
Recebemos Bruno Brulon Soares, professor-pesquisador em museologia e patrimônio na University of St Andrews e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Brulon possui trajetória sólida em museologia, com Bacharel em Museologia (2006), Licenciado e Bacharel em História (2011) pela UNIRIO; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – UNIRIO/MAST (2008) e dois doutorados (em Antropologia e História pela UFF), e presidiu o Comitê Internacional de Museologia do ICOM entre 2019 e 2022. É um dos principais teóricos da museologia contemporânea, com contribuições centrais sobre descolonização, musealização e usos políticos dos museus.
Neste episódio, Brulon reflete sobre a museologia brasileira, interseccionalidade, decolonialidade e as tensões entre o campo acadêmico e práticas sociais. Compartilha ainda experiências emblemáticas como o Museu das Remoções (@museudasremocoes) e os desafios globais para democratização dos museus.
Você pode acessar este e mais episódios no link no perfil. Siga nossa newsletter 👉 salvaeguarda.substack.com para ficar por dentro de tudo que estamos partilhando sobre museus, patrimônio e memória ao alcance do Farol.
Imagem da capa: Exposição “Imagens de Memória e Luta”, com fotografias do acervo do morador da Vila Autódromo e cofundador do Museu das Remoções, Luiz Claudio da Silva. Foto: Luiza de Andrade/RioOnWatch
Farol é um projeto de extensão da UFRGS, realizado por discentes e docentes dos cursos de museologia e do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio/PPGMUSPA. Neste episódio contamos com apresentação de Marcelo Aguiar e apoio da Rádio da Universidade com o técnico Jefferson Gomes.
Farol, conexões da informação, temporada 2025.