Neste episódio, a jornalista, pesquisadora e professora Maíra de Deus Brito explica de onde surgiu o conceito de letramento racial. Ela traz reflexões sobre essa poderosa ferramenta de reeducação antirracista, que tem sido fundamental para a desconstrução de formas de agir e de pensar naturalizadas por nossa sociedade. Maíra é mestra e doutoranda em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília (UnB)
O rádio no Brasil completou 100 anos no dia 7 de setembro. Foi nesta data, em 1922, que os brasileiros ouviram pela primeira vez uma transmissão de rádio.
Neste episódio do Vozes Podcast, converso com a jornalista, radialista e produtora de Rádio/TV Simone Magalhães. Ela conta um pouco da sua trajetória na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde já atuou como produtora da Rádio MEC e Rádio Amazônia. Para quem não sabe, a EBC produz o programa de rádio mais antigo do país - A voz do Brasil.
No momento onde os streamings ganham força, como será o futuro das rádios? Qual a importância desse veículo, num país onde 33,9 milhões de brasileiros estão desconectados da internet e outros 86,6 milhões não conseguem se conectar todos os dias?
Venha saber mais sobre o tema neste episódio!
De acordo com o levantamento Demitindo Preconceitos, realizado pela Santo Caos em 14 estados do país, 38% das empresas mostram restrições para a contratação de homossexuais.
Fala-se muito em inclusão no mercado de trabalho, mas constatamos pouca representatividade compatível com a diversidade da população brasileira. Na prática, grande parte das empresas seguem na contramão dessa mudança cultural tão necessária.
Neste bate-papo do Vozes Podcast, o administrador e professor Diogo Pinheiro ressalta a importância de organizações tornarem-se mais plurais e democráticas, adotando iniciativas de inclusão de equipes multidisciplinares que combinem capacidades coletivas de diferentes culturas, gênero, sexualidade, etnias, idade, classes sociais, pensamentos, opiniões e deficiências. Diogo é Mestre em Governança e criador da Newsletter Mundo Compliance e Controles.
Neste episódio, a coordenadora de projetos para enfrentamento ao tráfico de pessoas e promoção dos direitos de migrantes e refugiados na ASBRAD (Associação Brasileira de Defesa da mulher, da infância e Juventude) fala sobre a importância da informação e conscientização da população para o combate ao tráfico de pessoas no Brasil. Ela ressalta também o papel da ASBRAD na defesa dos direitos humanos. A instituição atua há 20 anos com profissionais de diversas áreas nas 27 capitais do país apoiando vítimas de violência doméstica e sexual, vítimas do tráfico de seres humanos, violência contra o idoso, execução de medida socioeducativa aplicadas a adolescentes em conflito com a lei e de defesa das crianças e adolescentes.
Neste episódio, o Vozes Podcast conversa com Camila Boaventura, brasileira que vive em Amsterdã, na Holanda. A série #VozesConexão compartilha experiências de brasileiros que decidiram migrar para outros países.
Bate-papo com a cineasta e jornalista Vilma Martins, que conta um pouco da sua trajetória e desafios enfrentados como roteirista e diretora de cinema sendo mulher e negra. Vilma é uma das idealizadoras do Coletivo Sujeito Filme e recebeu recentemente o prêmio de melhor filme e roteiro por júri popular no Festival Fade to Black com seu curta 5 Fitas, produzido em parceria com Heraldo de Deus. Ela compartilha também um pouco da sua experiência como estudante na renomada Escola Internacional de Cinema de Havana, em Cuba.
Bate-papo com a microbiologista Renata Oliveira, residente em Lisboa; e a gastrônoma Alane Franco, residente em Milão, que contam os bastidores da vida europeia diante da pandemia do Coronavírus. Como o governo local tem lidado com essa crise mundial? Há negacionismo? A população obedece às regras? Existe um plano de vacinação contra a covid-19? Esse episódio está imperdível, com muitas informações relevantes sobre as medidas que os europeus têm adotando para sobreviver à maior crise sanitária dos últimos tempos.