Depois de definir o tipo de bolo (desenho do estudo), selecionar os ingredientes principais (população) e os outros ingredientes (variáveis), e detalhar a receita (procedimentos), agora é a hora de definir como você vai avaliar a qualidade do seu bolo, ou seja, o seu plano de análise. Você irá descrever o aspecto geral do bolo (análise descritiva) e depois analisar as informações mais a fundo, comparando texturas e sabores (análise comparativa). Talvez seja necessário analisar o efeito da combinação dos diferentes componentes da receita para identificar qual mais influenciou no resultado final (análise multivariada). Assim como a qualidade de um bolo depende não apenas dos ingredientes, mas também de como eles são combinados, a validade das conclusões de um estudo depende de análise de dados bem planejada e executada.
Depois de escolher o tipo de bolo (desenho do estudo), selecionar seus ingredientes (população e dados) e preparar os utensílios (instrumentos de coleta), é hora de conferir os detalhes da receita e colocar a mão na massa. Nesta fase, vamos abordar os Procedimentos que devem ser seguidos para garantir que a sua coleta de dados seja eficiente, precisa e ética.
Agora que você selecionou seus ingredientes, vamos escolher os utensílios que vão ajudar a medir, separar e misturá-los. Para isso será necessário utilizar instrumentos para registrar e quantificar as variáveis e, depois, formar o banco de dados.
Agora vamos começar a detalhar a receita do bolo. Assim como o tipo de bolo define os ingredientes e outros materiais a serem utilizados, o desenho do estudo define a estrutura básica e os materiais e métodos necessários para conduzir o seu projeto de pesquisa. Cada tipo de desenho possui uma abordagem metodológica específica.
A seção Materiais e métodos é uma parte essencial do projeto de pesquisa. Nela devem ser descritos detalhadamente os materiais que serão utilizados e os procedimentos que serão adotados para a realização do estudo.
Nos posts anteriores passamos pelos passos iniciais da construção de um projeto de pesquisa: revisão da literatura, pergunta e hipótese de pesquisa e objetivos. Antes de aprofundarmos na seção de Materiais e Métodos, vamos gastar um tempo para conversar sobre a redação da Introdução do projeto.
Até aqui, avaliamos os três primeiros passos para a elaboração do projeto de pesquisa: revisão da literatura (que será mais detalhada em outro post), pergunta de pesquisa e hipótese de pesquisa. Pode-se dizer que essa primeira parte se refere a “o que” será abordado pelo projeto. Agora inicia-se uma nova fase! Vamos começar a conversar sobre “como” o projeto será feito. O primeiro passo desta fase é a elaboração dos objetivos.
No segundo episódio, vamos ver como elaborar a hipótese da pesquisa. A hipótese baseia-se na pergunta da pesquisa e é essencial para definir o escopo do projeto, orientar a redação da introdução, do marco teórico e os métodos do seu projeto de pesquisa
Veja os primeiros passos no planejamento de um projeto de pesquisa.