Imagina sair do Brasil para um intercâmbio e, no fim, acabar encontrando o amor da sua vida. Essa é a história da capixaba Maria Luiza da Silva Frekhaug, a Malu, de 30 anos, natural de São Mateus, no Norte do Espírito Santo.Nesta edição do Capixabas pelo Mundo, vamos conhecer a trajetória de Malu, que se mudou para Vitória aos 17 anos para cursar Jornalismo na Ufes. No último ano da graduação, conquistou uma vaga como produtora na TV Gazeta Norte, em São Mateus, sendo depois transferida para Linhares, onde trabalhou até janeiro de 2023. Foi nesse período que surgiu a oportunidade de realizar um intercâmbio para estudar inglês na Dinamarca, por meio de bolsas de estudo.O que começou como um projeto acadêmico se transformou em uma grande virada pessoal. Na Europa, Malu conheceu o dinamarquês Matias da Silva Frekhaug. Antes cética sobre a ideia de “príncipe encantado”, ela diz ter mudado de opinião ao se apaixonar.O casal planejava se casar apenas em 2026, mas decidiu antecipar os planos “do nada” e, no último dia 9 de setembro, oficializou o casamento civil na Dinamarca. Logo depois, optaram por se mudar para a Suécia, país considerado mais barato e menos burocrático para viver.Hoje, Malu enfrenta os desafios da adaptação: ainda não domina totalmente o dinamarquês e nem o sueco, lida com um mercado de trabalho europeu restrito, em que é essencial falar fluentemente o idioma local, e sente saudades da família e da comida brasileira. Por enquanto, apenas Matias está empregado, enquanto ela se dedica a aprender mais sobre a cultura e a língua.Na entrevista, Malu revela como foi organizar um casamento às pressas, os motivos que levaram à mudança repentina para a Suécia e como está sendo viver essa nova fase da vida.Ouça a conversa completa do quadro Capixabas pelo Mundo.
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os estados, o Distrito Federal e os municípios sigam o modelo federal de transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares consolidado a partir de determinações da Corte. Caberá aos tribunais de contas e aos Ministérios Públicos estaduais a adoção de providências para assegurar que a execução das emendas, no âmbito dos entes federativos, siga esse parâmetro a partir do orçamento de 2026.O STF realizou na quinta-feira (23) uma audiência de conciliação para discutir a transparência nas emendas parlamentares, especialmente as chamadas emendas Pix, e o papel do Tribunal de Contas da União (TCU) na fiscalização desses recursos. Convocada pelo ministro Dino, a audiência tem como objetivo avaliar os avanços na rastreabilidade das transferências especiais e esclarecer os efeitos das decisões já tomadas pela Corte, como a que derrubou o chamado “orçamento secreto".A promotora de Justiça Maria Clara Mendonça Perim, doutora em Direito Público especializada em governança, acompanhou em Brasília na semana passada o julgamento do STF.O processo estrutural sobre orçamento público, portanto, passa a gerar efeitos em níveis mais capilares da federação. A partir do Orçamento do ano que vem as emendas parlamentares estaduais e municipais terão de ser submetidas às mesmas regras de transparência e rastreabilidade aplicadas às emendas de deputados federais e senadores. Ouça a conversa completa!
No Capixabas pelo Mundo de hoje, a gente vai conversar com um jovem engenheiro de São Mateus que decidiu transformar a carreira em uma jornada internacional. Lucas Rios, de 24 anos, recém-formado em Engenharia de Produção pela Ufes, está morando na Áustria, onde convive com pessoas de várias nacionalidades e idiomas. Ele vai contar como a formação o levou para fora do país e como foi a primeira semana convivendo com tantas nacionalidades diferentes.
O Padre Júlio Lancellotti, figura emblemática por seu trabalho social e humanitário, é um dos convidados da 1ª edição da Festa Literária Internacional Capixaba (Flinc), um evento gratuito que ocupará o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, que tem início nesta sexta-feira (10) e segue até domingo (12), das 9 às 21h. Além da programação de mesas e atividades, o evento contará com a presença de editoras capixabas e nacionais, expandindo as possibilidades de circulação de livros e de acesso às produções contemporâneas. Em entrevista ao CBN Cotidiano, Padre Júlio Lancelotti, fala sobre seu trabalho e suas expectativas para o evento. Ouça a conversa completa!
O quadro "Capixabas pelo Mundo" desta semana viaja para a Estônia. Quem conta as histórias sobre o país é o Gustavo Magnago, que está há oito anos na Europa. Ele conta que lá a cultura é marcada pela modernidade digital e por tradições ancestrais, como a sauna. A vida estoniana ainda carrega os vestígios da União Soviética na arquitetura, na história de superação e na proximidade geográfica com a Rússia.Ouça a conversa completa!
O Espírito Santo sediará pela primeira vez uma Festa Literária Internacional. Com mais de 60 convidados e 30 atividades programadas, a 1ª edição da Festa Literária Internacional Capixaba (Flinc) acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. O evento será totalmente gratuito e promete ser um ponto de encontro singular para amantes da literatura e da cultura.
No Capixabas Pelo Mundo você vai conhecer a história da Jacqueline Rangel, que mora há quase oito anos em The Woodlands, no estado do Texas, nos Estados Unidos. Ela compartilhou curiosidades sobre o estilo de vida no país.
Nesta edição de Capixabas Pelo Mundo, conheça a história de Eber Lucas de Oliveira, estudante de Engenharia Civil da Ufes que se mudou para Paris. Ouça a conversa completa!
O Espírito Santo, um gigante do café, prepara-se para sediar o seu maior evento do setor. O Festival Coffees chega à terceira edição com a finalidade de conectar produtores, especialistas e o consumidor final, entre 18 e 20 de setembro, no estacionamento do Shopping Vitória, com entrada gratuita.No estado considerado o segundo maior produtor de café do país, o evento será a vitrine perfeita para mostrar a diversidade de grãos, as técnicas de preparo e o "terroir" único de cada região, e chega para desmistificar o conhecimento sobre a bebida e valorizar a excelência da produção capixaba.
A tradicional corrida de rolimã do Bairro da Penha chega a sua 15ª edição. Com mais de 70 participantes, a maior competição de rolimã do Brasil acontece neste final de semana, entre os dias 20 e 21. A corrida acontece na Avenida Hermínio Blackman, em uma descida que garante muita radicalidade e emoção, seja para os pilotos de rolimã ou para o público. Nos dois dias as atividades começam a partir das 8 horas. A corrida começou como uma simples brincadeira, em 2009.Com o passar dos anos, cresceu e ganhou ares de disputa. A criatividade é tanta que muitos participantes preparam seus carrinhos por meses.
Breno Azevedo Faria de Oliveira, de 27 anos, trabalha hoje com a criação de moldes para injeção de termoplásticos em Portugal. Natural de Cariacica, ele decidiu deixar o Espírito Santo há quatro anos, em busca de novas oportunidades, após sentir-se estagnado durante a graduação em Filosofia na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O que começou como uma experiência incerta rapidamente se transformou em rotina. Logo no dia seguinte à chegada, Breno conseguiu o primeiro emprego em uma padaria. Desde então, conciliou adaptações culturais com os desafios da solidão, mas também encontrou espaço para estudar e se firmar profissionalmente. Ele vai contar mais sobre essa jornada agora, no quadro Capixabas pelo Mundo. Ouça a conversa completa!
O que acontece quando um capixaba decide trocar o sol de Aracruz pelo charme da Holanda? É o que vamos descobrir no quadro Capixabas pelo Mundo! Nesta edição recebemos Loraydan Miranda, engenheiro de 31 anos, que abriu as portas de sua nova vida para os ouvintes da CBN. Ele nos falou sobre o estilo de vida holandês, ressaltando a tranquilidade da segurança pública e o famoso equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, algo que muitos de nós sonhamos em alcançar. Prepare-se para uma conversa inspiradora sobre novas perspectivas e prioridades.
A peça “A Lista”, estrelada por Lilia Cabral e sua filha Giulia Bertolli chega ao Espírito Santo, nesta semana, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no Teatro da Ufes, em Vitória. Com texto de Gustavo Pinheiro e direção de Guilherme Piva, para além do humor, “A Lista”, que virou filme recentemente, propõe uma metáfora sobre o Brasil. Lilia interpreta uma aposentada de Copacabana, Rio de Janeiro, e o espetáculo conta a história da mulher que se vê obrigada a conviver com uma vizinha mais jovem, vivida pela filha de Lilia, Giulia Bertolli. Esse contato é recheado de sentimentos, lembranças e descobertas que marcam as vidas das duas. Em entrevista ao CBN Cotidiano, Lilia detalha sua relação com os palcos. "Não é o sucesso pelo sucesso, mas que o trabalho imprima alguma coisa no público", conta. Ouça a conversa completa!
Nesta edição de Capixabas Pelo Mundo, vamos conhecer a história de Liliana Carneiro da Rocha. Natural de Vitória, hoje, ela mora na Espanha. Ouça a conversa completa!
A pé, e portando apenas uma câmera fotográfica, os dois andaram os mais de 400 quilômetros conhecendo a fauna, flora e as comunidades que formavam as cidades litorâneas.“A pé te desperta muitas coisas interiores. Eu digo, é uma viagem ao interior. É meio filosófica e espiritual, mas também física, tem que ter realmente muita disposição e determinação. A gente teve que encarar muitas coisas pela primeira vez. Fizemos exatamente os 400 quilômetros assim, passo a passo”, frisou Rondelli.
Em 2005, Roseli Schwartz saiu do Espírito Santo com um plano simples: passar um ou dois anos na Itália, juntar dinheiro e realizar um sonho antigo — dar uma casa para sua mãe. Vinte anos depois, ela volta ao Brasil como uma chef reconhecida em Roma, trazendo na bagagem histórias saborosas que envolvem panelas de barro, feijoadas em jantares de gala e elogios vindos de craques como Alisson Becker, Juan Santos e Francesco Totti. Em entrevista ao CBN Cotidiano, ela fala sobre a sua história.
Nesta edição de Capixabas Pelo Mundo, vamos conhecer a história de Thais Cadexa. Natural de Marataízes, hoje ela vive na Irlanda. Ouça a conversa completa!
A ultramaratonista aquática Thaís Sant’Ana, de 33 anos, se tornou a primeira mulher do Espírito Santo – e apenas a terceira brasileira – a completar a tradicional volta à Ilha de Manhattan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A nadadora atualmente reside em Campinas, São Paulo. Foram 8 horas, 25 minutos e 2 segundos de prova para vencer os 47 quilômetros do percurso, realizado no Rio Hudson. O trajeto, em formato de circum-navegação, oferece um cenário único aos atletas, com a possibilidade de avistar ícones nova-iorquinos como o Empire State Building, o One World Trade Center e a Ponte do Brooklyn. Em entrevista ao CBN Cotidiano, ela fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!
Nesta edição de Capixabas Pelo Mundo, conheceremos a história de Roberta Mara Hygino Schulte, de 54 anos. Natural de Vitória, a engenheira civil trocou a vida no Espírito Santo por aventuras no Canadá. Ouça a conversa completa!
Na última semana, o debate sobre pedofilia tomou conta das redes sociais após uma denúncia do influenciador Felca, que apontou o crescimento de conteúdos que "adultizam" crianças nas redes sociais. Para além da internet, o tema também foi discutido por parlamentares. Em entrevista ao CBN Cotidiano, o advogado criminalista Rafael Lima explica quais os projetos de lei que existem e tratam da prevenção e combate à adultização de crianças. 'O que resolve o problema social não é lei. É cultura, conscientização', defende. Ouça a conversa completa!