A convidada genial de hoje é a escritora, editora e livreira Cristiana Rodrigues, mineira de Belo Horizonte. Seu primeiro livro “VASTIDÃO”, lançado pela VASTA, sua própria editora, foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Crônica, em 2023.
Criou e editou a Quentologia de poética erótica “Mexerica” (2022). Lançou em 2023 “ridículas”, “líquido” e “céu-rosa”, os dois últimos pela los barbantes, selo de Literatura de Bolsa da própria editora, inspirado pelos cordéis.
No momento, reforma a hilda, uma Toyota Bandeirante, em livraria e café itinerantes. Lança este mês o "NU", seu sexto livro.
Inicia este episódio com leitura do próximo livro que escreve, "ESCÁPULAS". No Instagram @crisrodrigues
O nosso convidado genial de hoje é poeta de rua, ator, educador, formado em Letras pelo Singularidades, mestre em arte-educação pela UNESP e se interessa por temas relacionados à cidade e literatura.
Ele criou o projeto GUARDANAPOS POETICOS, o projeto MAPAS POETICOS e o projeto BALAVRAS.
Ele escreve seus poemas em uma Olivetti verde água igual à do meu pai.
Ele é mineiro de Poços de Caldas, mas mora em São Paulo.
Ele é meigo, ele é lindo, ele tem um sotaque que abraça a alma da gente, ele é o poeta genial DANIEL VIANA!!!!
A nossa convidada genial de hoje é jornalista, escritora e apaixonada pelas palavras. Já passou por diversas redações nas editoras Globo e Abril.
Recebeu 2 prêmios Abril de jornalismo e foi finalista do prêmio Ayrton Senna de Jornalista e do prêmio Ibero-Americano pelos direitos da Infância. Em 2018 venceu o Prêmio de Longevidade, da Bradesco Seguros, por conta do texto Como Envelhecer, publicado na revista Vida Simples. Ela é editora da Revista Vida Simples.
Ela não diz isso, mas é também professora. Atualmente da palestras, aulas, treinamentos e mentorias em escrita.
Ela é autora de 2 livros: Como se encontrar na escrita e Minha mãe fazia, ambos editados pela editora Rocco.
Ela é corredora. Não tem nada a ver com a escrita, mas eu gosto desse detalhe no currículo porque eu também sou.
Nossa convidada genial de hoje é a ANA HOLANDA!!!!
A nossa convidada genial de hoje é historiadora, jornalista, editora da revista literária Quatro Cinco Um, editora da Tinta-da-China Brasil e colaboradora do blog da editora TABLA.
Ela também é mestre em história pela Universidade Federal de São Paulo e Doutora em história pela Universidade Federal Fluminense.
Ela estuda viajantes e, como ela mesma já disse, principalmente os disfarçados. Um dos frutos desta pesquisa é o seu livro DIREITO À VAGABUNDAGEM: AS VIAGENS DE ISABELLE EBERHARDT, da editora Fósforo.
Ela escreve uma newsletter genial que se chama PAULATINAMENTE e o seu Instagram é um dos mais legais que existem nesse universo.
Nossa convidada genial de hoje é a PAULA CARVALHO!!!!
A nossa convidada genial de hoje é mediadora de leitura, formadora de leitores e mediadores, professora de escrita literária, diretora da Escrevedeira e advogada.
Ela foi minha professora e me ensinou muito ou quase tudo o que sei sobre mediação de clubes de leituras. Ela tem cara de rica e sabe que tem.
Nos conhecemos na pandemia via zoom e pessoalmente na feira do livro em São Paulo, em 2022, em um momento inusitado de tietagem e fotos com o nosso querido Eduardo Suplicy.
Ela é festeira na vida e faz da literatura uma festa na vida da gente.
Eu fui pesquisar sobre ela e descobri que ela escreveu um livro sobre Stalking, o que me mostrou que não estou stalkeando as pessoas direito.
Nossa convidada genial de hoje é a LUCIANA GERBOVIC!!!!
A nossa convidada genial de hoje é muito especial não somente por seu currículo extenso e diverso, mas também porque é a primeira escritora a vir duas vezes conversar com a gente.
Ela esteve conosco no episódio 30 desse podcast genial e nos contou sobre sua transição de carreira de pesquisadora em Biologia para o marketing digital, falou sobre o papel da escrita em sua vida e na mentoria que realizava no Retiro de Escrita e Marca, entre outras muitas coisas interessantes.
Para saber mais detalhes sobre esse currículo genial, aconselho ouvir o episódio 30. Hoje, vamos falar sobre mortezinhas, ou melhor, Pequenas Mortezinhas, o livro que ela escreveu e publicou recentemente. Vamos falar de tudo o que precisou morrer, para que nascesse essa obra literária que envolve não somente perdas, mas também renovação, renascimento, e amor. Amor pela escrita, amor pelas mulheres e, sobretudo, amor por si mesma.
Nossa convidada é daquelas pessoas que andam saltitando e lançando coraçõezinhos pelos olhos. Eu sei que dentro de um deles está escrito Marina pelo jeito que ela olha pra mim. Acredito que minhas companheiras aqui de podcast sintam o mesmo.
E é com nossos olhos explodindo coraçõezinhos e o peito transbordando de orgulho e amor que conto para vocês que nossa convidada genial de hoje é a LUCIANA LOPES!!!!
A nossa convidada genial de hoje é uma das escritoras que me ensinou que o que eu gostava de ler e escrever era possível de ser publicado. Foi lendo a sua coluna na Revista TPM, que ficava entre a da Maria Ribeiro e a da Mara Gabrilli, que comecei a me entender como escritora.
Por bastante tempo, acompanhei a sua vida vida como a uma novela. Me encantei por essa filha de uma matriarca italiana, por seus conflitos, pela sua relação com os seus sobrinhos. Chorei a morte da sua companheira e torci para o Corinthians mesmo sendo um pouco atleticana.
Entre suas muitas publicações está o romance O ANO EM QUE MORRI EM NOVA YORK, livro que só prolongou a minha história de amor com ela, e acredito que a de milhares de pessoas por esse Brasil.
Ela é escritora, roteirista, corintiana e feminista. Nasceu no Rio, fez Rádio e TV na FAAP, trabalhou como comentarista esportivo na Globo e na Record, como colaboradora da Folha de S.Paulo em Los Angeles, foi diretora de redação da Revista Tpm e roteirista do programa Amor&Sexo na Globo.
Ela é colunista do Uol. Ela fala e escreve sobre esporte, política, feminismo, racismo, homofobia e muito mais.
Ela é a genial Milly Lacombe!!!!
A nossa convidada genial de hoje é uma baiana nascida no Vale do Rio Jiquiriçá.
É doutora em letras com pesquisas na área de teoria e crítica literária. Seus estudos pensam a literatura na interface: nação, migração, história, memória, identidades e performances.
Escreve a partir da criação de assinaturas estéticas e seus textos muitas vezes apresentam um hibridismo formal.
É autora de Joanna Mina, dramaturgia que resultou do Edital Dramaturgias em Processos do Teatro da Universidade de São Paulo/TUSP/2021. Com a assinatura Ruth Ducaso, publicou: Florim (2020) e Contos ordinários de melancolia (2019), ambos pelo selo editorial paralelo13S.
Também participou de algumas antologias, tais como, Abrindo a boca, mostrando línguas (paralelo13S, 2021), Descuidosa de sua beleza (Editora Mondrongo, 2020), 40 em quarentena (Editorial Oficina Raquel, 2020), entre outras. E teve textos traduzidos para a língua inglesa publicados em Asymptote Journal 2018 (tradução de Elisa Wouk Almino), Monoa 2019 e Jellyfish Review 2020 (tradução de Sarah Rebecca Kersley); e, em turco, um conto na coletânea Trendeki Yabanci, da editora Can Publishing, com tradução de Özde Çakmak (2021).
Ela tambem e Autora da plaquete: Macala, da Círculo de Poemas e obra que nos apresentou a sua escrita, na FLIP de 2022.
Seja bem-vinda, Luciany Aparecida!!!!
A nossa convidada genial de hoje eu conheci na Livraria da Travessa na Rua dos Pinheiros em São Paulo. Foi um arrebatamento tão grande que eu quase poderia dizer a hora, o dia da semana, do ano e fazer um Mapa Astral desse encontro. Mas ao invés disso, a convidei para vir aqui nesse podcast genial conversar com a gente e nos presentear com a força da sua voz.
Ela estuda História Oral no Brasil e é doutoranda na USP. É dona do projeto ENCRUZILINHAS, um perfil que criou no Instagram para falar sobre literatura e a transformou em uma grande referência entre acadêmicos, editoras e amantes da literatura.
Ela fala Elena FeRante e ela é uma das pessoas mais maravilhosas que já tive a oportunidade de ver ao vivo, com as mãos.
Seja bem-vinda, Maria Carolina Casati!!!!
A nossa convidada genial de hoje é da poesia - fotografada e escrita.
Publicou SEU RETRATO SEM VOCÊ, pela editora Quelônio e NA CARCAÇA DA CIGARRA, pela editora Laranja Original.
Também é dona de uma das páginas mais singelas que o Instagram abriga e tem o mesmo nome do seu livro SEU RETRATO SEM VOCÊ.
É super apoiadora das Amigas Geniais e nos enche de likes e amor no Instagram. E recentemente descobri que, além de um vestido azul marinho de bolinhas brancas e uma amiga genial chamada Gabriela Aguerre, temos em comum amor, saudade e admiração profunda pela musa espetacular e genial Fernanda Young.
Seja bem-vinda, TATIANA ESKENAZI!!!!
O convidado genial de hoje é um paulistano que mais parece mineiro de tão atento e observador. Por trás das lentes dos óculos possui um olhar penetrante, um certo quê de Clark Kent, misterioso assim como Gustavo, o personagem de seu livro.
De poucas palavras. Reflete e examina minuciosamente antes de fazer uso do seu vasto e certeiro vocábulo fonético. Na escrita debruça sobre as palavras de maneira vigorosa e nada simples.
É mestre em Escrita Criativa pela Columbia University. Escritor, tradutor e jornalista, escreveu os romances Terminália (2013) e Existe e está aqui e então acaba (2014), o livro de poemas Essa música não é minha (2019)e acaba de lançar A SEGUNDA MORTE, também um romance. Coordena, no Instituto Vera Cruz, a pós-graduação Formação de Escritores e foi nosso professor querido.
O nosso convidado genial de hoje é o ROBERTO TADDEI! Seja bem-vindo, Taddei!
A convidada genial, que vai inaugurar essa temporada com a gente, é Mestre em Literatura de não-ficção, é professora (e foi nossa professora querida) na pós-graduação em escrita de não-ficção no Instituto Vera Cruz, escreve, fala em uma velocidade de 100 mil palavras por minuto e é a pessoa que mais entende sobre diários nesse mundo, ou seja, sobre a capacidade de tornar extraordinária a escrita ordinária. O nome dela é INGRID FAGUNDEZ.
As amigas geniais voltaram para mais uma temporada cheia de novidades. Agora somos quatro apresentadoras: Marina Monteiro, Luciana Lopes, Carolina Menezes e Carolina Delboni. Também temos um quadro novo que se chama QUE PORRA É ESSA? Onde vamos conversar sobre o que está nos assombrando no momento do episódio gravado. O que não muda são as nossas convidadas, os nossos convidados, nossas ouvintes e nossos ouvintes fiéis e sensacionais; esse continuam geniais e transformando nossas vidas ordinárias em extraordinárias todos os dias.
A nossa convidada genial de hoje é a escritora e poeta Graziela Brum. Ela é a idealizadora e curadora da residência artística CAMPO DE HELIANTOS na Vila Alter do Chão, no Pará.
É vencedora de dois concursos ProAc em São Paulo, com FUMAÇA (2014) e JENIPARÁ (2019), que é o primeiro romance de uma trilogia sobre a Amazônia. Publicou também VEJO GIRASSÓIS EM VOCÊ (pela editora Lumme) de prosa poética. Graziela também criou o projeto literário Senhoras Obscenas que, nas palavras dela, é um projeto literário Livre e Independente, que busca diminuir a disparidade de gênero na esfera cultural.
No bate-papo, Graziela contou como surgiu a ideia de criar uma residência artística em Alter do Chão, falou sobre o que vem aprendendo a partir da experiência de viver na floresta, falou das suas inspirações e dos seus projetos relacionados às artes e escrita.
Chegamos ao fim desta 3a Temporada do Podcast As Amigas Geniais. Foram 14 com conversas incríveis, com muito a agradecer, tanto a nossas entrevistadas e entrevistados geniais, quanto à nossa querida audiência.
Desta vez, este final de temporada é também uma despedida. Despedida com gosto de amizade, sororidade, amor e muita gratidão!
A nossa convidada genial de hoje é a escritora e professora de escrita criativa, Vanessa Passos. Ela é Doutora em Literatura pela Universidade Federal do Ceará e cursa pós-Doutorado em Escrita Criativa na PUC-RS sob a orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil.
Autora de A MULHER MAIS AMADA DO MUNDO, publicado pela editora Luazul em 2020, seus contos venceram diversos concursos literários e foram selecionados para participar de antologias. A FILHA PRIMITIVA, romance vencedor do 6º Prêmio Kindle de Literatura, concorrendo com mais de 2.400 obras, agora publicado pela Editora José Olympio, é seu romance de estreia.
Pintura das Palavras, sua rede social de promoção à escrita criativa, alcança milhares de pessoas, desde profissionais até aspirantes a escritores.
A nossa convidada genial de hoje é Jéssica Balbino, jornalista e mestre em comunicação que no Instagram se define como confusa, real e intensa.
Ela é colunista do jornal Estado de Minas e da Puta Peita e escreve para veículos como a revista TPM, revista Azmina, Suplemento Pernambuco, BuzzFeed e Catraca Livre, entre outros. Jéssica também é curadora de eventos literários no Brasil e produtora de projetos.
Ela escreve sobre corpos dissidentes e publicou os livros HIP-HOP - A CULTURA MARGINAL (premiado pelo MINC em 2010) e TRAFICANDO CONHECIMENTO, da editora Hunter Books, além de ter participado de diferentes antologias.
A nossa convidada genial de hoje é a escritora Carol Bensimon. Ela tem 7 livros publicados, dentre eles SINUCA EMBAIXO D`ÁGUA, um dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Autor Estreante e do Prêmio Jabuti de 2010 na categoria Romance e CLUBE DOS JARDINEIROS DE FUMAÇA, que em 2018 foi anunciado como finalista do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Melhor livro de romance do ano e vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Romance.
Carol foi selecionada, em 2012, como uma dos 20 melhores jovens escritores da revista britânica GRANTA, que indica os nomes que irão construir o mapa da literatura brasileira.
No bate-papo, Carol contou sobre o seu início na literatura, falou dos grandes temas que perpassam seus livros e deu mais detalhes sobre seu novo romance, DIORAMA.
A nossa convidada genial de hoje é a atriz, locutora, roteirista, escritora e produtora de conteúdo Claudia Campolina. Ela faz TV, cinema, teatro e , durante a pandemia escreveu, dirigiu e atuou no curta MELHOR DO QUE FICAR OBSOLETA.
Também durante a pandemia, criou webséries que estão fazendo muito sucesso entre o público do Tik Tok e do Instagram, entre elas estão A EXAUSTA, com a personagem Blogueirinha Estelinha, uma influencer milionária que está sempre cansada; e MUNDO INVERTIDO, em que interpreta uma mulher de opiniões fortes, num mundo invertido, onde o feminismo é o opressor e o masculinismo o oprimido.
Além de escrever poesias, algumas delas publicadas na revista EM TESE da UFMG e na revista GENTE DE PALAVRA, publicou seu conto QUERO, DONA ALZIRA, na coletânea DAS COISAS QUE PERDEMOS QUANDO VOCÊ DESISTIU, da Genio editorial.
No bate-papo, Claudia falou do seu início na dramaturgia, da criação da websérie MUNDO INVERTIDO, sobre como é produzir conteúdo e atuar na internet e sobre suas outras incursões no mundo das artes visuais.