Nada melhor do que conhecer o livro através das palavras daquele que o conhece melhor: o autor!
Nesta série de podcasts, a Sêfer irá bater um papo com os autores de diversas obras.
Hoje, o bate-papo será com Guilherme Faiguenboim e Paulo Valadares, os autores do Dicionário Sefaradi de Sobrenomes, publicado pela Editora Sêfer.
Conheça mais sobre a obra e a adquira clicando: https://www.sefer.com.br/dicionario-sefaradi-de-sobrenomes-dictionary-of-sephardic-surnames/1/?utm_source=spotify
Clique aqui para baixar uma amostra gratuita do livro: https://materiais.sefer.com.br/degustacao-dicionario-sefaradi-de-sobrenomes/?utm_source=spotify
O que a Torá espera de quem não é judeu?
Nesta curta reflexão de 2 minutos, vamos falar um pouco sobre a universalidade do Judaísmo.
O que Deus espera de nós como seres humanos, independente da religião que nós seguimos?
E qual o não-judeu que exemplifica mais esta conduta, a tal ponto de ser retratado na Bíblia Hebraica como uma das pessoas mais íntegras da humanidade?
*****
A reflexão foi extraída da obra Este é Meu Deus: A Maneira Judaica de Viver, de Herman Wouk.
Através de uma linguagem direta e cristalina, leva o leitor a um inesquecível passeio pela história dos judeus e do judaísmo - das tendas do patriarca Abrahão ao moderno Estado de Israel. De forma surpreendente, estabelece um escopo que aborda todos os tópicos essenciais da identidade judaica, tornando-a plenamente acessível, ao demolir mitos e estereótipos. Recomendadíssimo!
Para mais informações, clique aqui.
O que é uma prece? Que elementos tornam as palavras dignas da atenção Divina? Que expressões devem ser usadas?
Rezar pode ser esquemático e organizado, ou natural e livre. Ou talvez tudo, simultâneamente.
Vamos refletir um pouco sobre preces narradas na Bíblia Hebraica e qual é a essência do ato de rezar.
Reflexão contida na obra Sidur Completo.
Mais informações aqui.
Uma reflexão sobre o contraste entre a Jerusalém terrestre e a Jerusalém celeste, e como nós podemos fazer com que ambas se unam.
Extraído da obra Ecos do Sinai, do Rabino Berel Wein.
Para mais informações, clique aqui.
Soundtrack: Embrace by Scott Holmes Music
Cabalá é a mística judaica, e tem este nome pois a palavra "cabalá" em hebraico significa "recebimento". De fato, "recebemos" a dádiva do conhecimento místico.
Porém, e se eu te dissesse que essa não é a única explicação?
E se "recebimento" representasse também a forma correta de enxergar a vida?
Neste lindo vídeo, o Rabino David Aaron conta como uma experiência pessoal fez com que ele repensasse sua postura diante de suas ações e circunstâncias. Ele nos explica, de forma simples e direta, como Deus deseja que nós encaremos a vida, afim de vivê-la segundo a sabedoria da Torá.
*********
Se você gostou do jeito simples e envolvente através do qual o Rabino David Aaron explica a Cabalá, vai gostar de saber que ele tem alguns livros traduzidos e publicados em português:
- Luz Infinita: o antigo caminho da Cabalá rumo ao amor, crescimento espiritual e força pessoal
- Enxergando Deus: Dez lições de vida da Cabalá
Se quiser levar os três, aproveite esta promoção especial.
Para mais informações, confira nossa seção de mística judaica.
*********
Copyright
Podcast adaptado do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lt2TOBu9TbQ
Direitos autorais e conteúdo: Rabino David Aaron
Animação e edição do vídeo que deu origem ao áudio: Jonathan Deutsch
Tradução e adaptação para a Língua Portuguesa: Editora e Livraria Sêfer
Foi cedida autorização para a adaptação do vídeo original.
Como conhecer a própria alma? Como reconhecê-la? Interagir com ela? Podemos provocá-la/evocá-la? Ou é ela que nos provoca/evoca?
Consideremos tudo isso mais de perto neste podcast que a Sêfer preparou para você.
Nosso mais novo lançamento conta que, para muitos, as representações da alma são como lampejos de luz. Todos atingimos certas representações em nossas almas. Assim como sua frequência e sua intensidade diferem para cada um de nós, da mesma forma seus efeitos. Alguns de nós podem ser capazes de se agarrar a essas representações e elevar suas vidas a um novo nível, e outros só chegam a um nebuloso reconhecimento de que há outro tipo de existência que continua em grande parte oculto.
Os nossos sábios, que se ocuparam com esses aspectos da vida da alma, nos aconselham a criar recipientes espirituais para contê-los. Por conterem a luz de uma epifania, recipientes espirituais poderiam ser, por exemplo, a decisão de fazer uma mudança em seu modo de vida, ou a decisão, digamos, muito menos dramática, de começar algum curso de estudos, ou de realizar determinados trabalhos. Uma decisão assim – tomada num bom momento de sua vida e à qual daria continuidade mesmo depois de a experiência ter acabado – continua a ser significativa para o resto de tua vida; ela preserva parte da experiência original, impedindo que desapareça de todo. Dessa maneira, você estará se orientando em direção a um lugar diferente, um mundo diferente.
Texto extraído da obra A Alma, do Rabino Adin Steinsaltz (Even-Israel), 2021.
Veja mais detalhes sobre a obra aqui.
Adquira a obra clicando aqui.
Capítulos da obra:
Parte 1
Sobre a alma
O que é a alma?
A alma manifesta
Parte 2
A alma e nós
A alma e Deus
A alma e suas vestimentas
A alma e os traços de caráter
Almas e suas raízes
Egoísmo
O que aflige a alma?
Morte
Reencarnação
Parte 3
Sonhos
As inclinações para o bem e para o mal
Livre-arbítrio
Sonhos, planos e aspirações
Ouvindo a alma
Clique aqui e conheça mais sobre a obra:
https://www.sefer.com.br/a-alma/1/?utm_source=podcast&utm_campaign=1
Após alguns anos de trabalho, a Editora Sêfer tem a honra de anunciar que a nova edição, revisada e ampliada, do Sidur Completo já está disposição de todos! Clique aqui para saber mais e adquirir!
Passados 34 anos desde o início do projeto SIDUR DE SHABAT E IOM TOV e SIDUR DA SEMANA, e 24 anos desde a junção dos dois livros, embora o SIDUR ainda preservasse seu aspecto didático e inovador, estava na hora de "atualizá-lo" - especialmente no aspecto gráfico, por meio dos novos e modernos programas de editoração eletrônica, e assim dar a ele mais qualidade e mais clareza ? principalmente se levarmos em consideração que, na época em que eles foram feitos, o PDF ainda nem tinha sido criado, de modo que o SIDUR não existia eletronicamente, mas só em fotolitos - que era a "tecnologia" que existia na época, e esses fotolitos de plástico já estavam velhos e bastante desgastados. Outra questão que nos incomodava muito era o fato de os textos não estarem de acordo com a reforma ortográfica do idioma português vigente desde 2009, e para solucionar isso só tinha um jeito: refazer todo o SIDUR a partir do zero!
Pois bem. Essa nova edição tem 1.600 páginas - 190 páginas a mais que a edição anterior, portanto acima de 10% a mais -, mas a numeração das páginas é a mesma de antes. Ou seja, que aquela reza que ficava na página 100 continua na página 100. Isso não foi alterado. O formato do livro é o mesmo. O tamanho das letras permaneceu o mesmo, mas onde estava pequeno antes, tentamos mudar para um tamanho maior, e isso deu certo na maioria das vezes, principalmente no texto em hebraico, que agora, além da diferenciação entre a vogal CAMATS com som de A ou O - o que já tinha na edição anterior -, agora apresenta também a diferenciação entre a vogal SHEVÁ muda ou a que tem som de Ê, algo inédito em livros publicados fora de Israel. Lembrando que na transliteração isso já existia, mas não no texto hebraico. O papel do livro é o mesmo papel bíblia importado, bem fininho mas super-resistente, tanto que a lombada - a espessura do livro - é de apenas 4 cm. Há um pouco de transparência, sim, mas em nível aceitável para um livro desse tamanho.O acabamento é de luxo, e é um tipo novo e muito moderno. Os cantos agora são arredondados.
Bom, mas o que significa EDIÇÃO AMPLIADA, em se tratando de um SIDUR, que é um livro clássico e praticamente imutável? Bem, o que foi acrescentado foram algumas cerimônias que não eram praticadas ou que não estavam "oficializadas" há 30-40 anos, ou que não constavam do livro que serviu de base para o nosso SIDUR. Por exemplo, as cerimônias de Inauguração do Lar, a Oração de Graças da Parturiente, a Cerimônia de Zéved Habat - na qual se dá as boas-vindas a uma menina que nasceu, e a de a mãe abençoar os filhos após o acendimento das velas e a dos pais abençoarem os filhos após o Kidush da sexta-feira.
Outras cerimônias ou seções foram ampliadas e reformatadas, e tem também as novidades dessa edição!
Veja mais informações e compre o livro aqui.
Ah, e você pode também baixar uma amostra, clicando aqui.
Hoje é Iom Ierushaláim - o dia de Jerusalém, o dia que comemoramos a reconquista e reunificação da cidade de Jerusalém.
É um dia de comemorações tão intenso quanto o Dia de Independência de Israel. Israel é o corpo do povo judeu, mas Jerusalém é nosso coração. É a cidade que nos une, nós e nossos irmãos, nós e nossos antepassados, nós e nossa história, nós e nosso futuro.
Separamos um lindo texto de autoria do Rabino Berel Wein, extraído de sua obra de curtos textos Ecos do Sinai.
Prepare-se para se emocionar!
Feliz Iom Ierushaláim!
Poucas coisas têm tanto em comum quanto o comércio e o povo judeu. Impedidos de trabalhar a terra ou de exercer outras atividades em vários períodos da história, os judeus acabaram por se especializar nessa atividade. Assim, David Gorodovits e Silvio Acherboin tiveram uma idéia: partir das milenares parábolas judaicas para chegar a ensinamentos úteis para a arte da venda.
Adquira agora: https://www.sefer.com.br/negocio-fechado/1/?utm_source=spotify
Uma questão bastante polêmica do judaísmo é se os mandamentos possuem uma razão que nós seres humanos somos capazes de alcançar, ou não, e portanto devemos cumpri-los puramente porque Deus assim determinou. O que será que o grande Maimônides, autor do Guia dos Perplexos, pensa a respeito?
O Guia dos Perplexos é a obra-prima filosófica daquele que é considerado um dos maiores sábios judeus de todos os tempos: o Rabi Moshe ben Maimon - o Rambam, também conhecido como Maimônides. Escrito há mais de 800 anos e contendo 178 capítulos divididos em 3 partes, está sendo publicado na íntegra somente agora em português, com base nas mais respeitadas fontes históricas, religiosas e acadêmicas, em linguagem acessível e criteriosamente anotado
Adquira agora: https://www.sefer.com.br/guia-dos-perplexos/1/?utm_source=spotify
Minienciclopédia de conhecimento ético-talmúdico-universal e esplêndida coletânea de máximas, aforismos e "causos" dos sábios que lutaram para que o saber milenar do judaísmo fluísse e chegasse às futuras gerações. O texto adicional dessa obra de mais de 700 páginas analisa e ilustra cada ideia, ensinamento e reflexão do Tratado de (Pirkê) Avót com dezenas - talvez centenas! - de relevantes passagens misteriosas do Talmud.
Adquira agora mesmo: https://www.sefer.com.br/a-etica-do-sinai-pirke-avot/1/
Texto do livro
O Mais Completo Guia sobre Judaísmo
Rabino Benjamin Blech
Editora e Livraria Sefer, 2004, São Paulo.
Adquira agora mesmo:
https://www.sefer.com.br/o-mais-completo-guia-sobre-judaismo/1/
E conheça mais sobre as tradições e costumes judaicos.
A Sêfer foi especialmente até a cidade de Modiin, em Israel, para o sítio arqueológico de uma sinagoga de mais de 2.000 anos de história, palco de reuniões e orações durante a revolta dos Macabim contra o Império Grego, que dominava a região. Venha conosco nesta viagem no tempo, conheça mais sobre aquela época e os eventos milagrosos que resultaram na reconquista do Templo de Jerusalém. A festa de Chanucá está se aproximando, e queremos que você conheça todos os detalhes desta celebração especial, sua história, seus costumes, o significado por trás de cada simbologia. Para isso, preparamos uma série de Podcasts cheios de conteúdo, para que você comemore a festa de Chanucá com ainda mais luz e informação.
**********
O Sidur utiliizado para o Al Hanissim, a prece especial de Chanucá, recitada no vídeo é o Sidur Completo Sefaradi, da Editora Sêfer: https://www.sefer.com.br/sidur-completo-sefaradi/1/?utm_source=Spotify&utm_medium=video&utm_campaign=macabim&utm_term=chanukia (A prece se encontra na página 59.)
Já tem tudo que precisa para comemorar Chanucá? Se ainda não tem seu candelabro, sua Chanukiá, veja aqui alguns modelos: https://www.sefer.com.br/artigos-judaicos-chanuca-chanukiot/2/?utm_source=Spotify&utm_medium=video&utm_campaign=macabim&utm_term=chanukia
Precisa de velas, pavios ou outros acessórios? Clique: https://www.sefer.com.br/artigos-judaicos-chanuca-outros/2/?utm_source=Spotify&utm_medium=video&utm_campaign=macabim&utm_term=chanukia
Ou clique aqui e veja tudo que temos em nossa loja online: https://www.sefer.com.br/?utm_source=Spotify&utm_medium=video&utm_campaign=macabim&utm_term=chanukia
Está se aproximando a festa mais iluminada do Calendário Judaico: a festa de Chanucá, também conhecida como Festa das Luzes.
Você já ouviu falar desta celebração? Sabe quais eventos históricos nós, judeus, comemoramos nesta data? Conhece as comidas típicas e os costumes? Quer aprender direitinho as leis do acendimento das velas e das berachót? Ouça o Podcast que a Sêfer preparou especialmente para esta ocasião e fique preparado para comemorar este ano com muita alegria!
*************
Já tem tudo que precisa para comemorar Chanucá? Se ainda não tem seu candelabro, sua Chanukiá, veja aqui alguns modelos: https://www.sefer.com.br/artigos-judaicos-chanuca-chanukiot/2/?utm_source=Spotify&utm_medium=video&utm_campaign=chanuca&utm_term=chanukia
Precisa de velas, pavios ou outros acessórios? Clique: https://www.sefer.com.br/artigos-judaicos-chanuca-outros/2/?utm_source=Spotify&utm_medium=video&utm_campaign=chanuca&utm_term=chanukia
Ou clique aqui e veja tudo que temos em nossa loja online: https://www.sefer.com.br/?utm_source=Spotify&utm_medium=video&utm_campaign=chanuca&utm_term=chanukia
O Rabino Lord Jonathan Sacks é considerado um dos mais admirados pensadores religiosos de nossa época. Seus livros e discursos trazem esperança e encorajamento a pessoas de todos os credos, principalmente nos turbulentos tempos em que vivemos, nos quais muitas se sentem ameaçadas pela complexidade e pelos desafios do mundo contemporâneo. No áudio a seguir, ele traz alguns conselhos e pensamentos que poderão evocar reflexões a quem ouví-los, por que cabe a cada um elaborar e definir suas próprias decisões. Ninguém pode fazer isso por nós.
Nunca é tarde mais para recomeçar e passar a viver de forma diferente daquela que vivíamos anteriormente. Deus perdoa cada erro cometido por nós desde que haja sinceridade em nosso arrependimento e nos esforcemos ao máximo para corrigi-los.
Esperamos que a sabedoria transmitida neste podcast contribua para o crescimento pessoal de nossos ouvintes.
Conheça algumas das obras do Rabino Sacks em Português: https://sefer.com.br/busca.aspx?q=jonathan+sacks&p=1?utm_source=spotify
Baixe aqui um trecho da obra A Dignidade da Diferença gratuitamente: http://materiais.sefer.com.br/degustacao-a-dignidade-da-diferenca?utm_source=spotify
O tema da teshuvá é central no judaísmo e requer grande aprofundamento para se alcançar sua plena compreensão. Em seu livro Orot Hateshuvá, o Rav Kook disserta sobre ele com muita profundidade através de um estilo sucinto e poético que, muitas vezes, é incompreensível para o leitor não familiarizado.
A Arte da Teshuvá funciona como uma ponte, pois, através de capítulos didaticamente organizados e linguagem clara e moderna, apresenta e desenvolve as ideias do Rav Kook sobre a teshuvá e se torna indispensável para o entendimento do universo da teshuvá descrito por ele, especialmente para o leitor não familiarizado com a complexidade de seu estilo. Mesmo aqueles que já conhecem um pouco da filosofia do Rav Kook terão seu conhecimento incrementado dada a magnitude da rara erudição desses ensinamentos, o que lhes abrirá novos horizontes na percepção de sua filosofia.
A abrangência da visão do Rav Kook sobre a teshuvá, contrariamente ao conceito comum e empobrecido que enxerga a teshuvá apenas como arrependimento ou penitência, ajudará o leitor a enxergar com clareza a grandeza deste processo de retorno à fonte, à raiz da vida, ao estado mais puro e natural que se pode alcançar e de aperfeiçoamento do mundo, pois toda a humanidade está destinada à perfeição e à elevação espiritual.
****************
A Arte da Teshuvá
Autor: Rav Kook
Editora Sêfer
Páginas: 240
Compre agora mesmo: https://sefer.com.br/a-arte-da-teshuva/1/?utm_source=spotify
Quer conhecer antes de comprar? Baixe aqui um trecho desta obra gratuitamente: https://materiais.sefer.com.br/degustacao-a-arte-da-teshuva?utm_source=spotify
Ó Deus de proezas temiveis! Ó Deus de proezas temiveis! Concede-nos o perdão nessa hora solene da Neilá (quando as portas estão se fechando)!
O Teu diminuto povo (Israel) alça seus olhos a Ti e, trêmulo, intensamente Te glorifica nessa hora solene da Neilá.
Eles derramam suas almas diante de Ti, esperançosos de que Tu apagarás seus pecados e delitos, e lhes concederás Teu perdão nessa hora solene da Neilá.
Sê para eles amparo e salva-os de qualquer desgraça. Garanta-lhes um destino glorioso e feliz nessa hora solene da Neilá.
Concede-lhes a Tua graça e sê piedoso; e aqueles que os oprimem e perseguem, submete-os à Tua justiça nessa hora solene da Neilá.
Lembra-Te dos méritos dos seus pais e ronova-lhes seus dias de glória como no passado nessa hora solene da Neilá.
Abençoa este ano com a Tua graça, e recolhe o remanescente do Teu rebanho à Samaria e a Jerusalém nessa hora solene da Neilá.
Que lhes sejam outorgados, tanto aos filhos como aos pais, longos anos de vida com prazer e alegria nessa hora solene da Neilá.
Ó Michael, anjo-chefe de Israel! Ó profeta Elias! Ó anjo Gabriel! Anunciai logo a redenção nessa hora solene da Neilá.
Chazan Max Beniste com exclusividade para Editora Sêfer
*****
Cânção entoada em Iom Kipúr, o dia do Perdão judaico, contida na obra:
Machzor Completo Sefaradi
Autor: Jairo Fridlin
Editora Sêfer
Páginas: 1600
Compre agora mesmo: https://sefer.com.br/par-de-machzor-sefaradi-para-grandes-festas/1/?utm_source=spotify
Quer conhecer antes de comprar? Baixe aqui um trecho desta obra gratuitamente: https://materiais.sefer.com.br/machzor-sefaradi?utm_source=spotify
Atende-nos, ó Deus de Abrahão, atende-nos!
Atende-nos, ó venerado de Isaac, atende-nos!
Atende-nos, ó forte de Jacob, atende-nos!
Atende-nos, ó escudo de David, atende-nos!
Atende-nos, ó Tu que atendes em momentos de favor, atende-nos!
Atende-nos, ó Tu que atendes em momentos de angústia, atende-nos!
Atende-nos, ó Tu que atendes em momentos de piedade, atende-nos!
Atende-nos, ó Deus da Mercabá, atende-nos!
Atende-nos, ó Deus do Ribi Meír, atende-nos!
Atende-nos, pelo mérito do Ribi Shimon bar Iochai, atende-nos!
Atende-nos, ó Misericordioso e Piedoso, atende-nos!
Ó Misericordioso e Piedoso! Embora tenhamos pecado diante de Ti, tem piedade de nós!
Ó Senhor do perdão, que prescrutas os corações, que desvendas os pensamentos mais íntimos e cuja palavra é justa – embora tenhamos pecado diante de Ti, tem piedade de nós!
Ó Majestoso por Tuas maravilhas, que és experiente em consolar, que Te recordas da aliança feita com os patriarcas e que investigas os recônditos do nosso ser – embora tenhamos pecado diante de Ti, tem piedade de nós!
Ó Bondoso, que fazes o bem para Tuas criaturas, que conheces todos os segredos, que Se controla para não nos punir pelos nossos pecados e que Te revestes de caridade – embora tenhamos pecado diante de Ti, tem piedade de nós!
Ó Tu que és pleno de pureza e reverenciado em louvores, que perdoas as transgressões e que atendes nos momentos de angústia – embora tenhamos pecado diante de Ti, tem piedade de nós!
Ó Tu que realizas salvações, que prevês o futuro, que convocas as gerações vindouras, que dominas os céus, que escutas as orações e que és perfeito em conhecimento. – embora tenhamos pecado diante de Ti, tem piedade de nós!
Chazan Max Beniste com exclusividade para Editora Sêfer
*****
Cânção entoada em Iom Kipúr, o dia do Perdão judaico, contida na obra:
Machzor Completo Sefaradi
Autor: Jairo Fridlin
Editora Sêfer
Páginas: 1600
Compre agora mesmo: https://sefer.com.br/par-de-machzor-sefaradi-para-grandes-festas/1/?utm_source=spotify
Quer conhecer antes de comprar? Baixe aqui um trecho desta obra gratuitamente: https://materiais.sefer.com.br/machzor-sefaradi?utm_source=spotify
Poderoso e luminoso, Criador do céus e da terra, quem é como Tu, ó Deus?
Que revela segredos profundos e expressa justiças, quem é como Tu, ó Deus?
Revestido de magnificência, não há nada fora de Tu, quem é como Tu, ó Deus?
Que Se recorda da aliança e Se apieda dos remanescentes, quem é como Tu, ó Deus?
Cuja vista é pura e reside nos céus, quem é como Tu, ó Deus?
Que subjuga os pecados e Se cobre de justiça, quem é como Tu, ó Deus?
Rei dos reis, temido e sublime, quem é como Tu, ó Deus?
Que ampara os descaídos e atende os oprimidos, quem é como Tu, ó Deus?
Redentor e salvador, majestoso e onipotente, quem é como Tu, ó Deus?
Próximo dos que O invocam, misericordioso e clemente, quem é como Tu, ó Deus?
Que habita nas alturas e apoia os íntegros, quem é como Tu, ó Deus?
Conforme está escrito: “Quem é como Tu, ó Deis, que perdoa a iniquidade e que deixa passar a transgressão do restante do povo da Sua herança? Não retém a Sua ira para sempre porque tem prazer na benignidade. Torna a ter compaixão de nós, subjuga as nossas iniquidades e lança todos os seus pecados (do Teu povo) nas profundezas do mar. Tu demonstrarás fidelidade a Jacob e benignidade a Abrahão, conforme juraste a nossos pais, desde os dias antigos.
Seja bendito o Nome do Eterno desde agora e para sempre. Desde o nascimento do sol até o seu ocaso, é digno de louvar o Nome do Eterno. Alto, acima de todas as nações, está o Eterno; acima dos Céus reside a Sua glória. Eterno, nosso Senhor! Quão poderoso é Teu Nome em toda a terra!
Chazan Max Beniste com exclusividade para Editora Sêfer
*****
Cânção entoada em Iom Kipúr, o dia do Perdão judaico, contida na obra:
Machzor Completo Sefaradi
Autor: Jairo Fridlin
Editora Sêfer
Páginas: 1600
Compre agora mesmo: https://sefer.com.br/par-de-machzor-sefaradi-para-grandes-festas/1/?utm_source=spotify
Quer conhecer antes de comprar? Baixe aqui um trecho desta obra gratuitamente: https://materiais.sefer.com.br/machzor-sefaradi?utm_source=spotify
Ó Senhor do perdão, que prescrutas os corações, que desvendas os pensamentos mais íntimos e cuja palavra é justa – embora tenhamos pecado diante de Ti, tem piedade de nós!
Ó Majestoso por Tuas maravilhas, que és experiente em consolar, que Te recordas da aliança feita com os patriarcas e que investigas os recônditos do nosso ser – embora tenhamos pecado diante de Ti, tem piedade de nós!
Ó Bondoso, que fazes o bem para Tuas criaturas, que conheces todos os segredos, que Se controla para não nos punir pelos nossos pecados e que Te revestes de caridade – embora tenhamos pecado diante de Ti, tem piedade de nós!
Ó Tu que és pleno de pureza e reverenciado em louvores, que perdoas as transgressões e que atendes nos momentos de angústia – embora tenhamos pecado diante de Ti, tem piedade de nós!
Ó Tu que realizas salvações, que prevês o futuro, que convocas as gerações vindouras, que dominas os céus, que escutas as orações e que és perfeito em conhecimento. – embora tenhamos pecado diante de Ti, tem piedade de nós!
Chazan Max Beniste com exclusividade para Editora Sêfer
*****
Cânção entoada em Iom Kipúr, o dia do Perdão judaico, contida na obra:
Machzor Completo Sefaradi
Autor: Jairo Fridlin
Editora Sêfer
Páginas: 1600
Compre agora mesmo: https://sefer.com.br/par-de-machzor-sefaradi-para-grandes-festas/1/?utm_source=spotify
Quer conhecer antes de comprar? Baixe aqui um trecho desta obra gratuitamente: https://materiais.sefer.com.br/machzor-sefaradi?utm_source=spotify