No nono episódio do Vivscast eu conversei com a @flor_bertarini, dona do sotaque argentino carioca mais delícia que você vai ouvir hoje. Ela que foi minha primeira professora de cerâmica e me apresentou para esse antigo novo mundo. Florzita, como eu gosto de chamá-la, transicionou de uma vida no mercado financeiro e mergulhou completamente nessa janela a prova do tempo moderno que é lidar com o barro. Eu acredito que se conectar com a simplicidade de nossa energia criativa nos ajuda a nos sentir vivos. Vem com a gente nesse papo sobre barro, tempo, vida? <3
O que você, homem, pode fazer hoje para acolher sua complexidade? No oitavo episódio do Vivscast eu trouxe meu amigo Andree Ximenes para um papo sobre masculinidades (sim, no plural!), energias Yin e Yang, passado, presente, futuro. O pensamento distorcido sobre o que significa ser homem criou uma caixa impossível de acomodar um ser inteiro. Chega mais, vamo conversar! <3
Eu e meu amigo Lourenço, dono do perfil @no.disposables - que já dividiu muito sobre o movimento zero desperdício nessa internet - conversamos sobre nossos processos individuais com a sustentabilidade. Como tudo na vida, tem sido uma grande montanha russa, para nós dois. Conversamos sobre olhar para necessidades, limites, e principalmente, sobre como ser mais sustentável é uma eterna construção. Pequenos atos tem impacto sistêmico. Mas tem que te dar prazer e fazer sentido! Vem ouvir e se permitir ser atravessado por essa aula linda do Lou. <3
No sexto episódio da temporada, chamei a Mari @aquelamari para um papo sobre gerações. Conversamos bastante sobre como crescer com as referências da geração dos Millenials (ela)e no meu caso, da geração Z, impactou nossa forma de olhar a vida. A "receita mágica do bolo da felicidade" mudou um pouco de geração pra geração, mas ainda assim ela tem muitos efeitos em nós até hoje. Temos muito o que descamar nessa cebola de nós mesmos. Chega mais!
*link: https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/atendimento-psicologico-gratuito-ou-a-preco-popular-no-rio/
No quinto episódio do Vivscast (e primeiro de 2021!) eu e Juliana Royo @juroyo conversamos sobre a necessidade de termos uma comunicação não violenta (CNV). Violência é tudo que tenta reduzir, silenciar a humanidade do outro, ou a nossa própria humanidade. "precisamos de afeto, segurança, expressão e pertencimento tanto quanto precisamos de comida, água e sono." Você já parou pra pensar que suas necessidades afetivas também são necessidades básicas? Vem com a gente nesse papo sobre olhar, cuidar e regenerar relações.
(Pranayama da Debora) Se você já escutou o ep 04, eu fico muito feliz que tenha se dado esse tempinho de autocuidado! A Debora guiou um prayanama (respiração) que todo mundo pode fazer quando sentir que precisa voltar pro seu centro. Espero que ajude por aí <3 Namastê.
No quarto episódio do Vivscast, convidei a Debora @ocampo.deb, minha maravilhosa professora de yoga, que também é terapeuta Ayurvédica para conversar sobre como esses dois mundos - da Yoga e da Ayurveda - aos quais ela se dedica, podem ser incríveis ferramentas para nos conhecermos cada vez mais. Vem com a gente nessa conversa sobre nossas formas de mergulhar na leitura do corpo no dia a dia?
Chamei duas convidadas especiais, @marinaribeirof e @lorenacanary, com quem sempre converso sobre o lugar do amor romântico para falarmos sobre monogamia, poliamor e tudo que circunda esses dois mundos. Acredito que se relacionar é das coisas mais gostosas e complexas que existem, e é só com muita conversa que a gente consegue expressar tudo que somos para viver nossos relacionamentos em toda a sua potencialidade. E aí? Vem com a gente falar de amor?
Convidei a taróloga Larissa França @o_caminho_do_essencial e a psicóloga da linha junguiana, Julia Klinger, para um papo sobre essa coisinha invisível e mágica que eu acredito que nos conecta com a nossa verdade mais profunda. Como diria minha amiga Fernanda, dona do projeto @ladrilha, intuir - em tu ir. Vem com a gente?
O chamado Slow Movement - Movimento Lento - vem ganhando adeptos em suas diversas vertentes mundo afora. Mas será que é possível aderir a ele na nossa rotina de correria? Convidei a empreendedora social Mariana Serra e a criadora de conteúdo Isis Martins para bater um papo sobre desacelerar nesse mundo louco. Vem com a gente nesse respiro?