A inteligência artificial é uma ameaça ou a salvação para a humanidade? O progresso nessa área pode parar? E o que é aprendizado federado? No episódio de hoje do CTRL-ENTER, o podcast de Ciência de Dados do IDP, mergulhamos no futuro das aplicações de machine learning e IA na saúde no Brasil. Para discutir essas e outras questões, recebemos Alexandre Chiavegatto, economista, doutor em saúde pública, professor livre-docente na USP e diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps).
Qual o impacto da inteligência artificial no meio jurídico? Quais são os riscos e os benefícios envolvidos? O estagiário de direito vai desaparecer? Para responder esta e outras perguntas, o CTRL-ENTER recebe hoje Danilo Limoeiro. Danilo tem mestrado em Oxford e doutorado no MIT. De volta ao Brasil, ele fundou a Turivius https://turivius.com/, uma empresa voltada justamente para aplicações de machine learning e inteligência artificial ao direito.
AUTOR, David H. "Why Are There Still So Many Jobs? The History and Future of Workplace Automation." Journal of Economic Perspectives, 29 (3): 3–30, 2015. https://pubs.aeaweb.org/doi/pdfplus/10.1257/jep.29.3.3
BESSEN, James. Toil and technology: Innovative technology is displacing workers to new jobs rather than replacing them entirely. Finance & Development, v. 52, n. 001, p. 16, 2015.
Vale a pena regular inteligência artificial? Como liderar uma equipe de data science em trabalho remoto? Como se preparar para o impacto da AI?
Para responder esta e outras perguntas. O CTRL-ENTER recebe hoje Thiago Marzagão.
Thiago é doutor em Ciência política pela Ohio State University, trabalhou na CGU em Brasília por muito tempo e hoje é diretor de Ciência de dados da Fitbod (https://fitbod.me/), uma empresa do Vale do Silício que desenvolve apps de treinamento físico.
Este é um episódio especial do CTRL-Enter, o podcast de data science do IDP.
Nesta série, 'A Vida Secreta dos Papers', eu entrevisto os melhores pesquisadores que revelam os bastidores de seus estudos de maior impacto. De onde veio a ideia? Quais foram as dificuldades de execução? Que percalços enfrentaram até a publicação?
O convidado de hoje é o Professor Carlos Azzoni e conversaremos sobre seu paper 'Economic Growth and Regional Income Inequality in Brazil'. Professor Azzoni é um dos gigantes da economia regional. Trabalhando na USP desde 1973, formou centenas de pesquisadores, criou a ABER e foi eleito recentemente fellow da Regional Science International.
Artigos citados durante o podcast:
AZZONI, Carlos R. Concentração regional e dispersão das rendas per capita estaduais: análise a partir de séries históricas estaduais de PIB, 1939-1995. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 27, n. 3, p. 341-393, 1997. https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/161254
AZZONI, Carlos R. Economic growth and regional income inequality in Brazil. The annals of regional science, v. 35, p. 133-152, 2001. https://link.springer.com/article/10.1007/s001680000038
SILVEIRA NETO, Raul Da M.; AZZONI, Carlos R. Non-spatial government policies and regional income inequality in Brazil. Regional Studies, v. 45, n. 4, p. 453-461, 2011.
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00343400903241485