Home
Categories
EXPLORE
Comedy
Society & Culture
Music
News
True Crime
Fiction
Religion & Spirituality
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
Loading...
0:00 / 0:00
Podjoint Logo
JM
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts221/v4/92/ac/d9/92acd967-e8af-2889-da4e-6f60dd2f1ee3/mza_1720349094386974124.jpg/600x600bb.jpg
Agrotempo
Jornal O TEMPO
312 episodes
2 days ago
As notícias do agronegócio que impactam a vida no campo e na cidade. Sempre às terças e quintas, com veiculação em toda a programação de O TEMPO FM e disponibilizado em nossas plataformas digitais e nos principais tocadores de áudio. 
Show more...
Natural Sciences
Science
RSS
All content for Agrotempo is the property of Jornal O TEMPO and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
As notícias do agronegócio que impactam a vida no campo e na cidade. Sempre às terças e quintas, com veiculação em toda a programação de O TEMPO FM e disponibilizado em nossas plataformas digitais e nos principais tocadores de áudio. 
Show more...
Natural Sciences
Science
Episodes (20/312)
Agrotempo
Dia do Produtor Rural: Sebrae Minas estimula negócios inovadores e sustentáveis no campo

Neste 28 de julho, o Brasil celebra o Dia do Produtor Rural. Criada em 1960 para homenagear o centenário de fundação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a data lembra a importância dos homens e mulheres do campo para o fortalecimento do agronegócio e na geração de alimentos e renda para as famílias brasileiras. De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais concentra 607,5 mil estabelecimentos agropecuários, quase 12% do total do país, e uma força de trabalho de 1,8 milhão de colaboradores nas fazendas e lavouras.
O estado lidera a produção nacional de café, leite e queijo artesanal, com destaque para diversas regiões produtoras, que cada vez mais se preocupam com técnicas de manejo sustentáveis e negócios inovadores e competitivos. Além disso, a produção de diversos tipos de frutas, hortaliças, grãos, cachaças, vinhos, azeites, méis e carnes conquista espaço no mercado nacional e internacional.
Há décadas, o Sebrae Minas vem desenvolvendo projetos de valorização às origens produtoras e no fortalecimento das cadeias produtivas, em parcerias com outras entidades. Os objetivos são promover o desenvolvimento dos territórios por meio de uma estratégia de diferenciação e tornar a gestão dos negócios do campo mais sustentável, eficiente e inovadora.

Show more...
20 hours ago
4 minutes

Agrotempo
"Agro digital não precisa apenas de tecnologia, é necessário saber aplicar"

Um levantamento recente da Exec, uma das principais consultorias de recrutamento de executivos do País, revelou que dobrou a busca por diretores e gerentes de empresas agro em 2024, na comparação com o ano anterior. A alta da demanda, no entanto, não está necessariamente associada à criação de novas vagas, mas sim à necessidade de readequar a força de trabalho às novas exigências do setor — que incluem domínio de ferramentas digitais, especialmente IA, familiaridade com análise de dados e capacidade de gestão estruturada.
Esse movimento confirma uma virada silenciosa no campo: não basta mais ter tecnologia — é preciso saber o que fazer com ela. Drones, sensores e máquinas inteligentes estão se espalhando pelas lavouras, mas a real vantagem competitiva vem quando os dados gerados por esses dispositivos são transformados em decisões estratégicas assertivas.

Show more...
1 day ago
3 minutes

Agrotempo
Empresa busca agricultores para projeto de irrigação sustentável

A Kilimo, climatech argentina especializada em gestão hídrica para a agricultura, está ampliando a presença no Brasil. Para isso a empresa lança uma nova campanha para atrair agricultores interessados em otimizar o uso da água de irrigação e aumentar a eficiência produtiva. Essa iniciativa faz parte da estratégia da empresa para expandir o uso do Irrigation Manager, uma solução tecnológica que permite monitorar, planejar e gerir a irrigação de forma precisa, contribuindo para a sustentabilidade hídrica nas regiões agrícolas do país.
A empresa busca produtores rurais com áreas de irrigação superiores a 20 ou 25 hectares, especialmente em culturas como grãos, citros e café. Podem participar agricultores que utilizem diferentes métodos de irrigação, como gotejamento, microaspersão ou pivô central.

Show more...
3 days ago
3 minutes

Agrotempo
Intercâmbio quer impulsionar formalização das queijarias do Vale do Suaçuí

O Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sebrae Minas, realiza entre os dias 21 e 24 de julho de 2025 a missão técnica “Nas Trilhas do Queijo Artesanal”. A iniciativa leva produtores e técnicos do Vale do Suaçuí às cidades mineiras de Itamonte e Alagoa, regiões reconhecidas pela excelência na produção de queijos artesanais regularizados. O objetivo é promover o intercâmbio de experiências, fortalecer a cadeia produtiva e fomentar a regularização das agroindústrias familiares da região.

Show more...
6 days ago
3 minutes

Agrotempo
Agricultores do Noroeste de Minas vão poder exportar castanha de Baru para a Europa

A União Europeia anunciou a autorização para exportações de castanhas torradas de baru, do Brasil, aos países membros do bloco. O fruto, originário do Cerrado, é o principal produto beneficiado e comercializado pela Cooperativa da Agricultura Familiar (Copabase), com sede na cidade de Arinos, no Noroeste de Minas Gerais. A expectativa é que o “superalimento”, por seu alto teor nutricional, chegue ao mercado europeu em breve.
 A abertura é um marco importante para fortalecer a bioeconomia brasileira, e valorizar produtos nativos do Cerrado no mercado internacional. 
O consultor do Sebrae Minas Naji Harb, responsável pelo trabalho de internacionalização do fruto junto à Copabase, destaca que a  aprovação terá um impacto direto no crescimento socioeconômico das comunidades extrativistas, no incentivo à conservação do meio ambiente, e valorização de produtos sustentáveis do bioma. 

Show more...
1 week ago
4 minutes

Agrotempo
PIB do agro registra crescimento, mesmo com queda na produção

Em 2024, o PIB do agronegócio de Minas Gerais registrou um crescimento nominal de R$ 20,5 bilhões em relação ao ano anterior, alcançando R$235,0 bilhões. A expansão foi impulsionada pela valorização média de 10,2% nos preços dos produtos do setor, o que compensou a queda de 0,5% em termos reais no volume de produção.
Os resultados foram divulgados em apresentação realizada pela Fundação João Pinheiro (FJP), pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e pelo Sistema Faemg Senar. Os dados já estão disponíveis no site da Fundação.
A queda do volume produzido em 2024 foi concentrada nas atividades primárias do agronegócio enquanto, na agroindústria e nos serviços relacionados, houve crescimento real da produção de 1,7% no período.

Show more...
1 week ago
4 minutes

Agrotempo
Codevasf impulsiona produção de própolis verde no Alto Jequitinhonha e fortalece apicultura regional

  A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está promovendo uma importante ação de fomento à apicultura no Alto Jequitinhonha, em Minas Gerais, com foco na produção de própolis verde — produto de alto valor agregado e com demanda crescente no Brasil e no exterior.
    O projeto é conduzido pela 1ª Superintendência Regional da Codevasf e foi iniciado a partir de estudos técnicos e observações em campo, que constataram o alto potencial da região para a produção de própolis verde, devido à presença natural do Alecrim do Campo, planta nativa que confere características únicas ao produto. O diagnóstico identificou oportunidades especialmente nos municípios de Couto de Magalhães de Minas, Senador Modestino Gonçalves, Felício dos Santos, Serro, Presidente Kubitscheck, Datas, Gouveia, Diamantina e São Gonçalo do Rio Preto.

Show more...
2 weeks ago
4 minutes

Agrotempo
Futuro no Campo capacita centenas de jovens em Minas e fortalece a sucessão no meio rural

 Lançado em novembro de 2024 pela Emater-MG, o programa recebeu mais de 1,4 mil inscrições e selecionou jovens entre 16 e 29 anos, filhos de agricultores, com potencial para liderar transformações nas propriedades rurais de suas famílias. A proposta é ambiciosa: oferecer capacitação técnica (virtual e presencial), acompanhamento por, no mínimo, 12 meses e fomento à produção rural, ampliando oportunidades de geração de renda, inovação e sucessão familiar no meio rural.
A primeira fase do programa começou em fevereiro deste ano, com visitas de extensionistas da Emater-MG às propriedades para realização de diagnósticos. O objetivo foi levantar informações sobre a situação da produção e acompanhar a evolução de cada projeto ao longo do ano.
Em abril, os jovens iniciaram as capacitações on-line com carga horária de quatro horas, nas temáticas dos projetos para os quais foram selecionados. As aulas foram gravadas com especialistas da empresa, de diversas áreas, e disponibilizadas em uma plataforma digital, de fácil acesso.

Show more...
2 weeks ago
3 minutes

Agrotempo
Cafeicultor mantém fazenda pela tradição familiar

Alexandre Castro Cambraia tem história de superação ao preservar fazenda cafeeira. Há vinte anos, ele trocou a carreira no ramo de negócios imobiliários em Belo Horizonte pelo cultivo de café, na Fazenda Mundo Novo, em São Francisco de Paula, região do Campo das Vertentes. De acordo com ele, a mudança foi motivada por questões financeiras. A fazenda administrada na época, pelo pai dele, não estava dando lucro, e seria vendida. Foi então que Alexandre resolveu continuar o legado da famiília.
A venda de madeira de eucalipto permitiu ao cafeicultor pagar algumas dívidas e também investir na recuperação das lavouras, que estavam degradadas pela falta de manutenção. Alexandre conta como foi o começo difícil.

Show more...
2 weeks ago
4 minutes

Agrotempo
Prêmio Região do Cerrado Mineiro lança categoria inédita

Com o objetivo de reconhecer e valorizar os cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro na safra 2025/2026, o 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro celebra aqueles que fazem da região uma referência mundial em qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade na produção de cafés de origem controlada. Promovido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com o apoio do Sebrae Minas, o prêmio é fundamentado nos pilares da intercooperação, conectando toda a cadeia do café e aproximando os consumidores finais da origem Cerrado Mineiro.
A iniciativa reconhece os melhores cafés dos 55 municípios da região, com foco na produção de alta qualidade com Denominação de Origem (DO). A realização conta com a parceria das cooperativas Carmocer, Carpec, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocacer e monteCCer e apoio das associações ACA, Acarpa, Amoca, Appcer, Assocafé, Assogotardo e GRE Café – Região de Araxá.
Entre as inovações desta edição está a Categoria Doce Cerrado Mineiro, que premiará os cafés mais doces da safra, processados pelo método Natural e com características sensoriais típicas da região, como notas de chocolate, caramelo, amêndoas e acidez cítrica. Essa categoria é exclusiva para produtores vinculados às cooperativas, e a avaliação será conduzida por um júri especializado, seguindo o protocolo Coffee Value Assessment (CVA) da Specialty Coffee Association (SCA), considerando como principal critério o nível de doçura e a fidelidade ao perfil sensorial típico do Cerrado Mineiro. 

Show more...
3 weeks ago
3 minutes

Agrotempo
Trip Cafezal: conexão da Região do Cerrado Mineiro com mercado europeu de cafés especiais

A cidade de Patrocínio, na Região do Cerrado Mineiro, vai sediar um evento que promete reforçar a conexão entre a tradição cafeeira brasileira e o mercado europeu, nos dias 9 e 10 de julho. A Federação dos Cafeicultores do Cerrado, em parceria com o Sebrae Minas, recebe, durante a Trip Cafezal, Carlos Eduardo Bitencourt, fundador e CEO da Cafezal Milano e a equipe dele para uma série de palestras e cursos abertos ao público e ao setor cafeeiro.
A Cafezal Milano Specialty Coffee, reconhecida como Melhor Cafeteria da Itália 2025 pelo prestigiado prêmio BarAwards, é a maior marca independente de café de especialidade do país em número de lojas, destacando-se como referência em sustentabilidade, modelo de negócios inovador, excelência em qualidade e hospitalidade. Em setembro, a Cafezal se tornará a primeira marca italiana de café especial a expandir para outro país, com a inauguração de uma nova loja em Lisboa.

Show more...
3 weeks ago
3 minutes

Agrotempo
Como certificar produção de ovos e frangos caipiras: Emater-MG explica

Uma criação de aves caipiras certificada, que priorize o bem-estar animal, a sanidade e a sustentabilidade da produção. Estes são alguns dos aspectos que foram abordados pela coordenadora estadual de Pequenos Animais da Emater-MG, Márcia Portugal, durante uma palestra no evento Avicultor Mais 2025.
A coordenadora detalha os conceitos do programa Certifica Minas para ovos e frangos caipiras. O Certifica Minas foi criado pelo governo estadual para incentivar a melhoria da qualidade da produção agropecuária e abrir novos mercados para os produtores rurais mineiros, principalmente os agricultores familiares.

Show more...
3 weeks ago
2 minutes

Agrotempo
Minas irá colher 238 mil toneladas de tangerina ponkan em 2025

É tempo de tangerina ponkan! Minas Gerais deve registar este ano uma safra de 238,6 mil toneladas da fruta. O pico da colheita começou em maio e e vai até julho. A previsão é de um crescimento de 3,1% em relação ao ano passado, de acordo com levantamento da Emater-MG. O estado é o segundo maior produtor do país, atrás apenas de São Paulo.
Popularmente chamada de mexerica, a tangerina apresenta diversas variedades. A ponkan é a mais conhecida. Ela ocupa uma área de 12,4 mil hectares em Minas Gerais e é cultivada principalmente por agricultores familiares. São 6.175 pequenos produtores mineiros que investem na fruta.

Show more...
4 weeks ago
4 minutes

Agrotempo
Produtividade de milho e soja no Sul de Minas é superior à média nacional

A terceira edição do Concurso de Produtividade e Sustentabilidade de Milho e Soja do Sul de Minas, safra 2024/2025, registrou os melhores desempenhos desde a criação do prêmio e mostram índices bem superiores à média nacional. Os resultados foram divulgados durante  solenidade em Alfenas. O concurso é uma promoção da Emater-MG e da Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coocamig).
 Na categoria milho sequeiro, a produtividade campeã foi alcançada pelo produtor Alexandre Avelar, da Fazenda Vargem Grande, em Três Corações, com 256 sacas por hectare. Esse resultado supera o dobro da produtividade média do milho no Brasil, que, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é de 98,9 sacas por hectare na safra 2024/2025.
Na soja, o maior rendimento ficou com José Marcos Paes, da Fazenda Chamonix, em Machado, que alcançou 116,8 sacas por hectare. O valor também é bem superior à média nacional da cultura, que é de 59,3 sacas por hectare.

Show more...
4 weeks ago
3 minutes

Agrotempo
Mudança na outorga da água para irrigação beneficia agricultores do Norte de Minas

O Governo de Minas Gerais anunciou que vai implementar  mudanças na modalidade de outorga de uso da água na bacia do Rio São Francisco, adotando o modelo sazonal para atender à realidade hídrica da região Norte do estado. A medida vai permitir o uso ampliado da água durante alguns períodos do ano, assegurando a irrigação de salvação em momentos de escassez, uma situação comum nas áreas do semiárido mineiro.
 A decisão atende a uma demanda antiga dos produtores rurais e foi baseada em uma nota técnica da Emater-MG. A empresa detalhou os prejuízos enfrentados com o modelo vigente de outorga na região, limitado a 14 mil litros por dia por propriedade, nos casos considerados como outorga para uso insignificante e com captação por poços tubulares. A quantidade permitida, neste caso, é a mesma durante todo o ano, mesmo em períodos críticos, conhecidos como veranicos.

Show more...
1 month ago
4 minutes

Agrotempo
Áreas de plantações de maçãs no Sul de Minas devem crescer mais de 40%

Produzir maçãs no Sul de Minas é uma atividade recente, mas que está chamando cada vez mais a atenção dos produtores. A área plantada, que atualmente é de 7,2 hectares, deve passar para 10,2 hectares no segundo semestre. Um crescimento de quase 42%.
O aumento é explicado pela recente aquisição de 2 mil mudas de maçãs, feita em conjunto por um grupo de 20 produtores dos municípios de Arceburgo, Areado, Alfenas, Botelhos, Bom Jesus da Penha, Carvalhópolis, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Machado, Monte Santo de Minas, Paraguaçu, Poço Fundo e São Pedro da União.
As mudas, provenientes de viveiros do sul do país, chegam em julho. Elas levarão dois anos para começar a produzir. Somente com essa nova área plantada de três hectares, é esperada uma produção de até 60 toneladas de maçã por ano, quando as árvores estiverem em pleno desenvolvimento.

Show more...
1 month ago
4 minutes

Agrotempo
Alagoa, no sul de Minas, promove Festival do Queijo e do Azeite

O município de Alagoa, no Sul de Minas, realiza o 14° FESTIVAL DO QUEIJO E DO AZEITE, que começa nesta quinta-feira e vai até o domingo. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Alagoa, com apoio do Sindicato Rural de Baependi e do Sistema Faemg Senar. 
A programação do festival tem oficinas de fabricação do famoso queijo artesanal de Alagoa, exposição, estandes com produtos locais, seminários, concurso de queijo e o lançamento do azeite de abacate. Todos os dias tem apresentações musicais. O auge é o show da banda Biquíni Cavadão, no sábado. A entrada do FESTIVAL DE QUEIJO E AZEITE é gratuita. 
Considerada a cidade mais alta do sul de Minas Gerais, com 1.132 metros de altitude, Alagoa fica na Área de Proteção Ambiental (APA) das lindas montanhas da Serra da Mantiqueira e parte de seu território integra o Parque Estadual Serra do Papagaio.

Show more...
1 month ago
2 minutes

Agrotempo
Festival do Queijo Artesanal de Minas mostra força do setor

O 7º Festival do Queijo Artesanal, que aconteceu na semana passada em Belo Horizonte, foi oficializada a unificação dos projetos Empório Faemg Senar e Origem Minas, com a assinatura de um termo de cooperação entre o presidente do Sistema Faemg Senar e do Sebrae Minas.
A iniciativa busca ampliar a visibilidade dos produtos artesanais mineiros, fortalecer a identidade regional e gerar mais oportunidades de negócio para os produtores do estado.
O presidente do Sistema Faemg Antônio de Salvo destacou o sucesso e o potencial de crescimento do setor agropecuário de Minas Gerais, em especial os queijos artesanais.
Ele mencionou a colaboração estratégica na expansão de mercado e no fortalecimento dos produtos de Minas Gerais como sinônimo de qualidade e tradição.

Show more...
1 month ago
3 minutes

Agrotempo
Produtor pode financiar novos itens com linhas de crédito do BDMG para a agricultura regenerativa

Em junho, mês em que se celebra o Meio Ambiente, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) anuncia a ampliação da sua forma de atuar na agricultura sustentável, com mais itens sendo financiados por meio das linhas BDMG Solo Mais e Bioinsumos. Poderão acessar o crédito empresários e produtores rurais que desejam obter recursos para a compra de novos equipamentos, implantação de sistemas de irrigação, modernização de unidades de produção de bioinsumos, sistemas biodigestores e de compostagem. 
As linhas de crédito integram o programa LabAgroMinas e que inclui, ainda, a capacitação gratuita de produtores, técnicos e agentes dessa cadeia produtiva.

Show more...
1 month ago
2 minutes

Agrotempo
Sistema Faemg Senar anuncia doação de 84 mil litros de leite

Durante a abertura da Megaleite 2025, o Sistema Faemg Senar destacou sua atuação não apenas para o fortalecimento do setor agropecuário mineiro, mas também seu compromisso com a responsabilidade social. Realizada na última  terça-feira (10/6), no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, a cerimônia marcou a formalização de duas importantes parcerias que vão garantir o repasse mensal de 7 mil litros de leite para instituições hospitalares e assistenciais da capital mineira, totalizando 84 mil litros.

Show more...
1 month ago
2 minutes

Agrotempo
As notícias do agronegócio que impactam a vida no campo e na cidade. Sempre às terças e quintas, com veiculação em toda a programação de O TEMPO FM e disponibilizado em nossas plataformas digitais e nos principais tocadores de áudio.