salva&guarda é um caderno de Museologia produzido pelo podcast Farol, que transforma sua maneira de se conectar com o patrimônio! Inscreva-se no link na bio (salvaeguarda.substack.com) e receba conteúdos diretamente no seu e-mail e aplicativo sobre eventos, atividades, dicas de leitura e sugestões do que assistir.
FILME | O Último Azul (2025) de Gabriel Mascaro e a relação com o patrimônio e memoria de idosos
EVENTO | Seminário Discente de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (SedisMusPa)
MATÉRIA | Ansiedade, memória e museus: um patrimônio que não podemos ignorar
DESTAQUES PROGRAMAÇÃO[conteúdo apenas newsletter]19ª Primavera dos Museus — "Museus e mudanças climáticas" e o Seminário dos Museus Brasileiros de Arte e Loucura
---
salva&guarda é a newsletter do podcast Farol – Conexões da Informação, projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Apresentação e Curadoria: Lucas Petry & Equipe Farol
A salva&guarda é realizada com o apoio da Rádio da Universidade (UFRGS), em parceria com o Curso de Museologia e o PPGMUSPA.
📩 Salva & Guarda, mas também compartilhe com quem ama museus!
Neste episódio do podcast Farol Conexões da Informação, a professora Olívia Nery, ela destaca a relação intrínseca entre o Patrimônio Industrial e a memória do trabalho, surgindo nos anos 60/70 com a desindustrialização. São abordados os desafios da preservação de espaços industriais ("elefantes brancos"), a importância da contextualização histórica e a requalificação urbana sem perda da autenticidade. O episódio menciona os principais polos industriais do Rio Grande do Sul (Rio Grande e Pelotas, Porto Alegre e região metropolitana/Serra), incluindo cidades como São Leopoldo, Caxias do Sul, Viamão e Santa Maria. A professora Olívia também discute o papel da educação patrimonial na ressignificação da importância dos trabalhadores e as lacunas existentes em pesquisas sobre o tema, especialmente no Rio Grande do Sul, com foco na formação da classe trabalhadora.
Imagem da capa: abrigo dos bondes de Rio Grande. Caminho Fabril/Facebook
Farol é um projeto de extensão da UFRGS, realizado por discentes e docentes dos cursos de museologia e do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio/PPGMUSPA. Neste episódio contamos com apresentação de Lucas George Wendt.
Farol, conexões da informação, temporada 2025.
Neste episódio, celebramos a trajetória do padre, museólogo e pesquisador Giovanni Gallo, fundador do Museu do Marajó, com um mergulho em sua vida e obra a partir da fala da pesquisadora Karla de Oliveira que narra uma vida repleta de histórias, reflexões e memórias sobre sua atuação inovadora no campo da museologia.
Nascido em Turim, na Itália, e radicado no Brasil, Gallo viveu uma experiência profunda de imersão na cultura marajoara. Instalado na vila de pescadores de Jenipapo, experimentou o cotidiano local, desenvolveu projetos comunitários e, a partir do contato com achados arqueológicos, concebeu o Museu do Marajó como um espaço de preservação, valorização e desenvolvimento cultural. Sua proposta museológica rompia com modelos tradicionais, permitindo o toque nas peças e estimulando a interatividade, valorizando o saber local e a participação da comunidade em todas as etapas.
O episódio percorre momentos centrais de sua trajetória: desde a perseguição política, passando pela consolidação de oficinas, bibliotecas, projetos culturais e a criação de um banco de dados único sobre grafismos marajoaras, até seu afastamento definitivo da Companhia de Jesus.
Um episódio indispensável para quem deseja compreender como a museologia pode se tornar ferramenta de resistência cultural, valorização comunitária e afirmação identitária.
Não esqueça de curtir, compartilhar e seguir nosso podcast para mais episódios sobre personagens da Museologia, sempre com convidados e narrativas que revelam vidas dedicadas a fazer do museu um mundo possível para todos.
Você pode acessar o link no perfil para mais materiais complementares e conteúdos do podcast. Siga nossa newsletter em salvaeguarda.substack.com para acompanhar tudo que estamos partilhando sobre museus, patrimônio e memória ao alcance do Farol.
Parceiros: Curso de Museologia e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (@ppgmuspa) da UFRGS.
salva&guarda é um caderno de Museologia produzido pelo podcast Farol, que transforma sua maneira de se conectar com o patrimônio! Inscreva-se no link na bio (salvaeguarda.substack.com) e receba conteúdos diretamente no seu e-mail e aplicativo sobre eventos, atividades, dicas de leitura e sugestões do que assistir.
MEMÓRIA VISUAL | Oficina sobre cartões postais revela camadas da modernidade e do imaginário urbano de Porto Alegre, com base na pesquisa de Camila Tauchen
FOTOGRAFIA | Legado de Sioma Breitman, Lunara e outros nomes do retrato urbano ajuda a contar a história visual da cidade e compõem acervos como o do Museu Joaquim Felizardo
EVENTO | Dia do Patrimônio Cultural RS chega à 7ª edição com mapa interativo e programação plural nos dias 16 e 17 de agosto de 2025
NOITE & MEMÓRIA | Um ano sem o Bar Van Gogh: o que permanece da boemia porto-alegrense quando bares icônicos desaparecem?
EXPOSIÇÃO | Fundação Vera Chagas Barcelos celebra 20 anos com mostra dedicada à artista Marlise Ritter, unindo cerâmica, colagem, gravura e fotografia
MEDIAÇÃO | Projeto “Entre Museus” conecta Porto Alegre e Viamão em percurso entre exposições de Patrício Farias e Marlise Ritter, ativando a memória da arte gaúcha contemporânea
---
salva&guarda é a newsletter do podcast Farol – Conexões da Informação, projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Apresentação e Curadoria: Lucas Petry & Equipe Farol
A salva&guarda é realizada com o apoio da Rádio da Universidade (UFRGS), em parceria com o Curso de Museologia e o PPGMUSPA.
📩 Salva & Guarda, mas também compartilhe com quem ama museus!
Recebemos João Carlos Martins, vice-presidente cultural do Renascença Clube , fundado em 1951, no Rio de Janeiro. O clube é um dos mais importantes espaços de valorização da cultura afro-brasileira, reconhecido como patrimônio cultural imaterial da cidade por seu papel histórico como território de resistência, pertencimento, tradição e ancestralidade negra. Engenheiro de formação, João atua há décadas na articulação cultural e política do clube, fortalecendo redes de memória e impulsionando ações de musealização comunitária.
Neste episódio, João reflete sobre a trajetória do Renascença como quilombo urbano e espaço de memória viva, destaca iniciativas como a criação de um museu no clube, a preservação de acervos através de plataformas como o Tainacan, e compartilha vivências que atravessam samba, black music, beleza negra, arte cênica e redes de solidariedade. A conversa também aborda parcerias institucionais com museus e universidades, além dos desafios enfrentados para garantir a continuidade dessas ações.
Você pode acessar este e outros episódios no link no perfil. Siga nossa newsletter 👉 salvaeguarda.substack.com para acompanhar conteúdos sobre museus, patrimônio e memória ao alcance do Farol.
Imagem da capa: Noite de samba no Renascença, em julho de 1971. Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã.
Farol é um projeto de extensão da UFRGS, realizado por discentes e docentes dos cursos de Museologia e do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMUSPA).
Neste episódio, contamos com a apresentação de Marcelo Aguiar e Fernanda Yumi.
Farol, conexões da informação – Temporada 2025.
Neste episódio, homenageamos a trajetória da professora, museóloga e pesquisadora Liana Ocampo, com a participação da pesquisadora Patrícia Machado, responsável por sua recente biografia acadêmica na dissertação pelo PPGMUSPA. A convidada compartilha reflexões e memórias sobre a atuação de Liana, pioneira na articulação entre museologia, educação e acessibilidade no Brasil.
O episódio percorre momentos centrais da vida de Liana — boliviana radicada no Brasil, professora da UniRio, destacando sua formação interdisciplinar em humanidades, música, museologia e educação. A dissertação de mestrado de Liana, intitulada “Os cegos e os museus”, apresenta seu entendimento profundo do museu como espaço alternativo de educação inclusiva, com ênfase nas potencialidades pedagógicas voltadas às pessoas com deficiência visual.
A atuação de Liana foi marcada pela criação de disciplinas e especializações inovadoras, como a Ação Educativa Cultural em Museus (1983–1987), e pela inserção da temática da educação especial nos currículos da museologia e da pedagogia. Seu legado é reconhecido não apenas por suas contribuições teóricas e institucionais, mas também pela sensibilidade e compromisso ético com a formação de novas gerações de educadores e museólogos.
A fala apresenta ainda momentos emocionantes de reconhecimento à trajetória de Liana, como a homenagem recebida no I Encontro de Educadores do Ibram, em 2010, e destaca sua militância incansável por uma museologia mais acessível, democrática e voltada às pessoas. Um episódio indispensável para quem deseja compreender o papel da educação e da inclusão no pensamento museológico contemporâneo.
Não esqueça de curtir, compartilhar e seguir nosso podcast para mais episódios sobre personagens da Museologia. Sempre com um convidado especial falando sobre a vida, pesquisa e atuação desses personagens que fazem do museu o seu mundo.
Você pode acessar o link no perfil para mais materiais complementares e conteúdos do podcast. Siga nossa newsletter em salvaeguarda.substack.com para ficar por dentro de tudo que estamos partilhando sobre museus, patrimônio e memória ao alcance do Farol.
Parceiros: Curso de Museologia e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (@ppgmuspa) da UFRGS
salva&guarda é um caderno de Museologia produzido pelo podcast Farol, que transforma sua maneira de se conectar com o patrimônio! Inscreva-se no link na bio (salvaeguarda.substack.com) e receba conteúdos diretamente no seu e-mail e aplicativo sobre eventos, atividades, dicas de leitura e sugestões do que assistir.
—
NOTÍCIA | Comitê Consultivo do Programa Pontos de Memória toma posse e inicia plano de trabalho para o triênio 2025-2027
MEMÓRIA | Mata-Borrão: um grande olho de madeira no centro da Porto Alegre da década de 60
MOVIMENTO | Vida e obra de Dyonélio Machado mobilizam Porto Alegre e fortalecem luta pela preservação de sua antiga casa no bairro Petrópolis
CIDADE | Projeto resgata memória dos cinemas de Pelotas por meio da arte, da tecnologia e da escuta afetiva
PROJETO | No 4º Distrito, um projeto de resgate da memória operária enfrenta a força do capital imobiliário e o esvaziamento das políticas culturais em Porto Alegre
—
salva&guarda é a newsletter do podcast Farol – Conexões da Informação, projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Apresentação e Curadoria: Lucas Petry & Equipe Farol
A salva&guarda é realizada com o apoio da Rádio da Universidade (UFRGS), e em parceria com o Curso de Museologia e o PPGMUSPA.
📩 Salva & Guarda mas também compartilhe com quem ama museus!
Recebemos Bruno Brulon Soares, professor-pesquisador em museologia e patrimônio na University of St Andrews e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Brulon possui trajetória sólida em museologia, com Bacharel em Museologia (2006), Licenciado e Bacharel em História (2011) pela UNIRIO; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – UNIRIO/MAST (2008) e dois doutorados (em Antropologia e História pela UFF), e presidiu o Comitê Internacional de Museologia do ICOM entre 2019 e 2022. É um dos principais teóricos da museologia contemporânea, com contribuições centrais sobre descolonização, musealização e usos políticos dos museus.
Neste episódio, Brulon reflete sobre a museologia brasileira, interseccionalidade, decolonialidade e as tensões entre o campo acadêmico e práticas sociais. Compartilha ainda experiências emblemáticas como o Museu das Remoções (@museudasremocoes) e os desafios globais para democratização dos museus.
Você pode acessar este e mais episódios no link no perfil. Siga nossa newsletter 👉 salvaeguarda.substack.com para ficar por dentro de tudo que estamos partilhando sobre museus, patrimônio e memória ao alcance do Farol.
Imagem da capa: Exposição “Imagens de Memória e Luta”, com fotografias do acervo do morador da Vila Autódromo e cofundador do Museu das Remoções, Luiz Claudio da Silva. Foto: Luiza de Andrade/RioOnWatch
Farol é um projeto de extensão da UFRGS, realizado por discentes e docentes dos cursos de museologia e do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio/PPGMUSPA. Neste episódio contamos com apresentação de Marcelo Aguiar e apoio da Rádio da Universidade com o técnico Jefferson Gomes.
Farol, conexões da informação, temporada 2025.
Neste episódio, homenageamos a trajetória da professora, doutora e museóloga Suely Moraes Ceravolo, com Marcelo Cunha, que compartilha reflexões e memórias sobre sua atuação marcante na museologia brasileira. Marcelo revisita momentos decisivos da vida de Suely, como sua formação em história e museologia, sua intensa produção intelectual, e sua dedicação à documentação museológica e à pesquisa em cultura material.
O episódio destaca o compromisso de Suely com a construção de um pensamento museológico crítico, sua atuação pioneira em instituições como o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, o Museu de Anatomia Veterinária e a Estação Ciência, além de sua contribuição fundamental para o curso de Museologia da UFBA, onde fundou o Observatório da Museologia na Bahia. A obra de Suely, marcada pelo rigor conceitual e pela sensibilidade com as palavras, é apresentada como legado vivo para as novas gerações.
Marcelo compartilha suas experiências pessoais e profissionais com Suely, revelando a generosidade, inteligência e impacto duradouro de sua trajetória. Um episódio imprescindível para quem deseja compreender os caminhos da museologia contemporânea no Brasil.
Não esqueça de curtir, compartilhar e seguir nosso podcast para mais episódios sobre os grandes nomes da Museologia. Sempre com um convidado especial falando sobre a vida, pesquisa e atuação desses personagens que fazem o museu seu mundo.
Você pode acessar o link no perfil para mais materiais complementares e conteúdos do podcast. Siga nossa newsletter em salvaeguarda.substack.com para ficar por dentro de tudo que estamos partilhando sobre museus, patrimônio e memória ao alcance do Farol.
salva&guarda é um caderno de Museologia produzido pelo podcast Farol, que transforma sua maneira de se conectar com o patrimônio! Inscreva-se no link na bio (salvaeguarda.substack.com) e receba conteúdos diretamente no seu e-mail e aplicativo sobre eventos, atividades, dicas de leitura e sugestões do que assistir.
—
REPORTAGEM | Há 45 anos, o MARGS levou esculturas à Praça da Alfândega
PONTOS DE MEMÓRIA | Cineclube Torres promove memória audiovisual e educação patrimonial no Litoral Norte Gaúcho
PROGRAMAÇÃO | Museu da Vida Fiocruz sedia 1º Encontro Nacional de Associações de Amigos de Museus
LEITURA | "Águas-vivas não têm ouvidos" mergulha na experiência da surdez e amplia o debate sobre acessibilidade
ASSISTA | Há 80 anos, Hiroshima era atingida pela bomba atômica; em 1959, Alain Resnais e Marguerite Duras criavam obra-prima do cinema mundial, o filme Hiroshima, meu amor
—
salva&guarda é a newsletter do podcast Farol – Conexões da Informação, projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Apresentação e Curadoria: Lucas Petry & Equipe Farol
A salva&guarda é realizada com o apoio da Rádio da Universidade (UFRGS), e em parceria com o Curso de Museologia e o PPGMUSPA.
📩 Salva & Guarda mas também compartilhe com quem ama museus!
T05E01 | Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) 2025-2035
Recebemos Átila Tolentino, doutor e mestre em Sociologia (UFPB) e Vera Mangas, Doutora em Memória Social (UniRio) e historiadora (UERJ).
Os convidados explicam a estrutura do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) 2025-2035, destacando sua construção colaborativa através de encontros em todo o país, pela edição 2024 do (re) Conexões, e sua votação no 8º Fórum Nacional de Museus, em Fortaleza.
O episódio debate os desafios de sua implementação, o papel do Ibram no monitoramento, e a importância de engajar instituições e profissionais na aplicação do PNSM. Vera e Átila enfatizam que o plano é uma ferramenta essencial para orientar políticas públicas e fortalecer a diversidade museológica brasileira na próxima década.
Você pode acessar o link no perfil para mais materiais complementares e conteúdos do podcast. Siga nossa newsletter salvaguarda.substack.com para ficar por dentro de tudo que estamos partilhando sobre museus, patrimônio e memória ao alcance do Farol.
Imagem da Capa: Jeny Sousa / Secult Ceará / 8º Fórum Nacional de Museus
Parceiros: Curso de Museologia e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (@ppgmuspa) da UFRGS
Neste episódio da série Museu é o Mundo de? exploramos a vida e as contribuições de Waldisa Rússio Camargo Guarnieri, com Cristina Bruno que fala sobre: a trajetória pioneira de Waldisa na museologia brasileira, sua atuação política e acadêmica, sua contribuição teórica ao campo, sua militância pela função social dos museus, além de sua visão crítica e comprometida com a formação profissional e a democratização do acesso ao patrimônio. Cristina compartilha memórias pessoais e acadêmicas que reforçam a atualidade do pensamento de Waldisa, ressaltando seu papel na construção de uma museologia socialmente engajada.
Não esqueça de curtir, compartilhar e seguir nosso podcast para mais episódios sobre os grandes nomes da Museologia. Sempre com um convidado especial falando sobre a vida, pesquisa e atuação desses personagens que fazem o museu seu mundo.
Você pode acessar o link no perfil para mais materiais complementares e conteúdos do podcast. Siga nossa newsletter salvaguarda.substack.com para ficar por dentro de tudo que estamos partilhando sobre museus, patrimônio e memória ao alcance do Farol.
salva&guarda | ed. 1
Um caderno cultural, boletim, newsletter, produzido pelo podcast Farol, que transforma sua maneira de se conectar com o patrimônio e a cidade! Inscreva-se no link na bio (salvaeguarda.substack.com) e receba conteúdos quinzenais diretamente no seu e-mail e aplicativo sobre eventos, atividades, dicas de leitura e sugestões do que assistir.
Apresentação e curadoria: Lucas Petry (@omemorioso)
—
EXPOSIÇÃO | A 14ª Bienal do Mercosul (@bienalmercosul), que, após adiamento devido às enchentes de 2024, ocorre agora em diversos espaços da cidade, reunindo obras de 77 artistas de várias regiões do mundo | No Museu da UFRGS (@museu.ufrgs) ocorre a exposição “Kya – Tramas, Teias e Redes Guarani Mbya e Juruá e em breve 16 de Maio, no mesmo local a 14º exposição curricular do curso de Museologia da UFRGS (@expocurricularufrgs), “Porto Alegre Imigrante: mosaico cultural
PONTOS DE MEMÓRIA | Em Caxias do Sul (RS), o Inventário Participativo de Galópolis (@inventariogalopolis) prova que patrimônio cultural se constrói com as mãos de quem vive a história.
PROGRAMAÇÃO | Entre os dias 12 e 18 de maio acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) a 23ª Semana dos Museus, confira a programação no site: visite.museus.gov.br
LEITURA | Ficções, de Jorge Luis Borges, um labirinto literário onde realidade e fantasia se fundem explorando temas como memória e identidade
ASSISTA | Onda Nova (1983) e Inventário de Imagens Perdidas (2023) em cartaz na @cinematecacapitolio
OUÇA | Casoteca, podcast do Instituto Brasileiro de Museus (@museusbr) e o episódio #1: Replicando o Passado - Museu Emílio Goeldi, que apresenta o projeto sobre acessibilidade e conexão com as comunidades em que o museu está inserido.
Gostou? Salva, Guarda, Compartilhe!
🚨 Temporada nova, foco renovado! O podcast Farol: Conexões da Informação estreia sua 5ª temporada com conteúdo 100% voltado à Museologia! Vem aí a newsletter Salva&guarda, o quadro Museu é o mundo de...?, além de debates sobre patrimônio e meio ambiente, e muito mais! 🌱🏛️
▶️ Ouça agora o episódio trailer!
⭐ Avalie no Spotify para que mais pessoas nos descubram!
📝 Responda nossa pesquisa de ouvintes: https://forms.gle/AGdxbomvTxJi6kgs9
📩 Assine a newsletter Salva&guarda: salvaeguarda.substack.com
📸 Siga no Instagram: @farol.ufrgs
O 15º episódio encerra a 4ª temporada do Farol Podcast com uma convidada especial: a nova reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora Marcia Cristina Bernardes Barbosa, para abordar as perspectivas e os desafios na gestão da UFRGS. O faroleiro Lucas George Wendt conversou com a física e pesquisadora, que atualmente, além de reitora, é professora titular no Instituto de Física da Universidade.
Em uma conversa que aborda diferentes temas e perspectivas para a gestão da UFRGS, nossa entrevistada discute a importância das mudanças climáticas e seu impacto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mencionando sua experiência na Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), onde participou do monitoramento climático e da avaliação de emissões para o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). Ao longo do episódio, a Reitora ainda destaca a criação de uma rede de emergência ambiental com outros pesquisadores, para abordar o problema e elaborar planos de ação, focando em aspectos comunicacionais, educacionais e, no caso do Rio Grande do Sul, de recuperação. Assim como a proposta da criação de uma Secretaria Especial de Emergência Climática na UFRGS e a programação de um evento na Universidade reunindo comunidade acadêmica e interessados para discutir prioridades relacionadas à pauta ambiental.
Siga as redes sociais da nossa convidada
Instagram: @marcia.barbosa.brazil
Você pode encontrá-la em: http://lattes.cnpq.br/7216344229807186
Escute esse episódio nas principais plataformas de streaming: você encontra os links em nossa bio.
Nos vemos no próximo ano!
No 14º episódio da 4ª temporada do Farol Podcast, abordaremos sobre a Geopoética, que busca promover formas de compreender e representar a relação entre o ser humano e a terra de maneira poética e reflexiva. O faroleiro Lucas George Wendt conversou com a bióloga e paleontóloga, Luiza Corral Martins de Oliveira Ponciano, que atualmente é docente permanente do Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação (PPGEC/UNIRIO). Seus temas de interesse incluem diversas áreas como Geoturismo, Geoconservação, Divulgação das Geociências, Patrimônio Natural, entre outros.
Nossa convidada ao longo do episódio discute a Geopoética como uma abordagem que busca promover uma compreensão poética e reflexiva da relação entre os seres humanos e a Terra, enfatizando a união entre ciência e sensibilidade. Destacou que a Geopoética permite uma abordagem tanto interdisciplinar como transdisciplinar, o que enriquece a pesquisa e a prática nas áreas de geociências e artes.
Siga as redes sociais da nossa convidada
Instagram: @luiza_puri_corral_lola
Você pode encontrá-la em: http://lattes.cnpq.br/0519721250469036
No 13º episódio da 4ª temporada do Farol Podcast, abordaremos sobre Arquivos Comunitários e comemorar o Dia do Arquivista, celebrado no último dia 20 de outubro. A faroleira Letícia Heinzelmann conversou com o educador e historiador, Jean Camoleze, que atualmente é Gestor de Documentos e Arquivos do Arquivo Nacional, coordenador de Acervos da Casa do Povo e colaborador dos acervos do MST, do cursinho popular UNEAFRO e dos espaços de memória Casa Sueli Carneiro e Instituto Vladimir Herzog.
Nosso convidado ao longo do episódio aborda a importância dos arquivos na construção da memória coletiva e na preservação de histórias de comunidades, especialmente em relação a arquivos comunitários. Destaca que os arquivos não são apenas locais de armazenamento, mas sim espaços de construção e vitalidade: refletindo a vida e as experiências humanas. Por fim, menciona sobre a recente cooperação entre o Arquivo Nacional e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, visando fortalecer a política arquivística no Brasil.
Siga as redes sociais do nosso convidado
Instagram: @jeancamoleze
Você pode encontrá-lo em: http://lattes.cnpq.br/2523337203830340
Até o próximo episódio!
No 12º episódio da 4ª temporada do Farol Podcast, abordaremos sobre o tema Organização do Conhecimento e aspectos relacionados à Ciência da Informação. A Faroleira Magda Almada conversou com os professores Gustavo Saldanha e Vinicios Menezes. Gustavo Saldanha atualmente é pesquisador no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e professor associado da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Estuda as relações entre filosofia, informação e linguagem. Investiga o domínio de estudos da filosofia e da epistemologia da informação e dos conceitos fundamentais do campo informacional, no âmbito das investigações epistêmico-historiográficas da Ciência da Informação e da Biblioteconomia. Já Vinicios Menezes, atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua com foco decolonial nos aspectos filosóficos, epistemológicos e historiográficos da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Atualmente desenvolve pesquisa em Filosofia, Informe da Informação, Organização do Conhecimento Indígena e Biblioteconomia Indígena, sob o ponto de vista do perspectivismo ameríndio.
Nossos convidados ao longo do episódio discutem a relação entre a Organização do Conhecimento e a Ciência da Informação, compartilhando suas trajetórias como pesquisadores e perspectivas sobre o tema, assim como suas conexões e experiências como um todo. Dialogam também sobre o papel da Organização do Conhecimento para a transformação social da Ciência da Informação, abordando perspectivas críticas baseadas em suas experiências acadêmicas. Por fim, discutem também sobre o futuro da Organização do Conhecimento.
Siga as redes sociais dos nossos convidados
Instagram: @vinicios.s.menezes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1035639338519262
Lattes Gustavo Saldanha: http://lattes.cnpq.br/6143079905555041
Até o próximo episódio!
No 11º episódio da 4ª temporada do Farol Podcast, abordaremos a Museologia Indígena. A faroleira Patrícia Machado conversou com a museóloga e educadora de museu, Marília Xavier Cury, que atualmente é professora associada II no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP). Possui experiência na área de Museologia e Arqueologia Pública, com ênfase na Museologia Crítica, Museologia Social e Museologia Colaborativa.
Nossa convidada ao longo do episódio relatou sobre sua trajetória na área museal, da sua formação na década 1980, no Curso de Especialização em Museologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), ao seu ingresso no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), que a proporcionou diversas experiências museais colaborativas com grupos indígenas. Cury trabalha desde 2010 com os grupos indígenas Kaingang, Guarani-Nhandeva e Terena e se coloca como uma aprendiz da Museologia Indígena, vivência que a permite cotidianamente reformular sua ideia de museu e defender uma Museologia viva.
Siga as redes sociais da nossa convidada
Instagram: @mariliaxaviercury
Você pode encontrá-la em: http://lattes.cnpq.br/1362575549351097
Até o próximo episódio!
No 10º episódio da 4ª temporada do podcast Farol, abordaremos a 18ª Primavera dos Museus e o Programa Nacional de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória - Acesse Museus, tema gerador da edição. A faroleira Patrícia Machado conversou com a arquiteta e urbanista Rafaela Alves Felício, que atualmente é coordenadora de Espaços Museais e Arquitetura do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Ela possui experiência nas áreas de arquitetura de museus, patrimônio histórico, conservação preventiva de museus e edificações históricas e acessibilidade em museus.
Ao longo do episódio, nossa convidada comentou como sua experiência se relaciona com o cargo na Coordenação de Espaços Museais e Arquitetura no Ibram, e explicou sobre o Acesse Museus, programa em fase de desenvolvimento pelo Ibram, que busca promover diretrizes e práticas acessíveis e inclusivas, e que será lançado neste mês de setembro de 2024. Por fim, falamos sobre a 18ª Primavera dos Museus, que ocorre entre os dias 23 e 29 de setembro com o tema ‘Museus, acessibilidade e inclusão’, e de que maneira ele pode estimular as instituições participantes para que promovam ainda mais atividades inclusivas em seus espaços.
🛜 Site citado pela entrevistada, em que pode ser acessada a lista com as 2.295 atividades cadastradas na 18ª Primavera dos Museus:
⚠️ Em um ponto do episódio é citada a Carol. Trata-se da docente Ana Carolina Gelmini de Faria, uma das coordenadoras do podcast Farol, que atualmente é diretora do Departamento de Processos Museais do Ibram.
Siga as redes sociais de nossa convidada:
Instagram: @rafaelafelicio
Você pode encontrá-la em: http://lattes.cnpq.br/1380155438475088
Até o próximo episódio!