Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
Sports
History
News
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts211/v4/a8/8d/85/a88d8595-27f7-8a82-1b4c-334fd213b5ce/mza_11968305079214366413.jpg/600x600bb.jpg
Central das Escrituras Podcast
Lucas Guerreiro
93 episodes
6 hours ago
Ouça semanamente podcast sobre o Vem e Segue-me. Esse é um projeto da Central das Escrituras.
Show more...
Religion & Spirituality
RSS
All content for Central das Escrituras Podcast is the property of Lucas Guerreiro and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Ouça semanamente podcast sobre o Vem e Segue-me. Esse é um projeto da Central das Escrituras.
Show more...
Religion & Spirituality
Episodes (20/93)
Central das Escrituras Podcast
D&C 88 - Uma seção sobre o Infinito

De vez em quando, o Senhor nos dá um vislumbre de Sua ilimitada “majestade e poder” (Doutrina e Convênios 88:47) por meio de revelações extraordinárias. Doutrina e Convênios 88 é esse tipo de revelação, que fala sobre luz, glória e reinos, fazendo com que nossas preocupações terrenas pareçam pequenas. Mesmo que não compreendamos tudo, podemos ao menos sentir que há muito mais na eternidade do que conseguimos perceber. Obviamente, o Senhor não fala dessas grandes verdades para nos intimidar ou nos fazer sentir insignificantes. De fato, Ele prometeu: “Dia virá em que compreendereis até o próprio Deus” (versículo 49; grifo do autor). Talvez tenha sido para esse glorioso fim que o Senhor ordenou a Seus santos em Kirtland que formassem a Escola dos Profetas. “Organizai-vos”, Ele disse. “Preparai todas as coisas necessárias e estabelecei (…) uma casa de Deus” (versículo 119). Mais do que em qualquer outro lugar, é dentro da casa sagrada de Deus — e em nosso lar — que Ele pode ampliar nossa visão para vermos além do mundo mortal, “[desvendar] sua face” e nos preparar para “suportar uma glória celestial” (versículos 68, 22).

Show more...
3 months ago
1 hour 36 minutes 46 seconds

Central das Escrituras Podcast
VEM E SEGUE-ME - “Permanecei em lugares santos” - Doutrina e Convênios 85–87

O dia de Natal é geralmente um momento para refletir sobre mensagens como “paz na terra” (ver Lucas 2:14). Mas, em 25 de dezembro de 1832, a mente de Joseph Smith estava ocupada com a ameaça de guerra. O estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, havia acabado de desafiar o governo e estava se preparando para uma guerra. E o Senhor revelou que aquele era apenas o começo: “A guerra”, declarou Ele, “se derramará sobre todas as nações” (Doutrina e Convênios 87:2). Parecia que essa profecia aconteceria logo.Mas não foi isso que aconteceu. Em algumas semanas, a Carolina do Sul e o governo americano fecharam um acordo e a guerra foi evitada. Mas uma profecia nem sempre é cumprida na ocasião em que é dada e nem da maneira como esperamos. Quase 30 anos depois, muito depois de Joseph Smith ter sido martirizado, a Carolina do Sul se rebelou e a guerra civil eclodiu. Hoje em dia, a guerra disseminada pelo mundo inteiro continua a fazer com que “os habitantes da Terra [se lamentem]” (Doutrina e Convênios 87:6). O valor dessa revelação não está em prever a época em que a calamidade aconteceria, mas em ensinar o que fazer quando ela acontecer. O conselho serve para 1831, 1861 e 2025: “Permanecei em lugares santos e não sejais movidos” (versículo 8).

Show more...
3 months ago
54 minutes 2 seconds

Central das Escrituras Podcast
Vem e Segue-me - A VISÃO - parte 1 - Doutrina e Convênios 76

“O que vai acontecer comigo depois da morte?” Quase todo mundo faz essa pergunta de uma forma ou de outra. Durante séculos, muitas tradições cristãs, com base nos ensinamentos bíblicos, ensinaram sobre o céu e o inferno, o paraíso para os justos e o tormento para os iníquos. Mas será que toda a família humana pode realmente ser dividida tão estritamente? Em fevereiro de 1832, Joseph Smith e Sidney Rigdon se perguntaram se havia mais coisas que deveriam saber sobre o assunto (ver Doutrina e Convênios 76, cabeçalho da seção).E certamente havia. E enquanto Joseph e Sidney meditavam sobre essas coisas, o Senhor “tocou os olhos do entendimento [deles] e eles se abriram” (versículo 19). Eles receberam uma revelação tão impressionante, tão ampla, tão esclarecedora que os santos simplesmente a chamaram de “a Visão”. Ela abriu as janelas do céu e deu aos filhos de Deus uma visão expandida da eternidade. A visão revelou que o céu é maior, mais amplo e mais inclusivo do que a maioria das pessoas acreditava anteriormente. Deus é mais misericordioso e justo do que podemos compreender. E os filhos de Deus têm um destino eterno mais glorioso do que podemos imaginar.

Show more...
4 months ago
1 hour 5 minutes 7 seconds

Central das Escrituras Podcast
Vem e Segue-me - “Arma alguma que se forme contra vós prosperará” - Doutrina e Convênios 71-75

Desde jovem, Joseph Smith enfrentou críticas, e até mesmo inimigos, enquanto procurava realizar a obra de Deus. Mas deve ter sido particularmente difícil no final de 1831, quando Ezra Booth começou a criticar publicamente a Igreja porque, nesse caso, o crítico era uma pessoa que antes tinha sido fiel. Ezra tinha visto Joseph usar o poder de Deus para curar uma mulher. Tinha sido convidado a acompanhar Joseph na primeira avaliação das terras de Sião, no Missouri. Mas ele perdera a fé e, numa tentativa de desacreditar o profeta, publicou uma série de cartas em um jornal de Ohio. E seus esforços pareciam estar dando resultado porque “hostilidade [surgiu] contra a Igreja” naquela área (Doutrina e Convênios 71, cabeçalho da seção). O que devemos fazer nesses casos? Embora não haja uma resposta certa para todas as situações, parece que muitas vezes — inclusive nesse caso em 1831 — parte da resposta do Senhor é declarar a verdade e corrigir falsidades “[proclamando o] evangelho” (versículo 1). Sim, sempre haverá pessoas que vão criticar a obra do Senhor, mas, no final, “arma alguma que se forme contra [ela] prosperará” (versículo 9).Ver “Ezra Booth e Isaac Morley”, Revelações em Contexto, pp. 133–139.

Show more...
4 months ago
31 minutes 18 seconds

Central das Escrituras Podcast
Vem e Segue-me - Eu estou sempre com os fiéis - D&C 60–63

No início de agosto de 1831, Joseph Smith e outros élderes da Igreja estavam se preparando para voltar a Kirtland depois de uma breve visita à “terra de Sião” (Doutrina e Convênios 59:3). O Senhor queria que eles pregassem o evangelho durante sua viagem (ver Doutrina e Convênios 52:10), e alguns deles fizeram isso diligentemente. Mas outros estavam hesitantes. “Escondem o talento que lhes dei”, disse o Senhor, “por causa do temor aos homens” (Doutrina e Convênios 60:2). Muitos de nós sabem como esses élderes se sentiram. Embora amemos o evangelho, o medo e a dúvida podem nos impedir de compartilhá-lo. Mas o Senhor é misericordioso. Ele “conhece as fraquezas dos homens e sabe como [nos] socorrer” (Doutrina e Convênios 62:1). Em meio a essas revelações para os primeiros missionários, estão as garantias que podem nos ajudar a vencer nossos temores e nossas falhas: “Posso tornar-vos santos”. “Toda carne está em minha mão.” “Eu estou sempre com os fiéis.” E “aquele que for fiel e perseverar, vencerá o mundo” (Doutrina e Convênios 60:7; 61:6; 62:9; 63:47).Identidade do Anjo destruidor: O artigo “Beings Divine or Devilish” discute a identidade do “Destruidor” visto por William W. Phelps durante uma viagem de barco com Joseph Smith ao longo do rio Missouri, interpretado por muitos como um agente divino — e não demoníaco — enviado por Deus. A pesquisa revisita registros históricos e o uso de linguagem destruidora em revelações, identificando precedentes bíblicos e doutrinais no cânon de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que reforçam essa visão. Conclui que o fenômeno foi um julgamento divino sobre as águas, simbolizando o poder de Deus contra o mal, e não uma manifestação do diabo manipulando os elementos naturais. Leia mais aqui: https://rsc.byu.edu/vol-21-no-3-2020/beings-divine-devilish?utmSe quiser saber mais sobre Apocalipse recomendamos esse curso: https://www.youtube.com/watch?v=6nd0xLXpYoI&list=PLvTii1tX89ttAer0TFezmFpOvWY-1Kdni

Show more...
5 months ago
1 hour 36 minutes 37 seconds

Central das Escrituras Podcast
Vem e Segue-me - D&C 49 e 50 - Expulsar demônios e pregar a verdade

O Salvador é nosso “bom pastor” (Doutrina e Convênios 50:44). Ele sabe que, às vezes, as ovelhas se perdem e que há muitos perigos no deserto. Por isso, Ele nos conduz com amor à segurança de Sua doutrina. Ele nos afasta de perigos como “espíritos falsos, os quais saíram pela Terra enganando o mundo” (Doutrina e Convênios 50:2). Segui-Lo muitas vezes significa abandonar ideias ou tradições incorretas. Isso aconteceu com Leman Copley e outros em Ohio. Eles haviam aceitado o evangelho restaurado, mas ainda se apegavam a algumas crenças que simplesmente não eram corretas. Em Doutrina e Convênios 49, o Senhor declarou verdades que corrigiram as crenças anteriores de Leman sobre coisas como casamento e a Segunda Vinda do Salvador. Além disso, quando os conversos de Ohio “[receberam] espíritos que não [puderam] compreender”, o Senhor os ensinou como discernir as verdadeiras manifestações do Espírito (Doutrina e Convênios 50:15). O Bom Pastor é paciente conosco, Suas “criancinhas” que “[precisam crescer] em graça e no conhecimento da verdade” (Doutrina e Convênios 50:40).

Show more...
5 months ago
1 hour 11 minutes 19 seconds

Central das Escrituras Podcast
Vem e Segue-me - D&C 51-57 - “Um mordomo fiel, justo e sábio”

Para os membros da Igreja na década de 1830, coligar os santos e edificar a cidade de Sião eram obras espirituais e temporais, com muitas questões práticas a serem abordadas: Alguém precisava comprar terras onde os santos pudessem se estabelecer. Alguém precisava imprimir os livros e outras publicações. E alguém precisava abrir uma loja para fornecer mercadorias para as pessoas em Sião. Nas revelações registradas em Doutrina e Convênios 51–57, o Senhor designou e instruiu pessoas para realizar essas tarefas.Mas, embora essas habilidades sejam necessárias em Sião, essas revelações também ensinam que o Senhor deseja que Seus santos se tornem espiritualmente dignos de serem chamados o povo de Sião — Seu povo. Ele pede que cada um de nós seja “um mordomo fiel, justo e sábio” e tenha um espírito contrito, “[permanecendo] firme” nas responsabilidades que nos foram designadas (ver Doutrina e Convênios 51:19; 52:15; 54:2). Se pudermos fazer isso — independentemente de nossas habilidades temporais —, o Senhor pode nos usar para edificar Sião.

Show more...
5 months ago
1 hour 15 minutes 34 seconds

Central das Escrituras Podcast
A lei que governará minha igreja - Vem e Segue-me 2025 | Doutrina e Convênios 41–44 -

A Igreja cresceu rapidamente em 1830 e 1831, particularmente com um grande número de novos membros se unindo à Igreja em Kirtland, Ohio. Esse crescimento foi emocionante e encorajador para os santos, mas também apresentou alguns desafios. Como se unifica um grupo de fiéis em rápida expansão? Especificamente, o que fazer quando eles trazem doutrinas e práticas de sua religião anterior? Por exemplo, quando Joseph Smith chegou a Kirtland em fevereiro de 1831, ele encontrou novos membros compartilhando propriedades em uma tentativa genuína de imitar os cristãos do Novo Testamento (ver Atos 4:32–37). O Senhor fez algumas correções e esclarecimentos importantes sobre esse e outros assuntos. Ele fez isso em grande parte por meio de uma revelação registrada em Doutrina e Convênios 42, que chamou de “a lei que governará minha igreja” (versículo 59). Nessa revelação, aprendemos verdades que são fundamentais para o estabelecimento da Igreja do Senhor nos últimos dias. Aprendemos também que temos muito mais a aprender: “Se pedires”, prometeu o Senhor, “receberás revelação sobre revelação, conhecimento sobre conhecimento” (Doutrina e Convênios 42:61).___________________CRÉDITOS:Roteiro: Lucas GuerreiroEdição: Lucas GuerreiroProdução: Scripture Central

Show more...
6 months ago
51 minutes 19 seconds

Central das Escrituras Podcast
Vem e Segue-me 2025 | Se não sois um, não sois meus - Doutrina e Convênios 37-40

Para os primeiros membros, a Igreja era mais do que um lugar em que podiam ouvir uma pregação aos domingos. As revelações continham palavras como causa, reino, Sião e, com frequência, trabalho. Isso pode ter sido parte do que chamou a atenção das pessoas para se unirem à Igreja restaurada. Por mais que gostassem da doutrina, muitos também queriam algo sagrado a que pudessem dedicar a vida. Mesmo assim, não foi fácil obedecer ao mandamento dado pelo Senhor em 1830 de se reunir em Ohio. Para muitos, isso significava deixar para trás um lar confortável e ir a uma fronteira desconhecida (ver “Vozes da Restauração: A coligação em Ohio”). Hoje, podemos ver claramente que esses santos conseguiam enxergar com os olhos da fé: o Senhor tinha grandes bênçãos à espera deles em Ohio.

A necessidade de se reunir em Ohio foi há muito tempo, mas os santos hoje ainda se reúnem pela mesma causa: para “trazer Sião à luz” (Doutrina e Convênios 39:13). Assim como os primeiros santos, somos convidados a renunciar aos “cuidados do mundo” (Doutrina e Convênios 40:2) e a confiar na promessa do Senhor: “Receberás (…) uma bênção maior do que todas as que jamais conheceste” (Doutrina e Convênios 39:10).

Show more...
6 months ago
53 minutes 45 seconds

Central das Escrituras Podcast
A Páscoa do Senhor - Vem e Segue-me 2025

O dia 3 de abril de 1836 foi um domingo de Páscoa. Depois de ajudar a administrar o sacramento aos santos no recém-dedicado Templo de Kirtland, Joseph Smith e Oliver Cowdery encontraram um lugar sossegado atrás do véu e baixaram a cabeça em oração silenciosa. Então, nesse dia sagrado em que os cristãos em todos os lugares estavam comemorando a Ressurreição de Jesus Cristo, o próprio Salvador ressurreto apareceu em Seu templo, declarando: “Sou o que vive, sou o que foi morto” (Doutrina e Convênios 110:4).O que significa a afirmação de Jesus Cristo “sou o que vive”? Não significa apenas que Ele Se levantou do sepulcro e apareceu a Seus discípulos na Galileia. Significa que Ele vive hoje, que fala atualmente por meio de profetas, que dirige Sua Igreja nos dias atuais e cura as almas e os corações feridos. Portanto, podemos fazer nossas as poderosas palavras do testemunho de Joseph Smith: “E agora, depois dos muitos testemunhos que se prestaram dele, este é o testemunho (…) que nós damos dele: Que ele vive!” (Doutrina e Convênios 76:22.) Podemos ouvir Sua voz nessas revelações, testemunhar Sua mão em nossa vida e sentir a alegria que esta frase proporciona: “Eu sei que vive meu Senhor!” (Hinos, nº 70.)___________________CRÉDITOS:Roteiro: Lucas GuerreiroEdição: Lucas GuerreiroProdução: Scripture Central___________________

Show more...
7 months ago
25 minutes 19 seconds

Central das Escrituras Podcast
A Doutrina de Deus na Seção 29 - Vem e Segue-me 2025

Embora a Igreja de Jesus Cristo tivesse sido organizada em 1830, muitas verdades do evangelho ainda estavam por ser reveladas, e muitos dos primeiros membros da Igreja tinham perguntas. Eles tinham lido profecias no Livro de Mórmon sobre a coligação de Israel e a edificação de Sião (ver 3 Néfi 21). Como isso aconteceria? As revelações que Hiram Page disse ter recebido especulavam sobre esse assunto, o que só aumentou a curiosidade dos membros (ver Doutrina e Convênios 28). Outras pessoas indagavam sobre a Queda de Adão e Eva e a morte espiritual. O Senhor acolheu essas perguntas em 1830 e acolhe nossas perguntas hoje. “Tudo o que pedirdes com fé”, disse Ele aos santos, “estando unidos em oração, de acordo com minhas ordens, recebereis” (Doutrina e Convênios 29:6). De fato, como mostra a rica revelação doutrinária em Doutrina e Convênios 29, o Senhor às vezes responde a nossas perguntas nos dando verdade e conhecimento que vão muito além do que havíamos pedido.___________________CRÉDITOS:Roteiro: Lucas GuerreiroEdição: Lucas GuerreiroProdução: Scripture Central___________________

Show more...
7 months ago
57 minutes 34 seconds

Central das Escrituras Podcast
Doutrina e Convênios 20-22 - Vem e Segue-me

O trabalho do Salvador de trazer à luz o Livro de Mórmon estava agora completo. Mas Sua obra de Restauração tinha acabado de começar. Além de restaurar a doutrina e a autoridade do sacerdócio, o Senhor havia deixado claro, por meio de revelações anteriores, que também queria restaurar uma organização formal — Sua Igreja (ver Doutrina e Convênios 10:53; 18:5). Em 6 de abril de 1830, mais de 40 pessoas que acreditavam nessa obra lotaram a cabana de madeira da família Whitmer em Fayette, Nova York, para testemunhar a organização da Igreja de Jesus Cristo.

Algumas pessoas se perguntam por que uma Igreja organizada é necessária. A resposta pode ser encontrada, ao menos em parte, nas revelações relacionadas à primeira reunião da Igreja em 1830. Elas descrevem bênçãos que não teriam sido possíveis se a verdadeira Igreja de Jesus Cristo não tivesse sido “devidamente organizada e estabelecida” (Doutrina e Convênios 20:1).

Show more...
8 months ago
17 minutes 41 seconds

Central das Escrituras Podcast
Vem e Segue-me - Arrepender-se ou sofrer, o que você quer? - Doutrina e Convênios 19

Martin e Lucy Harris levaram anos para adquirir uma das melhores fazendas em Palmyra, Nova York. Mas, em 1829, ficou claro que o Livro de Mórmon só poderia ser publicado se Martin hipotecasse sua fazenda para pagar a gráfica. Martin tinha um testemunho do Livro de Mórmon, mas Lucy não. Se Martin fosse adiante com a hipoteca e o Livro de Mórmon não vendesse bem, ele perderia a fazenda, colocaria seu casamento em risco e prejudicaria sua reputação na comunidade. Embora nossas circunstâncias sejam diferentes das de Martin, em algum momento ou outro, todos enfrentamos perguntas difíceis como as que ele enfrentou: Que valor o evangelho de Jesus Cristo para mim? O que estou disposto a sacrificar pela edificação do reino de Deus? Martin Harris acabou decidindo que hipotecaria a fazenda para que os primeiros 5 mil exemplares do Livro de Mórmon pudessem ser impressos. Contudo, mesmo esse sacrifício — e qualquer sacrifício que possamos fazer — é pequeno comparado ao sacrifício de Jesus Cristo, “o mais grandioso de todos” (Doutrina e Convênios 19:18), que sangrou por todos os poros para salvar aqueles que se arrependem.Aulas da Expiação Infinita com irmão Gétulio Silva: https://www.youtube.com/watch?v=6ARuwKNqrtU&list=PLvTii1tX89tvK3AcpyCy29QR_Nbxi1o4LAutossuficiencia Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=ZeKm8hrEt9o&Vem e Segue-me: https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/come-follow-me-for-home-and-church-doctrine-and-covenants-2025/10-doctrine-and-covenants-19?lang=por

Show more...
8 months ago
1 hour 2 minutes 26 seconds

Central das Escrituras Podcast
Vem e Segue-me - “O valor das almas é grande” - Doutrina e Convênios 18

Há muitas maneiras diferentes de tentar medir o valor de uma pessoa. O talento, a educação, as condições financeiras e a aparência física podem afetar a maneira como avaliamos uns aos outros — e a nós mesmos. Mas, aos olhos de Deus, nosso valor é muito mais simples e está claramente declarado em Doutrina e Convênios 18: “Lembrai-vos de que o valor das almas é grande à vista de Deus” (versículo 10). Essa simples verdade explica muito sobre o que Deus faz e por que Ele o faz. Por que Ele instruiu Joseph Smith e Oliver Cowdery a estabelecer a Igreja de Jesus Cristo em nossos dias? (Ver os versículos 1–5.) Porque o valor das almas é grande. Por que Ele “[ordena] a todos os homens de todos os lugares que se arrependam” e envia apóstolos para pregar arrependimento? (Versículo 9.) Porque o valor das almas é grande. E por que Jesus Cristo sofreu “morte na carne” e “a dor de todos os homens”? (Versículo 11.) Porque o valor das almas é grande. Se mesmo uma dessas almas decidir aceitar a dádiva concedida pelo Salvador, Ele Se regozija, pois “grande é sua alegria pela alma que se arrepende!” (Versículo 13.)

Show more...
8 months ago
1 hour 8 minutes 21 seconds

Central das Escrituras Podcast
Vem e Segue-me - “Para que saias vencedor” - Doutrina e Convênios 10-11

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:https://www.youtube.com/channel/UC_rE1J_hbQqNTo2lKhnMUHw/joinÀ medida que a tradução do Livro de Mórmon continuava, surgiu a pergunta: O que Joseph Smith e Oliver Cowdery deveriam fazer com relação àquelas páginas perdidas da tradução? Poderia fazer sentido retraduzir a parte correspondente às páginas, mas o Senhor viu algo que eles não podiam prever: seus inimigos estavam planejando alterar as palavras nessas páginas para lançar dúvidas sobre a obra inspirada de Joseph. Deus tinha um plano para evitar esse problema e manter o trabalho em andamento. Milhares de anos antes, Deus havia inspirado Néfi a escrever um segundo registro que abrangesse o mesmo período de tempo “para um sábio propósito seu” (1 Néfi 9:5).“Minha sabedoria”, disse o Senhor a Joseph, “é maior do que a astúcia do diabo” (Doutrina e Convênios 10:43). Essa é uma mensagem reconfortante em dias como os nossos, em que o adversário está intensificando seus esforços para enfraquecer a fé. Assim como Joseph, também podemos ser fiéis e continuar firmes na obra para a qual Deus nos chamou (ver o versículo 3). Então veremos que Ele já preparou um meio para que “as portas do inferno não [prevaleçam] contra [nós]” (versículo 69).___________________CRÉDITOS:Roteiro e Edição: Lucas GuerreiroProdução: Scripture Central

Show more...
9 months ago
57 minutes 29 seconds

Central das Escrituras Podcast
Vem e Segue-me - “Este é o espírito de revelação” - Doutrina e Convênios 6–9

No outono de 1828, um jovem professor chamado Oliver Cowdery aceitou um emprego para dar aulas em Manchester, Nova York, e ficou hospedado com a família de Lucy e Joseph Smith Sr. Oliver tinha ouvido falar do filho deles, Joseph, e de suas experiências extraordinárias. Considerando a si mesmo alguém que buscava a verdade, Oliver quis saber mais. A família Smith descreveu para ele as visitas de anjos, o registro antigo e o dom de traduzir pelo poder de Deus. Oliver ficou fascinado. Seria verdade? Lucy e Joseph Sr. deram a ele um conselho que se aplica a qualquer pessoa que esteja buscando a verdade: ore e pergunte a Deus. Oliver o fez, e o Senhor respondeu, dando “paz a [sua] mente” (Doutrina e Convênios 6:23). A revelação, descobriu Oliver, não é apenas para profetas como Joseph Smith. É para qualquer pessoa que a queira e a busque diligentemente. Oliver ainda tinha muito a aprender, mas sabia o suficiente para dar o próximo passo. Oliver soube que o Senhor estava fazendo algo importante por intermédio de Joseph Smith, e ele quis participar. ___________________ CRÉDITOS: Roteiro e Edição: Lucas Guerreiro Produção: Scripture Central

Show more...
9 months ago
1 hour 26 minutes 41 seconds

Central das Escrituras Podcast
Vem e Segue-me - Doutrina e Convênios 3-5 - “Minha obra avançará”

Durante seus primeiros anos como profeta do Senhor, Joseph Smith ainda não sabia tudo sobre a “obra maravilhosa” que tinha sido chamado a realizar. Mas uma das coisas que ele aprendeu com suas primeiras experiências foi que, para realizar a obra do Senhor, ele tinha que manter “os olhos fitos na glória de Deus” (Doutrina e Convênios 4:1, 5). Por exemplo, se o Senhor o aconselhasse a fazer algo que ele não tinha muita vontade de fazer, ainda assim ele precisava seguir o conselho do Senhor. E, mesmo que ele tivesse “muitas revelações e (…) poder para realizar muitas obras grandiosas”, se ele pensasse que a vontade dele era mais importante que a de Deus, ele “[cairia]” (Doutrina e Convênios 3:4). Mas Joseph aprendeu algo mais, tão importante quanto fazer a obra do Senhor: “Deus é misericordioso”; e, se Joseph se arrependesse sinceramente, “[seria] ainda escolhido” (versículo 10). A obra de Deus, na verdade, é uma obra de redenção. E essa obra não pode ser frustrada (ver o versículo 1).

Show more...
9 months ago
1 hour 11 minutes 57 seconds

Central das Escrituras Podcast
Vem e Segue-me Lucas Guerreiro - D&C 2 e JS-H1: 27-65 - O coração dos filhos para seus pais

Tinham-se passado três anos desde que Deus, o Pai, e Seu Filho, Jesus Cristo, haviam aparecido a Joseph Smith no bosque, e Joseph não tinha recebido mais nenhuma revelação desde aquela época. Ele começou a se perguntar se o Senhor estava descontente com ele. Como todos nós, ele tinha cometido erros e se sentia mal por isso. No entanto, Deus ainda tinha uma obra para ele fazer. O trabalho para o qual Joseph tinha sido chamado tem relação com o que Deus nos pede que façamos. Joseph traria à luz o Livro de Mórmon, e somos convidados a compartilhar a mensagem desse livro. Joseph receberia as chaves do sacerdócio para voltar o coração dos filhos a seus pais, e nós agora podemos receber ordenanças por nossos antepassados nos templos. Joseph soube de profecias que logo seriam cumpridas, e somos chamados para ajudar a cumprir essas profecias. Ao participarmos da obra de Deus, é de se esperar que enfrentemos oposição, até mesmo perseguição, assim como aconteceu com o profeta. Mas também podemos ter fé, acreditando que o Senhor nos fará instrumentos em Suas mãos, assim como Ele fez com Joseph.

Show more...
9 months ago
56 minutes 7 seconds

Central das Escrituras Podcast
Vem e Segue-me Lucas Guerreiro - Doutrina e Convênios 1 - “Escutai, ó povo”

Doutrina e Convênios 1 não foi a primeira revelação recebida por Joseph Smith, mas foi escolhida pelo Senhor como o prefácio do Livro de Mandamentos (hoje conhecido como Doutrina e Convênios). Um prefácio é como uma introdução, destacando os objetivos, o propósito e o autor do livro. Neste vídeo, Lucas Guerreiro explora o contexto histórico, os desafios enfrentados pela jovem Igreja restaurada de Jesus Cristo e as lições ensinadas por essa poderosa revelação. Em novembro de 1831, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tinha apenas 18 meses de existência. Era um pequeno grupo de crentes liderados por um jovem profeta, Joseph Smith, de pouco mais de 20 anos. Apesar de seu crescimento inicial, a Igreja enfrentava desafios externos e internos. Duas figuras importantes para entender esse período são Ezra Booth e William E. McLellin. Booth, um ex-pregador metodista convertido após presenciar um milagre, tornou-se um crítico ferrenho da Igreja, publicando cartas que aumentaram a perseguição aos santos. Já McLellin, batizado em 1831, participou da conferência histórica que decidiu pela publicação das revelações, mas enfrentou suas próprias dúvidas e desafios. A seção 1 de Doutrina e Convênios é o prefácio do livro de revelações, destacando o chamado de Deus para todos os Seus filhos "ouvirem" Suas palavras. A palavra “escutar” aparece várias vezes na seção e ao longo do livro, simbolizando a importância de dar ouvidos aos mandamentos do Senhor. Como explicou o presidente Russell M. Nelson: "Demonstramos amor a Deus dando ouvidos a Seus mandamentos e obedecendo a eles." RECURSOS: - Ouvir o Senhor - https://www.churchofjesuschrist.org/media/collection/hear-him?lang=por - Introdução de D&C - https://www.churchofjesuschrist.org/study/scriptures/dc-testament/chron-order?lang=por - D&C 1 - https://www.churchofjesuschrist.org/study/scriptures/dc-testament/dc/1?lang=por - "Santos", Capítulo 13 - https://www.churchofjesuschrist.org/study/history/saints-v1/13-the-gift-has-returned?lang=por - Recursos Históricos - D&C 1: https://www.churchofjesuschrist.org/study/history/doctrine-and-covenants-historical-resources-2025/01?lang=por - Revelações em Contexto - As cinco perguntas de William McLellin - https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/revelations-in-context/william-mclellins-five-questions?lang=por - O Livro de Mandamentos - https://www.churchofjesuschrist.org/study/history/topics/book-of-commandments?lang=por - Livro de Mandamentos original 1833 (cópia de Wilford Woodruff): https://www.josephsmithpapers.org/paper-summary/book-of-commandments-1833/1 - "Aprender a Ouvir", Russell M. Nelson, cg ABRIL 1991 - https://www.churchofjesuschrist.org/study/history/saints-v1/13-the-gift-has-returned?lang=por ___________________ CRÉDITOS: Roteiro: Lucas Guerreiro Edição: Lucas Guerreiro Produção: Scripture Central ___________________ Obrigado por acessar nosso canal! Não deixe de curtir, comentar, compartilhar e se inscrever! Entre no nosso website para mais conteúdo: https://centraldasescrituras.org/ Siga-nos nas mídias sociais: INSTAGRAM: https://www.instagram.com/centraldasescriturasoficial/ FACEBOOK: https://www.facebook.com/centraldasescriturasoficial GRUPO DO FACEBOOK: https://www.facebook.com/groups/1319493298157949 TIKTOK: https://www.tiktok.com/@novocentraldasescrituras ________________ Central das Escrituras é o braço em português do Scripture Central, uma organização sem fins lucrátivos que visa "fortalecer a fé duradoura em Jesus Cristo ao iluminar o Livro de Mórmon e outras escrituras da restauração, tornando-as mais acessíveis, defensáveis e compreensíveis para pessoas em todo o mundo."

Show more...
10 months ago
53 minutes 12 seconds

Central das Escrituras Podcast
Vem e Segue-me - Introdução: A Restauração do Evangelho de Jesus Cristo - aula 1

Bem-vindos ao nosso primeiro vídeo do ano de 2025! 🎉 Neste vídeo, Lucas Guerreiro explora o temada Restauração do Evangelho de Jesus Cristo, baseado na lição de Vem e Segue-me. Vamos relembrar como a luz do evangelho foi restaurada nos últimos dias por meio do Profeta Joseph Smith, trazendo de volta a plenitude das bênçãos de Deus à Terra. Vamos também falar da Proclamação da Restauração - e o que ela significa. Assista, compartilhe e deixe nos comentários como a Restauração impactou a sua vida. Que este novo ano seja repleto de crescimento espiritual e muitas bênçãos! 🙏 #Vemesegueme #vemesegueme2025 #RestauraçãoDoEvangelho #IgrejaDeJesusCristo

Show more...
10 months ago
52 minutes 59 seconds

Central das Escrituras Podcast
Ouça semanamente podcast sobre o Vem e Segue-me. Esse é um projeto da Central das Escrituras.