosos e se antecipar aos ataques; uso de identidades reutilizáveis. E, em caso de engenharia social, produtos para tirar o cliente do “transe do golpe”.
Participam deste episódio:
Mona Dorf - Diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban e Apresentadora do Febraban News
Jefferson Cerqueira - Superintendente de Produtos e Soluções da ClearSale
Carlos Rodrigo Lima - Gerente do Departamento de Centro de Excelência em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Serpro
Victor Thomazetti - Partner e Head de Segurança Digital do Itaú Unibanco
Cristiano Moura - Senior Head de antifraude do Santander Brasil
Otávio Margonari Russo - Diretor de combate a crimes cibernéticos da PF
Febraban News, toda quinta às 12h um novo episódio disponível.
Acompanhe também os canais da Febraban em outras redes:
Instagram: https://www.instagram.com/febraban_oficial/
Neste episódio do podcast Febraban News, você confere insights importantes sobre Inteligência Artificial Generativa, Computação Quântica e em Nuvem, e Segurança Cibernética, mapeados pelo primeiro volume da 35ª Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2025.
O estudo anual da Deloitte, em parceria com a Febraban, realizado com os principais bancos, demonstra como a tecnologia no setor bancário aumenta a conveniência e segurança para o cliente, servindo como base para debates em diversos setores e impulsionando a inovação no mercado. Essa inovação abrange desde a adoção de tecnologias disruptivas e adaptação a regulamentações, até o atendimento às novas demandas de consumidores e a necessidade de requalificação profissional.
Quem conduz a conversa é a jornalista Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban, que recebeu no estúdio da Febraban os seguintes convidados:
Carolina Sansão, diretora de Inovação em Tecnologia Bancária e Segurança Cibernética da Febraban
Rodrigo Mulinari, Diretor de Tecnologia do Banco do Brasil e integrante do Comitê de Inovação e Tecnologia da Febraban
Sergio Biagini, sócio-líder para a indústria de Serviços Financeiros da Deloitte Brasil
Acompanhe também os canais da Febraban em outras redes:
Instagram: https://www.instagram.com/febraban_oficial/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/febraban/
Educação financeira é um assunto tão importante que todos os anos acontece a Semana Nacional de Educação Financeira, Semana ENEF.
A edição 2025 vai do dia 12 ao dia 18 de maio, com o tema educação financeira para crianças e jovens. Instituições públicas, privadas e escolares participam do evento.
Confira as dicas do Uelton Carvalho, gerente de Cidadania Financeira na Febraban, sobre a importância da mobilização em torno da Semana ENEF. Acompanhe a programação nos canais do Meu Bolso em Dia e participe.