De que forma se analisa o desempenho do guarda-redes em treino e em jogo? Que informação do adversário se procura comunicar? Durante o 13º episódio do podcast, o Rodolfo Vieira vai desvendar o papel da análise de jogo no âmbito do guarda-redes, enquadrando a análise do próprio guarda-redes em treino e em jogo, ou ainda a tipologia de informação a disponibilizar sob o adversário.
O Rodolfo Vieira é licenciado em Educação Física e Desporto Escolar pela UTAD e Mestre em Treino de Alto Rendimento pela FMH. Em termos profissionais, iniciou o seu percurso no treino de guarda-redes no Clube Oriental de Lisboa, passando posteriormente pelo CF Belenenses (sub-17, sub-19 e seniores) e pelos sub-16 do Sporting Clube de Portugal e mais recentemente como treinador de Guarda-redes dos Sub-19 do Sporting Clube de Portugal.
O António Barbosa é doutorado em Ciências do Desporto pela UL-INEF Catalunha. Exerce como docente universitário em diferentes contextos como o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Instituto Politécnico da Maia, além de ser formador de curso de treinadores nas Associações de Viana do Castelo e Braga. Como treinador, conta com experiências em clubes como: Academia de Futebol de Amares, Vilaverdense F.C., Fernando Pires, Clube Desportivo Trofense, Prozis F.A., Futebol Clube Famalicão SAD, Varzim Sport Club SDUQ, Associação Desportiva Sanjoanense SAD e Länk Vilaverdense SAD.
No décimo primeiro episódio do nosso podcast, vamos explorar o processo da observação e análise do rendimento desportivo direcionado para contextos de formação em jovens jogadores. O nosso convidado, Miguel Rodrigues, irá guiar-nos sobre o caminho da observação em jovens jogadores sobre temas como: i) como otimizar o crescimento individual e coletivo; ii) como comunicar com os jovens jogadores; e iii) importância da análise de jogo na formação.
O Miguel Rodrigues é licenciado em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Mestre em Treino Desportivo – Alto Rendimento pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). Já desempenhou diferentes funções em diferentes contextos de intervenção, como treinador principal de sub-10 e sub (Diogo Cão), coordenação técnica dos escalões de iniciação (Sub-8, sub-11, Diogo Cão), treinador adjunto e responsável pelo treino de guarda-redes de séniores (S.C. Vila Pouca de Aguiar), e analista de jogo em contextos de formação (sub-14 e sub-17 F.C. Porto). Mais recentemente, é um dos analistas da equipa B do Futebol Clube do Porto.
🌐⚽ No décimo episódio do nosso podcast, mergulharemos na visão do clube no processo de seleção e recrutamento de jogadores, com um foco especial no papel do diretor desportivo pelo Américo Branco, diretor desportivo do Fortuna Sittard.
🎯 Scouting e Recrutamento de Jogadores - Visão do Diretor Desportivo 🇵🇹 🇳🇱
📢 🔍 Durante esta conversa, o Américo Branco interliga o papel do director desportivo com o departamento de scouting, a visão do clube e da equipa técnica. É destacada a importância da visão holística do processo, bem como de uma clara perceção do espaço de atuação de cada um dos elementos.
O Américo Branco é atualmente o diretor desportivo do Fortuna Sittard que compete na Eredivisie, que é a primeira liga dos Países Baixos. Américo exerceu ainda como diretor desportivo no Olhanense, Académica OAF e Grupo Desportivo Tondela.
No nono episódio do podcast vamos explorar de que forma se operacionaliza o processo de análise de jogo na 2ª Liga Portuguesa, com especial foco na fase da organização ofensiva.
O Fábio Nuno é o analista tático do Académico de Viseu, que disputa a 2ª Liga Portuguesa. O Fábio revela um percurso académico e formativo dedicado à análise do jogo, como revelado pelas formações em Scouting e Análise em Contextos de Elite, Mestrado em Big Data aplicado ao scouting no futebol ou ainda a certificação em Data Analysis, Tactical Analysis e Analyst de Rendimiento. Em termos de percurso desportivo, e numa ótica profissional, o seu percurso é altamente diversificado em termos do nível competitivo e cultural. De facto, já exerceu funções no G.D. Resende, Rio Ave F.C., Al Hilal Club (Sudão), Hassania Agadir (Marrocos), C.D. Santa Clara, The Strongest Club (Bolívia), Future .F.C (Egipto) e mais recentemente no Académico de Viseu.
Tomás Neves é o analista da AD Fafe, que compete na Liga 3, correspondente à Segunda Fase de Manutenção da série 1, série que lidera. O Tomás encontra-se a realizar a licenciatura em Educação Física e Desporto na UMAIA. O percurso do Tomás é diversificado, tendo-se iniciado no âmbito do treino como treinador de camadas jovens (Treinador Principal Sub-16 – Senhora da Hora e Sub-19 Pasteleira). Posteriormente ingressou no campeonato de Portugal como analista de jogo no Leça F.C., ao qual se seguiu o Anadia F.C. e mais recentemente a A.D. Fafe.
No sétimo episódio do podcast vamos centrar-nos no uso da tecnologia do scouting. Neste episódio vamos explorar o Scoutdecision.
Isaac Felizardo é mestre em Gestão e Engenharia Industrial tendo centrado a sua tese na eficiência dos clubes de futebol. Em termos profissionais, é responsável pelo desenvolvimento de softwares e co-fundador do software de ScoutDecision. Alguns dos clubes com o qual têm protocolo: Al Ahly SC; Larne FC (North. Ireland 1st Division); Barra FC; Quilmes.
Promo Code para explorar o software Scout Decision: VISION10
Este episódio contou com a presença de dois analistas do Campeonato de Portugal. Duas pessoas com origem e perfil de formação académica diferenciado. Filipe Fernandes, natural das Pedras Salgadas e atual analista do Vilar de Perdizes que compete na série A do campeonato de Portugal é formado em Engenharia Informática. A sua área de atuação tem sido maioritariamente no distrito de Vila Real no campeonato de Portugal. Por sua vez, João Tiago é natural de Aveiro, mestre em Ciências do Desporto pela Universidade da Maia e foi analista tático da equipa do Beira-Mar que compete na série B do Campeonato de Portugal.
No quinto episódio contamos com a presença do ilustre Prof. Dr. José Neto, que teve um impacto tremendo na análise de jogo, mais especificamente pelo recurso à estatística no Futebol Clube do Porto. O tema centra-se na história da análise de jogo e no qual vamos poder compreender o impacto que a observação e análise de jogo, bem como a estatística, teve na época de 1982.
José Neto é professor Auxiliar na Universidade da Maia (UMAIA) no âmbito da metodologia de treino e psicologia aplicada ao Futebol. Detentor da Licença UEFA PRO (Nível IV), conta com uma vasta experiência no âmbito do treino, tendo colaborado no âmbito das ciências comportamentais em diversos clubes do panorama nacional, tais como Moreirense F.C., C.D. Tondela, C.D. Santa Clara ou ainda o C.D Trofense. Destaca-se o F.C. Paços de Ferreira, cuja colaboração, contribuiu a conquista do inédito 3ª lugar que garantiu o acesso ao Play Off da Liga dos Campeões. Pertenceu ainda às equipas técnicas do S.C. Braga, Vitória S.C., bem como do F.C. Porto, no qual venceu diversos troféus entre os quais o Título de Tricampeão, Taça dos Campeões Europeus e Taça Intercontinental. O seu contributo no âmbito do futebol estende-se ainda à formação dos treinadores através da sua intervenção nos cursos de treinador, criação e liderança dos centros de treino da arbitragem e na partilha do seu conhecimento através da publicação de diversos livros pedagógicos. A sua intervenção não se esgotou dentro do relvado, tendo sido responsável pela introdução do desporto nas Cadeias na década de 70. Toda a sua obra em prol do desporto e das pessoas conferiu-lhe a nomeação para Embaixador Nacional para a Ética e Fair Play no Desporto.
Este podcast visa ajudar a descodificar o processo de análise de jogo e do scouting, e com essa visão, o quarto episódio visa compreender como se processa a análise de jogo num contexto de séniores de distrital, nomeadamente, no caso da competição distrital de Vila Real. A ideia é clara, conseguirmos ver como se moldam os diferentes analistas e scouts em função do contexto de intervenção. No episódio de hoje, contamos com o Miguel Martins que é o responsável pela observação do G.D. Chaves – Equipa B.
O Miguel é licenciado em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior e encontra-se a realizar o Mestrado em Ciências do Desporto - Especialização em Jogos Desportivos Colectivos pela UTAD. Em termos desportivos, iniciou o seu percurso como treinador adjunto de camadas jovens (sub-11) em 2019 no G.D. Chaves e posteriormente como treinador principal dos Sub-13 no Juventude Pedras Salgadas. É neste clube que o Miguel inicia a sua atividade profissional como analista de jogo, que iniciou em 2021 e se prolongou até 2023, período no qual passou a realizar observação e análise no contexto do G.D. Chaves B.
O terceiro episódio deste podcast marca a viragem do ano, e portanto, desejamos a todos um feliz 2024. Este episódio debruça-se sobre o perfil e funções do analista e do scout. Para abordamos este tema contamos com a presença do José Conceição, que é o director técnico da Qatar Star League (QSL).
O José Conceição tem um percurso diversificado, começando no futebol como jogador em contextos de formação. Posteriormente seguiu-se a formação académica com a licenciatura em ciências do desporto pela UTAD, e posteriormente, o Mestrado em Ciências do Desporto – Especialização em Jogos Desportivos Coletivos, também na mesma universidade. Cedo a paixão pelo treino emergiu, iniciando o seu percurso como treinador em 2006, com passagens entre o S.C. Vila Real, F.C. Porto DF (Dragon Force), F.C. Porto Colômbia Academy, F.C. Porto, Coordenador técnico do Benfica na América Latina, e posteriormente como treinador principal nos sub.17 do Al Nassr F.C. e como adjunto da equipa técnica do Rui Vitória nos séniores do mesmo clube. Mais recentemente tornou-se responsável pela direção técnica da QSL (Qatar Star League). Paralelamente a estas funções, é possível ver que exerceu como analista do S.C. Mirandela em 2012/13 e scout do F.C. Porto entre 2014 e 2016.
Natural de Vinhais, João é Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, tendo posteriormente ingressado no doutoramento em 2005 na Universidade de León. É ainda detentor do curso UEFA B, realizado pela Associação de Futebol de Bragança. No âmbito do futebol, foi Diretor do Departamento de Scouting e Chief Scout do Futebol Clube do Porto ao longo de 10 anos, tendo posteriormente, vivenciado diferentes contextos desportivos: i) 2016-17, Antalyaspor (Turquia); ii) 2017-2019, Paris Saint-Germain (França); iii) 2019-21, Al Nassr Club (Arábia Saudita); e vi) desde 2022 Qatar Football Association / Qatar Stars League (Qatar).
O Podcast Visão (Peri) Esférica procura descodificar o processo a análise do jogo e do scouting em futebol.
No primeiro episódio, recebemos o João Pedro Magalhães. João, natural de Guimarães, é treinador-adjunto e analista da equipa técnica do Vítor Campelos, atualmente treinador do Gil Vicente Futebol Clube. É licenciado em gestão pela Universidade de Coimbra e posteriormente obteve o mestrado com especialização em treino desportivo na Universidade da Maia. Iniciou o seu percurso como treinador nas equipas de sub-8 do Vitória Sport Clube na época de 2016/17. O gosto pela análise emergiu rapidamente, tendo na época seguinte exercido como analista na equipa da Vitória SC B, com o treinador com quem trabalha atualmente. Desde essa experiência profissional já passou por diferentes contextos, nomeadamente, Moreirense, Al Taaowon durante duas épocas, Grupo Desportivo de Chaves por mais duas épocas e mais recentemente, no Gil Vicente.
Neste primeiro episódio, além de conhecermos o percurso do João Pedro e o que motivou o gosto pela Análise de Jogo, procura ainda compreender quais as principais funções do Analista de Futebol.