Essa semana viralizou por ai mais uma polêmica no mundo da dança em relação ao uso de sapatilhas de ponta por pessoas que não estão muscularmente e tecnicamente preparadas.
O conteúdo gerou revolta e indignação do mundo da dança, mas também muitas duvidas em relação a quem não é do meio, então hoje, trouxe os porquês dessa espera tão grande em relação as pontas e quais os riscos associados.
E pra quem é professor de ballet e enfrenta dificuldades de explicar aos pais a demora, espero que esse vídeo te ajude noprocesso.
Poe a mão aqui quem já ouviu do médico:- você não vai ter mais joelho- a sua cartilagem já era- no seu caso é só cirurgia mesmo Etc etc etcEsse episódio é pra todo mundo que um dia ficou em pânico com o diagnostico médico de alguma lesão!
Eu hoje sou bailarina adulta, e é muito comum chegar colegas de turma dizendo que não querem fortalecer porque não precisa, porque elas não trabalham com isso, então dá pra fazer ballet só por hobbie mesmo que tá tudo certo, mas será que é isso mesmo?
É muito comum – principalmente no ballet adulto – ter pessoas que iniciam no ballet adulto por sonhar com a estética do ballet sabe? Ate mesmo pelo famoso ballet core de tutu rosa, grampos fofos, coque bonito e um tutu cheio de brilho, mas será que fazer ballet de fato, te tornará com o corpo de uma bailarina?
No último vídeo, eu comentei da diferença entre alongar e aquecer para começar a aula e sobre como isso influencia em como vc desenvolve sua flexibilidade – lembrando que fazer espacate não te define como bailarina viu? – e lá eu comentei que pra começar uma aula é mais interessante fazer mobilidade do que alongar.
Só que eu quero te explicar melhor porque eu disse isso, pra que vc não saia fazendo algo que vá te prejudicar ao invés dete ajudar, beleza?
Eu sei que tem muito bailarino aqui que sonha em zerar um espacate ou fazer um grand jeté beeem bonitão no ar né e ai fica na duvida sobre como e quando trabalhar isso.
Pois bora falar um pouco sobre flexibilidade?
Muitos bailarinos ficam com receio de começar a treinar porque ficam com medo de ficar muito cansados pra aula e isso atrapalhar o rendimento. Mas será que tem horário certo pra treinar?Pois é gente, já aconteceu de muitos bailarinos virarem pra mim e dizerem que não querem treinar porque não tem tempo, já que fazem aula todo dia e não tem um tempo de descanso pro corpo. Masss queria dizer que se fosse por isso, nenhum atleta, seja de vôlei, futebol ou ginástica, não faria fortalecimento também, porque a rotina deles é igual de um bailarino no sentido de trabalhar o corpo o dia todo.Fica aqui que vou te contar mais sobre isso!
Todo corpo, precisa de algum ajuste ou atenção pq ele nunca será completamente perfeito.
Ou seja, se vc se sente torta por não conseguir encaixar uma quinta, entenda que “você cresceu assim, vc nasceu assim” igual gabriela e não tem como mudar, POREM tem como ajustar e aprimorar isso.
Você se sente torta no ballet? Sempre fica brigando com o seu corpo pra manter o encaixe? Fica aqui que vou te explicar um pouco sobre essa condição.
Já não é de hoje que falo que a dança, apesar das suas coisas positivas, carrega há anos aspectos negativos que parece que ou não querem mudar, ou é tão cega que ninguém repara – na real, eu acho que o povo tem preguiça de mudar mesmo.
Só que dessa vez, rolou até estudo cientifico pra provar isso e quero trazer essa discussão pra vocês. O estudo printado aqui (que não vou ler em inglês desculpa aee), coloca uma lupa nos problemas da dança quando expõe que bailarinos tem padrões clínicos de alto risco em função da famosa cultura do ballet.
Eu preciso confessar que ballet de repertório nunca foi o meu forte...
Passei lá os 8 anos de formação dançando, indo pra festival, fazendo aula com as músicas, mas ser mesmo aquela pessoa que sabe de cor qual ballet, roupa e ano que aquilo foi lançado... Me faz quase uma farsa kkkk
E pensando nisso, eu resolvi criar esse quadro aqui no canal até como forma de me ajudar a entender e conhecer melhor essas histórias que nos perpassam por anos na dança.
Se você é uma bailarina nerd como eu, tá sempre assistindo e acompanhando os streamings e cinemas né não?
Tem até uma playlist aqui no canal com reviews de series e filmes de dança que eu já assisti e que senti que valia a pena falar porque eram sempre com temas de ballet mesmo propriamente dito.
Infelizmente é muito comum AINDA ter meninas e mulheres inseguras com a menstruação. Ou pior, inseguras em falar sobre isso. Porque estamos numa sociedade em que menstruar é motivo de vergonha ou uma ideia maluca de que mulheres ficam mais “intoleráveis”, quando na verdade é dever da sociedade entender que desde que o mundo é mundo (e chamavam de regras – sabia dessa?) as mulheres sangram.Pois hoje quero trazer minha experiencia pessoal com o artefato que muita gente ainda tem dúvidas sobre que é o coletor mentrual.
Tem sido cada vez mais comum as academias falarem coisas incríveis sobre a super mega balança que vai medir o seu corpo inteiro. Vai descobrir sobre sua massa, sua gordura, sua água, seu osso e etc etc etc, mas será que é isso tudo mesmo? Bora falar de bioimpendancia.
Eu, Tamires, estirei meu posterior quando saí de uma pirueta arabesque. Senti o estalo seco e fiquei com dor até chegar em casa sem conseguir flexionar meu tronco… Daí muita gente fala “ué, mas vc não treina? Vc não fala tanto sobre prevenir lesão e se lesionou assim?” Pois eu tô aqui justamente pra dizer que o fato de treinar, não te deixa completamente imune a uma lesão. Um treino ajuda a prevenir e auxilia num processo recuperativo mais eficiente.Bora falar sobre lesões?
Eu não digo que sou frequentadora assídua do festival, porque só vim realmente conhecer e dançar nele, em 2022, porém de lá pra cá, eu não perco 1 ano sequer e também já tive a experiencia de ficar desde 1 noite, até os 15 dias de feira direto.
Então bora! O que vc precisa saber antes de irpro festival de Joinville?
É bem comum que chega um momento que vc tá dentro das suas repetições reservas, consegue até fazer mais repetições, mas na hora que vai trocar o peso, não consegue de jeito nenhum progredir carga.
E detalhe, vai ter exercício que tá TUDO BEM não progredir carga tá! Nem sempre vc vai precisar ficar aumentando e nem é bom tbm ficar querendo aumentar de semana em semana porque dai vc se machuca feio.
Então a questão da progressão de cargas é um pouco complexa mesmo, porque fica nesse limbo de “será que ta leve demais?” ou “será que não vou aumentar nunca?”
A primeira pergunta que a gente faz quando começa uma academia (e principalmente a academia mesmo, porque geralmente treino em casa é mais com elásticos e peso corporal) é entender qual carga você tem que pegar. Daí o que mais acontece é sempre chutar pra baixo e no final das contas, a academia que vc tá fazendo há 3 meses, não dar resultado nenhum e vc ainda tem a ousadia de falar que academia não serve pra você. Então bora falar sobre como mensurar as suas cargas no seu treino.
Tá se preparando para audições, mas está com medo de não entrar em cias por conta do seu físico?
Essa é uma pauta BEM delicada, porque me toca também já que tive por muito tempo essa insegurança com meu corpo.
Na minha época de formação, eu tinha 52kgs e mais ou menos 1,66 de altura, que na foto parece que eu tava ótima, maaass como tinha colegas de 48kgs ou mais altas e com pernas finas, eu sempre me achava IMENSA e com isso desenvolvi problemas de transtorno de imagem e quase um quadro anoréxico. Senta aqui e bora conversar sobre isso!
Saiu esses dias no instagram gringo, um recorte de uma remontagem do The Finnish Nacional Ballet da Bela Adormecida em que uma das fadas é gordinha. Mas o problema não é o fato dela ser gordinha, mas sim, que colocaram enchimento na bailarina para coloca-la num lugar de gorda.
Num primeiro momento, muitos comentários aplaudiram a ação da cia por colocar um corpo fora do padrão, mas ai depois percebi que era de fato um enchimento e o buraco ficou cada vez mais fundo e hoje quero discutir esses pontos com vcs!
O mundo da dança, depois do filme Cisne Negro, já ta até calejado de filmes e series que contam como é a dança, mas seria que Etoile é igual?
Chegou na Prime Video a mais nova obra de Amy Sherman Palladino, criadora de Mr Maisel e Gilmore Girls que envolve o esquema clássico da autora, que é uma serie que envolve muito humor e que sempre tem uma temática mais feminina.
Bora saber o que esperar dessa nova serie de ballet?