Nesta coletânea de vinte e cinco textos, reúnem-se alguns contos e crônicas publicados nos livros A legião estrangeira, Para não esquecer e A descoberta do mundo. Temas caros ao universo clariceano estão presentes neste livro: a relação mágica com os animais, a descoberta do outro, as inúmeras possibilidades de se escrever uma história, a presença do inesperado no cotidiano previsível. Nos textos de cunho autobiográfico é possível flagrar, por exemplo, momentos da infância marcados pelos sentimentos mais diversos; da euforia das descobertas ao choque das frustrações, como em “Restos do carnaval” ou em “Cem anos de perdão”.
No instagram como: @classicosemvozalta
Adquirindo o livro por esse link, você pode fortalecer o clássicos em voz alta
Sinopse: É através dos olhos de Nick Carraway, seu vizinho e confidente, que nos aproximamos desse misterioso self-made-man, e enxergamos o rastro de poeira imunda deixado pelo glamour e materialismo desenfreados.
Publicado pela primeira vez em 1925 e desde então adaptado diversas vezes para o cinema, esse clássico de F. Scott Fitzgerald capta o espírito de uma época ao mesmo tempo que faz uma crítica contundente e ainda atual à sociedade norte-americana. A nova edição da Antofágica foi traduzida por Rogerio W. Galindo e traz ilustrações de Virgílio Dias, além de textos complementares de Maria Elisa Cevasco, Facundo Guerra e Sergio Rizzo e apresentação de Rita von Hunty.
No instagram: @classicosemvozalta e @gusnomade
Para comprar o livro e contribuir com o Clássicos em voz alta, basta utilizar este link:
No episódio de hoje, uma dos maiores começos de história da literatura mundial; Franz Kafka! Na tradução de Modesto Carone para a editora Companhia das letras.
Lembrando que quando quiser enviar um trecho para ser lido aqui, basta me enviar por instagram, no @classicosemvozalta ou @gusnomade.
Virginia Woolf é uma das escritoras mais reconhecidas do século XX. Sua obra é classificada dentre as modernistas, sendo a técnica do fluxo de consciência, um dos seus traços mais marcantes. O trecho é das primeiras páginas, na tradução de Mario Quintana para a Nova Fronteira.
Lembrando que se você quiser indicar algum trecho para a leitura, basta envia-lo para mim no instagram @classicosemvozalta ou @gusnomade.
No the New York Times, Clarice aparece assim: "Esfinge, feiticeira, monstro sagrado. Ninguém soa como Clarice. Ninguém pensa como ela. Ela vira o dicionário de cabeça para baixo, soltando todas as palavras de suas definições, espalhando-as de volta como quer e não é que a língua parece melhor?”
Clarice é uma escritora magnânima. Em " Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres" ela deixa isso claro para todos que a leem.
Para enviar algum trecho para ser lido aqui, basta mandar no instagram: @classicosemvozalta ou @gusnomade
Hoje, dia dez de julho de 2021, comemora-se o 150° aniversário do escritor francês Marcel Proust. A sua obra é tida, não só como uma das maiores expressões da literatura francesa do século XX, como do mundo todo.
Em busca do tempo perdido é grande também em tamanho! Tem cerca de 4215 páginas e 1.267.069 palavras, divididas entre sete volumes.
O trecho de hoje pertence ao primeiro: No caminho de Swann, e é uma das passagens mais reconhecidas da literatura mundial.
Lembrando que quando quiser enviar algum trecho para ser lido aqui, basta me enviar pelo instagram: @classicosemvozalta ou @gusnomade.
Vencedora do prêmio nobel de literatura de 2020, Louise Glück é frequentemente descrita como uma poetisa autobiográfica; seu trabalho é conhecido por sua intensidade emocional e por frequentemente se basear em mitos, história ou natureza para meditar sobre experiências pessoais e a vida moderna.
Sinta-se à vontade para enviar algum trecho pelo instagram @classicosemvozalta e @gusnomade
Machado de Assis publicou rotineiramente crônicas ao longo de quatro décadas, tendo iniciado no Diário do Rio de Janeiro em 1860, e finalizado na Gazeta de notícias, em 1900, quando já estava consagrado como escritor.
Lembrando que sugestões de trechos, crônicas e contos são muito bem vindos! Pode mandar pelo instagram: @classicosemvozalta, e @gusnomade.
Feliz Aniversário, Machado!
Veronica Stigger é doutora em Teoria e Crítica de Arte pela USP. Professora da Pós-Graduação em Histórias das Artes na FAAP, é autora de diversos livros, entre eles Os Anões (Cosac Naify, 2007), Opisanie Świata (Cosac Naify, 2013, prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, e prêmio São Paulo de Literatura), Sul (Editora 34, 2016) e Sombrio Ermo Turvo (Todavia, 2019, prêmio Jabuti).
Indicações são sempre bem vindas no instagram @classicosemvozalta e @gusnomade.
O trecho de hoje foi indicado pelo professor de psicologia @prof.danielgontijo, pelo instagram.
O mundo assombrado pelos demônios é um dos livros de divulgação científica e do pensamento cético mais bem sucedidos de todos os tempo. Carl é considerado um dos maiores divulgadores científicos de todos os tempos e seus livros continuam relevantes até hoje.
Quando quiser enviar um trecho sinta-se à vontade no instagram @classicosemvozalta e @gusnomade!
A novela "A estepe", de Anton Tchekhov foi publicada em 1888, e foi a primeira tentativa - muito bem sucedida, diga-se de passagem - de Tchekhov produzir uma narrativa mais extensa.
Sinta-se à vontade para indicar trechos para lermos aqui no clássicos em voz alta pelo instagram: @classicosemvozalta, ou @gusnomade!
No clássicos em voz alta de hoje: Machado de Assis! Considerado por muitos, o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Dom casmurro é uma de suas obras mais conhecidas, compondo sua tríade realista e marcando a história da literatura brasileira até os dias atuais.
Se você quiser enviar um trecho para ser lido, aqui está: @classicosemvozalta, e @gusnomade.
Neste episódio do Clássicos em voz alta leremos um trecho do provocante e reflexivo "Farenheit 451", de Ray Bradbury. O escritor é um dos autores mais reconhecidos da ficção científica norte americana e é considerado um dos autores clássicos dos romances distópicos do século XX.
Quando você quiser enviar uma sugestão de leitura de livro, ou trecho clássico para lermos por aqui basta me mandar um direct pelo instagram: @gusnomade, ou @classicosemvozalta
Uma boa leitura!
Nesse episódio do Clássicos em voz alta, leremos um trecho do misterioso e enigmático "Água viva". Clarice é considerada uma das maiores escritoras que viveram no Brasil. Emblemático pela sua escrita densa e fluida, suave e hostil: simplesmente, Clarice.
Se quiser enviar uma sugestão de livro, ou texto clássico para lermos aqui no Clássicos em Voz alta, é só me mandar um direct pelo instagram: @gusnomade, ou @classicosemvozalta
Um abraço, e boa leitura!