Em toda a UE, existem atualmente 29 línguas gestuais nacionais reconhecidas. São utilizadas não só por pessoas surdas ou com deficiência auditiva, mas também por ouvintes para comunicar com familiares ou amigos. A fim de sensibilizar para esta diversidade linguística e cultural, as Nações Unidas declararam o dia 23 de setembro como Dia Internacional das Línguas Gestuais. Neste episódio, analisamos as línguas gestuais na UE e o que o Parlamento Europeu faz para as preservar e promover.
A União Europeia muito tem feito para assegurar uma maior igualdade entre homens e mulheres, mas há ainda um longo caminho a percorrer. Com a sua estratégia para a igualdade de género, a UE quer pôr termo a condições injustas para as mulheres e alcançar uma sociedade mais estável que melhore a vida de todos.
A União Europeia atualizou as regras relativas às cartas de condução para reforçar a segurança rodoviária e modernizar a mobilidade. As principais alterações incluem uma carta de condução digital válida em todos os Estados-Membros, condições mais rigorosas para os novos condutores e exames de aptidão médica harmonizados. A aplicação transfronteiriça das proibições de circulação irá garantir que as infrações graves são punidas em toda a União. Estas reformas apoiam o objetivo «Visão Zero» de acabar com as mortes e os feridos graves na estrada até 2050.
De acordo com a Agência Europeia do Ambiente, em 2022, a escassez de água afetou 34 % da população da UE e 40 % da sua área territorial.
Os países do sul da Europa, como Chipre, Grécia, Itália, Malta, Portugal e Espanha, são particularmente afetados pela escassez de água, mas a crise está a propagar-se para Norte, afetando zonas anteriormente consideradas seguras em termos de abastecimento de água. Na Europa, o stress hídrico já é um problema grave e as alterações climáticas deverão agravá-lo no futuro. É por isso que a UE está a tentar encontrar uma solução comum para este desafio.
Apesar da crescente sensibilização e dos esforços para reciclar, uma quantidade significativa de resíduos de plástico na União Europeia (UE) ainda não é reciclada. Nos últimos anos, a UE tem vindo a avançar para uma economia circular dos plásticos. Mas o caminho para um futuro sem plásticos é longo, e todos temos de fazer a nossa parte.
O Mercosul é uma aliança regional de países da América Latina e um dos principais parceiros comerciais da União Europeia. A UE tem tentado estreitar laços com o Mercosul, mas nem todos concordam que esta seja uma boa ideia.
O Acordo de Paris é um tratado internacional juridicamente vinculativo adotado, em 2015, na COP 21 – a 21.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.
O seu principal objetivo é limitar o aquecimento global a um nível inferior a 2 °C, idealmente 1,5 °C, em comparação com os níveis pré-industriais.
O acordo reúne quase todos os países do mundo num compromisso comum de redução das emissões de gases com efeito de estufa. A União Europeia ratificou o Acordo de Paris em 2016, colocando-o no centro da sua política climática.
Em janeiro de 2025, a Comissão Europeia apresentou a Bússola para a Competitividade, a primeira grande iniciativa do segundo mandato de Ursula von der Leyen. A Bússola proporciona um quadro estratégico e claro para definir o trabalho da Comissão. Define um caminho para que a Europa se torne o lugar onde tecnologias do futuro, serviços e produtos limpos são inventados, fabricados e colocados no mercado, alcançando simultaneamente a neutralidade climática.
O desporto é benéfico para a nossa saúde e aproxima pessoas de todos os quadrantes da vida. Descubra como a UE está a promover o desporto e a torná-lo mais acessível a todos.
As florestas primárias e seculares na UE são raras, pequenas e fragmentadas. Representam menos de 3 % da área florestal total da Europa. São ecossistemas naturais inalterados, onde existem poucos ou nenhuns sinais de impacto humano e onde a vida selvagem prospera como há séculos. Estas florestas desempenham um papel fundamental na conservação da biodiversidade, absorvendo e armazenando carbono, fornecendo água doce, regulando as condições climáticas locais e preservando a saúde humana. São também o habitat de muitas espécies em perigo
A proteção das florestas europeias não é apenas da responsabilidade de cada Estado‑Membro. É um compromisso partilhado ao nível da União Europeia. O Parlamento Europeu está no centro destes esforços sendo um forte defensor da preservação das florestas primárias e seculares.
O Dia por uma Internet mais segura celebra-se anualmente em fevereiro no mundo inteiro. Foi criado em 2004 como parte do primeiro plano de ação da União Europeia por uma Internet mais segura e tornou-se uma iniciativa mundial de sensibilização para a segurança online. Subordinado ao tema «Juntos por uma Internet melhor», este acontecimento anual anima as pessoas a unirem esforços para fazer da Internet um lugar melhor e mais seguro para todos.