No episódio 139 de Urbanidades, Otávio Cardoso e Ana Yuki recebem o professor Adrian Gurza Lavalle para conversar sobre seu livro Democratizing the State: Social Accountability and Social Control Regimes in Mexico and Brazil, escrito em coautoria com Ernesto Isunza Vera. A entrevista aborda as diferenças entre os regimes de controle social no Brasil e no México, conceitos como o de social accountability e participação cidadã, além dos desafios impostos à governança democrática. O Prof. Adrian também discute como elementos dos modelos mexicano e brasileiro podem dialogar entre si e o que essa perspectiva analítica revela sobre a democracia e a participação social na América Latina.
Adrian Gurza Lavalle é Professor Livre Docente do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Vice-Diretor do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Estudos da Metrópole (CEM), Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Transformações da Participação, do Associativismo e do Confronto Político (INCT Participa) e pesquisador do Cebrap e do CEM.
Confira a introdução do livro: https://www.academia.edu/127420471/Democratization_of_the_State_and_Regimes_of_Social_Control_in_Mexico_and_Brazil
Visite o nosso site: https://urbandatabrasil.fflch.usp.br/
Este episódio foi editado por Ana Yuki.