Neste episódio, o CEO do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, José Marcelo de Oliveira, compartilha sua trajetória inspiradora da medicina à gestão hospitalar, revelando como conciliou vocação e liderança em momentos decisivos da carreira. Em uma conversa profunda e reveladora, ele aborda os desafios enfrentados durante a pandemia, seu estilo de liderança baseado na influência, e a importância de cuidar tanto dos pacientes quanto dos profissionais de saúde.
O episódio também mergulha em temas atuais como desinformação em saúde, judicialização, e o impacto das tecnologias emergentes como inteligência artificial e telemedicina no futuro dos hospitais. José Marcelo fala ainda sobre os investimentos realizados no setor, o equilíbrio entre inovação e humanização, e compartilha sua visão sobre o legado que deseja deixar.
Neste terceiro episódio recebemos André Clark, VP para América Latina da Siemens Energy. Este podcast abordou desafios e oportunidades de investimento em infraestrutura no Brasil, destacando a importância da estratégia para lidar com limitações orçamentárias e tensões internacionais.
Neste episódio, exploramos a ioga como uma tecnologia ancestral — uma prática que, muito antes dos algoritmos, já ensinava o ser humano a gerir sua atenção, suas emoções e seu propósito.
Uma conversa com a professora Ana Burcharth, da FDC, sobre o equilíbrio entre foco e empatia, disciplina e compaixão, e sobre como práticas antigas podem inspirar novas formas de pensar a gestão e inovação contemporâneas.
Neste episódio, exploramos a iniciativa Imagine Brasil, da Fundação Dom Cabral — um convite a repensar o papel do país na economia global. A conversa mergulha nos caminhos para industrializar nossas vantagens comparativas, agregando valor às commodities brasileiras por meio de inovação, infraestrutura e integração regional.
Falamos também sobre os desafios e oportunidades do acordo UE–Mercosul, o papel do Brasil na transição energética e o potencial da bioeconomia e da energia sustentável como motores de um novo ciclo de desenvolvimento.
Entre a promessa e a realidade da transformação digital, existe um abismo.
Neste episódio, exploramos o que impede o Brasil de avançar plenamente rumo a um futuro digital — mesmo diante de tecnologias acessíveis, profissionais conectados e soluções já maduras.
LINK DO ESTUDO:
https://journals.scholarpublishing.org/index.php/ABR/article/view/18788
Este primeiro episódo marca a abertura da série de podcasts da iniciativa Imagine Brasil, conduzida por Aldemir Drummond e Jorge Arbache, com o tema central da industrialização das vantagens comparativas do Brasil e sua transformação em alavancas de prosperidade sustentável e inclusiva.
A convidada Maria Netto, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), trouxe uma análise aprofundada do cenário geopolítico e econômico global, destacando crises estruturais relacionadas à energia, alimentos e mudanças climáticas. Ela apontou os desafios e oportunidades do Brasil em aproveitar sua matriz energética limpa e seus recursos naturais para gerar valor agregado, inovação e desenvolvimento de longo prazo.
A continuidade dos negócios envolve preparação, governança, processos, sistemas e gestão. Mas, no centro de tudo, estão as pessoas.
Este podcast traz uma abordagem humanizada desta continuidade explorando os dilemas familiares, os desafios de liderança e as transformações emocionais que marcam a continuidade de um negócio.
Mais do que técnicas e estruturas, falamos sobre histórias reais e o lado humano que sustenta cada transição.
O Brasil recicla apenas uma pequena fração dos mais de 80 milhões de toneladas de resíduos que gera por ano — e com isso perde valor econômico, social e ambiental. Neste episódio, exploramos os achados de um estudo da Fundação Dom Cabral em parceria com o Instituto Atmos, que analisa os desafios da reciclagem no país e apresenta cenários futuros.
Acesse o relatório aqui
Engenharia, artesanato, arte e bricolagem; como estes quatro conceitos influenciam na forma como estamos inovando, desde o surgimento da humanidade até os dias de hoje.
Hoje você ouve uma conversa com o professor Reed Nelson, da FDC, que nos apresenta um olhar abrangente sobre estes quatro pontos e como fazem parte da nossa "espinha dorsal" de inovação até os dias atuais.
Neste episódio do FDC Legacy Talks, recebemos Maurício Addade, líder que construiu uma carreira marcada por desafios globais, inovação e impacto social. Da juventude à frente de grandes equipes na Bayer, passando pela experiência em mercados turbulentos no México e em Cingapura, até a liderança na DSM Firmenich, Addade compartilha lições valiosas sobre liderança, resiliência e propósito. Ele fala sobre a “inovação invisível” que transforma vidas, o combate à fome e à subnutrição infantil como estratégia de negócio, além de reflexões sobre sucessão, legado e o futuro da liderança.
Uma conversa inspiradora para quem acredita que não há empresas de sucesso em um mundo que está desaparecendo.
O que as médias empresas italianas oferecem de insumo ou experiências válidas às MEs brasileiras? Ouça essa conversa com o professor Diego Marconatto, da FDC, que esteve recentemente no país europeu em contato com dados muito relevantes ao nosso ecossistema.
Em um momento em que o Rio Grande do Sul enfrenta uma das maiores crises climáticas de sua história, este episódio discute o papel estratégico dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo no enfrentamento de desastres ambientais. Nosso convidado é Luiz Carlos Pinto da Silva, Secretário Municipal de Inovação de Porto Alegre, coordenador do Pacto Alegre e professor da UFRGS. Com sua experiência à frente de uma das maiores iniciativas de articulação territorial do país, Luiz compartilha como diferentes atores – como universidades, startups, movimentos sociais, empresas e governo – têm se mobilizado para responder aos desafios das enchentes e eventos extremos.
A conversa aborda desde o potencial transformador do ecossistema local até os tipos de inovação mais urgentes neste contexto, além de caminhos para fortalecer a resiliência climática em outros territórios. Um episódio essencial para quem acredita que inovação e colaboração são peças-chave na construção de um futuro mais sustentável.
Neste episódio inspirador, conversamos com Maitê Leite, executiva que começou sua carreira como estagiária no Citi e hoje ocupa um papel estratégico como vice-presidente institucional do Santander Brasil. Com uma trajetória marcada por decisões corajosas, sensibilidade social e visão de futuro, Maitê compartilha os momentos-chave que moldaram sua liderança e sua missão de transformar o mundo por meio da inclusão produtiva, da sustentabilidade e da inovação.
Emendas parlamentares: o que sabemos e quais seus limites? — especialistas debatem como o uso das emendas no Brasil afeta o orçamento público e o que podemos aprender com outros países para melhorar esse processo.🎙 Participam do debate mediado por Marcus Pestana: Hélio Tollini, Rodrigo Faria e deputada Adriana Ventura.
Apresentação do professor Bruno Carazza acerca de privilégios corporativos.
Neste podcast você houve o professor da FDC, Douglas Wegner, em companhia de Guilhermo Dawson vice-presidente da CCGL, para uma conversa acerca da construção e ganhos que um ecossistema de negócios no âmbito digital; quais os ganhos, desafios e barreiras comuns para o desenvolvimento de tais ecossistemas.
Virou tendência. Em toda conversa sobre inovação, impacto social ou negócios, alguém está construindo um ecossistema. Mas será que todo mundo entende o que isso realmente significa?
Neste episódio você ouve uma conversa com os professores Kadigia Faccin e Douglas Wegner, da Fundação Dom Cabral, para destrinchar o conceito de ecossistema: de onde ele veio, como se espalhou pelo mundo dos negócios e por que tantas vezes é mal aplicado.
Neste episódio do FDC Legacy Talks, recebemos Ricardo Lima, presidente da CBMM, para uma conversa sobre o papel estratégico do nióbio em setores como mobilidade elétrica, infraestrutura, energia e tecnologia. Ricardo fala sobre os desafios da diversificação de aplicações, parcerias globais com gigantes como Volkswagen e Toshiba, além do impacto social gerado pela empresa em projetos transformadores como o “Educação Transforma Vidas”.
Ricardo compartilha ainda sua trajetória executiva, os dilemas enfrentados na liderança e sua visão de futuro para a mineração e a metalurgia brasileiras.
Neste episódio você ouve uma reflexão sobre os grandes desafios da sustentabilidade fiscal no Brasil, com foco em uma reforma orçamentária estruturante e a construção de consensos políticos em torno das finanças públicas.
Contamos com a presença da procuradora e especialista em direito financeiro Élida Graziane, que traz uma análise crítica e profunda sobre o sistema orçamentário brasileiro. Com base em sua ampla experiência no executivo, legislativo e no controle externo, ela aborda temas como:
A exclusão dos municípios no debate fiscal;
A falta de planejamento real e diagnóstico local nas políticas públicas;
As falhas na atuação dos tribunais de contas;
A urgência de ampliar a oferta de creches e escolas de tempo integral e outros pontos.
No episódio desta semana você ouve a professora Elisângela Furtado e a advogada e pesquisadora Carolina Tupinambá para uma conversa profunda sobre como a percepção de justiça organizacional impacta o bem-estar e a saúde mental nas organizações.
O diálogo aborda:
✅ Os desafios de um mundo do trabalho cada vez mais complexo e híbrido;
✅ A relação entre justiça organizacional e fatores como burnout, absenteísmo e engajamento;
✅ A importância da transparência e da previsibilidade nos processos organizacionais;
✅ E as lacunas regulatórias que ainda existem no Brasil em relação aos riscos psicológicos no ambiente de trabalho.
Uma discussão essencial para líderes, profissionais de RH e qualquer pessoa interessada em promover ambientes de trabalho mais saudáveis, inclusivos e sustentáveis.