Contato: (47)98856-4800Nosso convidado da semana recebeu uma visita inesperada em 1994, uma não, 14. A partir daí, ele vivenciou experiências fantásticas que em 2023 publicou em um livro chamado "Um ET em minha casa"Se você curte ufologia, casos de abduções ou apenas gosta do tema extraterrestres, certamente você vai curtir esse episódio.
Nossa convidada quebrou um tabu secular, é a primeira mulher a ocupar a cadeira de presidente da Associação Empresarial de Blumenau e já está na sua segunda gestão, perto de passar o bastão para seu vice, Osnildo Maçaneiro.Christiane também é presidente da empresa familiar Ártico Refrigeração que está no mercado há 65 anos.
O último episódio dessa temporada do OktoberCast foi com o trio da Realeza da 40a edição da Oktoberfest.A rainha Gabrielle Kratz, a primeira princesa Giane Prochnow e a segunda princesa Gabriela Schoeler que deram um show de simpatia e maturidade.
Nosso convidado de hoje é o advogado José Carlos von Hohendorff, nascido em Blumenau, morou na região da Alameda, estudou no Sagrada Família e Santo Antônio e seu primeiro trabalho foi de encadernador na Biblioteca Fritz Müller.Nesse período trabalhou diretamente com José Ferreira da Silva, um tijucano que foi jornalista, professor, historiador e até prefeito de Blumenau.Uma figura que nem todos entendem o grau de importância mas que com o relato de João, ficará um pouco mais claro.
Pedro Elizio, o Rudi Croza e Felipe Elizio, o Willy Wurst, retomam a dupla que marcou uma geração de blumenauenses através dos icônicos personagens.
Os alemães mais queridos do Vale do Itajaí conversaram sobre a volta, relembraram esquetes e cantaram o novo Single "Meu Caneco"
No final, se emocionaram com a relação bonita entre pai e filho que cultivam.
O Oktobergruppe é um tradicional grupo de desfile da Oktoberfest que possui atrações como o famoso Pisswagen, o pipi-móvel, o Brauereiwagen, a mini cervejaria móvel e as mochilas de chopp com som que vão distribuindo o precioso líquido da Oktoberfest aos foliões pela Rua XV de Novembro.
Nesse episódio, eles contam como tiveram a ideia de formar o grupo, a concepção dos carros e curiosidades que aconteceram em todos esses anos de Oktoberfest.
O Radler é um grupo diferenciado dos desfiles da Oktoberfest Blumenau. Ele homenageia as bicicletas, um importante modal muito utilizado para lazer mas sobretudo para o transporte de trabalhadores até as industrias da cidade numa época em que os carros ainda não havia se popularizado.
Com bicicletas com até mais de 100 anos, o Radler faz uma grande festa e celebra junto aos espectadores na Rua XV de Novembro, uma tradição passada de pai pra filho há tantas gerações.
Otto Baier é filho de Roberto Baier, cartorário conhecido em Blumenau pelo 1º Registro de Móveis, fundado em 1890 por Elesbão Pinto. Baier é descendente de Emil Odebrecht, primeiro demarcador de terras e braço direito de Dr. Blumenau. E de Henrique Krohberger, arquiteto que projetou a Igreja do Espírito Santo (Luterana) e a antiga Igreja Matriz (católica). Ele também tem parentesco com a família Deeke e com os antigos donos do Hotel Rex.Otto é colecionador de carros antigos e raros, principalmente alemães, mas tem grande paixão por DKW's. Tanto que projeta lançar um museu do automóvel especializado em DKW que será o único no mundo aqui em Blumenau.A conversa foi extremamente rica em memórias da cidade. Otto estudou no Colégio Santo Antônio e sempre morou na região central de Blumenau. Foi testemunha de diversos acontecimentos.
O convidado do 4º episódio do OktoberCast é simplesmente o co-idealizador da Oktoberfest Blumenau.Sérgio Hess de Souza, junto com outros colegas empresários tinham a ideia de criar a Oktoberfest desde o final dos anos 70. O episódio é recheado de curiosidades como os que os primeiros desfiles que tinham a presença de atores globais e de artistas e animais do Beto Carrero além dos clubes de caça e tiro, os sorteios de carros e a dificuldade de encontrar uma cervejaria nacional que quisesse patrocinar o chopp da festa. Cada minuto desse episódio é precioso! Os oktoberfesteiros e amantes da história vão se deliciar com cada história contada por quem não só testemunhou mas planejou e executou as primeiras edições da festa.
De bibliotecário da Furb à proprietário de uma das maiores construtoras de Blumenau. Guilherme Voltolini assumiu a Castelo Engenharia de seu pai mas imprimiu seu DNA nela desde que assumiu no início dos anos 2000.A Castelo é construtora que trabalha exclusivamente por administração. Seus empreendimentos focam nas pessoas, na convivência com a cidade e a natureza. Um deles, o Kaiserstrasse recebeu três prêmios internacionais pelo seu conceito. Uma parceria entre Castelo e o arquiteto Nicolas Alencar.
Nosso convidado é Osnildo Maçaneiro, que tem uma trajetória profissional inspiradora tendo começado como empacotador e hoje é presidente executivo da Rede Cooper com previsão de faturamento de R$ 2 bilhões e mais de 3.000 colaboradores.Osnildo também é vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Blumenau, a ACIB e tem sido voz ativa em discussões relevantes da cidade como obras estruturantes que beneficia a economia e a população.
Nossa convidada começou a ter noção do que é empreender com 12 anos de idade e já no ramo de estética, segmento que se destaca pela técnica, competência, clientela e prêmios conquistados.Começou como design de sobrancelha, depois investiu na micropigmentação e por fim, percebeu que a remoção da micropigmentação traria mais resultado para as clientes que buscavam mais naturalidade.
O convidado desse episódio é Guilherme Gunther, que conhece a complexidade de organizar uma festa da magnitude da Oktoberfest de Blumenau como poucos. Desde 2013 na Vila Germânica, Guilherme soma mais de 12 anos de experiência e lidera uma equipe numerosa com a missão de tornar a Oktoberfest Blumenau melhor a cada edição.Oktoberfest Summit: https://oktoberfestsummit.com.brInformações Oktoberfest: https://oktoberfestblumenau.com.br
Nosso convidado do episódio 264 é Adolfo Hort Neto, que de empregado chegou a sócio-proprietário da Mafezzo Marmoraria.Ele conhece seu sócio Norberto Kalvelage há 48 anos e é casada há 45 anos. No podcast, ele conta como foram algumas vendas e negociações curiosas, a relação tão duradoura com a sociedade e o que aprendeu ao longo dos anos como empreendedor.Um episódio divertidíssimo que você não vai ver o tempo passar.
Recebemos o maestro José Carlos Oechsler do centenário Coro Masculino Liederkranz que existe desde 1909 e já ensaia há muitos anos no Centro Cultural 25 de Julho.O regente é o idealizador do espetáculo "O Encontro dos Velhos Camaradas" que acontece quase todas as noites de Oktoberfest. Os Velhos Camaradas também é responsável pelo show de lançamento da contagem regressiva para a Oktoberfest de todos os anos e pelo show de fechamento no último dia da festa.
Dr. Maycon Duarte é fonoaudiólogo, formado pela UFSC e pós-graduado pela USP. Fundou a clínica Espaço Auditivo em 2023 com intuito de inovar no segmento do tratamento de perda auditiva e zumbido em Blumenau. A Espaço Auditivo é a única clínica da região a ter o aparelho para o exame de Mapeamento da Fala e o Therapy Zumbido. Além disso, ela é revenda oficial da marca suíça Phonak de aparelhos auditivos.Aparelhos recarregáveis, com inteligência artificial e extremamente discretos que aliados ao acompanhamento e know-how da Espaço Auditivo, garante confortável adaptação e resultados significativos como foi o caso da Joice que conta seu relato de otosclerose no decorrer do episódio.
O Kochkäsewagen é a mais nova atração dos desfiles da Oktoberfest. Conversamos com os idealizadores do grupo Karoline e Alair "Chiquinho" Gerkhe, pai e filha, que encontraram no kochkäse, uma iguaria feita de queijo maturado cozido com sal que virou patrimônio imaterial de Santa Catarina, uma forma de manter a tradição gastronômica trazida pelos imigrantes germânicos através dos nossos antepassados.Quem aprecia o kochkäse, tem memória afetiva com a uma e com o opa. Volta a ser criança, lembrando dos cafés preparados com amor e carinho pelas matriarcas das famílias de Blumenau e região.
O episódio 262 recebeu a presença de César Feller, presidente da associação dos lojistas do CIC Blumenau e Jackson Pitz, gerente administrativo-financeiro do tradicional centro comercial, fundado há 34 anos na cidade.Ao longo da conversa, eles contaram a história, a transição de vendas no atacado para o varejo, os antigos e novos desafios que os lojistas enfrentam e alguns spoilers bem interessante como por exemplo, novas unidades espalhadas por bairros estratégicos de Blumenau e muito mais!
Aline Theis, terapeuta energética retorna ao Blumencast para dar continuidade ao tema curioso "energia coletiva de Blumenau", ou seja, a atmosfera que influencia ou repele os comportamentos dos moradores da cidade.No final, ela apresentou alguns fatos históricos lindados com a numerologia. O que a data de nascimento de Dr. Blumenau, as datas das maiores enchentes e a data de fundação da Colônia Blumenau podem ter influenciado em nossa cidade?Um episódio curiosíssimo que alia espiritualidade e história.
Marlene Hüskes é uma grande entusiasta da história de Blumenau. Nascida de sobrenome Fischer na década de 50 na antiga maternidade Elsbeth Koehler, estudou no João Widemann e no curso de contabilidade do Colégio Santo Antônio. Trabalhou na Prosdócimo, Casa Royal e Seguros Bamerindus. Depois se encontrou nas artes plásticas promovendo diversas exposições, na poesia lançando seu primeiro livro e na literatura lançando seu mais novo livro "Memórias de Malena" que conta histórias da sua infância e vida adulta com Luiz Alves e Blumenau como pano de fundo.É uma membra engajada no grupo de Facebook "Antigamente em Blumenau"contribuindo com fotos inéditas e comentários pertinentes que agregam valor histórico.Ela foi responsável por catalogar as obras, documentos e arquivos do artista blumenauense Élio Hahnemann após seu falecimento em 2006, um pedido pessoal que o próprio fez a ela pouco tempo antes da sua morte. O compilado foi entregue ao Arquivo Histórico de Blumenau.