No primeiro episódio da terceira temporada do Terceira Margem da História, Cris e Palo conversam sobre a trajetória artística e política do dramaturgo, palhaço, ator, diretor teatral, Plínio Marcos. 
Sua atuação nos palcos, bastidores, na televisão brasileira, nos espaços populares de samba e carnaval, levam o debate aos lugares históricos da cultura teatral paulista e suas contradições. 
Referências:
Entrevista Plínio Marcos no Programa Roda Viva, 1988
Entrevista Plínio Marcos no Programa Abertura, 1979
Programa Persona em Foco, 1999
Livro Plínio Marcos A Crônica dos Sem Voz - Fred Maia, Vinicius Pinheiro, Javier Contreras
Telenovela Beto Rockfeller, 1969
Filme Navalha na Carne, 1969
Filme Dois Perdidos Numa Noite Suja, 1970
Peça Teatral Navalha na Carne Negra
Disco Plínio Marcos em Prosa e Samba: Nas Quebradas do Mundaréu, 1974
Escute as Feras- Nastasja Martin
O Livro do Disco - Clube da Esquina - Paulo Thiago de Mello 
Espetáculo 7PISOS de Paloma Franca Amorim
T2: Ep. 5: O Boteco do Terceira Margem
Nesse último episódio da segunda temporada, Cris e Paloma fazem uma conversa descontraída abordando os temas mais comentados de 2021 e outros assuntos de interesse de nosso público: séries, programas de televisão, filmes, etc. 
 
Músicas: Abrigo - Melim - composição: Rodrigo de Paula Melim e Gabriela Pontes Melim 
Heart of Glass - Blondie - composição: Deborah Harry e Chris Stein
Cabelo - composição Marina Sena e Iuri Rio Branco
Indicações de leitura: O Jogo da dissimulação: abolição e cidadania negra no Brasil. Autora: Wlamyra R. Albuquerque/ Cia das Letras (2009) 
Viagem Solitária: a trajetória pioneira de um transexual em busca de reconhecimento e liberdade. Autor:  João W. Nery / LEYA (2019)
No quarto episódio da segunda temporada, o Terceira Margem da História traz uma reflexão sobre a categoria crime através das obras de ficção e não ficção, como os livros "Crime e Castigo", de Fiódor Dostoiéviski, e "O Crime do Restaurante Chinês" do historiador Boris Fausto. 
 Paloma Franca Amorim desenvolve as principais ideias de "Crime e Castigo", a questão  moral, a culpa religiosa e a desigualdade de classe contidas no romance; Cris Paiva aborda questões da micro-história no livro de Boris Fausto, bem como as problemáticas raciais e mecanismos de incriminação e preconceitos  presentes na São Paulo dos anos 1930. As obras cinematográficas e suas interlocuções com a literatura  também são comentadas nesse episódio, filmes como  "Nina" (2004),  "O Talentoso Ripley" (1999) e o documentário "Elize Matsunaga: era uma vez um crime" (2021) ampliam a  discussão sobre o tema.
Referências desse Episódio:
Livros: Crime e Castigo de Fiódor Dostoieviski. Trad. Paulo Bezerra, Ed. 34, 2001.
 A Sangue Frio de Truman Capote. Cia das Letras, 1995.
 O Crime do Restaurante Chinês: carnaval, futebol e justiça na São Paulo dos Anos 30 de Boris Fausto. Cia das Letras, 2009.
 O Crime da Galeria de Cristal e os dois crimes da Mala São Paulo, 1908 -1928, Cia das Letras, 2019.
Tese de Doutorado: Futebol e Cultura visual: a construção do craque. Marcos Carneiro e Leônidas da Slva (1910-1942) de Diana Mendes Machado da Silva - (Catálogo USP)
Filmes: Nina (2004) - direção Heitor Dalhia.
 O Talentoso Ripley (1999) - direção Athony Minghella.
 Elize Matsunaga: Era uma vez um crime (2021) - Produção Netflix.
Músicas: Girl From Rio - Anitta - Compositores: Carolina Isabel Colon Juarbe / Larissa De Macedo Machado / Mikkel Storleer Eriksen / Rachel Agatha Keen / Tor Erik Hermansen
Domingo no Parque - Gilbeto Gil - Compositores: Gilberto Gil Moreira / Gilberto Passos Gil Moreira
 No Terceiro Episódio dessa temporada, Cris e Paloma discutem sobre as ciências, crendices populares nos processos de cura, bem como a manipulação e a mercantilização do sagrado. Eventos como a Revolta da Vacina e a Gripe Espanhola são abordados numa perspectiva histórica de desenvolvimento das ciências e embates políticos do início do século XX.
 Nesse episódio também contamos com a entrevista concedida por Paula Picarrelli, atriz, escritora e pesquisadora,  a respeito de seu livro lançado em 2018, "Seita: o dia em que entrei para um culto religioso", ficção baseada em uma história real que nos relata  experiências, elementos de coerção e  mecanismos de  manipulação de  um grupo religioso.
Referências desse episódio:
Livros:
Seita: O dia em que entrei para um culto religioso, 2018, Ed. Planeta - de Paula Picarelli.
O Mundo Assombrado pelos demônios, 2006, Cia das Letras - de Carl Sagan.
Leaving in the Fold: A guide for former fundamentalists and others leaving thear, 2006, Apocryphille Press Edition, de Marlene Winell.
A bailarina da Morte, 2020, Cia das Letras, de Lilia Schwarcz e Heloísa Starling
A Revolta da Vacina, 2018, Ed. Unesp, de Nicolau Sevcenko
Filmes:
Cinema, Aspirianas e Urubus, 2005, direção - Karin Aïnouz
A Fita Branca, 2010, direção - Michael Haneke
Música: Banho de Manjericão - interpretação: Clara Nunes - composição: João Nogueira e Paulo César Pinheiro
No segundo episódio de 2021, Cris Paiva e Paloma Franca debatem sobre o trabalho doméstico desde suas origens no Brasil Colônia, arraigadas em uma profunda relação com o contexto escravista, à contemporaneidade em que trabalhadoras como Madalena Gordiano foram resgatadas em situação análoga à escravidão. São também abordadas nesse episódio obras da literatura e cinematografia brasileiras, como o livro de Clarice Lispector, "A paixão Segundo GH", e os filmes "Que Horas Ela Volta?", "Aquarius" e "Roma".
Contamos também  nesse episódio com a participação de Dalva Maria Soares escritora, professora e antropóloga, autora do livro "Para Diminuir a Febre de Sentir" (editora Vienas Abiertas) que nos conta sobre sua pesquisa acerca das mulheres trabalhadoras e as narrativas sobre o emprego doméstico, sua racialização e consequência na cultura literária.  
Referências desse episódio:
Reportagem do Programa Fantástico, dezembro de 2020.
Livros: "Eu, empregada doméstica" de Preta Rara. Editora, 2018.
"História da Vida Priva no Brasil" (org.) Laura Mello e Souza e Fernando Novais. Ed. Cia das Letras, 1991
"Mulheres, Raça e Classe" de Angela Davis. Ed. Boitempo, 2014
"A paixão segundo GH' de Clarice Lispector. Ed. Nova Fronteira, 1979
"Trama das Águas", Monomito Editorial, 2021.
"Para diminuir a febre de sentir", Vienas Abiertas, 2019
Artigos: "A obsolescência das tarefas domésticas se aproxima, uma perspectiva da classe trabalhadora" de Angela Davis. 
"Famílias e Vida Doméstica" de Leila Mezan
Conto: "Verdade ou Desafio" de Paloma Franca Amorim - Locução e interpretação de Bruno Caetano, Paloma Franca Amorim e Cris Paiva
Filmes: 
"Que Horas ela volta ?" - direção: Anna Muylaert, Brasil, 2015.
"Roma" - direção:  Alfonso Cuáron, México/EUA, 2018
"A negra de ..."  - direção: Ousmane Sembène, Senengal, 1966
Música: "Falsa Abolição" - composição de Preta Rara e Joyce Fernandes
T2-EP1: Um Olhar Sobre a Educação
Em nosso primeiro episódio de 2021, discutimos as desigualdades no campo educacional, o estabelecimento da Educação formal no Brasil, a desvalorização do docente e a aplicação de políticas empresariais e neoliberais na educação brasileira. São também levantadas questões sobre as ocupações das escolas contra a Reforma do Ensino em 2015. Nesse episódio, contamos com a participação de Eliane Bruini mestranda da Unifesp com a pesquisa "A lógica empresarial na política educacional do Estado de São Paulo (2011-2018).
Referências: 
Livros: Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Ed. Paz & Terra, 2013.
Ensinando a Transgredir: a educação como prática de liberdade de bell hooks, Ed. Martins Fontes, 2013.
Documentários: " Pro dia Nascer Feliz", direção de João Jardim (2005)
"Lute como uma menina", direção de Flávio Colombini e Beatriz Alonso (2015).
Filme: "A Língua as mariposas", direção José Luís Cuerdas (1999)
Música final: "Anjos da Guarda" de Leci Brandão
Nesse episódio, Cris e Paloma abordam aspectos históricos da cidade de Belém do Pará, a Revolução Cabana, os ciclos da borracha, da Belle Époque aos soldados da borracha durante a Segunda Guerra Mundial no norte do país; o Massacre de Eldorado de Eldorado dos Carajás em 1996. Na segunda parte do programa, Cris e Paloma conversam sobre narrativas amazônicas do ponto de vista literário, trazendo para a discussão autoras que produzem a partir da experiência no norte e seus desdobramentos. Com participação especial da escritora, artista visual e pesquisadora Monique Malcher e da professora, pesquisadora e técnica de gestão cultural na Casa da Linguagem em Belém, Elaine Oliveira. 
Referências desse episódio:
Músicas: Voando pro Pará interpretado por Joelma (Composição: Chrystian Ima / Isac Maraial / Valter Serraria)
Artigo: Cabanagem, cidadania e identidade revolucionária: o problema do patriotismo na Amazônia entre 1835 e 1840 (2006) da pesquisadora Magda Ricci
Cabanagem: 185 anos da tomada de Belém - Catarina Barbosa (PA)/ Brasil de Fato | Belém (PA) |- 08 de Janeiro de 2020
Chabloz em cartaz - Patricia Lauretti (2012) Jornal da Unicamp
Tese de doutorado - Guerra sem Fim: Mulheres na Trilha do Direito à terra e ao destino dos filhos (Pará 1835-1860)- (2010) da pesquisadora Eliane Ramos Ferreira
Livros: Eu preferia ter Perdido um Olho de Paloma Franca Amorim
Documentário: Soldados da Borracha direção César Gareia Lima (2009)
Programa: Arquivo N - 20 anos do massacre de Eldorado dos Carajás (2016)
Errata: O comandante Mário Pantoja foi o responsável e condenado por Eldorado dos Carajás e não Mario Porteja como dito no episódio.
Esse episódio é dedicado à celebração do Círio de Nazaré, manifestação religiosa e cultural, que ocorre desde o século XVIII na cidade de Belém do Pará.  Nessa celebração não poderiam faltar as memórias e a história da Festa da Chiquita, tradicional evento LGBTQI+ que acontece  simultaneamente à celebração do Círio de Nazaré, o encontro do Sagrado e do Profano.
Nesse episódio contamos com depoimento de Luka Franca, jornalista paraense, ativista de direitos humanos. 
Referências desse episódio:  documentário - As filhas da Chiquita de Priscilla Brasil; 
Café Filosófico: Profano e Sagrado no mundo do Espetáculo - Fafá de Belém e Leandro Karnal; 
Dica desse episódio: Pesquisa do Historiador Marcelo Vitale Teodoro da Silva - "Territórios Negros em Transito: Penha de França Sociabilidades e Redes Negras de São Paulo do pós-abolição". 
Música: Homenagem a nossa senhora de Arraial Pavulagem