Versos na Palavra reflete sobre a Esperança à luz do poeta mineiro Murilo Mendes e do texto bíblico de Jeremias 29,11. A esperança é uma vocação. Ouse esperançar-se.
Querido ouvinte do Versos na Palavra, seja bem-vindo ao segundo episódio da terceira temporada do nosso podcast. Tudo é graça de Deus. Tudo! Colocar a teologia espiritual em diálogo com a literatura objetiva este projeto. Estamos nesta caminhada a duas temporadas e iniciamos com alegria mais uma temporada toda especial. Iremos propor reflexões que visam o amadurecimento espiritual. Não podemos esquecer que somos peregrinos de um Caminho aberto por Jesus. No episódio de hoje, vamos tratar de um tema um tanto clássico à luz de uma fábula de Esopo, o Corvo. Falo aqui da vaidade. Para o mundo bíblico a vaidade leva o ser humano a enganação de si mesmo e dos outros.
Terceira temporada de Versos na Palavra. Neste episódio apresento brevemente a importância da Palavra de Deus na nossa vida à luz do texto de Ez 37,14 "Porei em vós o meu espírito e vivereis" e do poema "Deus" de Casimiro de Abreu.
Saudações! Queremos refletir neste episódio sobre a beleza e a bondade. Nossos atos, atitudes diversas, podem revelar a beleza e a bondade que habitam em nós. O nosso interior é o que de mais precioso possuímos. E se perguntasse: o quão belo você é? o quão bom você é? É possível separar essas duas qualidades? A beleza e a bondade dependem muito do modo com que olhamos os acontecimentos. Na poesia marcante de Olavo Bilac encontra-se um elemento fundamental: o amadurecimento, porém este só vem com o tempo, "as velhas árvores". Escute, comente e compartilhe este Podcast.
Neste episódio final quero refletir com você o valor do silêncio. Se a Palavra é o meio de expressão por excelência dos homens, o silêncio também o é. É uma via de mão dupla. Não podemos ultrapassar os limites de um e outro. O silêncio prepara para escutar a Palavra, quer seja dos homens, quer seja de Deus. O silêncio que falo aqui não é aquele silêncio perturbador, medroso, ou ainda, que ignora o interlocutor, mas o silêncio da atenção, do diálogo, do amor, da paz, da calmaria, da brisa suave que nos conduz a travessia dos tempos revoltos da vida.... Silêncio que dá sentido as palavras escutadas e guardadas no coração.
Ter uma relação amigável com o Senhor de nossa vida leva-nos a uma amizade segura com os irmãos. A força de uma amizade é importante para construir caminhos. E quando são tementes a Deus, estes caminhos se tornam ainda mais seguros, onde você pode ver horizontes novos. Todavia, mesmo em relações de amizade, quando quebradas, produz feridas, e estas necessitam ser curadas.
Escute e compartilhe.